O que muda na sua viagem com o shutdown do governo americano

Vou começar tentando explicar o “shutdown”de um modo bem simples. De tempos em tempos o governo precisa uma aprovação formal do Congresso, para orçamento público. Agora o dinheiro existe em caixa, e teoricamente a aprovação seria tranquila, se os Republicanos (partido da oposição atual), não tivessem aproveitado o  momento para fazer a última tentativa de acabar com o programa de saúde criado pelo Obama, o Obamacare. Os republicanos estão atrelando o voto de aprovação do orçamento a mudanças drásticas no Obamacare, a ponto de inviabilizar o projeto. Nenhum dos lados cede, e agora povo e turistas estão entrando pelo cano. Por quanto tempo, ninguém sabe (o último shutdown foi em 1995, e durou 21 dias). *

Por enquanto todos os serviços públicos considerados “não essenciais” estão suspensos, e os parques nacionais se enquadram nessa categoria. Estão fechados na Bay Area e em São Francisco, os seguintes parques: Alcatraz, Muir Woods, Fort Point, Hyde Street Pier, Maritime Museum e Yosemite National Park.

Quem já comprou os ingressos para Alcatraz, deve ir até o Pier 33 para receber seu dinheiro de volta, ou fazer um cruzeiro de 90 minutos pela baía. Quem estava dentro do  Yosemite, tem até amanhã pra sair.

Foto: New York Times

Foto: New York Times

Para quem viaja pelo resto do país, estão suspensas as visitas à Estatua da Liberdade, os 19 museus e galerias do Smithsonian em Washington, e Yellowstone Park, entre os mais conhecidos de 401 parques nacionais.

* existe também uma briga pela aprovação do limite de crédito, que deve acontecer por volta de 17 de outubro, mas isso já é outro assunto.

Se você quiser saber um pouco mais, esse texto aqui (em inglês), está bem objetivo.

8 ideias sobre “O que muda na sua viagem com o shutdown do governo americano”

  1. Jessica, o shutdown foi uma coisa super rara e não é um acontecimento anual. Esperamos que demore muito pra acontecer outro, o ultimo tinha sido em 1995. um bj,M

  2. Oi Celia, muito obrigada!!!! Fiquei emocionada com suas palavras, vcs que sao uma graça!!! Um bjao pra vcs 2 e obrigada.

  3. Olá Maryanne!
    Retornamos ao Brasil no dia 12/10. A viagem a Costa Oeste foi MARAVILHOSA graças as orientações dos blogs, inclusive o seu.
    Conhecer San Francisco de mãos dadas com uma guia brasileira, foi gratificante! É uma cidade encantadora, assim como você, simpática, culta, experiente e incansável. Todos os lugares importantes foram vistos e admirados sobre vários angulos. Ficamos encantados e agradecidos! Com certeza indico seu trabalho e sua companhia para os futuros viajantes.
    Apreciamos, também, a viagem de carro por toda a Costa Oeste até San Diego pela estrada High 1 Road que é linda! E, por fim, fechando a viagem com chave de ouro fomos à Las Vegas e, não poderia ter passeio mais exitante do que conhecer o Gran Canyon a bordo de um helicóptero, foi inesquecível. No início ficamos com receio de não conseguirmos realizar tal sonho devido ao shutdown do governo americano mas, como a região da Skywalk pertence aos indios, como nos foi informado, foi possível a visitação. Entretanto, descer até o rio Colorado não foi permitido mas, de qualquer forma o passeio foi maravilhoso e tenho a certeza que a emoção do vôo e as belas imagens jamais sairão de nossa memórias.
    Estou à disposição para esclarecimentos sobre o passeio a quem se interessar mas, afirmo que ninguém conhece melhor San Francisco
    do que você!
    Receba nosso carinho e agradecimentos,
    Célia e Ramsay

  4. Eu nunca vou me esquecer dessa expressão… Não pude ir a Muir Woods e a Alcatraz… Quem sabe em uma outra oportunidade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *