Dicas Práticas

Inglês no City College – modo de usar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Mais um post pra ajudar quem vem estudar inglês em São Francisco. Este foi escrito pela querida Fernanda, que morou aqui durante um ano e ajudou muito, com várias respostas pros leitores aqui do blog. A Fernanda estudou no City College de São Francisco,  e escreveu esse post respondendo uma das dúvidas que mais aparecem entre os estudantes aqui: Afinal, tem curso de inglês grátis no City College?

Como estudar Inglês no City College

“Vi muita gente no blog com dúvidas sobre o City College. O site deles é confuso e realmente dá a impressão que só existe curso pago para estudantes internacionais. Vou tentar explicar um pouco o que eu entendi do site, já que estudei lá e vi qual a diferença entre os cursos:

Quando você clica em International Students, para eles, isso significa aqueles estudantes que vão exclusivamente para o City College e inclusive moram lá (housing) ou em moradias indicadas por eles, precisa ter seguro saúde, ou seja, esse estudante vive no/para o City College e os cursos são pagos.

Se você vai morar/já mora em SF e quer fazer cursos de graça, no caso do City College, esses cursos são os “Non credit courses”, que você acha no site clicando em “Admissions – Non Credit admissions”. Isso significa que esses cursos são de interesse da comunidade local e que não te dão crédito para a faculdade. Crédito para faculdade significa que vai contar no currículo da faculdade, como quando eles exigem que você tenha um curso de inglês certificado antes, então esse não conta, principalmente porque não exige presença, você entra em qualquer fase do curso e não tem prova.

English as a Second Language

No caso do curso de inglês, no City College tem o nome de “English as a second language” e ele é administrado no campus John Adams, no cruzamento da Masonic Ave com a Hayes St.

O City College tem 9 endereços em SF, cada um mais tendente a determinados assuntos. O site indica que todos possuem os “non credit courses”, mas em áreas diferentes.

Application

Você pode fazer o “application” (requerimento para a matrícula (enrollment) no curso) no site ou no próprio campus. Aí eles dizem que precisa fazer um teste de inglês antes, mas no meu caso, no mesmo dia que eu me inscrevi, foi só subir e conversar com uma professora, que ela escreveu em um papel qual era o meu nível, quem era a professora/professor, etc.

Tem vários horários e vários cursos. Os cursos da manhã são os mais cheios, na minha classe tinha umas 60 pessoas, maioria asiáticos (nada contra asiáticos, mas o sotaque deles é complicado de entender!).

Aulas

Geralmente tem aulas diferentes umas seguidas das outras. Quando eu fiz, tinha um de gramática antes do meu e um de interpretação de texto depois. Logo depois do almoço tinha o mesmo do meu ministrado por outro professor com bem menos alunos e em algum horário tinha Business English. Eu conheci uma brasileira (tem pouquíssimos brasileiros lá) que fazia todos!!! Ela chegava lá às 8 da manhã e só saía umas 15:30. Sim, pode fazer vários cursos e todos de graça.

Para quem?

Na minha opinião, os cursos de inglês de graça do City College são para quem não vai passar um tempo com o propósito específico de aprender inglês, nem para quem tem pouco tempo, pois são cursos semestrais e como eu disse anteriormente, as salas são muito cheias, você pode entrar a qualquer momento do curso (não importa se no começo do semestre ou não), não exigem presença e não não tem avaliações, na verdade eles dão uns testes de vez em quando e não importa se você faça ou não, os testes são para você mesmo se avaliar. Além disso, eu achei que eles colocam em uma mesma sala pessoas com níveis diferentes de inglês, o que prejudica um pouco na hora de fazer os exercícios em dupla.

Por outro lado, eu amei a minha professora, a Camila! uma senhora muito articulada e com um enorme jogo de cintura, daquelas que entendem qualquer sotaque. Para quem mora em SF; quer melhorar um pouco o inglês ou já fala, mas quer mais um pouco de gramática; é disciplinado e se dedica; vai todos os dias; faz os deveres de casa; faz os testes; o City College vale como qualquer curso de inglês. No meu caso foi perfeito, pois eu não queria nada com muito compromisso, pois me dividi entre a casa, as crianças, academia e curso de inglês. E lá fiz amizades para o resto da vida. Espero ter ajudado a quem tem dúvidas sobre o City College.”

Tenho certeza que sim, Fernanda. Muito obrigada, de novo. Beijo pra você.

Assinar
Notificar de
guest

24 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Daniely
Daniely
8 anos atrás

Ola!! Gostaria de saber que tipo de visto voce usou para se inscrever nos non-credit courses. Estive na escola hoje e eles nao dão cursos pra quem tem visto de turismo.

Guilherme Silvany
Guilherme Silvany
9 anos atrás

Olá Fernanda, fiquei interessado nesse curso de inglês, estou querendo ir com minha namorada no final do ano para SF. Nós estamos querendo fazer o Programa de Work Experience, ou seja, vamos com visto de trabalho, sabe boa informar se conseguimos estudar lá sem visto de estudante? Obrigado Fernanda

Gabriela
Gabriela
9 anos atrás

Parabéns pelo blog, está ajudando muito a programar minha viagem. Vou no 2º semestre.

Você sabe se para se matricular nesses cursos gratuitos precisa ter visto de estudante ou basta o de turista?

Obrigada!

mayko
mayko
9 anos atrás

Estudei no City College San Francisco, no campus Downtown Você vai lá no próprio campus se aplica ao curso, preenche um formulário non credits e entrega na secretaria. Depois de uns 10 dias você vai fazer a prova de nivelamento e já começa estudando. Sobre moradia aconselho vantaggio suites. Sobre a cidade Show! pena que peguei um terremoto além de que, se espera um novo terremoto que vai acabar com a cidade, e antes de viajar não havia me atentado a esse problema. No mais, a cidade é bela, clima meio maluco, as pessoas são bem educadas… Boa viagem à… Ler Mais »

Clarice
Clarice
9 anos atrás

Olá,
Vocês sabem se o curso non credit dá certificado?

Renato
Renato
9 anos atrás

Olá Maryanne, tudo bem? Você é quem idealizou e mantém este blog, não? Quando enviei meu comentário eu ainda não tinha explorado todo o site, e ele por si só já é uma referência e um alento para os que querem se aventurar em SFO. É tão legal que, se eu tiver algo a contar em minha aventura, dá vontade de escrever um post também. (rs) Imagino que as informações quanto a locais e custos não devam mudar muito por aí, né? Já que alguns posts não são tão recentes, mas nem menos importantes. Muito obrigado por sua dedicação e… Ler Mais »

Renato
Renato
9 anos atrás

Ola Fernanda, tudo bem? Estou me programando para ir a SFO em agosto e pelo que entendi eh soh chegar na CC (JA) e obter informacoes sobre o ESL, se inscrever e frequentar? Mesmo sendo um turista, simples assim? Voce comentou sobre Au Pair, essa atividade eh facil de se achar por la, ou seja, correndo atras ja estando la eh possivel conseguir, para ajudar nas despesas? Tem ideia de quanto deve ser esse trocado que se consegue com esta atividade part-time? Pelo que entendi voce ja nao mais esta em SFO, ne? Uma pena, diga-se de passagem. Mas voce… Ler Mais »

Gabriel
Gabriel
9 anos atrás

Fernanda, muito obrigado pela resposta.

Eu pesquisei um pouco sobre o city college, e vi que eles tem uma unidade em New York. Você saberia me dizer se essa unidade de New York oferece esses cursos non credit ? Eu não achei essa informação no site.

Gabriel
Gabriel
9 anos atrás

Olá Fernanda.
pelo que entendi o city college não seria o mais adequado para se aprender inglês desde o básico. Ou estou enganado ? Sei que tudo depende do esforço de cada pessoa, mas seria realmente possível aprender o inglês lá mesmo com pouca experiencia ?

Ana Paula Benetti
Ana Paula Benetti
9 anos atrás

Estou decidida a fazer intercâmbio e apaixonada por San Francisco, sério! Estou praticamente a ponto de alterar toda a minha rota só pela paixão que tive (quase que à primeira vista) por SF. Fiquei encantada ao descobrir esses cursos gratuitos :P. Fernanda, você que estudou lá sabe me informar se eu consigo combinar o curso pago com esse de graça? Penso em pagar o curso para tudo ficar “mais fácil”, tanto a aquisição do visto quanto pela moradia, além da experiência de estar em uma casa que falam inglês 24hrs por dia. Não quer me fornecer abrigo aí não? rs… Ler Mais »

Pedro Naves
Pedro Naves
9 anos atrás

Boa tarde Fernanda,
A minha dúvida é: escolas como a City College fazem o processo de renovação do visto para estudantes quando matriculados nas aulas GRATUITAS de inglês, como o General Noncredit ESL?
Exemplo, eu paguei um curso de 6 meses em outra escola, logo o meu visto é de 6 meses, mas quero estender os estudos por mais 6 meses cursando apenas um ESL gratuito na City College, é possível?
Desde já, obrigado.

Fernanda
Fernanda
10 anos atrás

Disponha querida, adoro o seu blog. Me ajudou muito antes de ir morar em SF e durante minha estadia também, pois suas dicas são preciosas. Um beijo.
PS. Já estou morrendo de saudades daí!!! 😉