Cable Car Museum, pra entender os bondinhos de São Francisco

Já tinha ido uma vez ao Cable Car Museum, na época que nem morava aqui ainda. Lembrava que era um lugar bem interessante, mas não tinha guardado muito mais que isso. Semana passada, eu estava com hóspedes em casa, e achei a companhia ideal pro passeio. Comemos um lanche no Burguer Bar na Macy’s e daí pegamos um táxi, que nos deixou lá por menos de 10 dólares, e em menos de 10 minutos.

DSCN2803

O museu é bem pequeno e a entrada é grátis, e você logo entra numa sala onde vê os bondinhos em funcionamento, e aprende um pouco sobre esse meio de transporte, exclusivamente local.

Os bondinhos, criados em 1873, se movimentam com ajuda das máquinas que estão na entrada do museu. Todas as máquinas juntam fazem os bondinhos andarem numa velocidade constante de 15km/h. Hoje existem 40 bondinhos em operação no sistema, mas somente 26 são usados diariamente, enquanto os outros ficam em manutenção.

Uma coisa que sempre me impressiona quando eu ando de bondinho, é o tamanho dos motoristas. Lá no museu eu aprendi, que eles precisam mesmo ser grandes e fortes, pois controlam no muque a velocidade dos cable cars e as 10 toneladas de peso de cada carro.

DSCN2813

No subsolo do museu, dá pra ver os cabos se movendo embaixo do bondinho que passa na esquina da Mason e Washington Streets. Vai lá, eu achei super interessante, e ainda dá  pra aprender muito.

San Francisco Cable Car Museum – 1201 Mason Street

3 ideias sobre “Cable Car Museum, pra entender os bondinhos de São Francisco”

  1. Oi Jorge, acho que a California Academy of Sciences tb permite reservar com antecedência, mas só consigo lembrar desses .

  2. Olá Maryanne,

    Com viagem marcada para o concorrido mês de julho próximo, tenho acompanhado os suas postagens. Eles têm me ajudado a planejar as atividades nos dias 5 dias livres que terei (ou teremos, pois viajo com a família).

    Fora o passeio de Alcatraz, você saberia dizer quais outras atrações (entre as “populares”) de SF, deve-se (e pode-se) reservar com antecedência?

    Considero no meu planejamento, o Exploratorium (http://hotelcaliforniablog.com/2013/04/04/pra-lembrar-novo-exploratorium-abre-dia-17/) e o Aquário de Monterey (já no caminho para LA) previstos no CityPASS, que pretendo adquirir em SF.

    Já fiz a compra dos ingressos para passeio noturno de Alcatraz conforme dica (http://hotelcaliforniablog.com/2013/02/27/alcatraz-informacoes-uteis-para-seu-passeio/).

    Não sei se o post está muito “off-topic”, mas lendo a sua postagem, além de incluir a visita a este museu, me fez considerar a possibilidade de outras atrações tão concorridas quanto Alcatraz, permitirem o agendamento prévio.

    Muito obrigado mais uma vez!

    Jorge

  3. Eu também acho super interessante e muito importante para quem vai a San Francisco.
    O bondinho além de nos levar de um lado ao outro tem história e isso é muito gostoso de conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *