Dicas Práticas

Compras nos EUA: aprenda a decifrar contas e dar gorjetas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Muita gente tem muitas dúvidas quanto às contas aqui nos Estados Unidos. A maioria acha que a taxa que já vem cobrada nos restaurantes é a gorjeta e acaba ficando com má fama, porque sai sem deixar os 15% ( agora 18%). Nesse post eu explico como decifrar a sua conta e entender quanto vai pagar pelas suas compras nos EUA.

compras nos EUA

O que é sales tax aplicada às compras nos EUA?

Todos os estados americanos, com exceção de 5 ( Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon) cobram  uma taxa ( sales tax) em cima de todas as compras nos EUA,  Essa taxa varia de Estado para Estado e é cobrada em cima de produtos físicos. Serviços, como manicure ou táxi, não são taxados.

As taxas sobre as compras nos EUA variam de estado pra estado e também de cidade para cidade. Por exemplo, a média de taxa na California é de 7,5% e a sales tax em San Francisco é de 8,5%. Em outras cidades da California, como Napa, a taxa é de 7.75%, em Los Angeles de 9,25% (!) e em San Diego, de 8,75%.

Isso significa na prática, que se o produto custa $10 em San Francisco, você desembolsa $ 10.85. Atenção principalmente quando fizer compras de valores mais altos. Um IPhone X não vai custar $ 999,00, mas  sim U$ 999,00 mais 8.5% de taxa ( U$ 85 ), que dá um total de $ 1084. O comerciante é quem adiciona a taxa na hora do pagamento

Quanto dar de gorjeta?

Aqui na California e no resto do país, a gorgeta não vem incluida na conta, e espera-se 15%, no mínimo. Ultimamente espera-se 18%. Mas espera-se mesmo, a gorjeta não é opcional. As pessoas que trabalham no restaurante tem um salário mínimo muito baixo e vivem mesmo das gorjetas. Sem elas, às vezes nem compensa ir trabalhar.

compras nos EUA

O problema e a confusão, para nós brasileiros, é que a gorjeta não vem na conta, como estamos acostumados. Já vi gente não dando gorjeta por puro desconhecimento mesmo, mas não é justo com as pessoas que trabalham no restaurante.

Qual a diferença entre gorjeta e sales tax?

A resposta é bem simples: a sales tax é aplicada em cima de compras nos EUA e a gorjeta é um adicional dado em serviços. Entào, quando sua conta no restaurante vem com a sales tax, é esperado que você acrescente a gorjeta de 18%.

A combinação gorjeta + taxa pode causar surpresas bem desagradáveis, principalmente em refeições em restaurantes. Calcule comigo: por exemplo, um prato de massa custa $ 15, aí adiciona-se 7,75 % de taxa ( $ 1.17) e 18% de gorjeta ( $ 2.70). O valor do prato de massa passou de $ 15 para $ 18.87.Esse valor aumenta em alguns restaurantes, que muitas vezes cobram mais pelos serviços. Normalmente essa  informação consta no cardápio de restaurantes mais sofisticados.

Como acrescentar a gorjeta ao cartão de crédito

Ao contrário do Brasil onde você não pode alterar o valor do cartão, aqui o recibo do cartão  já inclui a taxa, mas não a gorjeta. O procedimento para acrescentar a gorjeta no cartão parece estranho, mas é muito comum aqui.

1 – Você recebe a conta, com a taxa e entrega o seu cartão para pagamento. Atencão: NÃO acrescente a gorjeta ainda.

2- O restaurante leva seu cartão e recebe uma pré-autorização da operadora.

3 – Você recebe novamente o seu cartão com o comprovante da operadora para que você assine. ATENÇÃO: é nesse momento que você vai acrescentar os 18% de gorjeta ( tip) e alterar o total, somando o valor da refeição, taxa e gorjeta.

4 – O restaurante vai passar novamente seu cartão ( lembra que ele já tinha obtido uma pré-autorizacão?) com o valor da soma. Não se preocupe, ele nunca vai passar o valor errado. Em 17 anos de EUA, eu nunca vi, nem soube de passarem o cartão errado.

Tours em português com guia brasileira em San Francisco, Napa e arredores.

Assinar
Notificar de
guest

3 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Natalie
6 anos atrás

Oi, Mary. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie