Dicas Práticas

São Francisco preciso de carro ou não?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Muita gente pergunta: “vou para São Francisco preciso de carro ou não?”; “é fácil conhecer a cidade sem carro?”. A minha resposta pra essa pergunta é cheia de “mas” e “depende”. Isso porque a cidade conta com somente uma (que na verdade são 3, mas fazem o mesmo caminho) linha de metrô, que serve muito pouco ao turista. Ela funciona bem pra chegar do aeroporto à cidade e pra alguns poucos deslocamentos, como ir até o Mission District. Fora isso, você vai precisar se virar com os ônibus locais (o Muni). Sei que tem muita gente (inclusive eu), que anda de metrô pelo mundo na maior calma, mas pensa 1000 vezes antes de subir num ônibus numa cidade desconhecida. Por outro lado, alugar carro também não é tão simples, e vem com outras preocupações.

Transportes em São Francisco

Se você tem tempo e disposição pra andar à pé e não se importa em usar ônibus, vá em frente. A cidade é cheia de caminhadas legais e você sempre dá de cara com uma vista bonita. Divirta-se e separe no mínimo 4 dias. E não esqueça de comprar o Muni Pass.

Alugar Carro

Se optou por alugar um carro, deve saber que vai conseguir  conhecer a cidade e arredores em bem menos tempo. Em 2 dias dá pra conhecer tudo de carro, ir até a Golden Gate e ao Marin Headlands de manhã e de noite, e ir aos mirantes da Treasure Island e Twin Peaks. Em troca de toda essa comodidade, você vai gastar um dinheirão com estacionamento e muitos minutos pra encontrar uma vaga. Fora o custo do estacionamento do seu hotel, que muitas vezes pode chegar até $ 60 por noite.

Linda, de qualquer ângulo #goldengatebridge
Linda, de qualquer ângulo #goldengatebridge

Tem também várias regras de trânsito pra prestar atenção, pois diferem um pouco das brasileiras, além de tomar cuidado com as multas, pois “indústria das multas” não é privilégio das prefeituras do Brasil. Fiz vários posts que vão ajudar a dirigir com mais tranquilidade nos EUA e evitar multas. Veja aqui na categoria Aluguel de carros.

Então, em São Francisco preciso de carro?

Então, o que fazer? Eu super recomendo que você misture  dias sem carro com um dia de carro. Como a grande maioria das pessoas que vem pra cá, aluga um carro no último dia pra ir até Los Angeles pela HW 1. Recomendo muito que você alugue o carro um dia antes. Aproveite pra ir aos pontos mais distantes, e sair em direção à Carmel no dia seguinte cedinho. Dá pra buscar o carro um pouco mais tarde, tipo 11 da manhã. Assim evita a fila imensa que tem nas locadoras de manhã cedo.

São Francisco, vista da Treasure Island, na hora mais bonita do dia.
São Francisco, vista da Treasure Island, na hora mais bonita do dia #semfiltro
E a Golden Gate #semfiltro. O sol se põe atrás dela.
E a Golden Gate #semfiltro. O sol se põe atrás dela.

No seu dia com carro, vá até o mirante da Treasure Island (que é perfeito para a hora do pôr do sol), ao Golden Gate Park , Twin Peaks, Vista Point e Marin Headlands. Dessa forma, você terá visto a Golden Gate de todos os ângulos.

Ainda, se quiser uma solução super prática, eu posso levar vocês pra conhecer a cidade em 6 horinhas, bem divertidas e interessantes. 🙂

Assinar
Notificar de
guest

4 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Jaqueline
Jaqueline
8 anos atrás

Olá Maryanne, sobre as linhas de ônibus, elas fazem o mesmo trajeto de ida e volta? Como vamos ficar na região de Fisherman, estamos pensando em pegar o Cable Car PM, descer no ponto final e pegar a linha 21 para visitar a Alamo Square. Para o retorno pegar a mesma linha e descer um pouco mais pra frente e visitar a Union Square e Chinatown. Para retornar ao hotel pegar a linha 8. O mesmo pretendemos fazer para visitar o Golden Gate Park, porém com a linha 28 para ida e volta. Vc acha que dá certo? Vamos pegar… Ler Mais »

Fred
Fred
8 anos atrás

Olá, Mary! Vou ficar hospedado em Nob Hill. Onde posso comprar por lá o Muni Pass válido para 3 dias?