Dicas Práticas

Os 50 anos do Summer of Love

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

No último sábado, foi o aniversário de 50 anos de lançamento da música “San Francisco, be sure to wear some flowers in your hair”. Essa música se tornou o hino do Summer Of Love, um verão muito maluco que transformou o jeito de ser da juventude e introduziu ao mundo  palavras como tolerância e diversidade.

O aeroporto de San Francisco, SFO, fez um evento em homenagem ao aniversário de lançamento da  música e ao verão de 67, que ficou associado a ela e me convidou para participar.  O evento foi bem divertido,cheio dos clichês da época. Adorei ver tudo de perto e conhecer o San Francisco Gay Men’s Chorus, que fez uma apresentação linda, no meio do Terminal 3.

summer of love

summer of l ove 7
San Francisco Gay Men’s Chorus

O Verão de 67, o Summer of Love

.Aposto que você já ouvir falar dos hippies? Seja qual for sua idade, aposto que já ouviu falar desse grupo, conhecido por usar flores no cabelo, roupas com estampa tie-dye, saias compridas e estampas de flores. Também adoravam fumar maconha e ouvir música, muitas delas que curtimos até hoje e que contei nesse post aqui. Aliás, música, pintura e poesia eram seus maiores interesses, além de religiões aternativas e muita meditação, muitas vezes praticada depois de colossais quantidades de drogas. Tudo isso acontecia no Haight Ashbury, ao lado do Golden Gate Park.

Os muitos eventos relacionados ao Summer of Love, que acontecem na cidade mostram um pouco de tudo isso. Tem música, tem muitas exposições, tem tours guiados e qualquer atividade que lembre que, durante o summer of love, todo  tipo de expressão era incentivada, pois só importava o que você sentia. Não existia certo ou errado, mas sim o que seu coração queria crer. Nos próximos meses, São Francisco vai reviver essa fase com vários eventos, por toda a cidade.

summer of love 6

Pra quem não viveu esses anos, é uma chance ótima de conhecer os pensamentos que ajudaram a construir o jeito de pensar  da juventude hoje e muitas das ações que foram fundamentais pra liberdade de expressão que vivemos. Pra quem já estava por aí em 1967, os eventos são uma excelente oportunidade de lembrar da moda, da música, dos cartazes e todo o espírito da época.

Quais os melhores eventos?

São mais de 60 festivais, exibições, concertos comemorando os 50 anos do verão de 67. Os sites com a programação completa são os do SFTravel e de Summer of Love. Pra ajudar você a escolher onde ir, aqui vai uma lista dos eventos que recomendo. São eventos divertidos que vão te levar de volta pra 1967 de uma forma leve e descontraída, exatamente como o espiríto da época pedia.

summer of love 2

Tours e passeios à pé:

Summer of Peace, Love & Anti-War: caminhada pelo  Haight-Ashbury, Golden Gate Park, enquanto o guia conta as histórias sobre os movimentos anti-guerra e mudanças culturais da época. Sábado, dia 10 de junho, das 12-3pm. O ponto de encontro é na estátua do  McKinley Statue, no Panhandle do Golden Gate Park. Custo: $10

Haight-Ashbury Flower Power Walking Tour: Esse tour parece muito legal e completo, levando você pros pontos dimportantes do bairro. Meio história dos hippies e maio história do bairro, esse é um tour que vou fazer, sem dúvida. O ponto de encontro é na esquina da ruas Stanyan e Walller. O tour acontece às 3a e sábados às 10:30 e 6as feiras às 14 horas. Custa $ 20 por pessoa.

summer of love 5
SFO tem um programa onde os cães são usados pra acalmar passageiros. Eles tb participaram do evento.

San Francisco Love Tours: saia por aí numa Kombi pintada com desenho psicodélico enquanto o guia vai te contando a história dos hippies. Os tours saem diariamente do 2899 Hyde St. e o preço é $ 48 por pessoa.

Magic Bus Tours mostra vídeos do Summer of Love e eventos n Golden Gate Park. Nas paradas, os passageiros escutam entrevistas e músicas da época. Até 30 de setembro, na esquina da  Geary e Powell streets, na Union Square. ãs 2as, 5as, 6as, sábado e domingo ás 10:30 e 13:30. Adultos pagam $ 70 por pessoa.

Exposições:

Summer of Love: Art, Fashion and Rock & Roll é a exposição que acontece no de Young Museum. Já estive lá, adorei e super recomendo. Já sei de várias pessoas que seguiram minha recomendação e adoraram, Não deixe de ver pra ter um resumão completo do Verão de 67.

California Historical Society também tá com uma exposição bem interessante, porém menor, sobre o Summer of Love.

summer of love

 

Procurando guia brasileiro para tour em São Francisco ou Napa? Clique nos links.

Assinar
Notificar de
guest

17 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Gisele
6 anos atrás

Eu queria ter vivido nos anos 60 e 70, melhor ainda se fosse em SanFran. A galera tava começando a ficar dona de si, se permitia altas doideiras e as músicas eram as melhores com o rock e a black music dominando a cena. Essa festa deve ter sido o máximo!

Alessandra Fratus
6 anos atrás

Que divertido! Amo São Francisco de paixão e amei todos os eventos! Como não se apaixonar por uma cidade tão maravilhosa e cheia de opções?!

Viajar pela história - Catarina Leonardo

Adorava conhecer São Francisco. Este evento e a cidade estão completamente ligados… Era o máximo conseguir participar neste evento!!

Alessandra
6 anos atrás

Adorei o post. São Francisco deve ser um lugar super acolhedor, tenho muita vontade de conhecer. Parabéns.

Christian Gutierrez
6 anos atrás

Que festa manera, não sabia que ainda tinha festivais assim por ai, boa dica.

Diego Arena
Diego Arena
6 anos atrás

Muito interessante. Adoraria participar desse evento, adoro coisas assim. Adorei o relato.
Obrigado por compartilhar.

Viajante Comum
Viajante Comum
6 anos atrás

Que legal! Deve ser muito divertido participar desses eventos! Cores e muita alegria certamente não faltarão! 🙂