O que Fazer?

Passeio à pé pelos murais do Mission

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Mission é atualmente o bairro mais cool de San Francisco. Você vai sempre encontrar um lugar muito legal para passear, comer, beber ou tomar sol. Mas, tem uma coisa que você só vai encontrar por lá:os murais coloridos, que vem de todos os jeitos, tamanhos, formatos e cores. E a melhor forma de observar essa arte à céu aberto é fazendo um  passeio à pé pelos murais do Mission.

Clarion Alley

Os murais do Mission

Você encontra murais de diversas formas no Mission. Existem painéis em lugares públicos, em portas de garagens, em paredes de igrejas e parques. Os paineis maiores  são super interessantes, pois vários deles são histórias pintadas e gravadas nas paredes. Muitos murais foram encomendados pelos próprios donos dos edifícios ou casas, para homenagear uma pessoa próxima ou importante.

à pé pelos murais do Mission
Família – Balmy Alley

Por causa da história do bairro, que começou em 1776, com a construção da igreja Mission Dolores e todo o processo de colonização, muitos painéis mostram as histórias dos imigrantes e fatos políticos. É muito comum encontrar murais com pinturas mostrando situações de dor, injustiça, trabalhadores modestos e muita religião.As primeiras galerias de arte e os painéis de rua surgiram no bairro por volta de 1970 e não pararam mais de crescer.

Balmy Alley
à pé pelos murais do Mission
Religião no Balmy Alley
à pé pelos murais do Mission
Essa foi uma das imagens que mais me impressionou. Dor, sofrimento, tristeza, alegria.Tudo junto – Balmy Alley

Como escolher seu roteiro para um passeio á pé

Comecei o passeio indo até o Precita Eyes Muralist, na esperança de conseguir informações diferentes por lá. Mas a visita até o centro acabou não valendo a pena, a não ser que  seja para fazer o tour guiado com eles. São vários tipos de tours  mas todos eles acontecem somente aos sábados ou domingos em horários determinados. Sem dúvida, fazer um passeio à pé pelos murais do Mission com eles é um programão. Mas, se acontecer de estar por lá fora desses dias, a saida é sair passeando sozinho e escolher seu caminho.

Vou contar o que fiz no meu roteiro, que demorou umas 3 horas, com direito à parada para almoço no Dolores Park Café. Existem inúmeras opções de roteiros à pé para fazer pelo bairro. Eu gostei muito do que fiz, pela variedade de imagens que consegui ver.

à pé pelos murais do Mission
Mensagens sociais estão por toda a parte

Meu roteiro à pé pelos murais do Mission

Comece o seu passeio à pé pelos murais do Mission no Balmy Alley, um dos lugares com maior concentração de murais. Foi também na Balmy Street que esse tipo de arte começou, em 1970. Hoje, os painéis estão em todas as paredes, não importa a altura ou formato. Não existe um espaço vazio.

à pé pelos murais do Mission
24th street

O Balmy Alley fica entre a 24th e 25th Streets, entre Harrison Street e Treat Avenue.

à pé pelos murais do Mission
24th St & South Van Ness

Dali, vire à direita na Mission Street e vá andando até a altura da 20th ou 19th. No caminho, você vai encontrar um montão de murais. Recomendo parar e curtir com atenção, o mural na 21street à esquerda. Uma parede enorme, que conta a história de um fazendeiro e sua plantação ( ao menos para mim). O desenho é perfeito, as cores são vibrantes e o resultado final é digno de museu de arte.

Parada para almoçar

Depois de virar à esquerda na 19th ou 20th, siga até o Dolores Park e pare por lá. Dessa vez, a vista da cidade passa a ser a atração principal. Depois, um sanduíche e um café na esquina ensolarada do Dolores Park Café.

Depois siga pela 18th Street até a Valencia Street e siga em frente até encontrar o Clarion Alley à sua direita, mas não sem antes admirar o enorme mural do Women’s Building, na 18th Street.

à pé pelos murais do Mission
The Women’s Building 3543 18th Street

O Clarion veio depois do Balmy Alley ( 1991), mas hoje tem quase o mesmo número de obras. Senti que ali as obras são mais relacionadas à política e sociedade e também mais atuais.

à pé pelos murais do Mission
Não estamos divididos, só não estamos juntos.
à pé pelos murais do Mission
Balmy Alley
Balmy Alley

Chocante verdade para quem quiser ouvir e ver

“Negros são mortos impunemente” – Balmy Alley

E esse apelo?

à pé pelos murais do Mission
Baixe suas armas – Clarion Alley

O meu passeio terminou ali. Se você não tiver tempo, ou não quiser fazer um passeio à pé pelos murais do Mission, recomendo que visite o Balmey e o Clarion Alley, onde estão as maiores concentrações de murais. Mas, se quiser passar uma tarde ou até mesmo um dia inteiro, não faltam cantinhos e lugares gostosos para comer no Mission.

Queijo e vinho no Mission

El Techo – Rooftop no Mission

Tartine Manufactory

Frances

Assista nosso vídeo sobre o Mission District e seus murais.

Quer conhecer San Francisco de carro comigo? Clique aqui

Assinar
Notificar de
guest

3 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments