Berkeley / Oakland

Chez Panisse, só podia ser em Berkeley

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Chez Panisse e a Universidade são os dois ícones de Berkeley, os lugares que você precisa conhecer na cidade.  Berkeley é assim, um lugar onde o novo é sempre bem vindo e diferentes formas de fazer a mesma coisa são a regra. Conheça a história do Chez Panisse aqui.

Chez Panisse

Breve história do Chez Panisse

Era uma vez uma estudante de Berkeley, que foi passar férias em Paris e se apaixonou pela arte de cozinhar. Quando voltou pra cidade, quis abrir um pequeno restaurante para receber os amigos e continuar se divertindo. Foi assim que o Chez Panisse surgiu em 1971, e o nome da estudante Californiana era Alice Walters.

Chez Panisse

Alice Walters recebia seus amigos cozinhando com paixão e escolhendo só os alimentos da época, que preparava da forma mais orgânica possível. Com essa receita simples, foi lançado o conceito da “cozinha Californiana”, com foco total nos ingredientes frescos, vegetais diretos da horta, frutas direto dos pés e peixes e carnes cuidadosamente selecionados em fornecedores com as mesmas preocupações ambientais dos restaurantes.

Chez Panisse Restaurante e Chez Panisse Café

Sim,existem dois Chez Panisse: o Restaurante e o Café. Os dois ficam no mesmo local em Berkeley. O restaurante, que surgiu primeiro, fica no andar térreo e o Café no primeiro andar. O conceito dos dois difere um pouco, assim como o tempo necessário para conseguir a reserva.

Chez Panisse Restaurante:

O Chez Panisse Restaurant serve um menú de 4 pratos e abre somente para jantar. O menú muda todos os dias e é apresentado semanalmente no site do restaurante. Os pratos são muito caprichados e reservas são obrigatórias. A atmosfera é tranquila, a luz é baixa e os garçons atenciosos e silenciosos. Mas, que experiência! Estivemos lá no mês passado e comemos super bem.

Chez Panisse

Dica: o menú fixo tem preços diferentes, de acordo com o dia da semana. Na 2a feira são servidos 3 pratos ( 2 salgados e sobremesa) por $ 75. A degustação na 3a, 4a e 5a feira custa $ 100 ( estivemos lá numa 3a feira e valeu muito). Já na 6a e sábado, custa $ 125. Lembrem-se de adicionar os 17% de serviço e 9.25% de taxa.

Chez Panisse
salada fresquíssima de alcachofra
Chez Panisse
Caneloni de cogumelos com trufas. Divino!
Chez Panisse
Carneiro com polenta

Se você não comer carne, como eu, vá sem medo. Apesar deles anunciarem que não fazem substituições, eles trocaram o carneiro do dia por uma torta de abobóra, que estava super saborosa.

Chez Panisse Café

O Café abriu em 1980, provavelmente porque as pessoas reclamavam que nunca conseguiam uma mesa no restaurante. É um ótima opção para experimentar a cozinha Californiana por muito menos e também com mais chance de conseguir reserva. O ambiente do Café é bem mais informal, com uma grande cozinha aberta e os garçons correndo de um lado para o outro. O Café abre para almoço também e tem um cardápio do dia com preço ótimo. São 3 pratos ( entrada, prato principal e sobremesa) por $ 32.

Chez Panisse

O cardápio do Café não é muito grande e muda bastante ao longo do ano, mas uma das receitas ( que é minha super preferida) nunca sai de campo; a saladinha verde com queijo de cabra crocante. Toda vez que o restaurante tenta tirar esse prato do menú, recebe tantas reclamações, que acaba sempre trazendo de volta. A salada é da horta, o tempero com azeites locais e o queijo vem quentinho e crocante. Juro que é muito bom!

Chez Panisse
Sobremesa do restaurante foi torta de amêndoas com sorvete de murta

Programas sociais desenvolvidos por Alice Walters

Alice Walters hoje tem importância nacional e eu a admiro muito por ter criado um programa junto às escolas públicas, onde hortas são plantadas na escola e comida é integrada ao currículo. Por exemplo, nas aulas de matemática, as crianças vão para a horta para medir e pesar a comida. Ela tenta mostrar às crianças, muitas vezes sem recursos para comer bem, que comida não é só combustível, que existe toda uma ligação entre estações do ano, cores e sabores. O objetivo do programa é  criar uma geração mais saudável que saiba apreciar a comida, e não só se entupir de comida. Não é o máximo?

Chez Panisse
Atenção aos detalhes. Copo maravilhoso!

Outro programa que ela lutou muito para implantar foi a horta da Casa Branca, que finalmente virou realidade com Michelle Obama. Duas vezes palmas para ela.

Fournée Bakery, em Berkeley

Meio-dia em Berkeley

Ricardo Freire no Chez Panisse

Onde fica o Chez Panisse

Acho que só isso já seria um bom motivo pra conhecer um lugar desenvolvido por alguém tão especial. O fato da comida ser ótima é só mais um estímulo.

1517 Shattuck Avenue – Berkeley, California 94709

Reservas obrigatórias para o restaurante e recoemdnadas para o Café.

Veja como chegar de Bart, carro ou Uber aqui.

Quer receber a receita da super delícia salada de queijo de cabra? Deixe um comentário no post e eu te mando por e-mail.

CONHEÇA SAN FRANCISCO COM TOURS EM PORTUGUÊS

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments