Exposição de Rodin em Stanford

Preciso falar mais do Vale do Silício  (Silicon Valley), aqui no blog. O vale é famoso por ser o local onde ficam as empresas de tecnologia da região. Pense em alguma grande empresa do mundo moderno, e garanto que a chance dela estar lá é enorme. Apple, Google, Intel, HP, Oracle, Facebook, Dropbox, Evernote, You Tube, Salesforce, Cisco, PayPal e E-bay são só algumas delas. Mas o vale também é famoso pela Universidade Stanford, uma das melhores dos Estados Unidos, que fica na cidade de Palo Alto,onde fica também o museu com belíssimas esculturas de Rodin que estão em exposição até o dia 3 de agosto.

A exposição Inside Rodin’s Hands: Art, Technology and Surgery, traz uma idéia muito  interessante, que leva o visitante a admirar as 240 esculturas de Rodin, de uma forma muito diferente, reunindo medicina e arte num só lugar. A exposição tem  por trás a visão de um médico, James Chang, estudante de medicina e posteriormente de cirurgia plástica lá, que começou a identificar sinais das  das condições médicas que estava aprendendo, nas esculturas. E  agora, como professor na escola de medicina de Stanford , ele mostra imagens de esculturas de Rodin de mãos para estudantes de medicina e estagiários de cirurgia de mão, e pede pra que eles façam diagnóstico. Não é um jeito super criativo de aprender? Adorei.

Auguste Rodin (France, Left Hand of Eustache de Saint-Pierre, c. 1886. Bronze.

Auguste Rodin (France, Left Hand of Eustache de Saint-Pierre, c. 1886. Bronze.

A exposição permite que os visitantes vivenciem as mãos de Rodin como os estudantes do Dr. Chang. Depois de uma introdução à Rodin, sua arte e sua valorização da mão como uma parte especialmente expressivo do corpo humano, a exposição apresenta o processo de diagnóstico do cirurgião moderno e as esculturas são acompanhadas por avaliações, junto a fotos de mãos de pacientes com o mesmas condições. Grande pedida pra médicos e curiosos de férias por aqui.

A exposição fica no Cantor Arts Center, dentro da Stanford University, em Palo Alto. Veja aqui como chegar, e vai até dia 3 de agosto de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *