Carteira de habilitação:como fazer?

Algumas pessoas me perguntam como fazer pra alugar carro no Estados Unidos. Precisa habilitação internacional?  Só a carteira ( ou carta pros paulistas) brasileira vale? Só tem carro automático pra alugar?

Esse é um assunto pro qual eu acho que experiência pessoal vale mais do que qualquer outra coisa. Dá de pegar um guarda invocado que quer encrencar com um estrangeiro justo naquele dia.. Pelo que já me contaram, eu acho que pode dirigir com carteira brasileira até 6 meses depois de entrar no Estados Unidos, mas há controvérsias. Já ouvi histórias de brasileiros que tiveram problema porque não tinham habilitação internacional.

E vocês, nas  andanças pela California? Sairam do Brasil com  a carteira internacional? Já foram parados por algum guarda invocado? Como fizeram?

Sobre hotelcaliforniablog

Meu nome é Maryanne McD. Sou brasileira e moro em Berkeley (ao lado de São Francisco) há 6 anos. Publicitária de coração (enquanto morava no Brasil) e empresária por necessidade aqui. Sempre me pergunto pq brasileiro vai tanto prá Nova York e vem tão pouco prá cá. Minha família e amigos queridos ficaram no Brasil; em compensação, tenho minha gata e meu marido aqui comigo, e muita coisa prá contar.
Esta entrada foi publicada em California, Transportes, Viagens pelo EUA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a Carteira de habilitação:como fazer?

  1. hotelcaliforniablog disse:

    Igor, é sempre melhor ter a original, evita problemas.

  2. IGOR disse:

    Obrigado pelas explicações. Só fiquei na dúvida se na Califórnia eles aceitam a cópia da CNH com a o RG em papel físico, original?

  3. Pingback: Dúvida sobre seguro pra alugar carro « Hotel California Weblog

  4. DMD disse:

    EU USEI DURANTE 6 MESES ,NENHUM GUARDA ME PAROU. COMO AS LOCADORAS ACEITAM TENHO CERETEZA QUE E LEGAL

    DMD
    SP

  5. hotelcaliforniablog disse:

    Vitro, super obrigada pela informacao. Vou coloca-la como resposta dentro do post.

  6. Vitor N disse:

    Olá Pessoal,

    Eu também já tive essa dúvida, vou tentar esclarecer…

    O detran da california se chama DMV ele tem um manual que se chama California Driver Hanbook e geralmente se lê quando se vai tirar a carta por lá (download grátis aqui: http://www.dmv.ca.gov/pubs/dl600.pdf ). Se você estiver visitando os EUA, é declarado de forma expressa que visitantes podem dirigir com a sua habilitação do país origem, no seguinte trecho “Visitors over 18 years old with a valid driver license from their home state or country may drive in California without getting a California driver license as long as their home state license is valid”.

    Bom, mas a pergunta geralmente é se na prática isso é válido ou não. Pois bem, eu e meus amigos moramos na califórnia, e para quem está acostumado a andar em carro 1.0, quando pega um carro alugado mais potente do que se tem no Brasil e pega uma I5 vazia, sem buracos e reta, costuma-se abusar um pouco do acelerador… Ao todo, nós fomos parados pelo “guarda invocado” 6 vezes, e somente uma vez ele perguntou o que era aquele pedaço de papel pequeno em uma língua estranha que se parece com espanhol… No final de contas, depois da gente pedir desculpa mil vezes, dizer que éramos turistas e que aquilo não se repetiria, recebemos nenhuma notificação.

    Se for trabalhar com o carro (ex. valet), como foi caso de uns amigos brasileiros, geralmente é obrigatório tirar a licença, e o melhor, a maioria falou que é mais fácil que no Brasil.

  7. hotelcaliforniablog disse:

    Perfeito Beinha, muito obrigada pela resposta. Acho que essa foi a mais oficial possível e vou colocar no post.

  8. Beinha disse:

    Oi, desculpa a demora em responder. Eu vim pra San Francisco em Nov 2009 com visto de noiva, já sou casada e meu I-94 já expirou e a informação que recebi no DMV foi em Janeiro, mas o “moço” falou que independente do visto, pode dirigir por 10 dias e depois enquanto for válido o I-94 mas que então precisaria tirar a Drivers License da CA. Minha amiga está em South Carolina, veio no mesmo dia que eu e lá pode dirigir por até 1 ano com a carteira do Brasil. Vai saber né? Beijos, Beinha

  9. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Simone, obrigada pela inclusao. Achei seu blog bem interessante e diferente.

  10. Simone disse:

    Mary, Parabéns pelo formato e linguagem do blog. Você consegue entreter de maneira simples e simpática, mesmo os que não irão viajar no momento; mas querem saber tudo sobre a California.
    Adorei como se descreveu no perfil… E se pudesse contar mais sobre sua gatinha, seria interessante!
    Já a inclui nos meus “favoritos”!
    Beijos e toda a sorte!
    Simone

  11. hotelcaliforniablog disse:

    Beinha, vc mora aqui na CA ou esta so visitando, quero dizer com visto de turista ou residencia? Pergunto isso, pq acho que faz diferença na lei.

  12. Ernesto disse:

    Maryane

    Eu sempre apresentei na locadora a carta brasileira, e nunca tive qualquer problema. Mas, tambem sempre dirigi com muito cuidado e nunca fui parado por nenhhm guarda.

  13. Beinha disse:

    Estive no DMV outro dia e me falaram que na California, pode dirigir com a carteira brasileira por 10 dias, depois tem que tirar a licença da California e esta será válida enqto for válido o seu I-94 (o carimbo no passaporte com a permanencia concedida na entrada).

  14. Marcel Monteiro disse:

    Maryanne, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog. Eu e minha esposa estivemos por aí no carnaval/10 e suas dicas foram ótimas… e nos economizaram um enorme tempo! Fizemos, inclusive, o passeio de bike passando pela Golden Gate conforme seu post….. fantástico! Quanto à carteira de habilitação não tirei a internacional para ir a SF… segundo o funcionário do local onde aluguei o carro não há problemas de utilizar a nacional mesmo (mas como o Cristian falou tbém acho que até por 30 dias mesmo!). Novamente meus agradecimentos pelas dicas!!!

  15. Giovanna disse:

    Oi, Maryanne,

    No último ano fizemos três viagens de carro: Flórida, Alemanha e Califórnia. Saímos com nossas carteiras de habilitação brasileiras e nunca tivemos qualquer problema….mas também não fomos parados por nenhum guarda.

  16. Cristian disse:

    Oi Maryanne. E acho q podemos utilizar a carteira de motorista brasileira por 30 dias apenas. A regra é essa, mas não sei como funciona na prática. Já dirigi por aí com minha carteira de motorista, mas nunca precisei apresentar. Ano passado fui pra Itália e resolvi tirar a carteira internacional. Não precisei apresentar ela (exceto pra alugar o carro) mas por via das dúvidas estava garantido. Pra quem quiser garantir e tirar a internacional, é bem fácil. Só pagar uma taxa e ir no Detran com documentos pra retirar a carteira.
    Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>