Roteiro do Rafael, completíssimo e cheio de dicas boas

Uma das melhores coisas na vida de uma blogueira é receber uma notinha do leitor dizendo que o blog foi fundamental pra viagem ter sido boa. Eh, sensação boa que é.

O que dizer então quando recebo um texto extenso, super detalhado, cheio de informações úteis pro pessoal que vem pra California? Mesmo com autorização do Rafael pra edição, não tive coragem, pois achei uma graça ele ter escrito tudo com tanto carinho e tantos detalhes.  Não tinha como não publicá-lo, exatamente como recebi. Espero que vocês leiam e aproveitem as ótimas dicas.

“Depois de anos juntando dinheiro e de esperar as férias no trabalho, finalmente pude realizar a viagem dos meus sonhos: Viajar pela costa da Califórnia dirigindo é algo que sempre quis fazer e felizmente no ano passado pude realizar esse sonho. O sonho não foi completo, pois eu queria ver um jogo time pelo qual sou torcedor fanático, o Los Angeles Lakers, no Staples Center, mas com a NBA em greve quando eu fui esse pedaço do sonho teve que ser adiado… Bom, mais um motivo pra voltar hehehe !  Para a realização do sonho, minha namorada foi comigo, o que tornou a viagem ainda mais especial !

Falemos da viagem em si: A viagem começa no dia 29/10/11, data de saída daqui do Rio de Janeiro com destino final San Francisco, fazendo uma conexão no aeroporto de Houston. Pegamos um voo que saiu daqui do Rio as 21:55, passamos pela imigração em Houston e de lá pegamos um outro voo que chegou em San Francisco as 11:15. Voamos de Continental e posso dizer: Avião fantástico, atendimento excelente, comida boa, check in rápido, bom espaço pra eu ficar sentado (costumo ficar apertado nos aviões), enfim, uma das melhores empresas aéres que já voei !

Escolhemos esse voo chegando bem cedo, pois no dia em que chegávamos em SF tinha o jogo de futebol americano do San Francisco 49ers que eu queria ver (como podem ver, sou fanático por esportes americanos e os 49ers são o time pelo qual eu torço de futebol americano) e o jogo começava as 13:15 ! Saímos do aeroporto correndo, largamos as malas no hotel e fomos de táxi pro Candlestick Park, estádio dos 49ers. Uma experiência inesquecível o jogo, a forma como é tratado (como um espetáculo), as milhares de pessoas se confraternizando antes, durante e depois do jogo, até minha namorada se amarrou em ir hehehe. Vitória dos Niners, voltamos para o hotel de MUNI (se não me engano era MUNI, um tipo de trenzinho) e foi muito tranquilo. Aliás, SF é dotada de inúmeros meios de transporte, não sendo necessário alugar um carro enquanto se passeia pela cidade. Fizemos o check-in no hotel e andamos um pouco por perto do hotel e fomos dormir, pois o jogo de futebol americano demora tanto que só chegamos no hotel umas 18hs, estávamos mortos de cansados e a viagem estava apenas começando.

Hotel em SF – Hotel Fusion, a C-Two Hotel, na Ellis Street. Gostei muito ! Bem localizado, café-da-manhã bom, quartos bons, fui muito bem atendido lá.

Dia 31/10-  acordamos bem cedo e pegamos o Cable car em direção ao Fisherman’s Wharf, com o objetivo de andar no bonde mais famoso do mundo (linha Powell-Hyde) e escolher qual City Tour faríamos. Escolhemos o da Red and White Fleet, que tinha várias paradas legais, ônibus novinhos e que nos permitia fazer o tour por 2 dias. Neste primeiro dia paramos em: Alamo Square, Golden Gate Park (visitando o Japanese Tea Garden, Stow Lake, Rose Garden, California Academy of Science, passamos na frente do De Young Museum, entre outros lugares no GG Park), Golden Gate Bridge (vista do outro lado da baía), Palace of Fine Arts, Lombard Street e por final Fisherman’s Wharf, onde paramos pra “almoçar” (já era bem tarde hehehe) no Cioppino’s ! Muito bom !

Nesse dia a Golden Gate Brigde estava coberta por névoa ! Foi legal ver desse jeito, mas queríamos vê-la normal também ! hehehe, então nos restou rezar pra no dia seguinte não ter névoa e podermos caminhar por ela. Não me arrependi de parar em qualquer um desses lugares, todos são maravilhosos, pra ver um pouco de cada pedaço da cidade. Lombard Street é demais !!

Depois disso ainda andamos pela Ghirardelli Square, comendo uns chocolates na Ghirardelli (muito bom, mas com certeza você encontra os mesmo chocolates mais baratos em outros lugares hehehe) e pegamos o bonde linha Powell-Hyde de volta pro hotel. Chegando por lá fomos na Union Square, que ficava uns 2 quarteirões do hotel, onde entre outras coisas entramos nas lojas da Nike e na Macy’s hehehe

Dia 01/11- Ainda tínhamos direito a mais um dia de City Tour, mas antes de começar a passar os ônibus do tour fomos até Chinatown, que é pertinho do hotel, dar uma volta e ver como é. Tiramos umas fotos naquele portal, por dentro de Chinatown e nos dirigimos pra Union Square, onde pegaríamos o ônibus do tour para fazer outras paradas. Desta vez paramos: Civic Center, Golden Gate Bridge (South Vista Point, do lado de SF), Bay Bridge + Ferry Marketplace e Pier 33 pra comprar ingressos pra Alcatraz.

Neste dia a Golden Gate Bridge estava sem névoa ! Tiramos fotos simplesmente fantásticas, o dia estava ensolarado (apesar de frio), muito bonito ! As vistas desse ponto (antes de atravessar a ponte) são demais, o parque que fica na subida pra ponte é muito legal, com vários pontos para excelentes fotos.

Novamente, todos os pontos que paramos foram muito bem escolhidos, conhecemos vários lugares diferentes da cidade, e na parada para vermos a Bay Bridge, andamos um pouco e pegamos a linha do bonde que anda pela California Street, nem saímos do bonde, fomo e voltamos, só pra conhecer outros lugares da cidade. Apesar de não ser o trecho mais famoso e bonito pelo qual o bonde passa, gostei de andar por ali e ver mais um pedaço diferente da cidade.

Neste dia terminamos o City Tour mais cedo pois queríamos fazer o Tour pela Baía, passando por baixo da Golden Gate Bridge. Pegamos o tour do Red and White Fleet e foi muito bom novamente ! Novas vistas fantásticas da GG Bridge ! “Almoçamos” novamente e fomos para o hotel, por onde andamos novamente em volta, fizemos umas compras pra sempre levar algo pra comer durante os passeios. Fomos no Westfield Shopping Center, perto do hotel, pra conhecer também.

02/11- Desta vez pegamos a outra linha que vai pro Fisherman’s Wharf (Powell-Mason), para assim andarmos nas 3 linhas do bonde hehehe. Tínhamos comprado ingressos pra primeira visita na ilha de Alcatraz, então tínhamos que chegar cedo lá. Ir na primeira turma é a melhor coisa que fizemos, não tinha muita gente na ilha e fizemos tudo na frente dos outros que iam chegando conforme o tempo passava. Esse passeio em Alcatraz vale cada centavo, gastamos acho que umas 4hs lá e nem parece que foi isso tudo… Voltamos de lá e fomos ao Píer 39, conhecer as lojinhas e comprar algumas lembranças. Nesse meio tempo fomos numa Ross Dress for Less que tem ali por perto, sempre tem alguma coisa interessante nessa loja (meias muito baratas, nem levei meia daqui com o intuito de comprar lá hehehe). Tínhamos que fazer hora pois tínhamos planejado fazer o tour California Sunset Cruise, um tour pela baía só que começava no pôr-do-sol e se alongava pela noite. Almoçamos no Fisherman’s Wharf e fomos pro tour. Foi legal a experiência, mas não recomendo ! As fotos não saem legais no escuro e não dá pra ver muita coisa também… Além de ser um passeio caro… Acho que dava pra ter gasto esse tempo pra ir em outros lugares que não fui, mas como já disse, tudo que não fiz é motivo pra voltar hehehe. Como o tour foi até tarde, quando terminou pegamos o bonde de volta pro hotel , fomos no Walgreens comprar alguns mantimentos pois a viagem de carro começava no dia seguinte !

03/11- Dia de ir embora de SF ! Infelizmente, queria muito ter ficado mais uns dias ali e ido pra outros lugares, andar com mais calma pelo Golden Gate Park, ido na Coit Tower… Enfim, ficou pra próxima ! Pegamos o carro cedinho (7 da manhã pra aproveitar mais o dia) na Alamo, que era muito perto do hotel, e partimos em direção a Monterey ! Porém, antes de sair de SF, demos uma parada no Dutch Windmill no Golden Gate Park, lugar que eu tinha visto fotos maravilhosas e tentei surpreender a minha namorada a levando lá, pois na teoria teria um jardim de tulipas bem legal. Esqueci que estávamos quase no inverno e eles acho que tinham acabado de replantar as tulipas, ou seja, não havia flor alguma hehehe. Isso me remete a questão de em que estação do ano ir pra Califórnia, mas falo isso mais pro fim do roteiro.

Saindo do Dutch Windmill pegamos a estrada pra Monterey, indo pela estrada costeira ! (Lembrem-se de pegar a estrada costeira ! O visual com certeza é melhor do que a que vai por dentro do estado – programem seu GPS pra passar pelas cidades da costa, como Half Moon Bay).

Chegando em Monterey, largamos as malas no hotel e fomos na 17 Mile Drive ! Lugar maravilhoso, a vista do Lone Cypress é demais ! Vale a pena gastar umas 5 horas passeando pela 17 Mile Drive, parando em todos os seus pontos, com calma, tirando fotos, o lugar é muito bem feito !

O hotel em Monterey foi o Mariposa Inn, dica daqui do próprio blog ! Dica certeira diga-se de passagem, pois o hotel é bom demais !

04/11- Dia de passear por Monterey ! Fomos na Cannery Row, andamos por um bom pedaço dela e ai fomos no Monterey Bay Aquarium. O Aquarium me proporcionou umas das imagens mais marcantes da viagem, que é quando se entra na seção das águas-vivas… Cara, é indescritível a sensação de quem entra ali pela primeira vez… Tudo escuro, com uma música calma, a luz só iluminando o fundo azul dos aquários das águas-vivas que ficam flutuando ali… Nossa, é de arrepiar ! Quem já viu o filme “Sete Vidas” com o Will Smith deve lembrar de uma das cenas do filme que ele menciona o Aquarium, que foi onde ele conheceu as águas-vivas… É Absurdo aquilo ali ! O Aquarium todo vale a pena o passeio, mas essa parte é com certeza a mais marcante de todas !

Ficamos a manhã inteira no Aquarium, almoçamos e fomos pra Carmel. Fizemos um Walking Tour que catei pela internet, passando por alguns pontos da cidade, que foi bem legal pra conhecer como é a cidade, que é muito acolhedora. Entramos no Welcome Center, onde uma senhora nos recepcionou e ficou contando algumas coisas sobre a cidade, passamos pelo City Hall, Corpo de Bombeiros… Vale a pena o passeio ! Passamos pela praia, onde acompanhamos o pôr-do-sol… Enfim, mais um excelente dia !

Pra terminar o dia voltamos pro hotel (os preços dos hotéis em Carmel são muito mais caros que em Monterey, sendo que Monterey fica nem 10 minutos de carro de Carmel, então vale muito a pena ficar no Mariposa Inn ! hehehe) e demos um pulo no Del Monte Shopping Center, em frente ao Hotel, pra dar um passeio hehehe.

05/11- Dia de ir embora de Monterey em direção a San Luis Obispo, passando pelo Big Sur ! Aqui acho q foi o único erro de planejamento que cometi na viagem… 1 dia é pouco pro Big Sur e seus parques !! Quando eu for novamente, eu vou fazer metade do Big Sur, ai volto pra Monterey, durmo e volto pro Big Sur pra seguir até o seu fim ! Opinião minha novamente: Um dia pro Big Sur é muito pouco !!

Contando da viagem, saímos cedinho de Monterey e pegamos a estrada mais cênica do mundo hehehe. Paramos primeiro no Point Lobos State Reserve, onde pagamos uma entrada que nos dava direito a entrar em qualquer outro State Park naquele dia, e fomos andando pelo parque, tirando várias fotos… Não dá pra ver tudo, o tempo acabou ficando muito curto pra aproveitar bem os parques e a estrada… Talvez até 3 dias sejam melhores pra aproveitar o Big Sur por completo hehehe. Paradinha de 1 hora no Point Lobos, pegamos a estrada novamente… O importante dessa estrada é aproveitar com calma, ir parando nos inúmeros “Spots” pra fotos que tem no acostamento e ir relaxando e curtindo a paisagem… Além desses spots, paramos no Rocky Point Restaurant, que tem uma vista muito legal também, passamos pela famosa “Bixby Bridge” e a outra que não sei o nome hehehe e fomos indo… Até cometermos o erro de entrarmos no Pfeiffer Big Sur State Park… Por favor, por mim, esse parque não vale a pena ! É gigante e as vistas que se tem nesse parque não são nada comparadas as que estão na estrada e nos outros parques ! Entramos na onda de ir até uma cachoeira que estava anunciada nas placas, subimos muito, andamos por mais de hora pra chegarmos lá numa cachoeira mixuruca que nada mais é que um pequeno fio de água caindo num córrego… Foi deprimente esse parque e nos atrasou demais ! Não pude ir em outros pontos que queria ter parado e ainda tive que correr no final do Big Sur pra ainda tentar ir no Hearst Castle… O que contarei a seguir.

Saindo desse parque não tão prazeroso, fomos no Julia Pfeiffer Burns State Park. Esse sim ! Peguem a passagem sob a estrada que dá na McWay Falls… Demais, que lugar maravilhoso… Lindo demais a cachoeira cainda na praia… Nossa, esse pedaço nos acalmou com relação a perda de tempo anterior hehehe. Lugar lindo mesmo…

O problema é que já tinha se passado muito tempo e queríamos ir no Hearst Castle, que tem visitas até pouco antes das 16hs… Desci o Big Sur correndo pra chegar no Castelo e ser informado que não havia mais ingressos pra visitas do dia… Maldito parque, me atrasou, me fez correr pela estrada e me fez perder as visitas do dia no castelo… Bom, sem pânico, mudei meu planejamento, compramos ingressos pro dia seguinte e voltamos um pedacinho do big sur…. Apreciando novamente com mais calma… Depois seguimos a estrada e paramos em San Luis Obispo, parada de uma noite no hotel Best Western Royal Oak, novamente um excelente hotel e bem localizado. Pegamos um carro e demos um passeio pela cidade só pra dizer que fomos, porque lá não tem muito o que fazer e voltamos pra perto do hotel, onde fomos no Madona Shopping, na frente do hotel, onde tem uma Macy’s hehehe. Comemos e fomos dormir pois o dia seguinte ia ser bem corrido…

06/11- Acordamos muito cedo e pegamos a estrada de volta pra San Simeon, terra do Hearst Castle… Fizemos a visita, bem legal diga-se de passagem (a vista lá de cima do morro onde fica o castelo é sensacional), as piscinas gigantes são bem legais, tudo muito bom. Ficamos lá umas 2 ou 3 horas e novamente pegamos a estrada, agora seguindo o caminho pro sul novamente com destino a Solvang ! O pedacinho da Dinamarca na Califórnia é muito legal, interessantíssimo ver os moinhos e as casas com arquitetura dinamarquesa, as inúmeras bakerys com doces fantásticos… Fizemos um Walking Tour, que novamente catei na internet, por lá… Vale a pena desviar a rota pela costa pra ir pra Solvang… Passeamos por lá por umas 3 horas e seguimos pro nosso destino final do dia: Santa Bárbara !

Chegamos em Santa Bárbara e fomos pro Stearn’s Wharf, o píer de lá. É legal, mas não é isso tudo… Vale a pena passar pra visitar, mas acho que não precisava eu ter ficado em Santa Bárbara pra isso… Ficamos no hotel Inn By the Harbor… O Hotel é legal, perto do Wharf, mas era bem caro pro que era …  Demos um passeio de carro pela cidade, mas não me agradou muito… Acho que eu podia ter passado pelo píer e adiantado a viagem… Enfim, aprendendo com os erros hehehe

07/11- Passada a noite em Santa Bárbara, seguimos viagem para Santa Mônica, onde visitamos o Pier de Santa Mônica e a Third Street Promenade ! Esse píer é muito mais legal que o de Santa Bárbara, tem até um parque de diversões hehehe. Andamos na roda gigante, que dava uma vista legal da praia de Santa Mônica, passeamos pelo píer e pela praia, andamos pela Third Street Promenade, que lembra e muito a Lincoln Road em Miami… Almoçamos por alí, uma escolha muito acertada ! Muitos restaurantes legais, bons e baratos ! Comi salmão com macarrão por 12 dólares e estava excelente ! Achei muito legal esse pedacinho que visitamos de Santa Mônica.

Saímos do almoço e fomos pra Malibu, procurar a casa do Charlie Harper hehehe. É sempre interessante ver o que você vê na TV ao vivo, as casas na beira da praia, gigantescas… Muito legal mesmo. Passeamos pelas praias alí e seguimos rumo ao destino final do dia: Anaheim !

Pegamos o caótico trânsito de Los Angeles pra chegar até Anaheim, onde passaríamos 2 dias para ir nas 2 Disneys de lá. Chegamos já à noite no hotel, deixamos as malas e fomos no Downtown Disney pra jantar… Rainforest Café e o seu famoso Volcano (quem não conhece, procure saber… Brownies gigantes com sorvete e chantilly… Nossa…). Ficamos no Hotel Comfort Inn Maingate, barato, com café e estacionamento, perto da Disney, recomendo !

08/11 e 09/11 – Fomos nos 2 parques da Disney: o Disneyland California Adventure e o Disneyland Park ! Passamos cada dia inteiro num deles e, pra quem nunca foi na Disney como eu, é recomendadíssimo ir ! Eu não sou muito fã de parques de diversões, mas minha namorada é. Como eu queria ir a alguns jogos de futebol americano e hockey, foi o acordo que fiz com minha namorada de ir na Disney que ela queria hehehe. Não me arrependo nem um pouco, nos divertimos demais por lá !! Bem a noite passávamos pelo Wallmart mais próximo sempre pra comprar mantimentos hehehe

10/11- Dia de ir pra San Diego ! Dia de jogo do San Diego Chargers hehehe. Saímos cedo, pegamos a estrada e chegamos ainda pela manhã em San Diego. Malas no hotel, fomos pra costa da baía de San Diego fazer o tour pela baía. Compramos o tour que ia pra parte norte e sul da baía, foi bem legal, chega até a mostrar de longe um pedaço do México (San Diego é a última cidade antes de chegar no México hehehe). Após o tour almoçamos ali pelo porto mesmo (excelentes restaurantes ali por perto dos lugares de onde partem os barcos dos tours) e fomos pegar o trem que levava até o estádio dos Chargers, onde o jogo era as 19:15.

Novamente, o futebol americano parece que para a cidade… Era quinta-feira e pegamos o trem lotado com vários torcedores. Chegando lá estádio lotado, mais uma experiência fantástica ! Passado o jogo pegamos o mesmo meio de transporte pra voltar (muito lotado agora), mas foi tranquilo. O problema foi ao sair do trem: Paramos na estação mais próxima do hotel e fomos andando, isso umas 22hs já… Não havia uma alma viva sequer na rua ! Apesar de que, no check-in perguntei pra recepcionista se era tranquilo andar por ali e ela falou q era seguro, não nos sentimos nada seguros por ali ! Andamos rápido e conseguimos chegar no hotel sem problemas hehehe

Aqui ficamos no hotel Holiday Inn Downtown San Diego. San Diego tem um problema que são hotéis caros e sem estacionamento incluso… Nesse nem café tinha e ele é um pouco afastado da zona mais badalada de San Diego que é o Gaslamp Quarter… Só peguei esse hotel porque era o preço mais em conta, mas me arrependi de não ter pago um pouco mais e ter ficado em algum hotel mais pro Gaslamp Quarter. Era melhor até ter pego um por lá, sem estacionamento, e parar o carro a noite num dos inúmeros parkings lots que existem naquela área.

11/11- La Jolla ! A praia mais famosa de San Diego ! Na verdade, são inúmeras pequenas praias ao longo de um pedaço da costa no canto de San Diego… Vale muito a pena o passeio… Andamos na beira da praia, pela ruazinha comercial que tem por ali por umas 3hs e fomos pro passeio principal do dia: San Diego Zoo ! Passamos o dia inteiro dentro deste que dizem ser o melhor Zoo do mundo ! Muita coisa pra ver ali, até os famosos Pandas !! A entrada do Zoo é meio salgada, mas quando você entra você descobre porque… É tudo perfeito ali dentro !! Você pode ficar o dia inteiro ali que não vai ver tudo ! Bom, vimos o máximo possível e adoramos demais !!! Ficamos lá até escurecer, ficando umas 6 horas lá ou mais e voltamos pro hotel. Esse dia tínhamos andado demais e estávamos mortos. Fomos pro hotel dormir porque no dia seguinte tinha mais viagem.

12/11- Acordamos cedo, fizemos o check-out fizemos um Walking Tour (novamente achei na internet) pelo Gaslamp Quarter. Passamos até pelo estádio do time de Baseball local (San Diego Padres). Ainda era muito cedo quando fizemos isso, então não havia muitas lojas abertas, mas valeu o passeio rápido pra conhecer esse pedaço de San Diego.

Após o tour fomos visitar o USS Midway, o porta-aviões museu que fica ancorado ali no Porto de San Diego. Quem já foi no Intrepid (como eu), em NY, vai achar a mesma coisa, mas a minha namorada nunca tinha ido e queria ver como era, então lá fomos nós. Fizemos a visita, por umas 2 horas e foi legal, pra quem nunca foi, vale a visita pra ver os aviões que ficam por lá, passear pelo submarino que está ancorado ao lado, ver o interior do porta-aviões e por ai vai.

Saímos de San Diego e voltamos pra cima da Califórnia com destino final Los Angeles, última parada na Califórnia. Muitos não vão entender, porque eu, que já estava em Los Angeles (passei por lá pra chegar em Anaheim) já não fiquei por lá ao invés de descer até San Diego e depois voltar pra Los Angeles. Bom, fiz isso pois queria ir no jogo dos Chargers em San Diego e como a distância entre as 2 cidades são apenas 2 horinhas de carro, resolvi fazer esse vai e volta pra poder ir no jogo dos Chargers, senão não conseguiria ir.

Chegamos a Los Angeles por volta de umas 16hs, com muita pressa, pois eu tinha comprado ingresso para irmos ver um jogo de hockey dos Los Angeles Kings no Staples Center (Não, o sonho não está completo, tem que ser o jogo do LAKERS no Staples Center hehehe). Largamos as malas no hotel e fomos pro Staples pra ver o jogo. Jogo de hockey é muito divertido, os caras do nada começam a se bater, o placar eletrônico faz palhaçada o jogo inteiro, enfim… Mais uma experiência que só dá pra ter nos EUA ! Paramos o carro pertinho da Arena, então foi muito tranquilo ir e voltar de carro pro jogo (diferente do de futebol americano, que não dá pra ir de carro !). Voltamos a noite pro hotel e fomos descansar pro dia seguinte !

Em LA ficamos no hotel Hollywood Celebrity Hotel, que fica exatamente atrás do Hollywood & Highland Center, um “mini-shopping” tem ligações com o Kodak Theatre e o Chinese Theatre, ou seja, estávamos ao lado dos principais pontos turísticos de LA, ou seja, localização perfeita !! Um pouco caro, sim, mas tinha café e estacionamento, o que é difícil de arrumar em LA. Poder parar o carro sem pagar nada do lado desses pontos turísticos com certeza foi um lado positivo de pagar um pouco mais nesse hotel.

13/11- Chega de jogos, agora é só passeio ! hehehe

Primeira parada em LA: Beverly Hills ! Rodeio Drive, walking tour, rodamos bastante pela “zona nobre de LA”. Vale muito a pena passear por lá.

De lá partimos pro Getty Center (local listado pelo Brad Pitt como “must see” em Los Angeles hehehe) e realmente, é necessário fazer uma visita. É um local afastado de tudo, com exposições de artes, vistas fantásticas de LA, vários gramados onde as pessoas deitavam pra descansar no sol, crianças brincando… Isso tudo sem aquela sensação de estar numa cidade grande como LA. É como se fosse um “esconderijo” onde as pessoas fugiam da cidade…  Essa visita é com certeza recomendadíssima!

Saindo do Getty Center quando já escurecia e deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos andando (essa foi a maior vantagem do hotel) visitar o Kodak e o Chinese Theatre e o Madame’s Tussauds que é ali por perto também. Existem tours por dentro dos teatros, mas não nos interessaram… Mas deve valer a pena, só que tínhamos outras prioridades pra fazer em LA hehehe

Madame’s Tussauds é aquilo de sempre, tirar fotos com as celebridades hehehe. É meio caro, mas vale a pena !

Saímos do Tussaud’s já a noite, então fomos dormir pra aproveitar mais a luz do sol no dia seguinte.

14/11- Acordamos bem cedo e fomos ao Huntington Library, Art Collections e Botanical Garden, um meio que “parque” que fica em San Marino, acho que é uma cidade ao lado de LA (30 minutos pra chegar lá mais ou menos). Outro lugar fantástico ! Andamos por diversos jardins, como o Desert Garden repleto de cactos, Chinese Garden, Rose Garden (esse repleto de rosas, o de SF não estava muito florido hehehe), Australian Garden entre outros… Tinha muita coisa pra ver aqui, andamos bastante apreciando os jardins e as paisagens, adoramos ficar por lá. Vale a pena o passeio pra quem gosta de relaxar, sem se preocupar com o tempo, sem barulho… Muito bom !

Ficamos lá umas 3 horas e fomos fazer um tour pelo Downtown de LA… Bem chato ! Não tem nada, LA é uma cidade meio feinha… hehehe. Não gostei, mas valeu pelo passeio e pra dizer que andei por lá.

Voltamos pro hotel e fomos andar pela calçada da fama, catando as estrelas das pessoas conhecidas, tipo os Simpsons, Charlie Sheen e por ai vai hehehe. Depois disso fomos comer algo no Hollywood and Highland e voltamos pro hotel pois no dia seguinte tínhamos a maior distância pra percorrer de carro, que era até Las Vegas.

15/11 a 20/11- Pegamos o carro e fomos pra Las Vegas, pelo meio do deserto de Mojave ! Conseguimos achar sem querer um outlet no meio do deserto, na cidade de Barstow, e pra variar encontramos brasileiros por lá ! Encontrar brasileiros no meio do deserto, só em outlet mesmo hehehe.  Bom, não me alongarei pra contar sobre Vegas, pois se resume a shows a noite, conhecer os cassinos e suas atrações, jogar e ir nos outlets hehehe. Dica pra quem vai: Antes de comprar qualquer coisa, do tipo ingresso pra Cirque de Soleil ou Buffets, passem em alguma das inúmeras cabines da “Tix 4 Tonight”, que vendem ingressos pra várias atrações e buffets com desconto ! Comprei um ingresso pro Cirque de Soleil de 80 por 40 dólares lá, então prestem atenção nisso.

Em Las Vegas ficamos no Monte Carlo, mas lá hotel é tranquilo, só não tem café-da-manhã. Tem estacionamento grátis em todos os hotéis e os preços foram os mais em conta de toda a viagem, pois tem tanto hotel lá que eles tem que abaixar o preço pra chamar os clientes hehehe. O Monte Carlo ficava bem posicionado na Strip, então acho que valeu a pena. Dica de show: Quem gosta de grupos de dança tem que assistir o show do Jabbawoockez ! Quem não conhece procura conhecer pela internet, os caras são fantásticos, minha namorada não conhecia e amou o show deles.

Enfim, essa foi a viagem de 3 semanas que fiz pela Califórnia + Las Vegas com a minha namorada ! Mudaria algumas coisas? Com certeza, mas como já falei, tudo que não fiz ou não fiz como deveria é um motivo pra voltar e fazer de novo !

Fizemos a viagem em novembro, mas uma dica que eu deixo é: Tentem fazer numa época mais quente, como Julho e Agosto. A maioria das minhas fotos nas praias era de casaco e calça hehehe, não consegui dar um mergulho sequer por lá, pois em novembro já estava bem frio… Pelo menos não peguei chuva, mas alguns dias ameaçava chover, fechava um pouco o tempo, mas não chovia… As fotos com certeza ficariam mais bonitas com o céu limpo, mas… Na próxima vez será diferente hehehe

Todo lugar que íamos possuía estacionamentos rotativos por perto… Procurem na internet, pois sempre dizem o preço e localização dos estacionamentos ! Arrumei lugares baratos pra parar o carro em Beverly Hills e San Diego por exemplo, lugares que era de graça parar e por ai vai. Eu prefiro já ir prevenido e sabendo onde posso parar o carro, assim economizo tempo ao invés de ficar procurando lugar pra deixar o carro.

Bom, me alonguei bastante contando da viagem, mas foi uma viagem longa, na qual tentamos cobrir o máximo possível de cada lugar que nos interessou em nossas pesquisas pela internet… Espero estar incentivando mais pessoas a passearem pela Califórnia, eu não consigo ficar um dia sem lembrar da minha viagem… Já estou planejando ir de novo (dessa vez com calor por favor hehehe).

É isso ! Espero ter ajudado ! Qualquer dúvida eu possuo muita informação, principalmente na minha cabeça, pra responder sobre tudo ! É sempre ótimo poder falar da viagem e relembrar as coisas que fiz…

Maryanne, seu blog foi fundamental em minha viagem ! Parabéns de verdade !!  Beijos”

Obrigadíssima Rafael. Só discordo de uma coisa, a época boa é setembro/outubro e não julho/agosto que ainda é bastante frio.

Sobre hotelcaliforniablog

Meu nome é Maryanne McD. Sou brasileira e moro em Berkeley (ao lado de São Francisco) há 6 anos. Publicitária de coração (enquanto morava no Brasil) e empresária por necessidade aqui. Sempre me pergunto pq brasileiro vai tanto prá Nova York e vem tão pouco prá cá. Minha família e amigos queridos ficaram no Brasil; em compensação, tenho minha gata e meu marido aqui comigo, e muita coisa prá contar.
Esta entrada foi publicada em California, Los Angeles, Roteiro SF-LA, Viagens pelo EUA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

161 respostas a Roteiro do Rafael, completíssimo e cheio de dicas boas

  1. Veruska disse:

    Acho que esse foi o roteiro mais explicado que já achei……simplesmente adorei!!!!

  2. hotelcaliforniablog disse:

    Luciana, eu acho que não, pelo menos nao conheço. Acho que vc precisaria pegar um onibus mesmo. um bj, M

  3. Luciana disse:

    Oi marianne! Gostaria de tirar uma duvida para a qual nao encontro resposta na net: há alguma empresa que faz transfer privativo de south Lake tahoe a sao Francisco? Obrigada!

  4. hotelcaliforniablog disse:

    Merion, isso pode ser verdade pro sul da California, mas nao pra SF.

  5. Merion disse:

    Julho/agosto são os meses mais quentes para aproveitar as praias da Califórnia.

  6. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Jessica,calcule o mesmo que vc gastaria no Brasil pra restaurantes. ë muito dificil responder a essa pergunta, pq cada um tem seu jeito de viajar. veja a categoria Clima, o tempo está todo explicado lá. um bj, M

  7. Jéssica disse:

    Oi! gostaria muito de saber uma quantia aproximada que é preciso levar para passar uns 12 dias. Você gastou quanto na sua viagem? sei que os valores vão mudando com o tempo,mas gostaria só de ter uma noção aproximada.
    E outra dúvida, como é o tempo em janeiro?
    Obrigada!

  8. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Paulo, fevereiro é uma época bem tranquila. Eu só prestaria um pouco de atenção no dia14/2, que é dia dos namorados aqui. De resto, acho que nao precsa reservar antes nao. um bj, M

  9. Lucas Pasquini disse:

    Tabatha, tem várias opções boas como as redes Ramada Inn, Orange Tree, Travelodge, Best Western, entre outros…
    Vale a pena dar uma lida no Booking, além de classificação com estrelinhas ainda tem as avaliações das pessoas que ficaram nestes motéis.
    Com relação aos restaurantes, como fiquei muito tempo comi em um ou outro pois restaurante com comida normal nos EUA é caro. Vale a pena ir no Rainforest Cafe, Cheesecake Factory, Hard Rock Cafe, entre outros, mas todos eles tem um precinho mais salgado. O que eu fazia era comprar muita coisa no supermercado, e apelava para os famosos Fast Foods também, para economizar.

  10. Tabatha disse:

    Lucas Pasquini,

    Você lembra o nome dos moteis? Porque no booking não consigo diferenciar… Vou fazer essa viagem em abril, e ficarei do dia 1 a 4 em SF e estou chocada com os preços caros rsrs
    Quais restuarantes vocês indicam BBB?
    Obrigada!

  11. Lucas Pasquini disse:

    Paulo,

    Eu fiz essa mesma viagem, baseada no roteiro do Rafael. Fiquei 25 dias la e não reservei nenhum hotel antes. Aliás, eu acabei ficando nos Motéis, que muitos deles, são melhores que muita pousada no Brasil. São mais baratos, oferecem estacionamento e alguns até um café da manhã bem básico. Eu reservava estes motéis uma noite antes e às vezes até no mesmo dia através do site: http://www.booking.com. Excelente site de reservas, com muitas opções, preços especiais e de confiança. Fiz as reservas através do aplicativo no meu celular. A melhor coisa é que ele te da avaliações dos motéis e os preços e você não paga nada antes, só faz a reserva e paga direto pro hotel ou Motel quando você chega.
    Eu preferi fazer desta forma pra ficar mais livre e poder passar mais tempo nos lugares que mais gostei.

    Espero ter ajudado.

    Abraço!

  12. Paulo Almeida disse:

    Olá Rafael, primeiramente, parabéns pelo post, muitas dicas boas. Estou com passagens compradas para o dia 04/02 retornando dia 19/02. Somente duas semanas, mas eu e minha esposa queremos fazer o passeio parecido com o de vocês. Porém me vem uma dúvida, como é preciso apreciar inúmeras paisagens, principalmente pela costa oeste, siando de S. Francisco até LAX, é necessário reservar hotéis, lodges ou algo do tipo? Ou posso ir sem medo e me hospedar lá na hora que anoitecer? Pois só queremos hotel mesmo pra dormir. Abraços e tudo de bom.

  13. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Nathalia, acho que vcs tem tempo suficiente ali . Veja os posts com roteiro dos leitores, lá tem um montão de dicas boas.um bj, M

  14. Nathalia Dalbem disse:

    Oi , adoro seu blog , preciso de uma ajuda para meu roteiro , seguinte :
    Depois de Monterey aonde ficaremos 2 noites , vamos para San Simeon ver o castelo e dormiremos em Cambria , a dúvida é para conhecer bemmmm a Big Sur , preciso dormir em mais algum lugar entre Monterey e San Simeon , aonde vc indica ? pq dormindo 2 dias em Monterey , pensei em fazer um pouco da Big Sur e voltar para o hotel, o que acha ? o que recomenda para aproveitarmos bem ?
    obrigada
    bjus Nathalia

  15. Caline disse:

    Rafael, poderias sugerir um estacionamento em San Diego? Estou indo no final deste mês e o estacionamento do hotel na gaslamp quarter é bem salgado…rsrs
    Grata, Caline

  16. hotelcaliforniablog disse:

    Ei Rafael!!!! Seu roteiro continua fazendo o maior sucesso, vc tem que voltar pra proxima! um bj e otimo 2014 pra vc. M

  17. Rafael disse:

    Incrível entrar no blog e ver que meu roteiro é um dos posts mais populares hehehe
    Já são quase 2 anos e meio desde q fiz minha viagem e sempre q lembro tenho uma vontade enorme de voltar…
    Maryanne, tento sempre entrar no seu blog pra me sentir mais perto das cidades q tanto gostei qd fiz minha road trip pela California hehehe
    Espero ter uma chance de refazer a minha viagem !

  18. Christiane, fui este ano para a Califórnia e fique duas noites em Anaheim. É possível fazer isso que você fez sim. Próximo aos parques tem diversos hotéis e Moteis. Fiquei num Motel, que nos EUA tem alguns excelentes, mais baratos que hoteis e bem confortáveis, alguns oferecem até um pequeno café da manhã! Fiquei num destes e ia a pé para os parques tranquilamente!

  19. CHRISTIANE disse:

    Estarei indo a Los Angeles em maio com meu marido, e pensei em dormir uma noite em Anheim para ir aos parques, tem como se hospedar em um hotel próximo do parque e ir andando? Porque não é normal andar pelas ruas nós EUA

  20. Sandra Prata disse:

    ótimas dicas …. em maio /2014 faremos viagem à Califórnia e poderemos pensar melhor no roteiro … devemos incluir uns 4 dias em NY …. até finalizar, passarei por aqui pra pegar mais informações … obrigada a todos :)

  21. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Renata, vc está num dos posts mais informativos do blog. Leia alguns roteiros e veja o que te agrada e comece a decidir quais as cidades que gostaria de conhecer. Comece dividindo o tempo entre NY e California e depois planeje o resto da viagem. um bj, M

  22. Renata Pessoa disse:

    Olá tudo bem? Gostaria de dicas pois quero fazer Califórnia e Nova York, mas estou perdida não sei por onde começar e nem quantos dias em cada local. A única coisa que sei é que vamos passar 30 dias. Podia me Ajudar?

  23. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Rafael, obrigada pelo link. Vou passar la pra ver as dicas, ok? Bj

  24. Para Viagem disse:

    Oi Maryanne.
    Como tinha comentado anteriormente, concluí minha viagem pela California Highway 1 em agosto/setembro e acabo de colocar no meu blog um roteiro completo do trajeto. Depois da uma olhada:
    http://www.paraviagem.com.br/california-highway-1-de-san-francisco-a-san-diego/
    Foi uma viagem sem pressa, parando para dormir em várias cidades, conhecendo não só a estrada mas um pouquinho de cada cidade litorânea.
    Agradeço ao seu blog que foi fundamental no planejamento dessa aventura!

  25. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Cinthia, que legal que vcs vao fazer essa viagem. Infelizmente acho que nao sou a pessoa certa pra fazer essa estimava. Te aconselho a procurar um agente de viagens, que poderá te ajudar muito mais do que eu. um bj, M

  26. Cinthia Ramos disse:

    Olá quero dar uma viagem de presente de aniversário para meu filho e ele escolheu exatamente o seu roteiro, esta super empolgado. Será a primeira vez q nós vamos para o exterior (eu, meu marido e meu filho). Estamos pesquisando muito, mas apenas para ter uma idéia, qual foi seu custo total?( Passagem, hospedagem, alimentação, aluguel de carro, passeios…).
    Ficarei muito grata.

  27. Rafael disse:

    Rafael, estou indo com meu pai no fim do ano, e queremos ir no jogo dos Niners.
    Os ingressos estão bem caros. Você tem alguma dica pra dar quanto aos assentos, em termos de visão do jogo. Em qual setor você foi?
    Obrigado.

  28. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Rafael, vou a-d-o-r-a-r se vc mandar seu roteiro pra eu compartilhar aqui no blog, vc nao sabe o sucesso que els fazem e como ajudam as pessoas! Vou passer lá no seu blog. Boa viagem pra vc. bj, Maryanne

  29. Valeu Mary.
    Eu viajo no final de agosto e volto no final de setembro. Vou para San Francisco e depois de carro até San Diego pelo litoral.
    Nessa época estarei produzindo vários artigos para o meu blog contando sobre cada cidade e dando várias dicas do meu roteiro.
    Quem sabe possa preparar um roteiro exclusivo para você publicar aqui no Hotel California.
    Qualquer coisa é só falar, e parabéns pelo blog!

  30. hotelcaliforniablog disse:

    Obrigada Rafael, passei lá e as dicas estao boas mesmo. Vou linkar o seu blog. Bj

  31. Parabéns! Acompanho o blog há algum tempo buscando dicas úteis para minha próxima viagem internacional, desta vez à Califórnia.

    Depois de muita pesquisa reuni os 5 pontos de San Francisco com a melhor vista da cidade na minha opinião. Postei tudo num artigo em meu blog, com o link para a localização de cada ponto no Google Maps.

    Espero poder ajudar futuros viajantes assim como este blog vem me ajudando a montar meu roteiro de viagem.

  32. hotelcaliforniablog disse:

    Andre, complicada essa conta. O por do sol vai ser bem mais tarde. Mas acho que o dia vai ser bem dividido sim. bj

  33. andre disse:

    oh maryanne,
    Esqueci de mencionar: por enquanto que a patroa esta no outlet, eu levo as crianças pro parque…(alguem ja viu este filme?!), portanto nao vai ficar tao puxado assim rsrs!
    Agora, supondo-se um por-do-sol as 20h, e que o Hearst castle seja a última atraçao do dia antes de chegarmos ao hotel em SLO, se eu chegar lá as 17h estaria bem dividido o dia ?

  34. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Andre, veja no google a hora do por do sol no dia que vc pretende ir a castelo. No verao, o sol se poe bem tarde na California, tipo 9 da noite. Acho muita coisa oultet e parque no mesmo dia,vai depender muito do tempo que vcs querem ficar nas compras. bj, M

  35. hotelcaliforniablog disse:

    Mauro, acho que ficou melhor, mas lembre que vc talvez nao consiga visitar o castelo sem comprar com antecedencia. Talvez vc consiga ligar pra lá da estrada, antes de subir toda a ladeira até lá. Não acho que valha a pena ficar em Solvang, que vc vê em 1/2 hora…

  36. andre disse:

    Boa noite Rafael e Mary
    Apos alguns comentarios sobre timing, gostaria de me certificar:
    No nosso roteiro, dormimos:
    -1 noite em monterey vindo de SF(para conhecer ela e carmel) ,
    -outra em SLO (para conhecer big sur, o julia pfiffer correto, segundo Rafael, piedras brancas e Hearst Castle…)
    -e no outro dia, acordamos para passear por Solvang, camarillo e 6flags e dormimos ja em LA
    duvidas:
    1)ate que horas podemos entrar no Hearst Castle (1h antes do sunset (8pm?))?Precisa de reserva?
    2)baseado na resposta acima, que eh o unico ponto que tem horario, esta acertada a escolha de SLO para pernoite?
    Vejo tantos comentarios de passar direto para Solvang ou que nao da tempo, porem se o hearst castle fecha de 8pm, nao vejo problemas com a programacao, apesar de concordar que talvez 1 dia a mais fosse mais confortavel, porem com criancas nao da pra ficar apreciando muito paisagens, nao e?!
    Obrigado pela atencao de sempre.

  37. Mauro,

    Fiz essa viagem recentemente e com relação a questão de LA, vale sim a pena dar uma esticada até Bervely Hills e Santa Monica, e eu ainda estiquei até Venice Beach, aluguei uma bicicleta em Santa Monica e fui até Venice pela Ciclovia, é perto, da pra ir tranquilo!

    O Hearst Castle é uma mansão em forma de castelo, bem antigo, que foi construído como casa de férias por um magnata…A propriedade foi doada para o Estado da Califórnia e hoje é mantido como um parque histórico aberto para visitações!
    O Getty center é um complexo cultural…não tem nada a ver com o Heasrt Castle!

    Espero ter ajudado!

    Abraço!

  38. MauroBok disse:

    Raphael e Maryanne.
    Obrigado pelas respostas.
    Meu roteiro ficou assim:
    Vou sair de SF as 8:30h passar em Monterrey e se possivel ver o aquário. Sigo para passar o resto do dia e pernoite em Carmel. Saio as 9 de lá em direção a Obispo (gostaria de visitar o Hearst Castle sem horário a cumprir) e pernoite em Obispo (já havia fechado o hotel lá, se soubesse teria optado por Solvang). Após pernoite em Obispo sigo para LA.
    O que acham?

  39. hotelcaliforniablog disse:

    Mauro, Sf nao prima pela vida noturna agitada, é uma cidade que dorme cedo. Nunca fiz nada de noitada em SF, só mesmo ir a restaurantes e voltar pra casa. bj

  40. Ralph disse:

    Caro MauroBok,

    como disse a Maryanne se você sair as 09:00 para chegar as 18, pouco se aproveita dos pontos da estrada.
    Eu segui as dicas do Rafael e da Maryanne e tudo correu bem na minha viagem e cada um vai no seu ritmo.
    Eu viajei com esposa e 2 filhas (15/13anos) pela Big Sur a partir de SFO. Sai as 8:30 de SFO e cheguei as 19:00 em Solvang. Eu optei apenas por passar pelo Vale do Silicio (curiosidade profissional) e as meninas queriam ver as universidades. Passei por Carmel e fui direto. As meninas não se interessaram muito pelas paisagens (sabe como é criança/adolescente). Tiramos muitas fotos na 17 mile e só. Depois só andando mesmo. Eu cansei no fim da viagem. Acredito que o ideal se tiver tempo é faze-la em 2 ou 3 dias para aproveitar tudo se for sua vontade.
    Peguei uma dica por aqui de Solvang e recomendo MUITO. Cheguei em SLObispo e não gostei nem um pouco. Abasteci joguei no GPS e vi que estava apenas 40 min de Solvang. Depois de SFO foi a cidade que mais gostamos de toda a viagem. É a Dinamarca dentro da California (joga no google). Super simpática a cidade. Bons e Baratos hotéis (80,00 diaria quarto quádruplo com café). Ótimos restaurantes. Clima sensacional !! Super charmosa !

    Planeje seu ritmo e de sua família que o encanto daquele lugar toma conta do resto.

    Abraços
    Ralph

  41. MauroBok disse:

    Maryanne, obrigado pela resposta.
    Outra dúvida:
    O que tem para se fazer em SFO, à noite que não seja balada. Vou com minha esposa, filhos e sogros.
    Obrigado

  42. hotelcaliforniablog disse:

    Mauro, faz tempo que o Raphael nao passa aqui, sou eu, Maryanne, quem tá respondendo. Acho que fica super apertado sair de Carmel, passar no Hearst Castle e chegar em SLO antes das 18hs, vc nao vai curtir a estrada. Hearst castle e Getty Center sao completamente diferentes. Não sei te responder sobre LA, sorry. bj, M

  43. MauroBok disse:

    Raphael.
    Adorei seu relato e vai ser muito útil.
    Perguntas:
    De Carmel (saindo as 9:oo) ir a Hearst Castle e chegar a S.L.Obispo antes das 18h, eu consigo?
    Em LA vou ficar 3 noites. Vale uma ida a Beverly H. e esticar a Santa Monica e voltar (estarei no mesmo Htl que vc).
    Hearst Castel e Getty Center se equivalem..

  44. Rafael disse:

    Ana Rosa,

    Entrei no site dos 49ers e vi que os ingressos para apenas 1 jogo, os “Single Game Tickets” estão esgotados, mas isso aconteceu comigo também, então sempre há outro caminho.

    Vá para este site:
    http://www.ticketexchangebyticketmaster.com/NFL/san-francisco-49ers-tickets/?intcmp=tm104716&wt.mc_id=NFL_TEAM_SF_SINGLE_TIX_LINK

    Nesse site você compra os ingressos que são revendidos (geralmente são os Season Ticket Holders que vendem os ingressos de alguns jogos que não poderão ir). Foi exatamente isso que eu fiz quando eu fui, comprei ingresso de algum deles, imprimi em casa e deu tudo certo.
    É só procurar o jogo que você quer e clicar em Buy Tickets.

    Já adianto, os ingressos vão estar caros. 49ers é um dos favoritos pra próxima temporada, o time está muito bem e a torcida que já é fanática está ainda mais agora hehehe, então prepare o bolso !

  45. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Ana Rosa, entrei lá no site mas nao consegui chegar nesse passo que vc mandou. Vc pode mandar a frase toda? Vc nao tá falando de Season Ticket Holders? Me manda o link do que apareceu. bj

  46. Ana Rosa disse:

    Raphael,

    Eu e meu namorados estamos organizando uma viagem p califórnia. Estamos querendo ir no jogo do 49ers. Vc tinha dado a dica de comprar no próprio site do NFL, entretanto estou em duvida pois existe 2 tickes diferentes: Box Offic ou Ticket Holders. Queria q vc me explicasse um pouco mais como foi sua comprar. Obrigada, Ana Rosa

  47. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Patricia, esse blog é sobre São Francisco, não sei te dar detalhes sobre praogramação em LA. bj, M

  48. Patricia barreira disse:

    Ola, estou indo dia 08/05 para Los angeles e depois irei para San francisco.. Porem estou em duvida como combinar no mesmo dia os lugares.. Tenho uma noite, e 4 dias inteiros.. Quero ir na universal, six flags, warner, paramount, gettycenter, gettyvilla, hollywood, beverly hills,santa monica,griffith park,…obrigada!!!

  49. Guilherme disse:

    Oi Rafael,

    Estou partindo na quinta-feira para SF, e depois vou descer ate LA como vc fez. Só que de la vou direto a Vegas.

    No teu blog você falou sobre os parkings grátis. Você ainda tem os endereços deles. Caso tenha e possa me fornecer lhe agradeço muito.
    Abraços

  50. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Marcela, eu acho mais fácil procurar pelos lugares onde os jogos acontecem, tipo AT&T Park, Oakland Arena ou Candlestick Park. bj

  51. MarceLla disse:

    Maryanne seu blog eh maravilhoso!
    Amei o roteiro do Rafael.
    Estou indo no inicio de maio e estou querendo assistir a jogos (basquete, futebol e basebal), no entanto, apesar da dica do Rafael sobre entrar nos sites das ligas, nao consegui as informações (calendário).
    Tenho que buscar por time?
    Será que poderiam me dar um help?
    Obgd!! :) )

  52. Raissa disse:

    Olá,

    Gostaria de saber os hotéis mais baratos que ficou( hotel + valor) em Los Angeles, Las vegas e San Francisco. Estou com viagem marcada para Maio e ainda não sei onde ficar.

    Se conseguisse me passar essa dicas seria de grande ajuda :)

    Muitíssimo Obrigada!

  53. Vera Lucia do nascimento Oliveira disse:

    Oi Rafael…muito bom seu roteiro super parecido com o meu e do meu marido…fiquei com uma dúvida vc. voltou pra San Francisco para pegar o voo para o Rio do Janeiro ou vc. pegou em Las Vegas…obrigada?

  54. Fernando disse:

    Prezado Rafael,

    Fantástico o seu roteiro com a riqueza de detalhes. Com pouquissimas exceções é justamente o que quero fazer com a minha esposa neste ano em out/nov. Parabéns pela iniciativa. Para viajantes de primeira viagem pela CA, como eu, o blog da Maryanne e as suas dicas são fundamentais. Parabéns e muito obrigado a ela também.

  55. Debora disse:

    Nossa…. esse é praticamente o MESMO roteiro que farei em maio! Com a diferença que minha viagem acaba em San Diego, porque ano passado já fizemos Los Angeles – Las Vegas.
    Muito legais suas dicas e tenho certeza que vou aproveitá-las bastante, já que minhas paradas coincidem exatamente com as suas (San Francisco – Monterey – San Luis Obispo – Santa Barbara – San Diego)!
    Lendo seu post fiquei mais anciosa pela viagem!! rs

  56. hotelcaliforniablog disse:

    My pleasure Roberta. bj

  57. Roberta Fernandes disse:

    Mary, não sei nem como te agradecer!! Muito obrigada por me ajudar ligando lá!!!!! :) :) :) :) :)
    Beijos

  58. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Roberta, liguei pra la e me informaram que tem que ser 2 dias consecutivos.

  59. Roberta Fernandes disse:

    Rafael, estou aqui de novo para lhe fazer outra pergunta. Mary, se vc conseguir me ajudar, seria ótimo. Estou querendo comprar o city tour da Red and White Fleet, aquele Hop-on Hop-off Grand City Tour, com opção de 2 dias. Esses dois dias, necessariamente, devem ser dias seguidos? Ou posso utilizar um dia, pular outro e usar novamente? Procurei essa info pelo site, procurei até um e-mail de contato por la e não encontrei.
    Obrigada!

  60. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Luciana, super obrigada pela ajuda. Volte sempre! bj

  61. Fátima disse:

    Oi Luciana,
    Iremos ficar uns 25 dias viajando pela Califórnia. Estamos pretendendo ir a San Francisco, Los Angeles, San Diego, Las Vegas, Grand Canyon e Yosemite. Estou detalhando os roteiros separados para decidir quantos dias ficaremos em cada lugar. Com a ajuda desse blog e do mauoscar, estou anotando todas as dicas. O problema é que aqui cada um tem um desejo. O meu marido está interessado nos parques e no Napa Valley. Eu, sonho em ir ao Yosemite e Grand Canyon e o meu filho de 13 anos, interessado nos parques. Vamos ver o que conseguiremos fazer. Você foi ao Napa Valley?
    Abraços,
    Fátima.

  62. Luciana disse:

    Olá Fatima!
    É uma satisfação poder contribuir com informações no blog.
    Nós fizemos um parque por dia pois nosso perfil é fazer tudo com calma. Nos hospedamos dois dias (três noites) em Anaheim e fomos andando para os parques.
    Em Los Angeles ficamos também 3 noites mas, com todo o respeito aos demais amigos, sou suspeita para falar de Los Angeles pois não nos identificamos muito com a cidade. Entretantos adoramos a Universal e gostamos do tour da Warner.
    Se refizermos o roteiro programaremos tempo suficiente somente para repetir a Universal, Califórnia Adventures e incluir o Six Flags.
    Mas busque a opinião de outras pessoas pois é uma questão muito pessoal gostar ou não de uma cidade.
    Você não irá a San Francisco? Foi uma de nossas paixões.
    Sinta-se a vontade para fazer perguntas.

    beijinhos e sucesso

  63. Fátima disse:

    Oi Luciana,
    Obrigada pela ajuda. Estamos avaliando pois existem tantos lugares e o tempo é curto! O meu filho (13 anos) está decidindo se quer incluir ou não a Disney da California no roteiro. O ideal é fazer em 2 dias? Você esteve em Los Angeles? Quantos dias você acha que são o ideal para conhecer Los Angeles? Obrigada, Fátima.

  64. Luciana disse:

    Peço licença a Maryanne e ao Rafael para opinar sobre a pergunta da Fatima. Voltei da Califórnia no dia 12/02 e, em breve darei minha contribuição fazendo um breve relato. Mais desde já me coloco a disposição para ajudar com informações.
    Sabe Fatima, aqui em casa (marido e filhos 11 e 14) fomos unânimes em afirmar que uma das coisas que modificaríamos em nosso roteiro, seria a inclusão da Disneyland pois fomos dois anos seguidos à Orlando e achamos o parque muito parecido com o Magic Kingdon e, ainda por cima, atrações interessantes como a Big Thunder e Splash Montain estavam fechados, entre outras.
    Entretanto adoramos o Califórnia Adventure.
    Espero ter ajudado.

  65. Fátima disse:

    Olá Rafael,
    Adorei e estou planejando o meu roteiro de São Francisco para San Diego de acordo com as suas dicas. Você acha que vale a pena ir na Disney, para quem já conhece a Disney de Orlando? Sei que nessa região existe a Universal Studios, e o Six Flags. Vale a pena ir nessas duas atrações?
    Obrigada.

  66. hotelcaliforniablog disse:

    Eduardo, por favor leia no blog sobre o que vale a pena fazer em 3 dias em SF. Vamos usar os comentários pra informaçoes novas, ok? bj

  67. Eduardo disse:

    Amigos, dicas fantásticas.
    To tentando montar três roteiros e gostaria da ajuda de vcs. O que vale mais a pena em:
    3 dias S Francisco
    3 dias Los Angeles
    3 Las Vegas

    *Se aparecer valores também, blz.
    Valeu galera!!!

  68. Eduardo disse:

    Rafael… não sei como t agradecer por esse seu post. Mto bem detalhado. Estou indo com 2 amigos esse ano na mesma época q vc foi… e queremos fazer o mm roteiro. Engraçado q tb queremos assistir um jogo de futebol americano. Me identifiquei mto no seu roteiro. Teremos q fazer alguns ajustes… pois tiraremos soh 15 dias de férias no trabalho e queremos fazer td… incluindo LV. Vou estudar o roteiro aqui… indo somente em parque da Disney e iremos somente em 1 jogo tb. Ahhh… gostei dmais dessa idéia de fazer tipo um diário da viagem… vou tentar escrever td dessa vez. Mais uma vez… Obrigado!!! Depois publico aqui o roteiro q estou pensando em fazer (baseado no seu) e vc dá sua opinião. Abs

  69. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Andre, leia os posts sobre o clima, final de agosto é bem melhor do que julho por aqui. 15 dias é o tempo ideal pra essa viagem, mas nao sei se valeria a pena ir até Lake Tahoe nessa epoca. O inverno lá é muito bom mesmo, e as estacoes de esqui de la estao entre as melhores do pais. Nao conheço Aspen. Acho Yosemite bem legal com crianças, tenho duvidas qto a Las Vegas.

  70. andrefle disse:

    Maryanne,
    A Lina e o RicardoFreire são minhas referencias nas viagens que faço. Agora que desejo conhecer a CA, encontrei no seu blog o que procurava ! Parabens pelo trabalho.
    Apos ler os roteiros do Rafael e do Fernando, gostaria de algumas sugestoes:
    Estarei viajando com minha esposa e 3 filhos 12/10/4 anos ou no inicio de julho ou no fim +inicio de agosto (faz alguma diferença?). Dispomos de 15 dias no total. Com certeza gostaria de fazer o roteiro SFO-LA, incluindo a disney, sixflags, etc. O que gostaria de saber é:
    -Caso 13 dias uteis seja muito para o roteiro acima, o que nós poderiamos incluir nesta viagem com crianças?

    Napa, Sonoma;
    Yosemite;
    San Diego;
    Las Vegas (neste caso faria de aviao ou na chegada antes SFO ou na volta ao BR);
    Lago Tahoe.

    A proposito, nesta ultima opcao, vc conhece tb. na temporada de inverno? Talvez nao seja sua especialidade porem da para fazer algum paralelo com Aspen em termos de estrutura para principiantes no gelo? ouvi falarem tao bem de Heavenly na area de south lake tahoe…
    Bem, boa noite e obg.

  71. hotelcaliforniablog disse:

    Obrigada Lucas. Informacao importante!

  72. hotelcaliforniablog disse:

    Rafael, obrigada mais uma vez por toda sua paciência e dedicação. bj

  73. hotelcaliforniablog disse:

    Jade, aqui nos EUA praticamente vc nao vive sem cartao de credito, vc precisa cartao pra tudo. 4 dias em SF e 4 em LA é bom sim. bj

  74. hotelcaliforniablog disse:

    Obrigada Ralph, adorei sua assessoria…. :-) bj

  75. Lucas Pasquini disse:

    Kelly,

    Sou de Campinas e aqui tem loja física da Tam viagens. Deve ter várias lojas dessas espalhadas em todo o país. Fui la 06 meses antes da minha viagem e consegui fácil, fácil, de primeira fechar minha viagem.

    Nestas lojas eles consultam e fecham não apenas voos da TAM, fecham dos parceiros também!
    Peguei duas passagens de ida e duas de volta pela United sendo:

    ida: Guarulhos – Washington – São Francisco

    Volta: San Diego – Houston – Guarulhos

    Gastei apenas 80 mil milhas por ser baixa temporada!

  76. Rafael disse:

    Jade,

    Com relação a Hostels eu não posso ajudar, afinal, não pesquisei sobre isso hehehe.
    São Luis Obispo foi um ponto de parada pra dormir na viagem, não procurei muito o que fazer por lá, mas dei uma volta de carro pela cidade e fui no Madona Shopping q era na frente do hotel hehehe
    Com relação a tempo em cada cidade, depende muito de tudo que você quer fazer. SF tem muita coisa pra fazer, dá pra ficar uns 5 dias facilmente e ainda falta tempo. Pra Los Angeles é a mesma coisa, até pq em LA vc perde muito tempo no transito hehehe, então tem q saber primeiro tudo que você quer fazer em cada cidade pra decidir o tempo. De qualquer forma, na minha opinião 5 dias pra SF e 3 ou 4 em LA (dependendo de ir na Disney ou outros parques tb por lá hehehe).
    Não sei se é possivel reservar hotel e pagar em dinheiro. Eu reservei todos os hoteis daqui e todos os hoteis me cobraram no cartão, tirando o Mariposa Inn de Monterey que eu só paguei na hora. Então, isso eu acho q depende de cada hotel.

    Kelly,
    Eu fui com pontos do TAM fidelidade, ligava pra lá todo dia e perguntava se tinha voo pra LA ou Las Vegas nas datas q eu queria. Consegui arrumar, até q n foi dificil. O voo de ida foi Rio-SP-Washington-LA pela United e o de volta LA-Orlando-Rio, num voo United e Tam no trecho Orlando-Rio. Agora, pra conseguir voos sem ser da TAM (ou seja, das companias parceiras da Star Alliance) só ligando pra lá ! Pelo site só aparece voos TAM com preços absurdos hehehe.

  77. Kelly disse:

    Rafael, vi nos comentários que vc viajou pra Los Angeles com milhuiu ras.. Como vc conseguiu resgatar, vc viajou por qual companhia????
    To tentando resgatar minhas milhas e não consigo nenhuma data, apesar de eu ter datas flexíveis…

  78. Jade disse:

    Olá, adorei o blog!

    Vou para california em maio, fazer a costa de carro, iniciando em San Francisco e terminando em Los Angeles, com direito a uma passada em las Vegas!

    Pretendo ficar em hostel, mas vi no seu roteiro que so ficou em hoteis, a diferença de preços é muito grande? Como vou estar de carro, gostaria de dormir em um lugar que tenha estacionamento, dei uma pesquisada e notei que geralemente não há estacionamento em hostel, procede a informação?

    Tinha intenções de passar uma noite em san luis obispo, nao vale a pena entao?!

    4 dias em SF e LA é pouco?

    Me falaram que se faz necessário passar o número do cartaão de crédito para reservar os hoteis ou hostels, mas eu gostaria de pagar em dinheiro no momento da chegada ao hotel, sabe se é possível? Ou eles “passam” o cartão de crédito antes?

    Otima a dica quanto ao aluguel do carro! Alugarei aqui do brasil!

  79. Ralph disse:

    Caro Lucas Pasquini,

    vou tomar a liberdade de responder sua pergunta já que o Rafael pode estar ocupado.
    Pode seguir sem dó o roteiro do Rafael e dicas da Maryanne. Eu segui e quando cheguei em SFO me senti super a vontade e já dominando a cidade.
    NÃO alugue carro dos EUA. SEMPRE use uma agencia no Brasil para alugar. Os preços são melhores e saem Obrigatoriamente com seguro total. Eu conheço americano que aluga carro usando agencia de turismo brasileira pois é mais barato. (Não me pergunta porque mas é quase 50% de diferença). A agencia vai ser até mais barato que direto do site da Hertz/Dollar/Avis, etc.
    No caso do hotel os sites internacionais e direto do hotel podem ser uma boa, mas eu nunca consegui melhores tarifas melhores que em agencia.
    E fazendo por agencia se você tiver qualquer problema tem um local físico e uma pessoa para te ajudar e se necessário reclamar posteriormente.
    Não tenho nada com agencia ok ? Estou dizendo porque já fiz reserva de carro por uma agencia americana e tomei um baita prejuízo. Liguei par ao Brasil no dia seguinte e fizeram outra reserva pela metade do preço. Já fui espertão também e fiz reserva em site e chegando lá não era o que eu queria e não tive com quem reclamar.
    Com relação a tempo você pode reservar a qualquer momento. A vantagem de fazer mais cedo é pagar logo se for parcelado e não viajar com dívida futura. E no caso de hotel a agencia pode garantir sua reserva em 1,2, 3 hoteis que você escolher até 5 dias antes da entrada. Se você desistir de algum é só pedir cancelamento neste prazo que você não paga nada.
    Ok ?!
    Ralph

  80. hotelcaliforniablog disse:

    Rafael, tô esperando.

  81. Lucas Pasquini disse:

    Roteiro perfeito, vou fazer um parecido, baseado neste!
    Só tenho uma dúvida, os hotéis e o carro alugado você fechou tudo aqui no Brasil antes de ir ou fechou direto la?
    Se fechou la, com quanto tempo de antecedência você fez a reserva?

    Obrigado!

  82. Rafael disse:

    Oi Mary !

    Hehehe, fui soh pra Los Angeles e fiz o caminho até Las Vegas e voltei. Só consegui passagem com milhas pra Los Angeles. Como o objetivo maior dessa vez era ver o Lakers então foi um excelente achado ! hehehe

    Eu morro de saudades de SF ! Eu falo pra todo mundo qd falamos sobre viagens q a cidade mais legal q eu jah estive na minha vida eh SF (jah fui pra NY hein hehehe). Com ctz irei novamente, ai tomaremos um café !

  83. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Rafael, vc foi pra LA ou pra SF? Nao vou perdoar se vc foi pra SF e nao marcou um cafe comigo!

  84. Rafael disse:

    Fazia tempo q n vinha aqui… Inclusive pois nesse tempo sumido voltei pra California para finalmente ver o jogo do meu Lakers ! hehehe

    Ralph, bom saber q pude ajudar, esse sempre foi meu objetivo ! Só de ler seu relato jah fico com saudades de SF… Pra mim eh a cidade mais legal q jah fui na minha vida, ainda voltarei lah… (n pude ir nesta ultima oportunidade pois eram poucos dias e o voo com milhas era pra LA hehehe).

    Inclusive jah posso aproveitar aqui e soltar outra dica: Quem quer ir pra Los Angeles e ficar em hotel relativamente barato, Comfort Inn near Eagle Rock, n fica no centro de LA, mas talvez seja o melhor negocio ! Jah q vc vai estar de carro, este hotel tem estacionamento, cafe, fica perto de Pasadena q tem varios restaurantes bons, possui bons shoppings por perto e fica perto de tudo q vc quer fazer em LA (soh fica um pouco afastado de Santa Monica e Malibu, mas isso jah eh um pouco afastado do centro de LA mesmo).

    Alline, procure ver o q mais t interessa nos pontos de parada do onibus ! Procura pela internet mesmo, n tem erro ! E em 2 dias da pra aproveitar muita coisa. Tem lugares q vc vai ficar 30 minutos, q geralmente eh o tempo entre os onibus, tem lugares q vc vai ficar mais tempo, de qq forma, dah uma olhada pela internet, ve o q as pessoas dizem dos lugares e se programa pra ir ! Eu cobri muita coisa nesses 2 dias, acho q valeu muito a pena !

    Obrigado pelos comentários !

  85. Ralph disse:

    Cara Alinne,

    o hop on hop off passa de 30 em 30 min. Como você vai comprar o passe para 2 dias como fez o Rafael vale a pena então fazer o Tour completo primeiro e depois vocês decidem em quais pontos desejam pular. Eu fiz isso em 1 dia. Ficou bem corrido, mas seguindo a dica daqui primeiro nos ambientamos na cidade com o Tour completo e depois ficamos seguros do que realmente queríamos ver de perto. Iniciamos bem cedo o que nos deu oportunidade de ver o que mais nos interessou.

  86. Alline disse:

    Maryanne, Rafael ou quem puder me responder =)
    Pretendo pegar este hop on hop off também para 02 dias, assim como o Rafael. A minha dúvida é somente quanto ao tempo de espera desse ônibus nos pontos. Por exemplo, se eu, por ventura, descer em algum ponto que não seja muito interessante para a minha família (gosto é gosto!) e nós acabemos de ver tudo desse determinado stop, tirar fotos etc; digamos que isso seja feito em 10 minutos (hipoteticamente, pq somos 5, calculo uns 2 minutos para o book fotográfico de cada um!), quanto tempo em média eu ficarei naquele ponto esperando o próximo ônibus passar??
    Nossa viagem vai ser beeeeem corrida e eu quero fazer pelo menos uma ideia do tempo que nós vamos precisar para aproveitar ao máximo!!
    Muito obrigada!

  87. Ralph disse:

    Caro Rafael,

    gostaria imensamente de agradecer por seu texto aqui no blog da Maryanne.
    Suas dicas foram ótimas e usamos muitas delas.
    Nos sentimos íntimos das cidades mesmo antes de chegar por lá e quando chegamos tudo correu muito bem e estávamos muito seguros.
    Usamos o city tour da Red and White Fleet logo no primeiro dia para nos ambientarmos. Estávamos na dúvida de onde comprar o passe mas perguntei para um dos motoristas parados na Union Square e foi ótimo entrar no ônibus e comprar com o motorista mesmo. O porém foi que a temperatura baixou drasticamente ao meio dia ficou bem frio lá em cima.
    Então para quem vai agora no inverno vá bem agasalhado. Cabeça/corpo/maõs e pés.
    Não pegamos Fog nenhum dia. As fotos da Golden Gate ficaram ótimas.
    Ficamos somente 3 dias em SFO mas de toda a viagem foram os melhores 3 dias.
    A cidade é Fantástica !!! Eu minha esposa e minhas filhas de 15 e 13 amamos o clima da cidade e o que ela nos ofereceu.
    Ficamos no Galleria Hotel. 2 quadras da Union. Hotel MUITO bom e super simpático.
    Lembramos de você no Big Sur ao passar pelo Hearst Castle na mesma hora que você passou, mas não era nosso plano ir até lá.
    Ao chegar em Obispo decidi não ficar lá e dirigir mais 1 hora para Solvang. Foi uma das melhores escolhas que fizemos. Cidadezinha Dinamarquesa muito romântica e com excelentes restaurantes típicos e bons preços.
    Em LA preferi ficar num hotel em Commerce a 10 min de Downtown pois tínhamos 3 eventos no LA Live. Ficamos no Hilton. Um 4 estrelas mais Business dentro de um outlet (Citadel). Hotel de descanso. Achei as acomodações de Hollywood/BHillls e Downtown ou muito ruis , ou mais caras que ofereciam e muitas vezes inseguras para viajar com 2 crianças. Fiquei muito satisfeito com o hotel/localização e acomodações.
    Não consegui ir no jogo do Lakers. Fiquei doído no Domingo quando fomos para o Nokia Theatre ver o American Music Awards e ao lado os torcedores do Lakers (muitos brasileiros) chegando para o jogo no mesmo horário.
    Detalhe : 2 grandes eventos com direito a celebridades e nenhuma confusão no trânsito ou de pessoas.
    Também paramos no outlet no meio da Estrada para LV em Barstow. Preços muito bons em boa gama de lojas inclusive com a única Hollister em outlet que já vi. Comparado com os outlets de Orlando nenhum da California e Las Vegas chegam perto das opções e barganhas.

    Em suma ficamos bem seguros nos nossos passeios graças a suas excelentes considerações que nos ajudaram muito.

    Muito Obrigado a você pelas dicas e explicações !!

    e obrigado a Maryanne pelo blog que ficamos entrando durante uns 5 meses antes da viagem e agora acompanhamos …
    Abraços,

    Ralph, Angela, Renata e Beatriz

  88. hotelcaliforniablog disse:

    Costa Oeste, vc quis dizer…. ë dificil mesmo ir de transporte publico ate a ponte. Eu só tenho certeza que o onibusinho vermelho passa por lá, mas precisa ver no site do MUNI. Qto ao Golden Gate Park, tem um post que explica direitinho como andar lá dentro, veja na categoria “Golden Gate Park”. bj

  89. Maria Eugênia disse:

    Olá Rafael!
    Estou planejando minha viagem para a costa leste e tirei qse todas informações que eu precisava pelo seu post!!! Excelente!!

    O que eu ainda estou em dúvida é em relação à golden gate e o golden gate park. Vou estar apenas com transporte público e separei o ultimo dia para fazer esses dois pontos mas nao consegui escolher qual a melhor maneira de chegar naqueles lados, nem a melhor ordem para começar o dia e quais os pontos que nao posso deixar de conhecer!
    O que vc me indica pela sua experiência por lá??!
    Vlw!!

  90. Rafael disse:

    Oi Maryanne !
    Pois é, tenho estado muito ocupado e não vinha visitando o blog… Hoje lembrei da viagem, resolvi entrar e vi os comentários ! hehehe
    Legal estarem o utilizando ! Sempre q puder dou uma passada aqui pra ajudar mais !
    Bjs !

  91. hotelcaliforniablog disse:

    Oi Rafael, que bom te ver por aqui. Impressionante como as pessoas usam seu roteiro direto. bj

  92. Rafael disse:

    Existem os tours que você só passa de ônibus, pra mim são os mais sem graça de todos.

    Acho que o legal é descer no lugar e poder andar, tirar fotos, isso tudo com calma ! (por exemplo, desci na Alamo Square e andei pelas redondezas, no Golden Gate Park e andei muito por ali em varios pontos do parque e por ai vai).

    Existe o limite de horário do onibus, acho q eh de 8:00 as 18:00, mas dentro deste tempo use e abuse do onibus ! Pode subir e descer do onibus quantas vezes quiser em qualquer um dos pontos do tour, pode fazer o percurso mais de uma vez ateh. Por exemplo, eu peguei o tour desde o inicio no Fisherman’s Wharf, fiz o caminho inteiro, saltando em varios lugares, depois cheguei de volta no Wharf por volta das 16hs, “almocei” e poderia ateh ter pego o proprio onibus do tour pra voltar pro meu hotel que era na Union Square (soh n peguei pq eu queria andar de bondinho hehehe).
    Enfim, só tem que ser o tour Hop-on Hop-off, que é o com a opção de saltar nos pontos.

    Pelo dinheiro e pela praticidade eu achei que valeu muito a pena ! Acho q deixei o site do tour por ai nos comentarios ou no roteiro, deem uma olhada lá que já da ateh pra se planejar !

    Abracos !

  93. Luciana disse:

    Olá Rafael!

    Faremos o mesmo City que você fez.

    Muito obrigada pelas respostas.

  94. Ralph disse:

    Rafael,
    esta sua última informação de poder fazer o Tour a seu tempo foi PRECIOSA. Estávamos em dúvida de qual Tour escolher e agora já sabemos.
    A comodidade de poder descer , ficar num ponto e depois continuar é ótima. Eu não sabia desta possibilidade.
    Obrigado mais uma vez.
    Ralph

  95. Rafael disse:

    Fazia tempo que não entrava aqui no site… É ótimo entrar e ver que pessoas comentaram no meu roteiro e que ele pode ser de muita utilidade !!

    Luciana, respondendo as suas perguntas:
    1- O tempo que o tour levará dependerá de quantos pontos você vai querer saltar do onibus, tirar fotos, passear ao redor do local e por ai vai. Como disse, eu tinha direito a 2 dias de tour, nos 2 eu usei o onibus de 8:30 (primeiro horario que o onibus funcionava) até umas 17:00, 17:30. Saltei em muitos lugares, andei muito, enfim, o tempo que seu tour irá demorar depende dos seus interesses hehehe
    2- O tour tem os pontos determinados. Onde ele te deixar, você pega de volta para continuar o tour. Você mostra o seu ticket pro funcionario e ele te deixa subir no onibus. É muito tranquilo, você identifica o onibus de longe. Se vc por acaso não estiver no ponto e ele estiver passando (como aconteceu varias vezes comigo) faça o sinal que ele para pra pegar vocês !
    3- Acho que eles passavam de 30 em 30 minutos, mas isso eu n lembro. Talvez no site do tour eles possuam esta informacao.

  96. Stefania disse:

    Olá Rafael,
    acabei de fazer um comentário aqui no blog para a Maryanne que este blog e as suas dicas me ajudaram bastante. Cheguei recentemente da Califórnia, fomos dia 23/9 e chegamos dia 11/10. Chegamos por LA, pegamos o carro e fomos a Solvang, São Francisco, Napa, Monterey, Carmel e Los Angeles. A viagem foi simplesmente maravilhosa. Segui a sua dica de fazer a Big Sur em dois dias. Ficamos em Carmel, pois no dia que fomos fazer as reservas dos hotéis, por incrível que pareça, os hotéis em Monterey estavam mais caros, então começamos olhar em Carmel e estava bem mais barato. No primeiro dia de Big Sur, saímos de Carmel e fomos até o Julia Phiffer Burns State Park, parando em vários mirantes, com bastante calma. Voltamos para Carmel e no segundo dia, como já tínhamos visto muita coisa no dia anterior, achamos que a viagem ia ser mais rápida, mas não foi porque a Big Sur está com muitos pontos em obra. Saímos cedo de Carmel com destino a San Simeon e foi muito legal.
    Entrentanto, o nosso roteiro ficou igual com relação ao Hearst Castle…chegamos às 14 horas e não tinha mais ingresso para o dia, então só teria para o dia seguinte lá pelo meio-dia, e, como íamos para Los Angeles, e não queríamos chegar à noite em LA, decidimos não fazer este passeio. A gente sabia que tinha esta dificuldade com relação à compra de ingressos até porque você fez este comentário no seu roteiro, mas não compramos antecipadamente, e ainda bem que não compramos, pois a Big Sur estava com vários pontos em obra após o Julia Phiffer Burns State Park, o que fez a viagem de 150 km durar muito além do previsto, pois ficamos parados em vários momentos na estrada por um tempo considerável, até porque ficava apenas meia pista.
    Bem, mais uma vez muito obrigada pela dicas.

  97. Luciana disse:

    Olá Rafael!

    A exemplo do depoimento de outras pessoas, seu relato foi muito importante para a montagem de meu roteiro. Irei no final de janeiro com marido e dois filhos. Resolvemos fazer o City Tour que você fez Achamos que será mais prático, considerando o tempo de nossa estadia. Posso fazer algumas perguntas? Bem, lá vai: Gostaria de saber o tempo aproximado que você levou fazendo os passeios, com parada, no City Tour. Como fazia para apanhar novamente o ônibus e continuar o City? Existe um horário predeterminado em cada ponto?
    Desde já agradeço sua atenção e paciência! (rsrsrsr)

  98. hotelcaliforniablog disse:

    Que legal Simone, estou louca pra saber o resto das aventuras. bj

  99. Simone Golin disse:

    Como havia prometido voltei!!! Foi realmente uma viagem incrível para quem curte moto. Mas sobre essa parte da viagem conto depois. O que queria registrar aqui é que fizemos a CA 1 de São Francisco a Los Angeles de carro, mas em 2010 fizemos esse mesmo percurso de moto. Definitivamente se você anda de moto é sem dúvida a melhor pedida, de carro se perde muito da paisagem, além do aroma de morango próximo as inúmeras plantações que existem nos penhascos pela estrada.
    Chegamos todos mareados no fim do dia, por conta das inúmeras curavas, o mesmo não aconteceu em 2010, pois de moto você faz a curva junto e não fica solto no carro, rsrsrs, desculpem mas é uma observação de quem adora andar de moto,rsrs. É claro que é um percurso muito frio, esse ano inclusive pegamos dias bem fechados, mas nada que uma roupa adequada não amenize.
    Fizemos a descida em 2 dias com pernoite em Morro Bay, hotel Days Inn que recomendo, simples mas bem equipado Wifi no quarto, frigobar e microondas, servem café continental na recepção, mas cuidado em chegar tarde, tudo fecha as 21hs.
    Depois eu volto para contar a nossa aventura pelo Deserto na rota 66 e Gran Canyon e demais parques, aí sim tuuudo de moto,rsrs

  100. Juliana disse:

    Obrigada pela atenção, Maryanne!!! Vou repensar ;)

  101. hotelcaliforniablog disse:

    Juliana, vc disse no outro comentário que Napa era importante; pq só um dia lá?

  102. hotelcaliforniablog disse:

    Juliana, o blog do Mauoscar tem umas das mais detalhadas dicas de Napa que conheço: mauoscar.com
    Bj

  103. Juliana disse:

    Olá! Eu de novo! Olha, as dicas de vcs foram tão animadoras que montei um esboço de roteiro e gostaria de sugestões…acho que devo ter “viajado” em algumas coisas, por isso o pedido de ajuda! É possível? De qualquer forma, muito obrigada! Beijos

    ROTEIRO

    20/11 – Dia 1: Chegada em San Diego (Vôo Rio-San Diego)
    21/11- Dia 2: San Diego
    1 noite
    22/11 – Dia 3: San Diego -Los Angeles
    23/11 – Dia 4: Los Angeles
    24/11 – Dia 5: Los Angeles
    25/11 – Dia 6: Los Angeles – Santa Mônica – Santa Barbara
    3 noites em LA
    1 noite em Santa Bárbara
    26/11 – Dia 7: Vínicolas Sta Ynez – San Luis Obispo
    1 noite em San Luis Obispo
    27/11 – Dia 8: San Luis Obispo – Big Sur
    28/11 – Dia 9: Big Sur – Monterrey
    29/11 – Dia 10: Monterrey – Carmel
    1 noite em Carmel
    30/11 – Dia 11: Carmel – San Francisco
    01/12 – Dia 13: San Francisco
    02/12 – Dia 14: San Francisco
    03/12 – Dia 15: San Francisco
    04/12 – Dia 16: San Francisco – Napa Valley – San Francisco
    4 noites em San Francisco
    05/12 – Dia 17: San Francisco – Rio de Janeiro

  104. Juliana disse:

    Obrigada a todos! Dicas importantíssimas! Já conheço alguns lugares porque fiz intercâmbio em Pasadena em 2001. Mas dessa vez vou de San Diego a SF de carro com o namorado.Sempre bom voltar à CA.
    Dessa vez vou trocar a Disney por Napa. Alguma sugestão de dicas/onde procurar?
    Bjs!

  105. hotelcaliforniablog disse:

    Rafael, obrigada pela ajuda. bj

  106. Ralph disse:

    Ok Rafael !! Já me convenci !! Carro mesmo para o Staples !
    Estou viciado aqui no Blog da Maryanne. Ontem devo ter ficado umas 6 horas navegando nos posts e fazendo anotações. Agora já estou achando que ficarei pouco tempo para o tanto de coisas que quero ver e fazer !!!

    Abraços !
    Ralph

  107. Rafael disse:

    Fala Ralph !
    Cara, o Hollywood Celebrity Hotel é uma excelente pedida pra você então. É atrás do Kodak Theatre, mto tranquilo de ir andando de um lugar pro outro. Fora q em LA é dificil achar hotel com estacionamento e cafe-da-manha pelo preço q ele cobra pela diaria.
    Com relação ao Staples, tipo, LA tem transito sempre, entao n adianta muito fugir hehehe. Fui de carro pro Staples e parei num estacionamento quase q na frente do portao principal e foi muito tranquilo pra ir e voltar (ok, era jogo de hockey, a procura eh menor… jogo do Lakers deve ficar mais confusao, mas mesmo assim n vejo pq n ir de carro). Tem varios estacionamentos ali por perto do Staples, entra no site deles q lah tem um mapa com varias localizacoes.
    Bom saber q esta ajudando ! Qq outra duvida coloca ai q eu sempre passo aqui pelo blog !

    Abracos !

  108. Ralph disse:

    FANTÁSTICO Rafael !!
    Estou aqui a dias tentando planejar minha descida de 2 semanas SFO-Vegas.
    Suas dicas me ajudaram muito. Dispensei carro em SFO. Já pesquisei estacionamentos em LA. Vou de carro mesmo para Staples Center. Não vou reservar nada em Carmel e chegando lá decido se fico em Monterey ou Carmel.
    Estava apreensivo quanto ao Hollywood Celebrity Hotel pelos comentários e porque vou com minhas filhas. O ápice da viagem para elas será uma pré estreia dos vampiros no Kodak e elas vão querer ficar por lá o dia todo. Revendo então a estadia lá.
    A propósito alguém já viu como funciona esses eventos lá ??
    Valeu Rafael !!

  109. Simone Golin disse:

    Será um prazer voltar e contribuir com vcs. Estamos arrumando as malas,rsrs

  110. hotelcaliforniablog disse:

    Simone, que viagem barbara. Adoraria se vc pudesse voltar aqui depois pra contar como foi. beijo e desejo uma otima viagem.

  111. Simone Golin disse:

    Ótimas dicas!! Maryanne PARABÉNS pela generosidade!!!
    Já estive olhando o blog em 2010, qdo fiz Las Vegas à Los Angeles, subindo por Yosimite e São Francisco e descendo pela costa. Realmente é um percurso delicioso e com infinita opções. Voltei agora ao blog porque em setembro estamos voltando, agora para fazer São Francisco à Las Vegas passando por Los Angeles. A minha dica é fazer todo esse percurso de moto, para quem é amante das 2 rodas pode se dizer que é sensacional. Super fácil alugar as motos, tem vários pontos de retirada e entrega, a empresa tem um roteiro com ou sem guia. Em 2010 fizemos em 10 brasileiros com o guia deles, foi uma aventura! Muito mais pq nós não falamos nada em inglês. Dessa vez estamosvoltando em 19 brasileiros (10 motos) e fechamos um grupo com um guia brasileiro recomendado por amigos. Estamos todos muito ansiosos

  112. hotelcaliforniablog disse:

    Cesar, concordamos em genero, numero e grau em relacao a Santa Barbara. Eu tb adoro lá. bj

  113. hotelcaliforniablog disse:

    Alvaro, concordo com o Rafael, menos em uma coisa: eu adoro Santa Barbara e acho Solvang bem sem graça. Eu acho uma delicia passear por SB tanto de dia como de noite, e acho que vale muito a pena ficar uma noite por l;a. Já pra Solbang, eu nao dedicaria mais do que 2 hs…

  114. Alvaro disse:

    Beleza, valeu Rafael! Obrigado pela atenção.
    Valeu tb Cesar, pôs lenha na fogueira de Sta. Bárbara!
    Quem mais quiser opinar…

  115. Cesar disse:

    Rafael, muito bom seu roteiro, um passeio mais completo do que o que eu fiz, espero poder voltar pois tem muita coisa pra ver (acho que uma viagem só da pra ter uma amostra, mesmo que seja de quase um mês…). Só não concordo com o que vc disse sobre Santa Barbara, que eu achei SENSACIONAL, adorei os restaurantes, principalmente o FISH HOUSE, que fica bem na orla, um lugar bem simpático com pratos deliciosos. Passei duas noites no Hotel Oceana, muito charmoso, com uma piscina e banheira de água quente (Hot Tub), café da manhã decente, bicicletas para alugar (sendo 2 horas por dia grátis, o que pra mim foi suficiente) e fazer um passeio muito agradável pedalando pela praia…Enfim, achei um lugar bem charmoso e recomendo que se passe pelo menos uma noite por lá. Em relação a Carmel, realmente os preços dos hotéis são mais altos, mas a cidade é MUITO mais charmosa que Monterey (que também é legal, mas diferente). Eu preferi ficar em Carmel mesmo, para poder fazer as degustações de vinho à vontade sem ficar preocupado em ter que dirigir depois…mas enfim, é apenas minha opinião…De qualquer maneira acho que tem milhares de opções nessa viagem, os roteiros possíveis são quase infinitos!

  116. Rafael disse:

    Nossa, por acaso entrei no blog hoje e vi um comentário aqui ! hehehe
    Alvaro, algumas opinioes:
    - Não acho que valha a pena se hospedar em Carmel, apenas pela questão preço. Lembro de ter comparado o preço das hospedagens em Carmel com o Mariposa Inn (indicação da Maryanne !) em Monterey e os preços era bem menores, fora q o Mariposa Inn eh bem legal. Sao 10 minutos no máximo de carro entre as cidades, então, acho q vale economizar hehehe
    - O Big Sur pode ser feito de algumas formas. Fazê-lo num dia e dormir em alguma cidade logo na descida da estrada (San Simeon, San Luis Obispo, como eu fiz), dormir no meio do caminho e andar mais pelos parques no Big Sur com mais tempo, fazer um pedaço, voltar e dormir em Carmel e ir depois até o final do Big Sur… Mas isso depende do que voce quer fazer. Vai no Hearst Castle ? Vai querer andar por quantos e quais parques no Big Sur ?
    Quando eu for de novo eu pretendo aproveitar melhor o Big Sur, acho q um dia ficou muito corrido e eu n consegui ir em todos os lugares q queria (eh soh ler meu roteiro e ver porque hehehe), mas tem aquilo tb, tudo q n foi feito eh desculpa para voltar… hehehe
    - Um dia inteiro em Santa Bárbara ?? Eu fiquei lá por algumas horas, usei como ponto para dormir e me arrependo profundamente… Hoteis absurdamente caros (acho q foi o mais caro da viagem) e um lugar que não me atraiu muito (mas é a minha opinião hehehe). Passe por SOlvang, gaste meio dia por lá que vale a pena a visita, passe por Santa Barbara, gaste algumas horas tambem visitando o pier e dando uma passeada por alguns pontos turisticos, mas apenas passe e visite. Eu não ficaria lá por muito mais do q meio dia, posso estar enganado ou n ter procurado saber, mas Santa Barbara n me pareceu ter muito a oferecer hehehe
    Agora, onde acrescentar esse dia me pareceu complicado, acho q vc esta bem de dias em SF, no Big Sur tb esta de uma forma q dah pra aproveitar e muito a estrada e LA tb estava com bons dias (afinal, LA eh ame ou odeie hehehe). Acho q arriscaria mais um dia em LA, podendo ir na Disney ou arrumar passeios interessantes por lah.

    Espero ter ajudado ! Abracos !

    Saudades d+ da California… Vir aqui falar da viagem me traz otimas recordacoes…

  117. Alvaro disse:

    Oi Maryanne,
    Aqui é o Alvaro, que marcou um tour contigo para 18/set.
    Queria sua opinião sobre nosso roteiro (e do Rafael tb, se estiver por aí).
    Dúvida maior : distribuição dos dias após Carmel. Vale gastar um dia em Sta. Bárbara? trocar por mais um em BigSur? Diminuir um de LA?
    D1 : Chegada SF 11AM
    D2 a D6 : SF
    D7 : SF-Carmel (optamos por dormir aí, bate-volta a Monterey incluído)
    D8 : Carmel
    D9 : Carmel-Big Sur
    D10 : Big Sur
    D11 : Big Sur -Sta. Bárbara
    D12 : Sta. Bárbara (dúvida master!)
    D13 : Sta. Bárbara-LA
    D14 a D16 : LA

    Obrigado pela ajuda, pitacos à vontade, please!

  118. hotelcaliforniablog disse:

    Que é isso Tiago, super obrigada, fico muito feliz!!!! Entao me avise qdo vc achar que posso publicar. bj

  119. Tiago disse:

    Maryanne, seria uma honra e uma enorme responsabilidade:)
    É claro que tem toda a autorização do mundo. Vou é pedir-lhe para me deixar completar com mais um ou outro dado para nao fazer má figura:)) afinal de contas este é apenas um dos melhores blogues da blogosfera!!! Bj

  120. hotelcaliforniablog disse:

    Thiago, mais uma vez obrigada. Adoraria transformar seus relatos em posts, são tão informativos! Mas preciso da sua autorização pra fazer isso. bj

  121. hotelcaliforniablog disse:

    Obrigada Ruth, toda a participação dos leitores é super importante. Volte aqui depois pra dar suas dicas. bj

  122. Tiago disse:

    Depois de ter deixado ficar a minha experiência e as indicações do que mais gostei de São Francisco (noutro post deste fantástico blog), é a vez de Los Angeles.
    Ora bem, depois de ter lido várias críticas negativas sobre LA, estava à espera que esta minha estadia em LA não fosse trazer nada de especial.
    Não sei se foi então por ter baixas expectativas mas o que é certo é que adorei, simplesmente adorei, a cidade. Passo a explicar porquê.
    LA, com exceção de hollywood, que eu considero dos sítios menos agradáveis para se estar, talvez não tenha nenhum icon que marque / que distinga a cidade das demais (como São Francisco tem a ponte golden gate e a baía, as ruas inclinadas, twin peacks, alcatraz, os parques luxuriantes e as casas vitorianas), mas tem um ambiente de grande cidade que me agrada bastante.
    No primeiro dia, tendo chegado ao início da tarde vindo de SF, fui alugar um carro à Alamo (processo rápido e eficente) com GPS (fundamental para quem quer visitar LA).
    De seguida fui ao Hotel (SLS em Beverly Hills – muito bom, com um ambiente fenomenal) deixar as malas e segui para almoçar num restaurante junto ao The Grove (restaurante italiano Maggiano´s com uma esplanada muito bonita – já a comida é normal, nada de especial).
    Gostei bastante do The Grove, e do Farmers Market (que fica mesmo ao lado).
    De seguida fui a Malibu a um bar que sabia que estava bombando na zona (Moonshadow), o que se confirmou ser verdade.
    O bar é em cima do mar e tem um ambiente excelente.
    Malibu em si mesmo é que não é nada de especial.
    No dia seguinte, fui a hollywood ver o teatro chinês e o kodak theater por dentro (é muito mais pequeno do que parece na tv), a placa de hollywood e as estrelas da fama.
    Hollywood não é horroroso mas também não tem qualquer glamour. Mau mesmo são os constantes assédios de quem nos quer impingir tours (pragas autenticas).
    Depois de ter pago um balúrdio pelo parque, fui almoçar ao Cheesecake factory (comida bem razoável).
    De tarde fui a Santa Mónica e ao pier famoso na zona.
    A praia de Santa Mónica é engraçada mas o pier é uma autêntica desilusão para quem está à espera de ver o que encontra nos filmes.
    De seguida fui à third promenade (rua cortada ao trânsito com bares, restaurantes e lojas) e gostei bastante do passeio a pé.
    Saindo de Santa Mónica fui até à UCLA (universidade da Califórnia) e simplesmente adorei o espaço e o ambiente que lá se vive. Dei um passeio a pé pelas várias faculdades do sítio e adorei.
    Por fim, dei ainda um passeio pela sunset boulevard (gostei bastante – casas excelentes, faustosos e enormes jardins) e pela Rodeo Drive (é giro de se ver tanta opulência e riqueza juntas).
    À noite fui jantar a um restaurante que é qualquer coisa de sensacional: Culina.
    Tem uma esplanada linda de morrer. É provavelmente o restaurante mais bonito onde estive. A comida é de elevada qualidade e o preço também, mas vale bem a pena.
    No dia seguinte fui ao parque da Universal Studios.
    O ambiente é divertido mas o parque, em termos de atrações, é muito fraco (o tour sobre o cinema então é de uma mediocridade confrangedora).
    Saimos de lá a meio da tarde e fui até à downtown de LA.
    Adorei ver o walt disney concert hall (absolutamente deslumbrante) e achei grandioso o pavilhão dos Lakers. À noite fomos jantar a um restaurante que estava sendo muito badalado em beverly hills (the cut), e que gostei bastante (gente gira, comida boa e ambiente muito agradável) não obstante considerar o preço um pouco desajustado (é muito mais caro que o Culina).
    Depois do jantar, e antes de irmos para o quarto, passamos ainda no bar do Hotel onde pude assistir a um ambiente fenomenal.
    No dia seguinte, dia de partida para Las Vegas (com excepção do hotel e dos espectáculos magnificos que assisti, detestei tudo o resto), ainda fomos a bel air (zona de gente “pobre”, com casas “modestas”:) e ao getty center (espaço agradável e tranquilo, que dá para passear e descansar um pouco, com umas vistas interessantes sobre LA – mas não chega sequer aos calcanhares das vistas de Twin Peacks), tendo acabado a estadia em LA num restaurante italiano onde fomos almoçar e onde estavam a paris hilton (barbie autêntica que não tem sal nenhum) e as “madames” que lá estão a gravar uma série que me disseram ser as donas de casa desesperadas da vida real.
    Gostei muito de LA. Gostei dos restaurantes, do Hotel, do ambiente de grande cidade, de Beverly Hills, da UCLA, da Third Promenade, do the Grove, do agito do Moonshadow em Malibu, da tranquilidade do Getty Center.

  123. Ruth disse:

    ups…foi mal…planejamento e ñ planejamente e experiência…foi horrível o s! rs…

  124. Ruth disse:

    E Maryanne…seu blog é mttt bom!! mega ajuda!!! Bjs!

  125. Ruth disse:

    Oi Rafael,

    Entendi. Eu li algumas coisas sobre Grand Canyon e realmente a distância é gde, mas acho q estando ali perto e podendo, vou estender pelo menos um diazinho para ver a grandiosidade que o pp nome dele sugere! rs. Valeu mesmo por mais essa dica! Acho o planejamente tão importante qto a viagem e é qdo a gente começa a curtir!! Vamo q vamo…espero poder contar ótimas esperiências p/ o pessoal do blog tb, assim como vc!!! Bj:))

  126. Rafael disse:

    Olá Priscila !
    Olha, eu não gravei os sites dos walking tours, mas eu pesquisava escrevendo no google: walking tour san diego, walking tour santa monica e por ai vai e ia pesquisando o que mais me interessava, você vai encontrar vários, então veja o que mais te agrada e cai dentro ! hehehe

    Ruth,
    FIco feliz em saber que pude passar a experiencia q tive e ajudar aos outros !
    Eu pensei em ir ao Grand Canyon, mas pra isso ia perder um dia inteiro em Las Vegas (se vai com algum tour eles te pegam no hotel as 7 da manha e você só chega de volta as 21hs ou até mais, se vai de carro eh mto cansativo pq sao 4 horas pra ir e pra voltar, isso tdo ateh a parte sul do grand canyon q dizem q eh onde se tem a melhor visao do canyon) e como o tempo tava meio apertado acabei n indo… Mas sinceramente, me arrependo um pouco de n ter ido… Acho q vale a pena !

    Roberta,
    Bom, o roteiro tah ai pra isso ! Legal saber q esta sendo util ! hehehe
    O bom de ir de SF pra LA eh estar do lado de fora da estrada e parar com mais facilidade nos spots pra admirar a paisagem, mas bem, dah pra aproveitar de qq jeito, eh apenas uma facilidade hehehe

    Roberta,

  127. hotelcaliforniablog disse:

    Legal Roberta, obrigada. bj

  128. Roberta disse:

    Rafael, que beleza de roteiro!! Vou copiar de cima a baixo rsrsrs! Mas farei o contrário, chegarei em LA e irei para SFO. Mas estava pensando em ficar com o carro em SFO. Como vc disse que não vale a pena, ja vou dispensá-lo rsrs! Obrigada pelas dicas de localização dos hoteis, foram MUITO úteis!

    Maryanne, seu site é ótimo!!!

    Beijos

  129. Ruth disse:

    Pessoal, estou planejando ir em jan pq e o meu mês de ferias e quero aproveitar para ir a South lake tahoe para esquiar e tb passar por yosemite e de las Vegas ir ao grand canyon. Alguém já fez isso? Preciso de dicas! Rafael, suas dicas são preciosas. Anotei todas!

  130. Priscila disse:

    Rafael, adorei seu roteiro – farei uma viagem parecida e ele será muito útil!!!
    Será que você poderia passar os sites de onde vc pegou os walking tours?
    Muito obrigada!

  131. Rafael disse:

    Livia,
    O city-tour é prático: Irá parar em todos os pontos de maior interesse, cabendo a você apenas escolher onde saltar. Além de rapidez de chegar de um ponto a outro e do guia passando informações da cidade.
    Deve dar pra ir de ponto em ponto com transporte público, mas acho q isso requer um estudo maior e não acho que será tão prático, mas isso é questão de opinião hehehe.

  132. Françoise disse:

    Oooopppss, entendi.O trecho em questão que você postou:”só discordo de você ,a época boa é setembro/outubro, julho /agosto ainda é muito frio”.

  133. Livia disse:

    Olá Rafael e Maryanne,estarei em SF agora no final de abril e estou terminando meu roteiro. Peguei muitas dicas legais aqui no blog!! Só queria tirar uma dúvida esse primeiro dia do tour do Rafael ( Alamo Square/Golden Gate Park..) também é conveniente fazer com transporte publico? ou só em ônibus de tour? Obrigada

  134. Rafael disse:

    Ivan,
    Cara, sinceramente acho que não adianta muito eu dizer o valor das diárias pois elas variam muito dependendo da época do ano, eventos na cidade e por ai vai.
    Pesquise em site tipo mundi, decolar e outros do tipo pra ter uma idéia de preço e das notas que cada hotel recebeu das pessoas que já ficaram hospedadas neles (antes de viajar, gastei boas horas pesquisando sobre todos os hotéis e escolhendo onde ficar).
    Eu coloquei o nome de todos os hotéis que fui no roteiro (se não estou enganado) e só não ficaria novamente no de Santa Bárbara e no de San Diego, o resto todo eu recomendo !

  135. Ivan Augusto Fanzeres da Silva disse:

    Fala Rafael,

    Adorei suas dicas, parabéns.

    Gostaria de saber os valores das diárias dos hotéis que você ficou.

    Obrigado,

  136. Rafael disse:

    Beatriz,
    Para saber os estacionamentos eu procurava pelo google mesmo, escrevia por exemplo “parking Santa Monica” e ia procurando pelos sites… Cheguei até a encontrar mapas com localização dos estacionamentos, é bem tranquilo de achar isso no google.
    Com relação aos ingressos do Cirque de Soleil, eu lembro de ter ingressos pro “Mystere” e “Zumanity”, eu não lembro pro “O”, mas acho que tem sim, mas se não me engano eu escutei falar que “O” é o espetáculo mais procurado do Cirque de Soleil. No site do Tix 4 tonight eu acho que diz os ingressos que estão sendo vendidos, vale a pena dar uma pesquisada lá. De qualquer forma, posso dar o exemplo da minha viagem, cheguei em Las Vegas e a primeira coisa que fiz foi ir numa cabine do Tix 4 Tonight ( uma das várias que tem na Strip) e comprei ingressos pra shows, buffets mais baratos, ingresso mais barato pro Madame Tussauds e por ai vai hehehe.

  137. Rafael disse:

    Eduardo,
    Informações você encontra no site das ligas (NBA, NFL, NHL, MLB). É muito tranquilo comprar o ingresso pela internet e pegar lá na hora do jogo diga-se de passagem.
    Agora, você indo no final do mês suas opções ficam menores, pois não tem NFL. Terá NBA e NHL, mas ambas estarão na fase decisiva, ou seja, para assistir algum desses jogos você terá que estar na cidade de algum time que esteja jogando os playoffs (por ex em LA voce pode ter a chance de ver os Lakers ou o Clippers que deverão estar nos playoffs) e os ingressos deverão estar um “pouco” mais caros hehehe. A MLB (liga de baseball) vai estar no começo da temporada, mas eu não sou fã de baseball e nunca fui em um jogo, mas sei que existem inumeros times de baseball espalhados pela California caso te agrade a idéia (Tem em SF, Oakland, San Diego, LA…).
    Se eu fosse indicar algum jogo pra ir, indicaria da NBA ou NHL, pois as arenas geralmente ficam localizadas no centro da cidade, a quantidade de pessoas não é tão grande qt num jogo da NFL, arenas climatizadas, modernas, dá pra ir de carro (geralmente dá, procure onde ficam os estacionamentos próximos da arena), é mais tranquilo de ir e voltar por causa do numero de pessoas menor e serao praticamente suas únicas opções nesta época hehehe

  138. Beatriz disse:

    Rafael
    Adorei seu roteiro .
    vou fazer um roteiro bem parecido com o seu , tb de 3 semanas indo a Vegas, só trocando este dias de LA que vc foi a Disney , que eu não vou , para ir a Napa.
    como vc busca estes estacionamentos nos lugares? Adorei a ideia de ir já sabendo onde parar.
    E em relação a compra do Cirque du Soleil , neste ‘Tix 4 Tonight ” vc encontra todos os espetáculos do Cirque ? Pois quero ver o “O ” e pensei em comprar antecipadamente.
    obrigada!
    abs

  139. Eduardo disse:

    Excelente dicas.

    Rafael,

    Onde posso achar informacoes e comprar ingressos para jogos? Estarei na California no final desse mes e achei interesante a ideia de ver algum jogo? Qual voce acha que é o mais interessante (show) para leigos?

    Abs,
    Eduardo

  140. Rafael disse:

    Renata,
    O tour que eu fiz foi da empresa “Red and White Fleet”, que possui tours não só de onibus como também de barco.
    Nesta empresa eu fiz não só o tour de ônibus (estilo hop on hop off), como o tour de barco que passa por baixo da Golden Gate Bridge e um outro que roda a baía no pôr-do-sol. Minhas opiniões sobre esses tours estão no roteiro hehehe
    Segue o site da empresa, já na página do city tour que eu fiz (repare que tem um mapa do tour na página, o que ajuda a programar onde saltar do ônibus, quais são seus pontos de interesse, etc). Comprei o ingresso de todos os tours no mesmo dia que os fiz, as cabines pra venda de ingressos ficam no Fisherman’s Wharf no Píer 43 1/2 (se não estou enganado, conferir no site). Se não me engano eles vendem também na Union Square.
    Existem muitas empresas com esses tours, mas eu achei o tour de ônibus da Red and White o mais completo, mas ai cabe você analisar também hehehe
    http://www.redandwhite.com/hop-on-hop-off-city-loop.asp

  141. Renata Barros disse:

    Oi Rafael,

    Adorei seu roteiro! Estava preparando o meu e de repente me deparei com o seu.
    Você poderia falar um pouco mais sobre este City Tour que você escolheu? Onde comprar, como funciona, existe algum site que já posso pesquisar com antecedência… rsrsrs

    Obrigada!

  142. Rafael disse:

    Cristiana,

    LA-LA = 4 a 5 horas, depende de quão fundo você pisa no acelerador, já que a estrada é praticamente uma reta interminável no meio do deserto hehehe

    Outlet em Barstow é bem pequenino, tem algumas lojas básicas (Tommy, Polo, Nautica) e uma pequena praça de alimentação. Na verdade eu parei lá pra ir no posto de gasolina, mas ai aproveitei e utilizei o outlet como uma “parada pra descanso de dirigir” no longo caminho ateh Vegas, aproveitei pra comer alguma coisa na mínima praça de alimentação e adiantei umas compras pedidas pelos meus pais hehehe.

    Carro em Vegas se faz necessário se você quiser ir no Outlet por lá, para carregar as compras. Um ponto é que os outlets de Vegas (tem 2 premium outlets lá , um no sul da Strip e um no Norte) são bem maiores e mais completos que o de Barstow, com muitas lojas e você ainda pode se cadastrar no site do Premium Outlets e pegar cupons de desconto para usar por lá, coisa que você não poderá fazer em Barstow, o que me leva a concluir que você deve ir nos Outlets em Vegas e não fazer isso apenas em Barstow.

    Acho o carro prático também para visitar Casinos mais afastados de onde você for se hospedar (por exemplo: muitos brasileiros ficam no Stratosphere, talvez o casino mais barato pra se hospedar na região dos Casinos mais conhecidos, mas longe de tdo pois fica bem ao norte da Strip, ou então visitar os Casinos mais antigos na Freemont Street), pois é mais rápido que pegar qq onibus, ir andando e os estacionamentos de todos os casinos são de graça. Porem se escolher ficar sem carro se n me engano tem um ônibus que roda por toda a Strip, mas tem outro detalhe, n sei a idade dos seus filhos, talvez seja mais facil andar com todo mundo junto no carro do q zanzar de onibus.
    Resumindo: EU fiquei com o carro e não me arrependo !

  143. hotelcaliforniablog disse:

    Cristiana, por favor veja qto tempo leva de LA ate LV no google maps. Vamos usar o Rafael pra perguntas que só ele pode responder, como se o outlet de Barstw vale a pena ou nao. Procure aqui no blog a categoria “clima”que vc vai encontrar as informaçao sobre temperatura em SF.

  144. Cristiana disse:

    Oi, Rafael!
    Vou fazer um roteiro bem oarecido com o seu: irei com o meu marido e três filhos. Vou passar antes em San Diego, voltar para LA e ir para LV, qto tempo vc levou até LV? O outlet no caminho (Barstow) vale a pena? Pensei em devolver o carro ao chegar em LV ou é melhor ficar de carro lá?
    Obrigada!

  145. hotelcaliforniablog disse:

    Camila, please leia o blog. Nao sei qtos posts e comentarios existem sobre esse assunto! Leia as categorias “roteiros sf-la” e “caminho sf-la”. Terei o maior prazer em responder novas perguntas e coisas que ainda nao foram faladas no blog, ok? beijo

  146. hotelcaliforniablog disse:

    Rafael ( Bacelar), essa solução não é aconselhada por mim. Leia um pouco o blog e vc vai ver varios comentarios sobre precos dos estacionamento e minhas sugestoes de lugares pra ficar. :-)

  147. Rafael disse:

    Camila,

    Na minha opinião a melhor cidade vai depender do que você quer fazer na viagem. Entre SF e LA eu fiquei em diversas cidades como está escrito no roteiro. Por exemplo, se pretende visitar Carmel, eu acho melhor se hospedar em Monterey, por ser mais barato e estar a apenas 10 minutos de Carmel.
    Enfim, depende do seu roteiro de viagem !

  148. Camila Praxedes disse:

    Rafael e Maryanne,

    gostaria de saber qual a melhor cidade para se hospedar entre São Francisco e Los Angeles, numa viagem de carro.

    Agradeço.

  149. Rafael disse:

    Olá Renata !
    Com relação ao carro, eu aluguei na Alamo, daqui do Brasil mesmo, peguei em San Francisco numa agencia da Alamo muito perto da Union Square (onde ficava meu hotal inclusive) e devolvi em Las Vegas no aeroporto. Pra reservar na verdade eu fui numa agência de turismo e reservei por lá, achei as tarifas bem mais em conta do que pelo site, mas isso acho que é questão de sorte.

    Rafael, não sou a Maryanne pra te responder com tanto conhecimento, mas acho que já li aqui no blog e pelo pouco tempo que passei em San Francisco posso dizer: Carro em San Francisco não valhe a pena ! San Francisco tem diversos meios de transporte que atendem toda a cidade (principalmente a parte que valhe a pena), além de que parar o carro em San Francisco pelo pouco que eu vi era caro e difícil… Fora o trânsito ! Então eu se fosse você pegaria um hotel mais perto dos pontos turísticos da cidade mesmo (não economizaria nessa parte) e utilizaria bastante os meios de transporte de lá.

    Espero ter ajudado ! Abraços !

  150. Renata disse:

    Ola Rafael,
    Adorei seu roteiro, dicas muito valiosas, Parabéns!!
    Queria saber mais sobre as agencias de aluguel de carro, em qual voçe alugou, se vc fez isso aqui no Brasil, pelo site ou por telefone, se voçe teve algum problema, se voçe pegou e devolveu nos aeroportos, etc.
    Obrigada.

  151. Rafael disse:

    Maryanne,
    Estarei visitando SF entre os dias 12 e 16/04. Estarei de carro e estou pensando em ficar hospedado proximo ao aeroporto. Existem estacionamentos baratos proximo dos pontos turisticos? A diferença de valor dos hoteis está muito grande… E como estarei de carro, pensei em ficar num hotel melhor (mesmo que afastado). Qual a sua opinião?

  152. hotelcaliforniablog disse:

    Nao canso de repetir: Setembro e outubro sao os melhores meses daqui. bjs

  153. Carol disse:

    Sim, OUTUBRO é a melhor época para ir!
    Peguei sol todos os dias, estava maravilhoso! Recomendo, fui de 09 à 23/10 no ano passado. FOI DEMAIS!
    Que saudade de tudo, vejo as fotos e cada vez mais me dá vontade de ir de novo…
    =)

    Em breve estarei ai!
    Have a nice trip!

  154. Dagmar disse:

    People, informações preciosas devidamente anotadas. Muitíssimo obrigada! bjks

  155. Rafael disse:

    Maryanne, se o preço da gasolina subiu eu não sei hehehe, na verdade não lembro exatamente quanto era o preço do galão, mas eu acho que não era esse valor todo…. hehehe

    Marcos, torcerei e muito para que você de sorte então !!! hehehe
    A noite eu achei bem tranquilo, a rua do Hotel tem um acesso direto ao Hollywood and Highland, que é o complexo onde é realizada a festa do Oscar. Eu não tive problemas por lá. Esse hotel é perto do Kodak Theatre, Chinese Theatre, a calçada da fama é na Hollywood Boulevard, ou seja, colada no hotel também. O Madame Tussauds também é ali perto, enfim, a localização é excelente para ir nesses pontos turisticos de LA. Tipo, você sempre verá algumas pessoas esquisitas, quando você se afasta desse pedaço da Hollywood Blvd (com os theaters e tal) a noite você vai ficar com um pouco de receio, mas é porque você não é do local mesmo… Andei tranquilo por lá a noite, entrei em lojinhas de souvenirs, tudo tranquilo mesmo, é só ter aquela atenção de brasileiro mesmo hehehe.
    O estacionamento do hotel é pequeno sim, inclusive num dos dias eu cheguei lá bem tarde pra parar o carro e o estacionamento estava cheio. O que eu fiz ? Fui na recepção e falei que tentei parar o carro e não consegui. Na hora o rapaz da recepção pediu a chave do carro e falou que ia estacionar, que na manhã seguinte quando precisássemos do carro era só pedir a chave.
    A localização desse hotel é perfeita. Te permite ir nesses pontos mais famosos de LA sem precisar parar o carro em estacionamentos, o q eu achei dificil e caro nessa parte da cidade. Os outros (Getty Museum, Beverly Hills e por ai vai) você para o carro facilmente.

    Carro a gasolina. Gastei pouco, mas como a Maryanne disse, a Gasolina subiu bastante de uns tempos pra cá.

    Abraços !

  156. hotelcaliforniablog disse:

    Rafael e Dagmar, a gasolina subiu loucamente. Nao sei qto o Rafael pagou qdo esteve aqui, mas o galao custa por volta de $ 4.60. Tenho um Honda Fit, e tenho gasto perto de $ 40 pro tanque cheio.
    Rafael, many thanks pela sua ajuda. bj

  157. Marcos disse:

    Rafael, se eu der a sorte dos Lakers classificarem e jogarem lá eu vou com certeza!

    Em LA estou com o hotel Hollywood Celebrity Hotel reservado pelo booking. Como devo chegar lá a noite e só devo ficar o outro dia todo inteiro penso ser uma boa pela localização. Perguntas: A região dele a noite é tranquila ou é barra pesada? E o estacionamento é bem pequeno mesmo? Vi muita gente reclamando nos comentarios…De lá dá pra fazer o que a pé? kodak, calçada da fama…?

    Gastou pouco com combustivel hein? Seu carro era a diesel ou gasolina?

    abraço e obrigado!

  158. Rafael disse:

    Dagmar,
    Antes de mais nada, se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar ! Estou sempre por aqui pelo blog hehehe
    Pelas minhas anotações da viagem, eu gastei na viagem inteira 120 dólares com gasolina… Lembrando que fiquei 21 dias e fiz umas estripulias com o carro do tipo ir até San Diego e voltar e ir de LA até Las Vegas.
    Pra ter uma idéia, peguei o carro em San Francisco e só fui abastecer a primeira vez em San Luis Obispo e ainda sim, se minhas anotações não estiverem erradas, não gastei nem 25 dólares pra reencher o tanque hehehe
    É isso, ! Qualquer coisa é só perguntar !
    Bjs !

  159. Dagmar disse:

    Maryanne, como sempre dando um help para os viajantes de “primeira viagem pela CA”. Muito bom o roteiro detalhado do Rafael, obrigada aos dois! Gostaria de saber do Rafael, já que meu roteiro é muito parecido com o dele, só que um pouco mais curto e sem os jogos (kkk), quanto ele gastou mais ou menos em combustível, pois já xeretei em todos os posts e não acho esta informação, sei que no EUA as medidas são diferentes do Brasil, e todo mundo diz que é barato, mas meu roteiro é SUPER ECONÔMICO, então todas as despesas devem estar previstas na ponta do lápis! Se puderem me dar esta dica, agradeço. Beijos e obrigada!

  160. Rafael disse:

    Primeira coisa: É muito legal poder ver meu roteiro aqui ! Espero estar ajudando outras pessoas assim como fui ajudado pelo Blog !

    Marcos, um conselho que posso dar é: Se estiver a fim de ir e estiver lá, faça de tudo pra ir ! Não deixe de fazer, porque depois você fica pensando: “Poxa, deveria ter ido no jogo…”
    Melhor não se arrepender depois hehehe, já que está lá aproveita !

    Engraçado, achava que Agosto que era bem calor hehehe, bom, que seja setembro a melhor época hehehe

  161. Marcos disse:

    Muito obrigado Rafael e Maryanne por disponibilizarem mais um post com muitas dicas de SF e roteiro SF-LA.

    Rafael, vou contar com a sorte pra ver se consigo pegar um jogo dos Lakers…O duro que quando eu for vai estar na fase dos playoff´s hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>