O que Fazer?

De Sausalito para Tiburon de bike

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O passeio de bicicleta mais famoso por aqui é o que cruza a Golden Gate e vai até Sausalito, voltando de ferry pra Sāo Francisco. Eu conto ele todinho, com detalhes nos posts desse serie aqui. Mas apesar de ser o mais famoso, está longe de ser o único. Essa região cada vez se adapta mais a esse meio de transporte, com novas ciclovias e cada vez mais pontos e lojas para aluguel de bicicletas. Ontem testei o passeio entre Sausalito e Tiburon, as duas cidades mais simpáticas do lado Norte da Baía de São Francisco.

De Sausalito para Tiburon de bike

Aluguei a bicicleta em Sausalito, na loja The Sausalito Bicycle Company, quase no centrinho. Achei o preço pedido pelo aluguel das bicicletas bem razoável, e paguei  $25 por 4 horas, que é o tempo necessário pra curtir com calma esse passeio, que  é feito numa mistura de ciclovia e ruas, mas é bem seguro; os carros respeitam bastante as bikes e várias vezes pararam pra podermos atravessar as ruas com mais segurança.

Vários tipos de bicicleta pra escolher
Vários tipos de bicicleta pra escolher

Que caminho?

Na saída da loja, a ciclovia funciona ao longo da rua, mas a calçada ali é bem vazia, então pedalamos quase o tempo todo por ela, até a entrada da ciclovia propriamente dita, que fica à direita da entrada da freeway. A partir daí, a pedalada é no plano, no meio da natureza. Aqui uma pausa pra explicar que existem 2 caminhos, um mais curto e outro mais longo. Resolvi fazer o caminho mais longo nessa primeira vez, porque achei que depois de fazer o mais curto, não voltaria pra testar o mais longo. 🙂

A entrada ao lado da freeway e a ciclovia
A entrada ao lado da freeway e a ciclovia
Até vimos um hidro avião levantando voo.
Até vimos um hidro avião levantando voo.
Acho que esse patinho tinha dias. Tão bonitinho.
Acho que esse patinho tinha dias. Tão bonitinho.

Quando a primeira ciclovia termina, chega a parte mais chatinha do percurso, pois é preciso passar por cima da freeway; mas é só chato, foi bem fácil porque todo mundo parou pra deixar a gente passar. Logo você encontra a ciclovia novamente. Primeiro, junto com os carros, mas depois vem um bom pedaço por cima da água e com bonitas vistas da Baia.

Chegando a Tiburon

Chegando em Tiburon, a ciclovia volta a ser junto com os carros, mas aí você já esta no centrinho da cidade, e os carros passam muito devagar por ali. Já dá pra avisar o mar, onde há um grande parque gramado na beira da água, que foi onde sentamos pra descansar e comer nosso sanduíche, que caiu muito muito bem.

61

Onde comer

Se você nāo levou lanchinho, existem vários cafés e lugares pra comprar alguma coisa. Pode comer apreciando a bonita vista de Sāo Francisco com o vai e vem dos ferries. Nosso passeio todo demorou 4 horas, mas acho que no geral, pedalamos mais devagar que a média das pessoas, fora que eu parava a cada 200 metros pra tirar fotos e documentar o caminho. Acredito que dê pra fazer em 3 horas tranquilamente.

A recompensa final é a vista linda da cidade.
A recompensa final é a vista linda da cidade.

Essa pedalada também pode ser feito de outras formas. Dá pra ser uma extensāo do passeio que sai do Fisherman’s Wharf e atravessa a ponte e desce pra Sausalito. Lá, ao invés de pegar o ferry de volta pra Sāo Francisco, você pedala mais um pouco até Tiburon. Pegando o ferry de volta em Tiburon.

Outra forma, essa recomendada para os mais preguiçosos, que querem curtir  bike por aqui, é alugar a bicicleta em Sāo Francisco, pedalar até o Pier 1 ou Pier 39 e pegar o ferry pra Sausalito com a bike a bordo. Chegando em Sausalito, pedala-se até Tiburon, onde você pega o ferry de volta pra Sāo Francisco. Isso vai dar por volta de uma hora de pedalada. Mas você pode sair com ar vitorioso e vai poder sempre contar que pedalou na Baía São Francisco!

Assinar
Notificar de
guest

9 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Paula
Ana Paula
9 anos atrás

Oi, Maryanne! Hj me deparei com essa dica fantástica do passeio de bike. Estamos planejando (nós e mais 3 ou 4 casais) 3 dias em San Fran, seguir pela Big Sur de moto por dois dias, ficar dois dias em LA e depois seguir pela Route 66 e finalizar em Vegas. Seu blog está me ajudando muito a preparar um roteiro de 3 dias para apresentar a cidade aos amigos que estarão aí pela primeira vez. Já estive 4 vezes em San Fran, cidade que amo e não me canso de voltar. Mas não pretendo encarar Alcatraz pela QUINTA vez!… Ler Mais »

Thatiane
Thatiane
9 anos atrás

Olá Maryanne,

Ficarei um mês em São Francisco estudando inglês e pretendo comprar uma bicicleta para fazer o percurso da residência até a escola. Você me indicaria alguma loja que conseguiria comprar bicicletas com bons preços. Obrigada.

Lena
Lena
9 anos atrás

Ahhhh! Cada vez que vejo posts e histórias de pedaladas por aí tenho mais vontade de voltar.
Sausalito foi o único lugar na vida, onde vi guarda multando ciclista.
Adoro que todo mundo tem que andar na linha