Napa

Quando ir para Napa?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Qual é a melhor época do ano para visitar Napa? Quando a paisagem fica mais bonita? Como é o clima?

 

Foto: Marcelo Alexandre - fotógrafo oficial do blog
Foto: Marcelo Alexandre – fotógrafo oficial do blog

 

A região de Napa é famosa pelas suas vinícolas e paisagens lindas com os vinhedos ao longo da Rodovia 29, a principal do Vale. Mas você sabia que o visual muda muito ao longo do ano?  Dependendo da época, sua impressão sobre o lugar  pode mudar completamente.  Alguns meses são mais bonitos que outros, mas todos tem seus encantos. Leia aqui qual época vai combinar melhor com seu jeito de viajar para aproveitar ao máximo esse  bate-volta perfeito de São Francisco.

 

Como aproveitar no inverno: ( dezembro, janeiro e fevereiro)

Durante a maior parte do inverno, as videiras estão “dormentes”. Isso quer dizer que quase não existe planta, somente a parte central do tronco de madeira. A paisagem fica melancólica e quase toda da mesma cor. Essa é uma época que pode chover bastante. Ano passado não caiu uma gota, mas esse ano choveu muito. Mas a chuva não atrapalha os jantares nos ótimos restaurantes, que ficam bem mais vazios nessa época. E não tem temperatura melhor pra degustar os famosos cabernets da região.

Se você der sorte com o tempo, vai encontrar dias de céu de azul profundo, daquele azul de inverno, com temperatura por volta de 10c durante o dia e caindo para uns 2c durante a noite. Nessa época você dificilmente vai precisar de reserva, tanto nas vinícolas como nos restaurantes. Faz mais frio do que em  São Francisco, apesar de não ter o vento de lá.

 

janeiro em napa

 

Em fevereiro os campos ficam cobertos de mostarda e a paisagem fica linda. Olha só essa foto do meu instagram ( já me segue por lá? @hotelcalblog)

 

napa em fevereiro com mostarda

 

Como aproveitar a primavera: ( março, abril, maio)

A paisagem muda bastante durante os 3 meses da primavera. Em março, os brotinhos das plantas começam a aparecer e a intensidade do verde vai depender da quantidade de chuva que caiu durante o inverno. De qualquer forma, a paisagem já começa a ficar mais clara e mais colorida e o horário de verão ajuda a aproveitar uma hora a mais por lá. Adoro essa fase, acho tão gostoso ver a planta começar a brotar depois do inverno, é daquelas horas onde o ciclo da natureza se mostra tão perfeito.

Em abril existe uma crescimento grande da planta e quanto mais sol tiver, mais elas crescem.

Em maio aparecem as florzinhas, super pequenas, mas perceptíveis quando vistas de perto. O sol já é uma constante e um piquenique é um ótimo programa. As vinícolas e restaurantes começam a ficar mais disputados e aconselho fazer reserva se quiser fazer um tour e almoçar ou jantar  em algum lugar específico.

 

Foto: Marcelo Alexandre - Fotógafo oficial do blog
Foto: Marcelo Alexandre – Fotógafo oficial do blog

 

Como aproveitar o verão ( junho, julho, agosto)

Daqui pra frente é só crescer e quanto mais pra frente do verão, mais bonita fica a paisagem, com as videiras carregadas de cachos de uvas. Tudo fica lindo e quente! Nessa época, a temperatura pode chegar fácil aos 35c durante o dia, o que já não é tão gostoso para degustação dos vinhos tintos. É a hora de dar lugar aos ótimos Chardonnays e Pinots da região. Atenção para as reservas, pois os americanos tiram férias nessa época e adoram ir pra Napa.

 

verao_Fotor

 

Como aproveitar o outono: ( setembro, outubro, novembro)

Essa época também apresenta grandes diferenças, mas é a melhor do ano. Essa é a época perfeita pra visitar Napa e toda a região. Como em São Francisco, setembro e outubro são meses de clima perfeito. A colheita começa a partir do final de agosto, variando de vinícola para vinícola. Você vai poder ver o espetáculo das uvas imensas nos cachos (acúmulo de açúcar as deixa gordinhas), até a hora da colheita.

 

Foto: Marcelo Alexandre - fotógrafo oficial do blog
Foto: Marcelo Alexandre – fotógrafo oficial do blog

 

A colheita é a época mais disputada do ano. O ar se enche do aroma das uvas e a paisagem passa a incluir os trabalhadores com suas grandes bacias brancas, onde colocam as uvas, que são recolhidas manualmente. Faça reservas pra tudo, carro, tour, degustação, restaurantes e hotéis. O vale fica lotado e os fins de semanaa ficam quase impraticáveis de tão cheios. Essa também é a melhor época pra andar de balão, com as menores chances de ter seu passeio cancelado em plena madrugada, por causa do mau tempo.

 

Então você acha que após a colheita, a paisagem fica feia, certo? Mas não, porque algumas semanas depois, as folhas começam a mudar de cor, e vão passando pelo amarelo, vermelho e marrom, até caírem no chão e para completar o ciclo de vida da videira, lá pelo final  de novembro. Outra fotinho do meu instagram @hotelcalblog

 

novembro em Napa

 

Em qualquer época do ano, a visita à Napa é uma delícia. Não conheço ninguém que não tenha gostado de lá. Para mais dicas, veja a categoria Napa aqui no blog.

Assinar
Notificar de
guest

4 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments