Napa

Santa Helena do Napa Valley

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Santa Helena é uma das cidades do Napa Valley e fica a 100 km do centro de San Francisco, só uma horinha e meia de viagem. É quase micro com seus 6000 moradores, vinícolas, restaurantes e lojinhas. Aliás, o nome oficial em inglês, que deve ser usado no Waze ou Google Maps é St. Helena, e não “Santa”. Vamos conhecê-la?

Santa Helena

A cidade de Santa Helena

Santa Helena é uma das cidades do Vale de Napa e foi incorporada ao estado em 1876. Uma das coisas que eu acho legal na cidade é que vários prédios são do século XIX, com os anos de construção marcados nas fachadas.

Os quatro quarteirões onde a “cidade” fica, são cheios de lindas construções com tijolos e madeiras, que abrigam  lojas de decoração, roupas incríveis (e caras) e lojas de serviço, que parecem ser as mesmas do século XIX. Adoro passear por ali, afinal, o lado de dentro das lojas, consegue ser tão bonito quanto fora.

Santa Helena

Santa Helena

Santa Helena

Santa Helena ou Yountville?

Quem me acompanha aqui sabe da minha paixão por Yountville. Para mim, Yountville é uma das cidades mais charmosas do mundo, com seus restaurantes e hotéis lindos. Lembra uma cidade saída de filmes bem produzidos, onde tudo é impecável. Imagino que seus 3000 habitantes sejam todos chefes de cozinha e hoteleiros. A cidade vive em função do bom vinho e boa comida e se vê muitos turistas pela rua.

Santa Helena

Já a cidade de Santa Helena tem um astral um pouco diferente. Seu centrinho, por onde circulam os 6000 habitantes da cidade, é mais concentrado e com mais cara de cidade, com várias lojas de roupas, decoração, galerias de arte, bares e restaurantes. Os hotéis dentro da cidade são menores e mais antigos, com mais cara de bed&breakfast, do que de lugares sofisticados como o Bardessono ou o Hotel Yountville.

Santa HelenaOutra diferença grande é que enquanto Yountville é super calma e quase sem carros, a CA-29 passa pelo centro de Santa Helena.

Quais as vinícolas perto ou na área de Santa Helena?

A região de Santa Helena envolve uma área muito maior que somente os dois quarteirões da cidade. Então, Santa Helena tem início na área da Alpha Omega Winery (logo após Rutherford) e vai até um pouco depois da Beringer, cobrindo uma área de quase 9km.

Entre as vinícolas tops da região, indico a Hall, a Beringer, a V. Sattui (para piqueniques), a Charles Krug Winery (uma das vinícolas mais antigas do vale) e a Prager Winery & Port.

Santa Helena

Entre os restaurantes mais conhecidos, estão o Cook, o Harvest Table, o Farmestead, o Bakery Café.

Devo me hospedar em Santa Helena ou Yountville?

Ficar em uma cidade ou outra vai depender muito do seu estilo de viagem. Apesar dos dois lugares serem caros, ainda é mais fácil encontrar opções mais baratas em Santa Helena. Mas, fique atento, porque a qualidade dos hotéis muda.

Também existem hotéis sofisticados em Santa Helena, mas ficam fora da cidade, o que dificulta um pouco a logística de beber e dirigir. Mas, afinal, se você comparar um hotel 5* sofisticado de Yountville, vai encontrar diárias muito parecidas em Santa Helena.

Santa Helena

Onde se hospedar em Santa Helena?

Dá para ficar no centro da cidade, onde você vai poder fazer bastante coisas à pé. A rua principal também é a estrada que corta o vale e vai até Calistoga. Não é super movimentada, mas não é tranquila como Yountville. Os principais hotéis ali são:

  • Inn Santa Helena – Essa pousada fica numa localização muito boa, pois está bem perto, mas não na parte mais movimentada.
  • Hotel Santa Helena – Hotel mais antigo, porém o preço mais baixo se reflete nos quartos.
  • Wydown Hotel – Hotel novo e charmoso, bem no centro da cidade.

Santa Helena

Se quiser ficar um pouco mais longe, porém numa distância super tranquila, se estiver de carro, veja as sugestões abaixo:

Leia mais sobre a região do Vale de Napa

Assinar
Notificar de
guest

6 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Fer Guimaraes Rosa
15 anos atrás

Maryanne, ja passei tantas vezes em frente a esse restaurante, mas nunca decidi entrar. Agora ele ja esta na minha lista de “must go”. 🙂

beijaoo,