Dicas Práticas

Passeio de bicicleta pela Golden Gate: o guia completo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O passeio de bicicleta pela Golden Gate é um dos clássicos em San Francisco. Pronto para saber tudo sobre como passear de bicicleta pela Baía da Cidade? Este é o guia para o seu Bike the Bay (“bicicleta pela baía”) do Hotel California Blog!

Roteiro do melhor passeio de bicicleta em São Francisco

Descobri esse passeio há mais de 10 anos atrás quando meu afilhado veio passar 1 semana comigo. Tive que ser muito criativa para pensar em programas para um garoto de 15 anos. Entre várias coisas diferentes que fizemos, esse foi disparado o programa que vai ficar na memória dele, quando se lembrar da primeira viagem com a madrinha a São Francisco. Escrevi o primeiro post sobre o passeio em 2009 e agora reescrevi com importantes atualizações. Vamos lá?

Mapa do passeio de bicicleta

Antes de tudo, vamos ver por onde voc6e vai passar no passeio de bicicleta. Ele cobre quase todos os lugares bonitos de San Francisco. Você sai do Fisherman’s Wharf, passa pelo Presidio, pela Marina, pela Golden Gate e por Sausalito. Também pode ir até Tiburon, se quiser. Na volta de ferry, ainda tem mais vistas lindas da Golden Gate, Bay Bridge e Alcatraz.

A opção mais popular sai do Fisherman’s Wharf, atravessa a Golden Gate de bicicleta, vai até Sausalito e volta de ferry. O passeio típico demora entre 2 e 4 horas e faz esse roteiro aqui:

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Aluguel de bicicleta

O nosso passeio de bicicleta do Fisherman’s Wharf até o Crissy Field começou no domingo por volta do meio-dia. Fomos de carro até lá, e a primeira decisão a tomar é onde estacionar perto do Fisherman’s Wharf. A região é lotada de estacionamentos, um mais caro que o outro.

Optamos pelo estacionamento da esquina da Taylor com North Point Street, que eu já conhecia, pois costumo estacionar lá durante a semana. Os preços valem pelo dia inteiro., mas são caros. Entre $ 30 e $40 por dia. Dê uma volta por lá, pois os preços variam muito , mas são todos caros.

Outra opção é ir de Uber até o Fisherman’s Wharf ou ainda de cable car ou Muni Linha F.

Resolvemos alugar a nossa bike no Fisherman’s; afinal, os donos das lojas Brazing Saddles, espalhadas pela cidade, são brasileiros. O aluguel de bike na Blazing Sadles custa $8/hora ou $25.60 (recomendo reservar online para ter 20% de desconto) pelo dia todo. O melhor é fazer a reserva por 24 horas, assim você não precisa se preocupar com o horário. Pegamos nossa bikes no ponto do Pier 43 1/2, mas eles tem vários outros pontos em São Francisco.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Para alugar a bike, você só precisa preencher uma ficha com informações e deixar um cartão de crédito como depósito. Eles são super gentis, falam português e dão todas as instruções, mapas e telefones para contato antes de começar o passeio.

Como alugar as bicicletas elétricas

Agora existem também bicicletas elétricas disponíveis para aluguel. Elas são mais caras, porém facilitam muito a vida. Nesse caso, o único ponto para aluguel é a loja da 2715 Hyde Street, que fica muito perto do ponto final ( ou inicial) do cable car Hyde-Powell.

Porém, se resolver alugar a bicicleta elétrica, fique atento ao ferry que vai pegar na volta. Existem duas empresas que fazem esse trajeto, a Golden Gate Ferry e a Blue & Gold Ferry, mas a Golden Gate Ferry não permite bicicletas elétricas a bordo. Veja também opções de deixar a bike em Sausalito quando alugar sua bicicleta.

Agora está tudo pronto pra começar o passeio: não esqueça água e uma barrinha ou fruta, se a fome apertar no caminho!

Do Fisherman’s Wharf até o Crissy Field

O passeio de bicicleta começa no Fisherman’s Wharf, da onde você sai em direção à ponte. Passando pela Ghiradelli Square à esquerda, e o Aquatic Park à direita, com uns malucos nadando naquela água congelante.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Logo depois do Aquatic Park, você entra no Fort Mason e enfrenta a primeira subidinha do caminho.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Mas antes, aproveite a vista de Alcatraz!

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

A subida é bem pequena, eu subi a pé empurrando a bike, mas muita gente sobe pedalando. Lá de cima, a primeira visão completa da Golden Gate.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Passamos pela Marina, desviando dos outros ciclistas, de madames andando, de garotões fazendo jogging e crianças brincando, e fomos sempre reto, em direção ao Crissy Field.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

No caminho, o mar está à sua direita, com a prainha. Em dias de vento (que você não vai querer estar ali pedalando), esse é o canto do kite board, e as velas coloridas tornam a paisagem ainda mais bonita.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

No final do Crissy Field, depois da prainha, chega a parada para ir ao banheiro, tomar água e comer alguma coisa.

A vista é linda para os 2 lados. De um lado, a cidade…

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

…do outro lado, o Fort Point lá na frente, quase em baixo da ponte (dá pra ir até lá também, com um pequeno desvio).

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Até aqui deu 1 hora de passeio, com bastante calma. Você pode chegar só até aqui e voltar (o que deve dar umas 2 horas de aluguel da bicicleta), ou pode continuar pra passar pela ponte.

Como nosso destino final era Sausalito, descansamos bastante para enfrentar logo depois, a única parte mais, digamos, íngreme, do passeio.

Atravessando a Golden Gate de bike

Depois do descanso, chega a pior parte do passeio… vamos atravessar a Golden Gate de bike!Eu digo pior, mas não no sentido de ser ruim, mas sim de ser a parte menos prazerosa. A subida começa atrás da lanchonete, e, dessa vez é mais inclinada e mais longa.

Dá para pegar embalo e subir um pouquinho, mas logo o fôlego acaba, obrigando você a descer e empurrar a bicicleta ladeira acima. Nada trágico, garanto!

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Lá em cima, dá pra ver todo o Crissy Field…

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

…e mais adiante, a cidade.

Vista Cidade São Francisco

Pare para tomar fôlego, porque tem mais ladeira, a última! Depois dessa, já dá para perceber que a ponte está bem mais perto e você tá chegando lá.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate
Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Aqui o caminho se divide em 2:

  • existe uma rota usada durante a semana, que atravessa a ponte pelo lado direito, e é mais fácil
  • existe a rota do final de semana que atravessa a ponte pelo lado esquerdo. Isso acontece porque durante a semana, o lado esquerdo da ponte fica fechado para o pessoal da manutenção poder trabalhar. Leia abaixo para entender para onde esse caminho te leva.
Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Meu conselho é tentar ir durante a semana, não só porque dá para ter a vista do lado de dentro da baía, mas por causa de um detalhe logístico que vou contar no final da travessia da ponte. Um desvio grande em direção ao Pacífico, na trilha do final de semana leva a um lugar lindo daqui, que é o Land’s End.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Vire à esquerda e você chegou na entrada da ponte. O passeio atravessando a Golden Gate de bicicleta é único! A entrada na ponte é impressionante, principalmente para quem nunca passou lá antes.

A Golden Gate além de bonita, é imponente. A vegetação na entrada da baía é linda, e a ponte, que liga o Land’s End de São Francisco ao Marin Headlands, faz desse lugar, um dos mais bonitos dos Estados Unidos.

O que também chama a atenção, além da cor, é o barulho ensurdecedor pra quem está andando ou pedalando por ali.

É uma sinfonia descoordenada com o barulho dos carros, barulho do vento, barulho das placas de aço da ponte que tremem com a passagem dos carros, o apito dos navios que passam por baixo dela e um helicóptero para completar a cena.

Nem pense em ter aqui aquele momento romântico, com cochichos no ouvido; definitivamente não é lugar para isso.

Ainda que a audição não seja o sentido mais privilegiado, a visão e o olfato se deliciam com o cheiro forte de maresia, o azul do céu, o azul escuro do mar, a vegetação e as prainhas lá em baixo que, fora a areia escura, me lembraram a Rio-Santos por um breve momento.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Ao atravessarmos a ponte pelo lado esquerdo, temos a visão de fora da baía, com o Pacífico lá no fundo. Se você atravessar durante a semana, pelo lado direito, vai ver melhor a cidade.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Demoramos uns 45 minutos do Crissy Field até à entrada da ponte, e mais uns 20/30 minutos para atravessar, tirando fotos e curtindo bastante a paisagem.

Passeio de bicicleta da Golden Gate até Sausalito

Depois de atravessar a Golden Gate, você chega no mirante chamado Vista Point. Dali dá para ver a cidade toda. Esse mirante também é um lugar lindo para se ir de carro numa noite bonita. O único problema é que precisa pagar o pedágio de novo para entrar em São Francisco.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Daqui para frente, o passeio vira uma volta de bicicleta para criança. Mas,atenção, isso só se você estiver pedalando durante a semana. Leia abaixo as mudanças que agora acontecem durante os finais de semana e feriados.

Não precisa nem pedalar na descida para Sausalito, e chegando lá, é só pegar o ferry de volta. Vamos lá, passo-a-passo!

Saia do mirante em direção à freeway e você logo vê a placa para Sausalito e as pessoas descendo de bicicleta.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Ladeira abaixo, não precisa nem de pedalar…

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

…mas cuidado com quem vem atrás, quando parar para tirar fotos! Ultimamente presenciei alguns acidentes nessa descida. Não ande muito perto do seu cmpanheiro e não se distraia com a paisagem.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Em menos de 10 minutos, você entra em Sausalito pelos fundos (literalmente). Vá pedalando em direção ao mar até chegar no centro de Sausalito, apreciando a vista de São Francisco daqui.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate
Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Dê uma volta por Sausalito, mas cuidado com a bike. Vá até a pracinha central: pode deixar a bicicleta num dos parques gratuitos da cidade ou no parque de bicicletas pago.

Em Sausalito, escolha um dos cafés de frente para o mar ou uma dos restaurantes da cidade. Garanto que vão estar com muita fome.

Roteiro para o passeio no final de semana

Durante os finais de semana e feirados, a travessia da ponte é feita pela lado esquerdo. No final, é preciso virar à esquerda e passar por baixo da ponte. O visual é lindo, mas a descida é bem acentuada. Cuidado com as crianças.

Após passar por baixo da ponte, você vai atravessar o Cavallo Point e iniciar uma m-e-g-a subida para Sausalito. Essa parte foi m-u-i-t-o cansativa. Imagina que esse é o final do passeio, após pedalar por horas e enfrentar o vento na ponte.

Por isso, eu aconselho muito, se possível, que o passeio seja feito durante a semana. O percurso é mais fácil. No final, dá para economizar bem uns 45 minutos, no mínimo.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Fim do passeio de bicicleta: de Sausalito para São Francisco de ferry

Chegando em Sausalito você pode decidir continuar seu passeio pedalando até Tiburon, ou pegar o ferry de volta para São Francisco.

O centro de Sausalito é bem pequeno, e é muito fácil encontrar o ponto de onde os barcos saem.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Existem 2 linhas de ferry para São Francisco:

  • a Blue & Gold Ferry que te leva até o pier 41, ao lado do pier 43 1/2, onde alugamos as bikes;
  • já o Golden Gate Ferry vai até o Ferry Building (ou pier 1), de onde dá para pedalar tranquilamente até o 43 1/2.

Entramos no primeiro ferry que chegou, que ía para o Ferry Building. Já tínhamos comprado os tickets quando alugamos as bikes, mas também dá para comprar em Sausalito.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

A travessia demora 20 minutos, tempo ideal para relaxar e até dar uma dormidinha.

Essa é uma parte importante da atualização do post. O processo de deixar e pegar as bicicletas dentro do ferry, que era caótico, agora está super organizado.

Foram instalados racks numerados e a única coisa que você precisa lembrar é o número do seu “estacionamento”. Na chegada à San Francisco, os números são chamados pelo alto falante e tudo funciona muito bem. Não tem mais corre corre e ninguém tentando passar na sua frente.

Passeio de bicicleta pela Golden Gate

Na saída, passe pelo Ferry Building, vire à direita, e vá pedalando pela rua até o Pier 43 1/2. No caminho ainda dá para ver um pouco da arquitetura da cidade e os leões no Pier 39!

Dicas para um passeio de bicicleta pela ponte Golden Gate

Quando ir

Para dar a volta da baía de São Francisco de bicicleta escolha um dia com sol e sem vento. Pode até estar frio, mas é essencial que não tenha vento. Não vá de jeito nenhum se estiver chovendo, ou mesmo ventando. O último passeio que eu fiz foi num dia lindo de inverno. Estava sol, sem vento e foi super agradável.

Se puder escolher entre dia de semana ou sábado e domingo, escolha os dias de semana, por causa da parte final do caminho, após a ponte. Leia acima a informação completa.

Preparação do Roteiro

Escolha o roteiro antes de alugar a bicicleta.

Você encontra várias sugestões no site da locadora de bikes, mas eu diria que os passeios mais comuns começam no Fisherman’s Wharf e vão até o Crissy Field (mais ou menos 1 hora), dão a volta até Sausalito (4 horas fazendo num ritmo bem tranquilo), ou continuam até Tiburon, o que deve acrescentar mais umas 2 horas ao passeio.

Continue a ler este post para saber tudo sobre estes roteiros.

Roupa e acessórios

Vista roupa confortável, leve sua água, uma barrinha de cereais e um casaco, mesmo que esteja sol. Venta muito durante a travessia da ponte Golden Gate.

Capacete

Já avise as crianças que não tem jeitinho: menores de 18 anos são obrigados a usar capacete. Você assina um papel se responsabilizando pelo uso do capacete! Já os adultos, podem escolher se querem usar ou não.

Celular ou câmera

Não esqueça o seu celular ou câmera e não faça o passeio sozinho: esse é aquele passeio que você quer comentar tudo o que vê, o tempo todo! Mesmo que existam vários lugares legais para selfies, esse é um programa idela para grupos.

Não tenha medo!

Não fique com medo de não aguentar ou cansar no meio do caminho. Qualquer pessoa que já passou um dia andando em Paris ou Londres, aguenta essa volta de bicicleta tranquilamente!

E as crianças?

Na última vez levei meus sobrinhos de 12 e 9 anos. Não vou dizer que foi fácil para eles, mas andamos devagar e paramos várias vezes no caminho. A parte mais difícil foi a travessia da ponte, porque estava ventando e a chegada em Sausalito.

Mas hoje, se você perguntar se eles gostaram, vão dizer que sim!

Tour em São Francisco em Português
Assinar
Notificar de
guest

153 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
ANDREY LEAL
ANDREY LEAL
5 anos atrás

Olá, estou indo para San Francisco em setembro e pretendo alugar duas bikes e uma cadeirinha, pois vou estar com meu filho de 4 anos, li que alugando no site Blazing Saddles tem desconto de 20%, mas estou com algumas duvidas e queria ver se você me ajuda.

1 – É seguro alugar antecipado?
2 – Além das bikes eles pedem mais $12,50 do Ferry. Meu filho de 4 anos também paga?
3 – Se eu não comprar o Ferry consigo comprar o ticket na hora? Seria os mesmos $12,50?

Bárbara
Bárbara
6 anos atrás

Parabéns pelo blog! Estou lendo e devorando todas as matérias. Vamos pra SF em setembro e queremos muito fazer o passeio de bike. Estamos pensando em sair umas 9h da manhã, 10h no máximo…pra podermos almoçar em Sausalito. Mas como é a questão do fog em setembro? É tranquilo ou corremos risco de pegar neblina de manhã? E outra dúvida: é possível alugar a bike no Fisherman´s Wharf e devolver no Ferry Building? Ou tem que devolver no mesmo local?

Abraços

Bárbara

Patricia Freitas
Patricia Freitas
8 anos atrás

Olá, bom dia! Gostaria de saber se há opção de fazer esse passeio de scooter ou outro meio motorizado.

Fernanda
Fernanda
8 anos atrás

Maryanne, vamos para SF, eu, meu marido e minhas 3 fiilhas (4, 8 e 12 anos) semana que vem no dia 14/01. Vamos ficar 4 dias em SF e depois descer de RV até Los Angeles. Como o tempo é restrito gostaríamos de conhecer Muir Woods no mesmo dia que vamos fazer o passeio até Sausalito de bike. É possível? Qual é a melhor forma de ir até Muir Woods nessa época estando de bike lá em Sausalito? Roubada? rs! Obrigada, desde já!

Ana Luiza
Ana Luiza
8 anos atrás

Olá Maryanne, chegando em Sausalito existem locais seguros para guardar a bicicleta enquanto entro em um restaurante?
Estava pensando em almoçar lá e depois pegar o Ferry de volta a San Francisco
Obrigada

Jéssika
Jéssika
8 anos atrás

Oi, Maryanne! Parabéns pelo blog. Vou para São Francisco em agosto e gostaria de saber se nesse período venta muito. Além disso, você sabe me informar se há festivais de música nesse mês?

Ari
Ari
8 anos atrás

Ola Maryanne.
Voce poderia informar o endereço da loja de aluguel de bikes na qual os proprietarios sao brasileiros?

Grato
Ari

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Olá Maryanne, suas dicas cada vez mais estão nos ajudando a montar nosso roteiro para Sao Francisco!! Iremos em Julho/2015, eu minha esposa e filha de 10 anos. Nós pretendemos fazer o passeio de bike até Sausalito. Em julho a fog e o vento são muito fortes? a ponto de inviabilizar o passeio ida de bike e volta de Ferry? Seria melhor irmos de Ferry de manhã e voltar a tarde por volta de 3pm de bike para evitar o vento e a fog??
Desde já obrigada pela atenção.

Thaís
Thaís
9 anos atrás

Oi, primeiro, parabéns pelo blog. Amando suas dicas.
Sobre esse passeio, há bicicletas para alugar com cadeirinha para crianças?
Obrigada.
beijo

Sophia
Sophia
9 anos atrás

Olá. Tudo bem?
Sabe me informar como chego “aos pés” da ponte para atravessar andando? Digo, existe algum transporte público?
Obrigada!

Raul
Raul
9 anos atrás

Boa tarde Maryanne, eu e minha namorada estamos indo em março/15 para Califórnia, com o seguinte roteiro: Dia 04 – Camarillo (compras para alegria da namo) Dia 05 – Chegada em SFO as 14:00 Dia 09 – Monterey Dia 10 – Santa Barbara Dia 12 – LA Dia 14 – San Diego Dia 17 – Las Vegas Dia 20 – Pegamos o voo no final da noite Gostaria de saber se tem alguma sugestão com relação a quantidade de dias em cada cidade e se é melhor fazer o passeio de bike em SFO pela manhã ou a tarde. Obrigado… Ler Mais »

Nelma Bissoli
Nelma Bissoli
9 anos atrás

Maryanne, obrigada!!! Vc é muito fofa e atenciosa!!! Bjs.

Nelma Bissoli
Nelma Bissoli
9 anos atrás

Oi Maryanne! Parabéns pelo blog!
Eu gostaria de sua opinião… estou tendendo a não fazer o passeio de bicicleta até a ponte por 2 motivos:
1- por causa do frio, já que irei em dezembro
2- receio de minha filha não conseguir acompanhar, já que tem 12 anos
O que você acha?

Carolina Maia
Carolina Maia
9 anos atrás

Olá Mary,

Estou indo para SF em Setembro com a minha mãe e eu adoraria fazer esse passeio de bike com ela, mas ela tem problemas no joelho e infelizmente não pode pedalar. Gostaria de pedir a sua opinião em relação ao GoCar. Vale à pena? Como funciona?

sabrina
sabrina
9 anos atrás

Oi Maryanne,
Estou indo pra San Francisco no final de julho e adorei a sugestão do passeio de bike. Gostaria de saber o que fazer com a bike durante as paradas no passeio para comer ou ir ao banheiro, se devo levar um cadeado para prende-la ou a própria bike alugada ja vem com seu cadeado ou se nada disso é necessário.
Bjs

Renata ieker
Renata ieker
10 anos atrás

Olá Maryanne, estou adorando seu blog.Estou lendo de cabo a rabo.Peço sua ajuda em algumas dúvidas (aliás muitas).Meu marido irá participar de um Congresso em SF em Junho (13-17) e eu e meus filhos (7 e 11 Anos) iremos junto.Planejo fazer a viagem para San Diego pela costa ficando 2 dias em cada parada (Monterey-Camel-Big Sur,Santa Barbara,SantaMonica-LA),5 dias em SF e 4 dias em SD, acha razoável? Meu marido adora vjnho,gostaríamos de ir a Napa Valey conhecer alguma vinícula, com um guia pois não dominamos o inglês,vc poderia ser nossa guia?Vc conhece alguma babá de confiança que possa ficar com… Ler Mais »

Enrique
Enrique
10 anos atrás

Oi Tudo bem?
Estou indo a SF agora em maio de 214 e gostaria de saber se tem algum passeio de bike que eu faça pegando a bike somente no início da ponte, sem precisar fazer toda a rota que passa pela Fisherman’s Wharf, presídio e marina. Gostaria de saber também quanto tempo é somente a travessia da ponte de bicicleta.

Cibele
Cibele
10 anos atrás

Olá! Seu blog é essencial para organizar a viagem!!! Eu tenho um pouco de medo de andar de bike, mas diante de um visual deste, como resistir?! O passeio que você fez completo, dá mais ou menos quantas horas?! Você tem idéia do valor atualmente (aluguel da bike + ferry)? Obrigada. bj

Juliana
Juliana
10 anos atrás

Oi, Marianne! Muito bacana seu blog!
Vou em abril/14 praí, com meu filho e 9 anos e meu namorado. Receio que ele não consiga pedalar tanto. Tem como pegar as bikes numa loja mais próxima da Golgen Gate, para fazer só a travessia e a descida a Sausalito?

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Maryanne
chegaremos em San Francisco dia 30/12 e programamos para fazer o passeio de Bike até Sausalito no dia 01/01 , da para ir de Bike devolver ela la e voltar de carro ? Minha esposa vai de carro pois nao anda de Bke.
Acha que nessa epoca estara muito frio ? Da para andar ?