Muir Woods e suas redwoods

Conheça o parque das redwoods, ao norte de São Francisco

muirwoods

Muita gente liga as sequoias à California e estranha o fato de não ver nenhuma delas por aqui. A verdade é que as sequoias mais perto de São Francisco ainda estão distantes. Em compensação, temos redwods maravilhosas, aqui ao lado. Uma grande parte delas fica em Muir Woods, um parque distante 13 íngremes quilômetros de Sausalito. No caminho, você vai subir, descer, subir e descer muitão e esquecer de tudo quando chegar  lá.

muirwoods

O que são as redwoods?

Redwood é uma árvore típica do Norte da California ( existe um outro parque bem famoso quase na fronteira do Oregon), que é prima-irmã da sequoia. Normalmente as redwoods são mais altas e magras, enquanto as sequoias tem o tronco mais largo e são um pouco menores. Essas árvores tem mais de 1000 anos e sua sobrevivência nos mostra que a natureza é mesmo muito inteligente.

Uma das coisas que mais curto lá é ver que a maioria das árvores são agrupadas, com poucas delas vivendo sozinhas. Por que? Ora, se você fosse viver 1000 anos, seria mais fácil fazer isso sozinho ou em grupo? Com a natureza é a mesma coisa. Elas se agrupam por pura questão de sobrevivência.

Onde ir numa visita rápida

O parque é enorme e tem várias trilhas  de 5 até 10 km que vão até o Pacifico, pra quem curte caminhar bastante ou fazer hiking. Se você quiser só  conhecer e ter uma ideía do que são essa árvores, recomendo pegar uma das trilhas mais simples na entrada do parque até a ponte 3 ou 4 ( bridge 3 ou bridge 4). Você vai andar o tempo todo ao lado de um riacho ( houve um tempo em que o volume de água era bem maior), virar a esquerda em uma das pontes e voltar ao ponto inicial pela ponte 1 ( bridge 1). Dependendo do ritmo e do seu interesse pelas árvores, você pode demorar até 1 hora nessa caminhada.

muirwoods

A trilha é toda plana e logo depois da lanchonete, você encontrará um troco de árvore que mostra todos os acontecimentos históricos que aconteceram enquanto a árvore estava viva. são quase 1000 anos de história! É meio inacreditável.

muirwoods

Outra coisa bem legal é o Tree Talks, histórinhas de 15 minutos contadas pelos, rangers, que são os guardas do parque ou pelos voluntários. Horários e locais mudam diariamente, mas é só perguntar pelo programa do dia na entrada do parque.

Você pode almoçar em Sausalito, antes ou depois de visitar o parque

Fish Restaurante

Melhor hamburger da área

Salito’s

É programa pra crianças?

É sim, é bem interessante pra crianças também. Porém é preciso explicar que não se pode mexer nas flores e nem comer nas trilhas do parque. Adultos curtem mais porque acabam entendendo melhor as lições que a natureza nos passa lá.

muirwoods

Como chegar:

Não existe jeito fácil de chegar em Muir Woods. O transporte mais fácil é o carro, porém o estacionamento é muito difícil. O parque foi construído em 1908 e não se pode cortar árvores pra fazer estacionamento, né? Então, é preciso chegar bem cedo ou no final da tarde ((lembre-se que é bem mais frio no final da tarde). Se for de carro, coloque o seguinte endereço no GPS “1 Muir Woods Rd., Mill Valley CA”. Se estiver usando google maps, é só colocar “Muir Woods National Monument”.

Se o único jeito de ir for o shuttle, saiba que vai demorar entre 1 e 2 horas pra chegar. Já vi mega filas no final de semana e fiquei meio traumatizada. Além disso, o shuttle só funciona em determinados períodos, durante os meses de maio até outubro e alguns finais de semana prolongados. No próximo final de ano, o shuttle funcionará de 26 de dezembro até 2 de janeiro. Os roteiros e horários estão aqui. Uma opção legal e corajosa é sair de ferry de São Francisco, pegar um ônibus em Sausalito que conecta com o shuttle de Muir Woods. É programa pro dia inteiro.

O parque fica aberto todos os dias das 8am até o nascer do sol. A entrada para adultos custa $ 7.

muir woods

Dicas bem úteis

  • Não existe recepção de wifi e celular na área. Portanto, não fique de ligar ou mandar msg pra ninguém porque não vai conseguir. Em compensação, vai conseguir mostrar pros seus filhos, um dos poucos orelhões que restam no país.
  • Faz muito frio lá. Leve sempre casaco extra e gorro e luva, se já estiver com frio antes de chegar lá.
  • Esqueça finais de semana, a não ser que esteja disposto a esperar horas pelo transporte píblico ou chegar na abertura do parque.

Todas as fotos do post são do Marcelo Alexandre, fotógrafo oficial do blog, que pode te acompanhar na cidade e fazer suas fotos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *