O que fazer em 1 dia em São Francisco

Roteiro de 1 dia em São Francisco

saofrancisco

foto: Marcelo Alexandre

Não importa quantos dias você tem pra passar em São Francisco, esse roteiro vai te dar todas as dicas pra aproveitar esse tempo da melhor forma possível. Com a grande vantagem, de que ele já foi testado e aprovado por um montão de gente, porque esses posts foram dos primeiros publicados aqui no blog, em 2009. Repeti várias partes e revisei outras, atualizando preços e lugares que entraram no radar de lá pra cá.Na minha opinião, 4 dias é um bom tempo pra ficar na cidade e aproveitar tudo com calma. Ficando mais, sempre tem coisas novas pra ver e fazer.

O que fazer em 1 dia em São Francisco

Se você tem só um dia pra passar em São Francisco, comece na frente da estação Powell Street do Bart, onde sai o cable car pro Fisherman’s Wharf. A manhã provavelmente vai estar fria, então é bom levar um casaco que dê pra tirar mais tarde e carregar sem ficar atrapalhando o dia todo (capas contra vento são ideais).  A passagem custa  7, e deve ser comprada no guichê ao lado do ponto final (não dá pra perder, porque vai ter sempre fila). Quanto mais cedo, menos fila. Pegue a linha Hyde, se quiser ir direto pra Girardelli Square, ou a linha Mason, se quiser sair já na altura da Boudin Bakery.

A fila é inevitável no cable car. Quanto mais cedo chegar, menor a fila. Eles começam a funcionar às 6am. Um bom programa pra quem acordou cedo por causa do jet lag.

Quanto mais cedo chegar, menor a fila. Eles começam a funcionar às 6am. Um bom programa pra quem acordou cedo por causa do jet lag.

Desça do bondinho quando o motorista anunciar “Lombard Street at your right”. Tire suas fotos alí, veja a rua mais íngreme dos Estados Unidos, ande pelo quarteirão se quiser, e volte pra rua do bondinho onde você desceu. Dalí até o Fisherman’s Wharf  são 3 quarteirões de uma super pirambeira. Pode descer apreciando a vista da Baía e Alcatraz (cuidado pra não cair e rolar ladeira abaixo).

A vista da Lombard é linda. Com muita sorte você consegue um arco-irís do lado da cidade. #sem filtro

A vista da Lombard é linda. Com muita sorte você consegue um arco-irís do lado da cidade. #sem filtro

Ou uma visão bem típica de São Francisco, com o fog encobrindo Alcatraz

Ou uma visão bem típica de São Francisco, com o fog encobrindo Alcatraz

Ou Alcatraz lá no fundo, ainda com fog. As 2 fotos acima foram tiradas do mesmo lugar.

Ou Alcatraz lá no fundo, ainda com fog. As 2 fotos acima foram tiradas do mesmo lugar.

Chegando lá embaixo você vai ver à esquerda a Ghirardelli Square e à direita o Wharf.  Sente num dos bancos da praça pra curtir as primeiras visões da Golden Gate (você vai chegar mais perto em outros dias).  Na Ghirardelli Square você pode provar ou comprar os chocolates famosos, além do super sundae com milhões de calorias. Se quiser ir direto pro Wharf, saiba que dá pra comprar os chocolates em qualquer Walgreen’s ou CVS. Você está entrando numa área  suuupeeer turística, mas fazer o que? Afinal, a gente viaja pra isso.

Passeie pela rua curtindo os lugares e as lojinhas, mas atenção pro  mico maior: os restaurantes da pracinha. Se você estiver com fome, ande mais um pouquinho até a Boudin Bakery, e peça um “clam showder” que é uma sopa de caranguejo típica da região servida num pão/tijela  sourdough que também é tipico daqui. No caminho, existe um novo museu de cera Madame Tussauds. Nunca fui no daqui, mas existem vários famosos no mundo.

Continue passeando pelos piers até chegar nos leões marinhos do Pier 39 ( você vai sentir o cheiro). A melhor época pra vê-los é no verão ou outono onde eles disputam lugar palmo a palmo e criam brigas engracadíssimas de se ver. Hoje já não vivem tantos leões marinhos por ali. No passado eles eram mais numerosos, e mais divertidos também. Em todo caso, é uma coisa típica, que as crianças vão adorar.

O mirante da Coit Tower fica lá em cima.

O mirante da Coit Tower fica lá em cima.

Essa vista é da praça, em frente à torre, antes de subir.

Essa vista é da praça, em frente à torre, antes de subir.

Transamerica Pyramid, vista do alto da Coit Tower

Transamerica Pyramid, vista do alto da Coit Tower

A partir daí sugiro que você pegue o bondinho amarelo ( Linha F,  $ 2.25 trocados)  até o Pier 1 que é o Ferry Building ou suba à pé, taxi ou ônibus até a Coit Tower pra ver a vista. (só suba à pé se estiver em ótima forma, porque é uma escada que não acaba nuuunca).  Passeie pelo Ferry Building, coma alguma coisa lá e depois volte andando até a estação Powell do Bart, que foi o ponto de saída.

IMG_1861_Fotor

O Ferry Building é uma das poucas construções do século XIX ainda de pé na cidade ( 1898).

Se ainda sobrar forças, suba até a Union Square e veja  os hoteis e lojas que estão todas concentradas na praça e ao redor dela.

IMG_1870_Fotor

Pra mim a Union Square é muito mais que o paraíso das compras. Tudo  acontece ou passa por aqui: turistas e locais, onibus de turismo e taxis, rinque de patinação, árvore de Natal e maratonas.

Se você tinha só um dia na cidade, você viu o básico. Se não, descanse que amanhã tem mais. Se você está hospedado no Fisherman’s Wharf, faça o roteiro ao contrário, dá certo também.

Esse roteiro também serve para um meio dia rápido na cidade, e costumo recomenda-lo (sem a Coit Tower), pra quem chega do Brasil pela manhã e quer fazer alguma coisa na parte da tarde. É um passeio bem leve, com vista bonita e lojinhas, sem nada de história pra se prestar atenção; um programa bem relax pra dia de chegada de viagem. Daí você encaixa a Coit Tower em outro dia.

OUTROS POST PARA PROGRAMAR SUA VIAGEM PARA SÃO FRANCISCO:

Como chegar, os melhores voos

Como chegar do aeroporto ao centro da cidade

Qual a melhor época pra ir

Onde ficar e onde não ficar

Onde ficar na área da Union Square

Onde ficar na área do Fisherman’s Wharf

Hostels baratos para estudantes

 

8 ideias sobre “O que fazer em 1 dia em São Francisco”

  1. Oi Alcides, tem estacionamento perto sim, mas são bem caros. O porblema de ficar longe da cdade e de carro em SF, é que vc gasta a diferença do hotel em estacionamnetos. Tem estacionamento na Union Square e na Mission Street, entre a 4th e 5th street. abraço, M

  2. Olá Ana,
    Parabéns pelo blog. Ele está sendo muito útil para programar minha viagem.
    Vou com a família, num total de 4 pessoas, sendo uma criança de 9 anos. Nos hospedaremos longe da muvuca, no Hampton Inn em Daly City.
    Por isso te pergunto se dá para estacionar o carro próximo da estação do bonde e fazer o passeio que vc está sugerindo neste post, pois adorei o roteiro.

  3. Olá Maryanne, parabéns pelo seu blog! Um dos melhores que já li.
    Chegarei em San Francisco 22/12 vindo de Lake Tahoe (acho que próximo ao meio dia), acha que é possível encaixar o passeio a Alcatraz neste roteiro de 1 dia? Ficarei apenas 1 noite por isso gostaria de aproveitar ao máximo o tempo por lá.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *