Como ensinar ao GPS a fazer o caminho que você procura

Geralmente quando alugamos um GPS o aparelho dá uma surra na gente por boa parte da viagem. Já voltei a locadora algumas vezes pra trocar o GPS, ou porque ele não funcionava, ou porque a programação estava totalmente louca, ou os botões  não davam contato. Enfim, o aparelhinho sempre consegue nos dar uma boa dor de cabeça. Não vou ensinar a programar o GPS, mas sim de como tentar engana-lo da melhor forma possível, pra  que ele te leve pro caminho que você planejou, principalmente quando se trata da HW-1 aqui na California.

A maioria dos GPS tem uma programação que indica “most use of freeways”, que significa usar freeways sempre que possível, e “less use of freeways”, que significa usar alternativas quando possível.  Num país como os EUA, essas programações podem causar dor de cabeça. Lembro uma vez que meu irmão saiu do centro de São Francisco pra buscar um amigo no aeroporto (SFO) e levou horas pra chegar lá. Algum tempo depois, descobrimos que o GPS dele estava programado pra não usar freeways. Então ele demorou mais de uma hora e fez o caminho mais torto possível pra nunca pegar a freeway.  Se ele tivesse percebido isso, estaria no aeroporto em 20 minutos no máximo.

O que eu recomendo sempre é programar o GPS para trechos menores; por exemplo, se você vai de São Francisco pra Carmel e quer ir pela costa, coloque um endereço de uma cidade na beira do mar, entre São Francisco e Carmel, como por exemplo, Half Moon Bay. Se você  quer ir pela 101 nesse trecho e só pegar a litorânea depois de Carmel, você pode colocar um endereço de Giroy, só pra garantir. Vejam na foto abaixo a diferença entre os caminhos sugeridos com mais ou menos endereços.

map

A partir de Carmel, a freeway já fica bem mais longe do litoral, então dificilmente o GPS vai te mandar pra lá. Mas se quiser garantir, coloque o endereço do Hearst Castle, depois um de San Luis Obispo e depois um de Santa Barbara.

A mesma coisa vale pra Napa e Sonoma, se você  quer fazer um caminho mais tranquilo, perca alguns minutos pesquisando antes alguns endereços pelo caminho. Atualmente temos tanto recursos pra fazer isso, que nada justifica perder atrações menores e  cidadezinhas do caminho, porque não conseguiu chegar até elas.

Se você comprou um número de telefone local com internet ilimitada, como contei aqui, minha sugestão é que você faça o download da app Waze e esqueça o GPS. E nesse caso, também vale o conselho de quantos mais endereços pelo caminho, melhor.

6 ideias sobre “Como ensinar ao GPS a fazer o caminho que você procura”

  1. Oi Fred, pra o Marin Headlands é só seguir as placas. Tb nao sei o que colocar no GPS. Desça a rampa pra Sausalito logo depois da Golden Gate, só que nao desça ate la; vire a esquerda logo no inicio e verá as placas.
    Pra Yountville, coloque um endereço central, tipo 6224 Washington Street, qu vc vai cair bem no meio. Par Sonoma, jogue Sonoma Plaza no GPS e explore os cantinhos ao redor.
    Saindo de Sausalito, va primeiro pra Sonoma e só depois pra Yountville.
    Abraço, M

  2. Oi, Mariane! Desculpe se não fui claro! Minhas dúvidas são as seguintes:
    Em Sausalito, além do centro da cidade, quais endereços devo colocar no GPS pra ir a mirantes interessantes? Por exemplo, vi no Viaje na Viagem que você levou o Ricardo Freire ao mirante de Marin Headlands, mas não consegui identificar bem o lugar no Google Maps. Que endereço devo jogar no GPS para ir até lá?
    Depois sigo para Yountville e gostaria de aproveitar o percusso pra conhecer (de passagem) um pouco dos vinhedos da região de Sonoma e, talvez, descer em alguma vinícola. Quais steps devo programar no GPS?

  3. Fred, coloque Sausalito, depois um endereço no centro de Sonoma e por ultimo Yountville. Pra falar a verdade, nao entendi sua duvida. 🙂 bj, M

  4. Olá, Maryanne! Pretendo sair de carro de SF e passar duas noites no Vale do Napa, baseado em Yountville. Pensei e ir até lá pela Golden Gate, para passar por Sausalito e parar em algum ponto que tenha aquela super vista da ponte e de SF. Depois conhecer de passagem a regiāo de Sonoma. Quais steps devo colocar no GPS pra aproveitar esse trajeto?

  5. Olá Maryanne,
    Tudo bem? O seu blog foi um verdadeiro achado me ajudou demais no planejamento da minha viagem, muito obrigada!
    Estou indo para San Francisco nessa quinta feira e queria saber como está o clima aí, de fato. Estou cansada de me ferrar vendo previsões do tempo que não batem…
    E outra coisinha, quais são os melhores outlets/malls da cidade na sua opinião?
    Se puder me ajudar, serei muito grata!
    Um abraço,
    Hanna Litwinski.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *