American Airlines, evite a todo custo

Logo que comecei o blog fiz uma série de posts que explicavam quais eram os melhores voos para chegar em São Francisco. Citava e recomendava o voo da American Airlines, GRU-DFW-SFO por ser o mais curto de todos os voos do Brasil pra São Francisco. Eu mesma cheguei a ter um cartão de credito AAdvantage pra ficar mais fácil viajar com a AA. Mas esses foram outros tempos. Agora não entro num avião da American, nem que me paguem a passagem de 1a classe. Vejam só o que aconteceu com uns amigos, que viajavam de executiva de Miami pra BH, no dia 30/3/2012. Segue o relato do Fernando:

Viemos de Los Angeles para Miami, num vôo tranquilo e super pontual com cerca de 5 horas de duração. O intervalo entre nossa chegada a Miami e nossa partida para BH era folgado, o q nos deu tempo de comer alguma coisa e descansar um pouco. O Voo estava anunciado no painel de Partidas do aeroporto de Miami como “on time”. No horário previsto de partida de 23:10, foi anunciado um atraso, por problemas técnicos. Era o ar condicionado. O horário foi adiado mais 2 vezes. Em torno de meia noite e meia foi anunciado q o voo fora suspenso e só partiria no sábado às 13:30 horas, ou seja 13 horas mais tarde. A essa notícia seguiu-se a notícia de q não havia vagas de hotéis em Miami e q teríamos q dormir no auditório do aeroporto.

A título de compensação foram dados vouchers de alimentação. Todos os restaurantes, lanchonetes e cafés do aeroporto de Miami fecham às 23 horas. E voucher de hospedagem no valor de U$250.00, para hospedagem nos hoteis q estavam totalmente ocupados. Acompanhado desses vouchers é claro q eles nos fizeram assinar um documento dizendo q não tentaríamos qualquer ação compensatória no futuro.

Fomos então para o auditório. Lá fomos acomodados em caminhas de armar, tipo camas de campanha, com travesseirinhos de avião e cobertorzinhos idem. O ar condicionado a toda. O frio entrava por baixo das caminhas. Lá estavam crianças, mulheres grávidas, pessoas idosas. Nós conseguimos nos acomodar em torno de 2 ou 3 horas da manhã. Às sete quem ainda estava dormindo foi acordado pois supostamente o auditório seria usado.

A explicação q nos foi dada, é de q com o atraso técnico, a tripulação q faria o voo havia ultrapassado o tempo permitido para voar, e q não havia nenhuma tripulação reserva. No sábado ainda ficamos 1 hora dentro do avião, q só saiu às 14:30 horas. E eu e minha esposa estávamos viajando em business class, dá para acreditar?

Ao chegarmos em casa recebemos um email da American se desculpando e creditando 15.000 milhas em nossos programas de pontos. Achei uma reparação muito pequena pelo q passamos. Certamente passarei a utilizar outra companhia aérea para ir aos Estados Unidos.”

Eu me pergunto se existe reparação pra uma atitude dessas? Alguém já passou por isso e conseguiu alguma coisa a mais do que milhas inúteis, já que ninguém mais vai se arriscar a entrar num voo deles?

21 ideias sobre “American Airlines, evite a todo custo”

  1. Legal Mabili, obrigada pela notcia das malas.1 hora me parece pouco tempo pra fazer conexao em JFK, vc viu isso com eles? Pq as vezes os portoes sao do lado ( o voo SFO-Chicago-GRU é assim), e els sabem que esse tempo de conexao é OK. bj

  2. Me deu um certo gelo no coração agora! Acabei de comprar minhas passagens pela AA! Vou de GRU para JFK, fico 3 dias por lá, depois vou de JFK para SFO, fico 30 dias e volto SFO-JFK-GRU! Ou seja, vou voar bastante de AA nesses dias, comprei um combo dos vôos! O que realmente me preocupa é se na hora do transtorno e do nervosismo eu vou saber me comunicar em inglês para resolver isso! Outra coisa, meu vôo de volta chega as 21:10 em JFK e o próximo sai as 22:15, vcs acham que 1 hr é um tempo mto curto para essa escala no JFK? Tbm aproveito para compartilhar aqui uma novidade, a AA airlines agora permite que o passageiro leve 2 malas de até 32kgs tbm no vôo interno, quando for comprado através de combo, como eu fiz! Beijos Mary!

  3. Carla, obrigada por compartilhar sua experiencia. Que bom que deu tudo certo.
    Obrigada pela dica do flat. Espero mais detalhes, se puder mandar. Bj

  4. Olá,

    Voltei ontem de Dallas, depois da viagem pela California e Las Vegas.
    O voo era da American Airlines e estava marcado para as 7:20 da noite. Olhamos o painel e vimos que havia sido alterado para as 8:20h. Não percebemos que era para a manha seguinte…

    Quando nos demos conta, já fomos uns dos últimos a receber o voucher do hotel e de jantar e café da manhã.

    Colocaram todas as pessoas do vôo em hotéis, nós ficamos no Marriott e o vôo saiu na hora planejada no dia seguinte.

    Não houve confusão e nem ninguém se sentiu lesado, apesar do enorme transtorno das 12 horas de atraso do vôo.

    Enfim, estamos sujeitos a estes problemas. Às vezes são bem resolvidos, às vezes não….

  5. Infelizmente isso não acontece só com a AA. Estamos sujeitos a esses problemas com a maioria das cias aéreas. É comprar a passagem e rezar para que td saia bem. Eu já voei 3 vezes pela AA, a última em janeiro desse ano, e nunca tive problemas. Em compensação, com a Air France, que mta gente diz ser maravilhosa, meu voo tb atrasou mais de 14h e apesar de termos sido encaminhados a um hotel, tivemos que sair do hotel as 5:30 da manhã com a desculpa de que o voo partiria às 8h, qdo só saiu às 14:30 da tarde…e ñ recebemos voucher para alimentação, somente para 1 bebida. Chegando ao Rio, ainda tive que esperar minhas malas por 10 dias…então…o que dizem? Seja AA, United, US, Air France, etc…sempre somos a parte fraca dessa relação desigual que as cias aéreas possuem com seus passageiros!

  6. Uma pena que a AA esteja nesse nível. E o pior é que nem barata é.

    Lembro que esses documentos afirmando que não será ajuizada nenhuma ação judicial não tem nenhuma validade no Brasil, ou seja, o passageiro prejudicado pode e deve assiná-lo, receber as compensações inicialmente oferecidas e, quando puder, ingressar com a ação judicial.

    Eu recomendo três coisas: (1) espalhar uma reclamação bem escrita e fundamentada em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, para que a experiência negativa seja de conhecimento público, (2) ingressar sim com a ação judicial objetivando as respectivas indenizações por danos materiais e morais, porque essas ações são pedagógicas, isto é, ensinam às empresas que elas não podem tratar os passageiros como querem e (3) ingressar com essa ação judicial logo, porque uma ou duas semanas depois a vida normal e atarefada recomeça, a raiva diminui e o passageiro prejudicado finda não fazendo nada e termina compensando para a empresa dar esse tratamento aos passageiros.

  7. Vanessa, o Omini fica bem localizado sim. Nao se preocupe com o ingles, o que nao falta por aqui é mexicano que entende muito bem portugues. bj e volte sempre.

  8. Estou programando minha lua de mel em Outubro. Pelo visto irei de AA tb, pq infelizmente é a cia mais acessível….mas qdo a gente se depara com esses relatos sempre ficamos tensos,espero q não ocorra nenhum imprevisto, aproveitando o comentário, como é o clima aí no final de outubro e inicio de novembro?! Algum festival nessa época?! Outra coisa, acho que ficarei hospedada no Omini: é bom hotel e de boa localização?! Só mais uma duvida, meu inglês é bem intermediário e meu noivo não fala nada… Será q terei q me preocupar especificamente com alguma situação ou é tranquilo visitar SF sem ser fluente em inglês?! Adorei ter descoberto o blog, aos poucos estou lendo sobre seus posts mais antigos para ir me familiarizando mais com a cidade, mas já estou amando e ansiosa pela viagem! Grande abraço, e de agora em diante me verá bastante por aqui, rsrsrsrsr!

  9. Mary, eu e minha “namorida” tbem nos demos mal com a AA nessa semana. Depois de um voo bom e tranquilo entre GRU e MIA ( com um comida horrivel ), pegamos o voo de conexao para SFO. Com apenas 01:00 de voo, o piloto informou que por problemas tecnicos teriamos que descer em Memphis e la ficamos por 5:00hs ate um outro aviao vir de Dallas. Recebemos um voucher para almoco de $12,00 e nada de informacao. Nada comparado ao oque aconteceu com o Fernando e outros, mas tao revoltante qto. AA sucks.
    Enfim, agora estamos aqui em SFO e aproveitando o maximo que podemos. Gracas as dicas do blog. Obrigado Mary.

    Edu e Fla

  10. Luciana, é revoltante né? Perdemos horas fazendo pesquisa, procurando os melhores deals, tentando manter fidelidade pra sermos bem tratados, mas a verdade é que estamos totalmente na mao deles. bj

  11. Ano passado passei por uma situação lamentável de overbooking com a Air France. Depois de ficar mais de 4 horas no aeroporto Charles de Gaulle sem grandes explicações, consegui um bilhete para embarcar no dia seguinte em um voo da TAM, pois se quisesse ir de Air France, no dia seguinte não haveria. Além disso, me deram o voucher do taxi, uma água e sanduíche e um voucher de 600 euros para descontar no Brasil (poderia ter escolhido 800 euros em créditos na Air France).
    Lá fui eu num taxi com um motorista que só falava francês tentar achar um hotel para dormir em plena madrugada, pois no aeroporto me recusei a ficar.
    Achei a situação toda de extremo desrespeito e para completar os 600 euros se transformaram em R$ 1200 e poucos reais (de acordo com a conversão da própria Air France no Brasil).
    Infelizmente, percebo que as companhias aéreas não tratam de forma respeitosa o consumidor.

  12. Carol! Estava te escrevendo um e-mail.. vc viu que a Lais quer entrar em contato com vc. Posso passar seu e-mail pra ela? bj
    Sorte de vcs nao terem tido nenhum problema.

  13. Lais, normalmente as pessoas comentam no ultimo post. Eu sempre recebo os comentarios novos, entao nao se preocupe, pois eu vou ver suas duvidas. bj

  14. concordo que a atitude deles foi péssima…. mas nesses 6 meses que ficamos ai, so voamos de AA e nao tivemos NENHUM problema, foi tudo ok!

  15. Seus amigos devem procurar o Juizado Especial no Brasil. Se eles são de BH, Juizado de relações de consumo, na rua Curitiba. Para indenizações até 20 salários mínimos, não precisam de advogado. Devem levar o maximo de documentos que possuirem, o documento que assinaram nos EUA sob pressao será solenemente desconsiderado, por ser abusivo.

  16. Olá Maryanne tudo bem?
    Tô passando no seu blog pela primeira vez e comentando em um post que não tem nada a ver com o que quero. Pra não atrapalhar o bom andamento do blog queria saber se posso comentar nos posts anteriores, se você consegue ver os comentarios de posts antigos ou se tem um outro modo de falar com você, por e-mail, talvez.
    Desde já obrogada e parabéns pelo blog.
    Laís Gomes

  17. Culpa do Spring Break a falta de hotéis. E não é mentira. No final de março fui parar em Hollywood em um hotel. Só consegui o voucher pela sala vip. Quem estava na fila normal dormiu no aeroporto mesmo.
    Como seus amigos estavam na executiva, poderiam fazer o mesmo.
    Em tempo: Executiva na AA só vale saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo. Nos outros, não vale nada, pois são aviões antigos, que oferecem pouco conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *