Visitando a Catedral de San Francisco

Depois de passar  mil vezes em frente ao grande edificio cinza na esquina da Geary com Gough Streets, finalmente resolvi parar e visitar a catedral de San Francisco, cujo nome oficial é St Mary of the Assumption. Eu fiquei muito surpresa, pois não imaginava que fosse tão intessante. Vem comigo conhecer!

catedral de San Francisco

A catedral de San Francisco

Projetada por dois arquitetos italianos, a catedral foi inaugurada em 1971 e foi a segunda catedral católica da cidade. A primeira catedral  Saints Peter and Paul Church, fica na Washington Square, em North Beach. Essa é a 3ª igreja dedicada à Santa Maria na cidade, a primeira fica na esquina da California e Grant Street, em Chinatown. A 2ª foi destruída no incêndio, em 1906.

Foto: themistsofavalon.net

A arquitetura da catedral é muito interessante e combina elementos tradicionais de uma igreja, como uma cruz e vitrais com formas arquitetônicas completamente diferentes e inusitadas. Olhando de cima, dá pra perceber claramente o formato de cruz da igreja. Achei bem legal.

Como entender a catedral de San Francisco

A inspiração para a arquitetura da catedral é a cruz católica, com destaque para as linhas verticias e horizontais. Quando você está dentro da igreja, o formato te leva a olhar diretamente para ao alto. São quase  60 metros de altura, onde os 4 cantos de unem numa cruz de 16 metros de largura. A idéia é que ao mesmo tempo que você olha para a cruz, está também estará olhando para Deus e para o céu. É muito bonito!

catedral de San Francisco

A catedral é um programa imperdível para arquitetos, que vão ficar maravilhados com todos os detalhes da estrutura. A catedral também tem grandes janelas que servem de molduras para a cidade de San Francisco, especialmente para o City Hall. Além de toda a parte super moderna, os colonizadores jesuítas marcam presença na catedral de San Francisco,com os tijolos vermelhos do chão do templo.

catedral de San Francisco

Tenho que confessar que nunca tinha entrado lá antes porque o grande bloco cinza nunca me atraiu, mas vencida a resistência inicial, eu adorei conhecer a catedral. Achei o lugar meio mágico, é tudo tão diferente e grandioso, que não tem como não ficar impressionado.

Também fiquei maravilhada com a arquitetura e o tamanho do orgão da catedral de San Francisco. Sempre ligo orgãos a igrejas antigas e nunca tinha visto um orgão que acompanhasse o estilo moderno de uma igreja!

catedral de San Francisco

Missas na catedral de San Francisco

A igreja está aberta para visitação todos os dias, da primeira missa até às 5 da tarde. Se quiser assistir um missa, elas acontecem de 2a- 6as feiras,às 7:30am e 12:10. Aos sábados,às 8 e 5:30pm ( com orgão) e domingo às 7:30am ( orgão) 9am ( canto gregoriano) 11am ( coro da catedral) e 1pm ( espanhol).

catedral de San Francisco

Como chegar

Se você está hospedado na área da Union Square, é muito fácil chegar até a catedral. É só andar pela Geary Steet até lá, numa caminhada de meia horinha ( passando pelo Tenderloin). O ônibus ( Muni) 38 demora 12 minutos e te deixa na porta. Se estiver de carro, dê uma paradinha rápida e estacione na frente só por alguns minutos.

Conheça meus tours em português pela cidade, por Napa e arredores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *