Berkeley / Oakland

Meio dia em Berkeley

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Eu sou altamente suspeita pra falar de Berkeley por alguns motivos. Moro aqui e acho que não gostaria de morar em nenhum outro lugar dos EUA. Todo o ganha pão, ganha água, ganha vinho, ganha tudo na minha casa vem da Universidade de Berkeley, onde meu marido e eu trabalhamos. Todos os nossos amigos são daqui e convivemos muito perto de todo esse jeitão “Berkeley de ser”. Então quando as pessoas me perguntam se vale a pena ir passar um dia em Berkeley, eu respondo sem hesitar: – Mas é claro que vale!

uc-1web

Passar um dia em Berkeley

A primeira coisa que se nota em Berkeley é o clima estudantil. Se você saísse do metrô sem saber em qual estação você estava, não teria o menor problema em identificar Berkeley. Por todo lado vêem-se estudantes, professores, livrarias, fast foods lotados de estudantes, bicicletas e camisetas com o logo CAL.

uc-2-web

Uma  coisa que eu adoro na cidade é a diversidade. Pessoas de todas as raças, religiões, nacionalidades e valores convivem numa harmonia difícil de se ver em outro lugar.Berkeley é totalmente liberal, aqui tudo pode, aqui nada é estranho. Aqui cada um acredita em um Deus diferente e todos se sentam juntos no mesmo restaurante. Aqui as pessoas discutem suas idéias de forma respeitosa e inteligente.

uc-3-web

Eu adoro as velhinhas que viveram os anos 60 de paz e amor, pré -Woodstock e passeatas pela paz no Vietnan. Elas passeiam por Berkeley, com seus cabelos brancos compridos, flores no cabelo, broches com o logo da paz e calça jeans, como se Woodstock tivesse sido ontem. Elas ainda acreditam que o mundo  é assim hoje!

Um passeio mínimo por Berkeley tem que incluir pelo menos uma volta pelo campus da Universidade da California e o Gourmet Ghetto. Dá pra fazer isso em uma manhã vindo de São Francisco de BART e descendo na estação Downtown Berkeley, que fica a um quarteirão da Universidade.

Depois de andar no campus, volte até a Shattuck Avenue e vire à direita em direção ao Gourmet Ghetto, o ideal é chegar lá por volta das 11:30/ meio dia quando dá pra sentir bem o clima da cidade.

Feche sua manhã Californiana com um almoço no Chez Panisse Café com todas a sua filosofia e histórias, e volte com a certeza de que você viveu como um verdadeiro  “berkeleyan”.

uc-4-web

uc-5-web

uc-7-web

uc-6-web

uc-8-web

Berkeley: Linha do Bart: Richmond, estação Downtown Berkeley.

Assinar
Notificar de
guest

40 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Camila
Camila
8 anos atrás

olaa,
irei para berkeley estudar na universidade em breve , gostaria de saber se você tem alguma dica de bons bairros(seguros , tranquilos) para morar ai e se perto da universidade e de boa morar ?
obrigada desde ja

Cíntia
Cíntia
8 anos atrás

Boa noite Maryanne!
Obrigada por gastar parte do seu tempo escrevendo esse blog que ajuda tantas pessoas! Em julho chegarei em Berkeley para morar 1 ano. Você conhece algum site onde posso encontrar opções de moradia e ter uma noção dos preços? Quais regiões você indicaria para morar? Beijos

Izabela
Izabela
9 anos atrás

Maryanne, adorei suas dicas sobre Berkeley! Estou pesquisando sobre a cidade pra um possível intercâmbio na universidade. Vc sabe me dar uma ideia de se é possível viver aí com U$1.460,00 mensais, incluso o aluguel? Tenho pesquisado moradia mas só vi coisas muito caras que não caberiam nesse orçamento.
Tb queria saber se é tranquilo se locomover de bicicleta pela cidade!
Valeu :***

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Oie! Estou partindo rumo à California em dezembro para um intercâmbio de três meses e estou muito em dúvida entre ficar/estudar em Berkeley ou SFO. Minha dúvida é: dá pra morar/estudar em Berkeley e passear em SFO? É muito longe? O transporte é difícil?

Valeu <3

Fernanda
Fernanda
9 anos atrás

Oi, gostaria de saber se julho é uma boa época para se estudar e Berkeley, porque por ser uma cidade universitária, não sei se fica meio deserta no verão.

Vanessa
Vanessa
10 anos atrás

Olá!
Estou indo para San Francisco em Janeiro estudar inglês por “” tempo indeterminado” para que eu consiga encaixar uma pós logo em seguida visto que acabarei minha graduação este ano. Ouvi falar muito bem desta Universidade em Berkeley, você saberia me dizer se eles ministram cursos de inglês para estudantes internacionais? Tenho uma dúvida gigante, o que seria o “English as a Second Language”? Tenho inglês avançado mas preciso da fluencia para minha área de trabalho.
Obrigada pela atenção! E pelas dicas!

Vera
Vera
10 anos atrás

Mariano, adorei a California, obrigada pelas ótimas dicas

José Vicente
José Vicente
11 anos atrás

É fácil ir de SF pra Berkeley? Demora quanto tempo?

Ruy Felipe
Ruy Felipe
11 anos atrás

(Com correções- escrevi do IPad ) Olá Maryanne. Eu estou viciado nas dicas do seu blog. Sou jornalista da rádio CBN. Vou morar 6 meses aí CA para aprender inglês. Vou fazer uns freelas para a rádio e tenho, inclusive, um projeto de uma coluna para CBN sobre dicas do exterior… Se te interessar, podemos bater um papo depois para agregarmos conteúdo e quem sabe fazer parcerias. Enfim. Mas o o verdadeiro motivo do meu post é o seguinte: conforme falei, eu e minha noiva vamos morar para estudar inglês, estava tudo certo que vamos morar em SFO, mas a… Ler Mais »

Ruy Felipe
Ruy Felipe
11 anos atrás

Olá Maryanne. Eu estou viciado nas dicas do seu blog. Sou jornalista da rádio CBN. Vou morar 6 meses aí CÁ para aprender inglês. Vo fazer uns freelas para a rádio e tenho, inclusive, um projeto de uma c,una para CBN sobre dicas do exterior… Se te interessar, podemos bater um papo depois para agregarmos conteúdo e quem sabe fazer parcerias. Enfim. Mas o rindopara motiv do meu post é o seguinte: conforme falei, eu e minha noiva vamos morar para estudar inglês, estava tudo certo que amos morar em SFO, mas a escola que ia os estudar fechou. Vamos… Ler Mais »

livia
livia
11 anos atrás

Olá. Estou a caminho de Berkeley para estudar por 7 meses, sendo 3 na ELS e mais 4 na UC. Tenho 33 anos e tenho receio de me hospedar com alunos muito mais novos do que eu. Você me indicaria algum lugar para que eu fique pelo primeiro mes, com uma certa estrutura, mobilia e cozinha, etc.? Obrigada

Malu Esper
Malu Esper
11 anos atrás

Maryanne, este post está demais. Tem todas as informações para conhecer Berkeley. Vou sollo agora em novembro, entre 12 a 17 . Todas as super dicas sobre São Francisco também pesquisei aqui inclusive os locais aonde não ficar hospedada e sobre o sistema de transporte. Muito, muito bom, como falou o Riq.

Thaisa
Thaisa
11 anos atrás

Olá,

Há 12 anos atrás fui para SF e visitei Berkeley. Lembro que tinha uma feirinha em uma rua mas não me recordo o dia da semana que fui. Essa feirinha ainda existe? Ela funciona em algum dia específico?

Morgana Madeira
Morgana Madeira
11 anos atrás

Estou programando uma viagem pela Califórnia em Setembro. Depois desse post, Berkeley virou um passeio obrigatório! Gostaria de saber se esse clima continua aos sábados pela manhã ou é melhor ir durante a semana.
Obrigada!

Eduarda
Eduarda
11 anos atrás

Quais são os passeios ecológicos que podem ser feitos em Berkley?

Denise Sahione
Denise Sahione
11 anos atrás

Olá Maryanne,

Vou passar o mês de Julho em um intercâmbio aí em Berkeley. Tenho uma dúvida boba: Meu vôo chega em São Francisco. Qual a melhor opção para ir para Berkeley: táxi? É tranquilo pegar um táxi no aeroporto de São Francisco? Se eu alugar um transfer daqui do Brasil terei que pagar 150 dólares, estou achando um absurdo. Você também saberia me dizer a tarifa. Obrigada! Denise Sahione

José Laércio
José Laércio
12 anos atrás

Ola, estou muito entusiasmado para conhecer Berkeley, pois vou passar um mes estudando na Kaplan. Ouvi dizer ki ai e lindo. Espero ancioso.
Abraços.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Olá,

Sou aluno de gradução da USP e gostaria de saber mais sobre Berkeley e aonde estudar. Estou querendo ir no final deste ano/começo do ano que vem. Você poderia me passar o seu e-mail para mim tirar algumas (muitas) dúvidas? 🙂

Obrigado,

Lucas Brunialti.

Amanda
Amanda
14 anos atrás

Adorei! Faz tempo que estou pesquisando sobre Berkeley mas aqui deu pra quase sentir o clima da cidade já. Desculpa incomodar com isso, mas queria muito te fazer uma pergunta já que vc disse que trabalha na UC Berkeley. Eu tenho 20 anos, tranquei o 1o ano de arquitetura aqui no Brasil porque descobri que o quero mesmo é estudar business, até pra um dia poder cuidar dos negócios do meu pai. Tenho boas notas de colégio, falo inglês fluente, estudei o senior year no Texas, tenho boas recomendações porém nenhuma experiência de trabalho (voluntário ou não). Ouvi dizer que… Ler Mais »

Yeda
Yeda
14 anos atrás

Você acha melhor ir de sao francisco a Berkeley de carro, de metrô ou tanto faz?