Dicas Práticas

Tudo o que você precisa saber pra trabalhar nos Estados Unidos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Quer saber como um brasileiro consegue trabalhar nos Estados Unidos? Não é fácil, mas a Waldana Helin, do blog parceiro Acontece no Vale, dá várias dicas nesse post aqui.

01-visto_icon

É fácil conseguir trabalho?

Quais são as oportunidades de trabalho pra um brasileiro na região de São Francisco? Essa continua sendo a pergunta mais  comuns de diversas pessoas que vem passar uma temporada na Bay Area.

O que muitos não sabem é que conseguir um trabalho por aqui não é uma tarefa tão simples assim, e independente do tipo de trabalho, seja apenas um bico em um restaurante ou um emprego formal em uma grande empresa é necessário obter uma autorização para trabalhar nos Estados Unidos.

Posso trabalhar com visto de turista?

O comentário mais popular é: estou indo com o meu visto de turista e quero ficar uns 3 meses estudando e trabalhando, como posso arrumar um emprego por aí? Posso trabalhar com o visto de turista? A resposta é NÃO!

Mesmo simples trabalhos informais como ser babá ou entregador de pizza exigem que a pessoa tenha o social security (que é um espécie de CPF Americano) e a autorização de trabalho vinculada ao visto para que possa receber o salário legalmente nos Estados Unidos. Ah, mas seu amigo tem um trabalho nestas condições? Saiba que ele (a) está ilegal se estiver trabalhando nestas condições.

Como trabalhar de forma legal?

Para aqueles que gostariam de trabalhar, existem dois programas vinculados com o visto J1, que são excelentes oportunidades para quem quer ter uma experiência internacional de trabalho remunerada gastando pouco.

Au Pair

O primeiro deles é o AU PAIR, neste programa a pessoa vem trabalhar de babá para uma família nos Estados Unidos. A família é responsável por pagar a passagem de ida e volta, oferecer moradia, alimentação, ajuda com os custos para estudos, férias remuneradas, além de um salário que é pago a cada 15 dias.

A remuneração é baixa, e não dá para fazer grandes economias. No entanto, permanecer durante tempo integral com uma família americana é uma oportunidade única de vivenciar a cultura e aprender o idioma. Este programa geralmente dura 1 ano e pode ser prorrogado, é oferecido por diversas agências e mais popular é a Cultural Care. Verifique todos os requisitos e benefícios aqui.

Work Experience/Work and Travel

Outro programa bem popular é para que universitários possam ter uma experiência internacional de trabalho. O programa é oferecido por diversas agências no Brasil com diferentes nomes como: Work Experience, Work and Travel e assim por diante (cada agência oferece o programa com um nome diferente).

Ele permite que a pessoa trabalhe durante as ferias da universidade em uma instituição americana e receba por isso. A duração é de aproximadamente 4 meses de trabalho , mais o grace period, que é um mês após o término do programa para passear e conhecer os Estados Unidos.

Existem 3 modalidades deste programa:

1. A pessoa que aplica é a responsável por conseguir sua própria oportunidade de trabalho e moradia (ideal para quem tem um excelente conhecimento do idioma e consegue aplicar e se comunicar sozinho com as empresas americanas).

2. Job fairs, nesta modalidade, o aplicante vai a uma feira de emprego que é realizada em cidades específicas no Brasil, e durante esta feira, contata os empregadores e recebe uma proposta de emprego, sendo que muitos também oferecem moradia.

3. A outra opção é que a própria agência é a responsável por arrumar emprego e moradia para o aplicante (a maior parte destes empregos são em estações de sky e resorts).

Muitas agências no Brasil vendem os dois programas acima e em San Francisco, a Intrax  oferece ambos os programas.

Quais condições pra trabalhar como estudante?

Estudantes com o visto F1 podem trabalhar por até 20 horas semanais na instituição que que concedeu o visto. Inclui tanto universidade, quanto escola de idiomas. Mas este trabalho não é garantido! Vai depender das oportunidades disponíveis naquele momento e do nível de conhecimento do idioma pelo candidato.

Além disso, o salário é apenas uma ajuda de custo. Estudantes também podem optar pelo CPT ou OPT , neste caso ao fazer um curso de MBA ou especialização o estudante recebe permissão de trabalho ou estágio nas ferias de verão por exemplo (CPT) ou após o término do curso (OPT), que pode ser remunerado ou não. As escolas geralmente ajudam com a preparação do currículo e na divulgação das oportunidades, mas cabe ao estudante obter a vaga.

Consigo visto para um emprego formal?

Se seu interesse é obter um emprego mais formal tanto em uma startup como em uma outra empresa na Bay Area, existem dois vistos específicos neste caso: um deles é o L1 , que é o visto de transferência, neste caso é preciso que a mesma empresa tenha escritório no Brasil e nos Estados Unidos e o empregador seja transferido para trabalhar no exterior.

Este visto é concedido por um período de 5 a 7 anos. O processo para obtenção do visto é de 2 a 3 meses. Geralmente o visto é destinado para cargos de gerência ou para funcionários com um conhecimento técnico específico que não são encontrados no mercado local. O funcionário fica totalmente vinculado a esta empresa, e precisa retornar ao país de origem caso o contrato seja rompido. O acompanhante do L1 recebe o visto L4, que lhe dá o direito de morar e trabalhar legalmente nos EUA.

Como consigo que uma empresa americana me contrate no Brasil?

O outro visto de trabalho, e provavelmente o mais desejado pelos brasileiros é o visto H-1B ,em que uma empresa Americana contrata um estrangeiro temporariamente, é o visto mais comum para profissionais na área de tecnologia da informação. Nesta modalidade de visto, após a empresa divulgar uma vaga e não conseguir contratar uma pessoa qualificada para determinada posição, ela pede autorização para contratar um estrangeiro com aquele perfil.

As vagas exigem que o candidato tenha nível superior ou diversos anos de experiência para ocupar o cargo. Como a empresa é a responsável pelo candidato, é bem difícil do visto ser negado. Para obter o visto H1B, a empresa precisa realizar a aplicação até abril. Se aprovado, o colaborador poderá iniciar suas atividades em outubro daquele ano.

O acompanhante do H1B recebe o visto H4. O H4 dá direito de morar, estudar, mas não permite trabalhar nos EUA. Só poderá trabalhar após a aprovação do green card. O Green Card é um processo mais complexo que será abordado em outra oportunidade.

Texto de Waldana Helin, do blog parceiro Acontece no Vale. Dúvidas? Precisa de ajuda com o processo? Escreva para ela no contato@acontecenovale.com

Assinar
Notificar de
guest

12 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Julio Cesar
Julio Cesar
8 anos atrás

Como estão os Serviços de eletricista residencial ou comercial nos EUA ? Tem alguma chance de dar certo sair do Brasil e tentar estes serviços lá ?

Paulo Lopes
Paulo Lopes
8 anos atrás

Boa noite,
Gostaria muito de ir morar nos EUA, primeiramente seria ir estudar passando 3 meses e tentar buscar oportunidade de emprego legal, tem dica objetiva de como obter sucesso?
Att

Maria Eduarda
Maria Eduarda
8 anos atrás

se meu marido estiver fazendo uma pós e conseguir com isso um visto OPT (mesmo não utilizando). Ele é extensivo a mim, conjuge ou fico proibida de trabalhar no período da pós dele?

Mariangela
Mariangela
8 anos atrás

Sou professora de capoeira e procuro uma oportunidade na minha área na Califórnia.
Sabe de alguma oportunidade???
Moro em Brasília e pretendo dar aulas nos EUA.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Brazil tá falido.

CAMILA FERRAZ
CAMILA FERRAZ
8 anos atrás

Bom dia,

Recebi uma proposta de emprego de babá para trabalhar nos EUA, já tenho o visto de turismo, mas gostaria de ficar legalizada, essa família ao qual irei trabalhar são meus primos, sendo que a minha prima casou-se com um americano e está devidamente legalizada.
Você poderia me dizer qual meu primeiro passo para ir de forma legal? A família me envia alguma documentação? Como posso proceder neste caso?

Geraldo sergio oliveira santos
Geraldo sergio oliveira santos
8 anos atrás

Procuro uma oportunidade de trabalho nós estados unidos atuo na área gastronômica sou cozinheiro e sushi Man mas não importa do que irei trabalhar lá sei que com o tempo posso conquistar o meu espaço e com isso ter a chance de mostrar o meu trabalho