Dicas Práticas

Como é voar pela Southwest

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

As companhias aéreas americanas low cost estão longe de ser tão famosas ou polêmicas quanto as suas companheiras européias, que querem deixar o voo tão barato que já até pensaram em cobrar uma taxa pelo uso do banheiro ou deixar o passageiro voar de pé no avião. Nos Estados Unidos elas são boas e tem menos pegadinhas que as companhias low cost da Europa. Semana passada fui para o sul da California com a Southwest e mais uma vez, a experiência doi super boa. Quer saber como é voar pela Southwest?

southwest 3

A empresa Southwest

A Southwest começou voando só para o sul do país ( daí o nome, South e West) e acabou crescendo tanto que agora já tem vários destinos internacionais. Vamos falar dos destinos dentro dos Estados Unidos, que é que interessa pra gente nesse post. A fórmula deles para manter os preços baixos é simples: aviões pequenos que quase não param em terra, pontualidade, ausência de marcação de assentos, que garante embarque rápido e 3 ou 4 tipos de preços, que variam de acordo com o prazo de compra.

mapa de rotas Southwest

Preço das passagens para voar pela Southwest

Para voar pela Southwest, você poder comprar o trecho todo ou somente uma perna do trajeto, sem ser penalizado por isso. Então, você pode escolher a passagem one way (um trecho somente) ou round trip ( ida e volta). O preço vai depender da antecedência na compra do ticket. Por exemplo: pesquisei agora um voo de Oakland para Los Angeles, no dia 3 de abril ( bastante antecedência) e encontrei 3 tipos de tarifas para o voo das 11:45 am:

  • $ 69 para uma passagem que não posso trocar de jeito nenhum
  • $ 221 para uma passagem em que posso trocar o horário, dentro do mesmo dia
  • $ 249 por uma passagem na Executiva

Os serviços são os mesmos nos 3 bilhetes e todos dão direito a água e refrigerante, além de um pacotinho de amendoim. Normalmente os voos mais baratos são em horários mais disputados e acabam mais rápido. O mesmo voo pra LA, no mesmo dia, às 8:10 da manhã, horário onde mais executivos viajam, custa $ 141, ao invés de $ 69.

Dica: compre o bilhete o quanto antes, quanto mais perto da data do embarque, menos opções. Só compre o mais barato, se tiver certeza que não vai precisar trocar;  senão, é prejuízo na certa, porque não dá pra mexer em nada.

southwest 4

Compra de passagens

O site www.southwest.com é super fácil de usar e te apresenta todas as opções. Nele você procura, seleciona o voo, verifica o preço, faz o pagamento e recebe a confirmação. Depois de escolher sua tarifa, o site oferece a opção de check in automático, que vai custar $15 a mais,mas vai te dar mais conforto, em caso de uma viagem com criança ou idosos, por exemplo. A vantagem é que você vai pegar um lugar bem melhor.

Check-in

A empresa te manda um email 24 horas antes do voo, para que você faça o check-in online. É importante você fazer o check -in o mais rápido possível, pois a ordem do check-in vai determinar a ordem de entrada no avião e consequentemente sua chance de pegar uma assento bom.

Dica: Faça o check in mesmo que não tenha como imprimir o documento na hora. Salve o e-mail e quando chegar no aeroporto, vá a um dos kioskes e coloque o número da reserva e imprima lá mesmo.  O seu cartão de embarque sairá com a ordem de chegada que você recebeu horas antes.

voar pela Southwest

Bagagem

É permitido despachar duas malas de até 25 k cada uma, sem custo ,em qualquer categoria, inclusive na mais barata.

O embarque

O seu cartão de embarque virá com uma letra ( A,B ou C) e um número. A letra se refere ao seu grupo de embarque e o número se refere á sua ordem no grupo. A fila que se forma no momento do embarque, já está na ordem certa, então o processo  é o mais rápido que conheço. Ninguém empaca no meio do caminho ou fica procurando o seu lugar, porque cada um senta onde tiver lugar livre.. Simples. rápido e eficiente.

embarque SW
Embarque do grupo B: procure o seu lugar na fila

Os 2 voos que pegamos a semana passada foram super pontuais e tranquilos. Consegui comprar a ida com a tarifa mais barata e tivemos a maior sorte de comprar a volta com a tarifa que podia trocar o horário, porque acabamos voltando antes. Entrei no site e mudei o voo das 20 horas para as 11:45, sem nenhum problema. Recomendo voar pela Southwest e sempre voo com eles, quando possivel.

Procurando guia brasileira na California? Confira meu tour de São Francisco e o tour de Napa.

Me mande um email se quiser recomendações de guias brasileiros em Los Angeles ou Las vegas

Assinar
Notificar de
guest

4 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Tatiana Rodrigues
Tatiana Rodrigues
6 anos atrás

Como vc comprou a passagem? Pelo site? Eu tentei comprar por Paypal e não consegui. E quando tento comprar pelo meu cartão, eles não aceitam cartões internacionais. Como vc fez?
Obrigada.

Tatiana

Edgar
7 anos atrás

Interessante.