Escola de inglês em São Francisco – dica de leitora

Tenho recebido muitas perguntas sobre escolas de inglês em São Francisco ou Berkeley. Muitas pessoas me pedem indicações, e aí eu lembro dos tempos em que eu vinha pra cá estudar inglês, e como era difícil escolher escolas e conciliar opniões. Alguns amavam a escola, outros odiavam. Por isso eu sempre respondo que não indico escola de inglês, pois acho uma coisa extremamente pessoal.

E eis que recebo um comentário, daqueles super detalhados, da Nicoli, que além de contar sobre a estadia dela, ainda deu mil detalhes do curso de inglês que ela fez, na St. Giles, e adorou. A Nicoli também falou bastante da importância de escolher bem a família e o local onde ficar durante o período de estudo.  Aqui vai:

“Há quase um ano atrás eu estava planejando o meu intercâmbio em SF. Escolhi essa cidade depois de uma indicação de um amigo que já havia estado lá e ter me dito que era uma região segura e muito bonita!! Tive um pouco de dificuldade de achar referências de pessoas que já haviam feito intercâmbio em SF, e foi quando eu achei, na net, esse blog maravilhoso e completíssimo! A Maryanne foi uma pessoa de grande ajuda, pois a agência que estava intermediando a minha homestay havia me colocado numa região que vim a saber pela Maryanne e pela Fernanada ( grande ajuda tmbm, obrigada Fernanada!) que era uma região um pouco perigosa e afastada. Através disso consegui em tempo mudar a localização da minha homestay um dia antes de embarcar para SF!!! Por isso, amigos, digo: pesquisem bem a localiazação da sua homestay ou do hotel onde irão ficar!! Isso sem dúvida contribuiu para que eu tivesse uma estada mais feliz em SF!
Indico MUITO ficar numa homestay! A melhor coisa que fiz fui ter trocado de casa em tempo!! A minha família era MARAVILHOSA, assim como a casa onde fiquei! Fui feliz demais com eles nos 30 dias que lá permaneci.

A casa era limpa, bonita, e a família muito acolhedora! A comida era ótima, não tenho nenhuma reclamação a fazer! Nem deu tempo de sentir saudade da minha família do Brasil de tão feliz que eu estava lá, hahaha.

Fiquei numa região chamada Ocean Avenue! Lugar com casas lindas, ruas limpas! Parecia que eu estava num filme!! Hahaha. A minha casa ficava a uns 20 minutos da escola. Era só pegar o transporte público que eu chegava lá em pouco tempo! E o local era muito seguro!! Tanto é que andava tranquilamente depois das 22 h por lá e ainda sim me sentia muito segura.

A minha dica para quem está indo fazer um intercâmbio é: assim que for feita a escolha da homestay pela agência, que vocês verifiquem a localização na internet! Isso foi muito importante para eu saber que ficaria num primeiro momento numa região horrível, cheia de homeless e possivelmente perigosa.

A minha impressão sobre a escola onde estudei: A agência que intermediou meu intercâmbio ( CI ) me indicou 3 tipos de escolas, mas acabei optando pela St. Gilles Internacional. Graças a Deus, fiz uma ótima esolha! A esola ficava em uma das ruas principais, a Market Street ( bem de frente pra Forever 21! $$$$$, rsrsrsrsrs). Esta escola fica perto da Union Square e perto de TUDO o que você possa imaginar. Todas as lojas, bons bares, restaurantes, enfim! A localização é realmente excelente.

A escola em si é maravilhosa!! No primeiro dia que você chega , az um teste para ver em qual nível você melhor se encaixa. E no dia seguinte já começam as aulas no nível que Serpa indicado pela instituição. Tive um professor maravilhoso! Eu conseguia compreendê-lo perfeitamente, pois esses professores da St. Giles são treinados para lidar com alunos estrangeiros, de diferentes tipos de nacionalidades e sotaques. Isso ajudou muito, pois ele também conseguia me compreender muito bem. A escola divide-se em uns 4 ou 5 andares, se não me engano. Possui além das salas de aula, um espaço para os alunos interagirem, com cantina, sofás e computadores. Além de laboratórios com vários computadores para uso dos próprios alunos.

Recomendo muito a St. Giles!! Fiz grandes amigos lá e tanto a estrutura quanto o staff estão dentro dos padrões que eu já esperava! As pessoas que trabalham na escola são muito receptivos e estão sempre disponíveis a ajudar! Nota 10!

O que mais me encantou em SF foi as pessoas. Nossa, como são simpáticas e estão sempre disponíveis a dar qualquer tipo de ajuda! Amei amei amei! Eles gostam muito do Brasil e quando descobrem que você é brasileiro, começam a falar sem parar “obrigado obrigado”. Hahaha.

Eu aproveitava os finais de semana para poder passear por SF: Napa Valey, Monterey, Carmel… Lugares lindos de se visitar! Fiz vários passeios depois que eu saia da escola. Eu tinha aula pela manhã, depois aproveitava para passear por SF. Um dos passeios que mais me marcou foi ter atravessado a Golden Gate de bicicleta!! Gente é INCRÍVEL a vista que se tem quando atravessa a ponte!!! Dá ate uma dorzinha no coração em relembrar isso…. Quanta saudade!! Nesse dia fui com minhas amigas de bicicleta de SF até Sausalito!! A região de Sausalito é encantadora, super romântica! Mas eu só aconselho ir até lá de bicicleta se realmente você tiver muito, mas muito fôlego mesmo, porque levamos nesse passeio por volta de umas 2h30m para chegar lá de bike!!! Hahahaha. Acho que vale mais ir a Sausalito de Ferry Building e apenas atravessar a ponte de bike, pois realmente ir pra Sausalito de bicicleta é muito cansativo!!!

Não deixem de ir á Alcatraz, Lombard Street, Twin Peaks, Dolores Park, Fishermans Wharf… são lugares ótimos de se visitar, e de fácil acesso!! Na maioria das vezes depois das aulas eu costumava ir ao , Fishermans Wharf… só de ficar La, caminhando, apreciando aquela vida, isso tudo me trazia uma paz absurda, uma vontade única de ficar ali pra sempre!!!

Bom, espero ter ajudado com o meu relato! Fico feliz em fazer isso, pois lembro que na época que eu procurava informações sobre intercâmbio quase não achava mitos relatos sobre SF.  E espero do fundo do meu coração que vocês aproveitem muito cada pedacinho de SF como eu aproveitei…. chego a ficar emocionada de fazer esse relato e lembrar de tudo o que vivi naquele lugar, de como eu fui feliz como nunca havia sido!! Agora posso me juntar àquelas pessoas que dizem…. I left my heart in San Francisco…. eu deixei o meu lá, e um dia volto lá para buscar….. 

Um beijo e Obrigada Maryanne!”

Obrigada à você Nicoli, tenho certeza que seu post vai ajudar muito quem quer estudar e passear por aqui. Volte sempre! Um beijo e obrigada!

21 ideias sobre “Escola de inglês em São Francisco – dica de leitora”

  1. Oi Flavia, tenho uma amiga, na faixa dos 30, que fez o curso de inglês aqui e adorou.Preciso ver o nome da escola dela. Parece que tinha pouca garotada. Os meses de verão nao sao os melhores, mas se tivesse que escolher, preferiria agosto, pois daí vc faz a viagem de motor home em setembro, que é excepcional. Escolha primeiro a escola, depois vá atras da locação, que é dificil mesmo. Viu os posts aqui na categoria ‘SF para estudantes”? Talvez te ajude. bj, M

  2. Oi Aline, se a idéia é intercâmbio, vcpode entrar em contato com a Waldana, com o blog parceiro, Acontece no vale. Ela pode te dar uma assessoria nesse assunto. O e-mail é conttao @aconteceno vale.com um bj, M

  3. Ola, estou definindo ainda a época jun jul ou ago. Indica alguma em especial? ( sei que jul é altissima temporada).
    A ideia é ficar 1 mes. 3 semanas fazendo curso de ingles e depois meu marido vai me encontrar para fazermos a costa de Motor Home.
    Mas confesso que ainda estou perdida pois não tenho muitas referencias de SF.
    Tenho 33 anos e a primeira dúvida é com relação a escola. Estava vendo com a CI que tb indicou a ST Giles, EC, Converse…enfim, como sei que tudo em SF é caro, ainda estou insegura se estas são as melhores opções com relação a custo beneficio tb.
    Queria um curso com um pessoal não muito jovem e de preferencia não mta gente na sala.

    A segunda dúvida é onde ficar e dentro do possível, que tenha um bom custo beneficio ( dentro do possível) rsrs e q seja uma boa localizaçao. Ja sei que nao quero casa de familia..pensei em alugar um ap pequeno, ou na escola…..
    Andei pesquisando Union Square, Mission District, Nob Hill, North Beach……
    Não sei por onde começar. QQ ajuda é bem vinda.

    Adorei o seu blog!!! 🙂

  4. Olá Maryanne! Seu blog é realmente incrível! Estou planejando um intercambio em 2016! Queria muito poder entrar em contato com a Nicoli ou com você, para falarmos a respeito. Já visitei SF por alguns dias e quero voltar para estudar!

    Obrigada! Bjs.

  5. Mariane, fico feliz que o blog te ajudou. Muito obraigada pelas informações, são sempre muito úteis. um bj, M

  6. Eu fechei pela CI um pacote de 2 semanas de curso de Inglês na St. Giles e fiquei hospedada no USA Hostels agora em Maio.

    Fui sozinha, e sim, deu um certo receio. Mas pesquisei MUITO antes de fechar tudo! E os blogs Hotel Califórnia e Acontece no Vale foram de imensa ajuda! Porém, mesmo planejando muito bem, ainda tive alguns percalços. Mas no geral, eu amei demais essa cidade linda que é San Francisco! Amei a St. Giles, e a minha teacher era excelente! E fiz muitas amizades bacanas!

    St. Giles: o preço é bem superior de algumas outras escolas que havia cotado, mas valeu muito a pena! A escola é muito bem localizada, bem estruturada, o staff é super gentil e solicíto, e a minha teacher (só tive uma professora, pois fiquei pouco tempo) é excelente! A cada duas semanas vc faz uma prova e tem um feedback.

    USA Hostels: apesar de ser super bem avaliada no TripAdvisor, eu particularmente não gostei. Foi a primeira vez que havia ficado num hostel, e não sei são todos assim, mas não achei o staff simpático e nem assim tão solícito como li nos comentários do Trip Advisor. Algumas noites tinha barulho de outros hospedes fazendo festa até as 5h da manhã.

  7. Tânia, avise quando souber a localização do seu homestay. O transporte publico é facil de usar e a cidade é pequena e amigavel. um bj, M

  8. Boa noite, Maryanne!!
    Vou para San Francisco fazer um intercâmbio de 30 dias.
    Estou com um pouco perdida, a agência ainda não me passou a homestay e lendo os comentários percebi que tenho que prestar atenção sobre a localização. Você sabe os lugares mais seguros? E o transporte publico é fácil de usar? Tem alguma dica? rsrs
    Obrigada pela atenção!
    Abs.
    Tânia

  9. Olá, Maryanne.
    Descobri seu blog por acaso, fazendo uma pesquisa no google. Estava em busca de referências de quem havia ido a SF fazer intercâmbio, e como podemos ver, isso é bem difícil de se achar.
    Estou pensando em fazer um intercâmbio de 3 meses para lá, porém achava muita pouca informação a respeito, e todos me falavam para ir para San Diego. Fiquei na dúvida, pois, SF me parece maior e com mais opções, tipo metrópole, certo?
    Adorei ver o relato da Nicoli. Diferentemente dela, pretendo em ficar em student residence, e a escola de inglês que a minha agência (Experimento) me indicou foi a EC.
    Você possui alguma referência ou conhece alguém que fez por lá? Estou numa dúvida danada porque não encontro ninguém para me dar essas dicas.
    Insegurança no momento é o que está me definindo, e sair daqui sem saber se será no mínimo 50% satisfatório, pode ser uma experiência desperdiçada.
    Espero que você possa me ajudar.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

  10. Olá Maryanne,

    Estou planejando ir para SF em Maio/15 e ficar 20 dias.
    E por ser meu primeiro Intercambio, sempre ficamos com algumas duvidas. Optei pela agencia CI . Minha maior aflição no momento está a localização da Homestay. O curso de inglês será pela Intrax.
    Você poderia me dar uma dica quanto uma boa localização de Homestay.
    Outro duvida também seria quanto a gasto semanais com alimentação , condução e passeios pela cidade. Você poderia me ajudar com essas questões.
    Obrigada 🙂

  11. Olá Maryanne,

    Queria agradecer suas informações sobre os lugares que devemos evitar em SF. Baseado em seu post escolhi a residência Columbus, não tive nenhum problema, apesar dos quartos serem pequenos, eram muito limpos e organizados, a localização achei muito boa. (15 minutos andando para escola e Union Square).
    Eu tinha alguns amigos que estavam em Casa de Família, e queriam mudar para Residências pela localização.

    Com relação a escola, optei pela Converse (4 semanas), e não me arrependi. Muito boa escola, os professores eram bons e a salas no máximo tinham 8 alunos. Tinha até um número razoável de brasileiros, mas é aquele papo de sempre, se não tiver como evitar, então que converse somente em Inglês. Foi meu caso, no dia que comecei tinha outro brasileiro e um suíço, acabamos ficando amigos e como tinha o suíço sempre junto, forçava a gente a falar somente em inglês. Outro ponto positivo que achei foi a questão da faixa etária, tinha bastante gente com mais de 25 anos. (não sei é sempre assim)
    Pra quem está interessado em aproveitar bem a tarde, não recomendo fechar o curso intensivo, que tem uma aula adicional após o almoço. (algumas pessoas que conheci, cancelaram ou até mesmo faltavam nas aulas).

  12. Oi Maryanne!

    Estou planejando ir pra SF em agosto passar um mês! Esses relatos e as suas dicas estão sendo incriveis!
    Consigo me virar bem lá de transporte publico? Não gostaria de alugar carro.

    Muito obrigada. Beijo!!

  13. Paty, vou adorar receber seu depoimento, pricipalmente se vc gostou da escola e acha que pode ajudar quem procura por uma. Um bj, M

  14. Se fosse combinado não seria tão parecido! Igualmente a Nicoli estudei na St Giles, a escola é incrivel meus professores uns fofos e super entendidos (professoreS sim! Tinha mais de um professor já que eu escolhi estudar business english a tarde, e eu super recomendo para quem trabalha e precisa do ingles). Assim como a Nicoli, eu também fiquei em Homestay e na mesma rua Ocean Av. a vizinhança é incrivel, super perto, tem shopping perto, uma quadra de basquete aberta por perto que eu ate me arrisquei com meus vizinhos a jogar um pouco (Claro, que eu brasileira dei um vexame! hahaha). Eu gostei tanto, mais tanto da escola que estou me arriscando nessa aventura novamente, porém desta vez ficarei em residencia estudantil, fica a dica para algumas pessoas, que assim como eu, gosta de badalar: O Muni para de circular por volta das 11pm se você for sair, a balada vai acabar as 2am e voce tera que pegar um taxi para casa, e isso sendo recorrente acaba afetando no orçamento ja que de downtown até a Ocean Av. custa quase U$50. Por este motivo optei dessa vez ficar em residencia estudantil que em grande maioria ficam localizadas em downtown. Falando de St giles ainda, a CI é a unica agencia de intercambio brasileira que comercializa os pacotes desta escola, e por isso não existe muitos brasileiros, e as turmas são de no maximo 12 alunos, e eles evitam colocar a mesma nacionalidade nas salas e nas homestays. Indico a St Giles de olhos fechados! =)

  15. Que saudade q deu do meu intercâmbio! Igual a Nicole, eu amei estudar em SF, mas fiquei em outra escola, quem sabe eu não faço uma depoimento assim igual ao dela… Me deu taaaannntttaaaa saudade… I left my heart in San Francisco…. Beijos

  16. Fui a SF a passeio e amei tudo! Morro de saudades dessa cidade, acompanho sempre o blog só pra acompanhar tudo o que acontece por lá. tenho certeza que vou voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *