Berkeley / Oakland

Universidade de Berkeley: como visitar o campus?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Visitar a região de São Francisco não pode terminar sem uma visita à Universidade de Berkeley.

A Universidade de Berkeley é uma das mais prestigiadas universidades do mundo e fica a nordeste de São Francisco a 25 minutos de Bart, na cidade de Berkeley.

A cidade de Berkeley é bem tranquila e vive essencialmente em torno da universidade. Continue lendo este post para saber como fazer para visitar esta Universidade tão especial!

Qual a história da Universidade de Berkeley?

ucberkeley

O nome oficial da universidade é Universidade da California, Berkeley. No entanto, o campus de Berkeley é também chamado de UC Berkeley, Berkeley ou Cal. Cal é precisamente a inscrição que se vê mais nos materiais como as camisetas vendidas no campus.

O campus de Berkeley, fundado em 1868, faz parte do sistema da Universidade da Califórnia que tem campus também nas seguintes cidades:

– Davis
– Irvine
– Los Angeles
– Merced
– Riversidade
– San Diego
– San Francisco
– Santa Barbara
– Santa Cruz

Os campus da Universidade da California, coletivamente, contam com:

– 389 membros da Academia de Artes e Ciências
– 19 bolsistas da Fulbright
– 254 membros da Academia Nacional de Ciências
– 91 membros da Academia Nacional de Engenharia
– 13 Laureados pela Medalha Nacional da Ciência
– 61 prêmios Nobel (31 de alumni da UC Berkeley!)
– 106 membros do Instituto de Medicina

É muito prestígio junto! A UC Berkeley é considerada a melhor universidade pública do mundo e um dos critérios que a universidade mais se orgulha é a diversidade e a oportunidade. A prova disso é que 23% dos finalistas da UC Berkeley fazem parte de uma primeira geração de estudantes universitários.

De onde vem o nome Berkeley?

Filosofo inglês George Berkeley

O nome vem do filosofo inglês, George Berkeley (1685-1753), que foi um pesquisador famoso na área de sociologia, cujas contribuições para a filosofia são estudadas até hoje.

Escreveu um poema no início do século XVIII, em que falava no Novo Mundo como um local onde a educação e artes iriam se expandir muito. Viajou para a América em 1729 e morou em Rhode Island por 2 anos, onde tentou fundar uma Universidade para servir as colônias.

Em Maio de 1866, um dos fundadores da escola foi inspirado por alguns versos escritos por George, onde ele falava de educação e do Oeste, e sugeriu o nome de Berkeley para a Universidade que se formava.

Doze anos depois, a pequena comunidade formada ao redor do campus, adotou o nome e assim nasceu a cidade de Berkeley.

O que visitar no campus de Berkeley?

O campus e parque da Universidade de Berkeley está aberto a todos e pode-se facilmente caminhar por todo o campus. O campus tem quase 1km², é bastante verde e é super agradável para um passeio.

Logo dá para perceber que a atmosfera de Berkeley é especial. É um ambiente bem jovem, vivo e dinâmico e não é por acaso. A universidade foi o templo de protestos liberalistas dos anos 60, quando seus estudantes tomaram uma posição contra a Guerra do Vietnã, conforme o “Movimento da Liberdade de Expressão“, que começou no campus em 1964-1965.

© Hotel California Blog

A cidade suavizou nos últimos anos, mas ainda resta muito desse período com uma atmosfera alegre e festiva. Aconselho a começar o seu tour pela sua porta principal, a Sather Gate, na famosa Sproul Plaza.

Sather Gate em Berkeley

Esta plaza resume o espírito de Berkeley, no sentido de incentivar todos os alunos a lutarem por um ideal, dividirem o que amam com o mundo e aprenderem a defender o seu ponto de vista através de um modo inteligente e cooperativo.

O encontro diário na Sproul Plaza

Todos os dias, ao meio-dia, os alunos usam a Sproul Plaza como um espaço para reivindicar qualquer coisa que achem importante. Quando eu digo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo.

conhecer a Universidade de Berkeley
© Hotel California Blog

Tem gente que defende Israel, gente que defende a Palestina, gente que fala sobre as maravilhas de praticar Pilates, outros falam sobre Yoga, outro grupo fala dos direitos dos trabalhadores na China e por aí vai. No mais completo respeito à opinião alheia!

Encontrei duas moças tocando violino e posso afirmar que elas deixaram um grupo de crianças que passeavam por ali muito impressionadas. Vai saber se uma dessas crianças vai um dia tocar violino profissionalmente?

conhecer a Universidade de Berkeley
© Hotel California Blog

A partir da Sproul Plaza basta entrar pela Sather Gate e entrar no campus. Uma rede de pequenos caminhos e de algumas ruas maiores farão você passear entre o campus e vai poder observar edifícios de prestígio, como o Wellman Hall, o Hearst Mining Building ou ainda o Valley Life Science Building.

conhecer a Universidade de Berkeley
© Hotel California Blog
© Hotel California Blog
© Hotel California Blog

A Universidade tem mais de 150 anos, e tem vários prédios super antigos, ainda com telhados de cobre e colunas imensas.

Torre Sather, ou Campanile

Uma das construções mais antigas é a Torre Sather, ou Campanile, que marca o centro do campus, e foi “inspirado” no Campanile de Veneza, em 1914. Por incrível que pareça, essa torre é a terceira maior torre com relógio do mundo. Está um dia bonito? Aproveite para subir!

conhecer a Universidade de Berkeley
© Hotel California Blog

São 8 andares, com um observatório no último andar, de onde se tem uma vista linda do campus, de São Francisco, Twin Peaks, Sausalito e, com sorte, a Golden Gate!

Do topo da torre poderá também avistar a cidade de Oakland, que serve como um porto de São Francisco.

Vista Campanile Berkeley
© Hotel California Blog

O passeio pelo Campus em Berkeley não custa nada, e a subida da torre custa $4 para adultos e $3 para crianças.

Os horários de visita são:

  • Segunda-Sexta: 10:00 am – 3:45 pm
  • Sábado: 10:00 am – 4:45 pm
  • Domingo: 10:00 am – 1:30 pm e 3:00 – 4:45 pm

California Memorial Stadium

Continue subindo pelo campus, até chegar ao Estádio da UC Berkeley. O estádio da Universidade de Berkeley (California Memorial Stadium) é bem grande e se visitar o campus num dia em que não há treinos ou jogo, pode tentar entrar por uma das portas laterais. Se vir algum funcionário, pode pedir autorização para entrar e tirar algumas fotos. Eles são bem simpáticos!

© Krystel Leal – Sou Nómada

A sensação de estar pisando o estádio é incrível! Pelo seu tamanho já podemos ter uma idéia da importância desta universidade americana.

As equipes de esportes da UC Berkeley contam hoje com 98 campeonatos nacionais ganhos. Outros números impressionantes sobre a importância dos esportes na Universidade da Califórnia, são os números das medalhas olímpicas. A UC Berkeley conta com:

  • 117 medalhas de ouro
  • 51 medalhas de prata
  • 39 medalhas de bronze

Haas School of Business

Bem na frente do estádio, você pode visitar a Haas School of Business. Pode aproveitar para sentar um pouco e beber um café no Café Think, que fica dentro do edifício mais novo da UC Berkeley, o Chou Hall.

© Krystel Leal – Sou Nómada

Este edifício, que foi concluído em 2018 tem seis andares, custou US $60 milhões e foi financiado exclusivamente por ex-alunos e membros da comunidade. É o primeiro edifício acadêmico do país a ser projetado para as certificações LEED Platinum e WELL, e tem como meta ser um edifício com certificação zero de resíduos.

Detalhes no campus

Você vai ver muita coisa em azul e dourado. Estas são as duas cores-símbolo do campus e representam o azul do céu e do mar da Califórnia e o ouro do Golden State.

conhecer a Universidade de Berkeley
© Hotel California Blog

Os ursos também estão presentes por toda parte e simbolizam a Universidade. Os ursos estão na bandeira do Estado da Califórnia e os ursos dourados e azuis são os guardiões da Universidade.

Depois do passeio vale passar numa das lojinhas e comprar uma lembrança. Afinal, quem não gosta de uma camiseta de Universidade americana?

conhecer a Universidade de Berkeley
© Hotel California Blog

Como estudar na Universidade de Berkeley?

Se o passeio pelo campus de Berkeley te conquistar, pode tentar a sorte e estudar em Berkeley.

A Universidade tem 14 Escolas:

  • Química
  • Educação
  • Engenharia
  • Meio-Ambiente
  • Administração
  • TI
  • Jornalismo
  • Direito
  • Letras e Ciências
  • Recursos Naturais
  • Oftalmologia
  • Saúde Pública
  • Serviços Públicos e
  • Estudos Sociais.

O processo de candidatura é complexo, mas estudantes estrangeiros podem tentar a sorte e aplicar para estudar em Berkeley. Em caso de dúvida, podem pedir ajuda a empresas de consultoria educacional especializadas nos processos de candidatura a universidades da Califórnia.

Os programas universitários em Berkeley custam aproximadamente US$14 mil dólares por ano, apenas de inscrição/tuition para americanos e por volta de US$40 mil dólares ao ano para estudantes internacionais.

© Hotel California Blog – Várias superstições cercam a medalha da Universidade. Os alunos nunca pisam nela porque acreditam que traz mau agouro!

Os cursos da Universidade de Berkeley são muito cobiçados, sobretudo em áreas de ambiente, engenharia, e medicina. Três nomes de estudantes de UC Berkeley são, por exemplo:

  • Steve Wozniak (co-fundador da Apple)
  • Eric Schmidt (CEO do Google)
  • Andrew Grove (co-fundador da Intel).

Veja este post que fiz sobre como é uma cerimonia de graduation na Universidade da California em Berkeley!

Se procura também um programa de especialização profissional e empresarial, pode fazer um curso da UC Berkeley Extension, que são cursos profissionalizantes, de curta duração, especializados em uma matéria ou tópico e que tem um diploma oficial emitido pela Universidade de Berkeley.

Estes cursos tem uma duração inferior de um ano, 1 semestre, alguns meses, um fim de semana ou um dia. Isso permite ajustar a formação em diferentes períodos e ter um valor para todos os bolsos.

Programas dos cursos de extensão da Universidade de Berkeley

Existem 2 tipos diferentes de programas da UC Berkeley Extension:

International Diploma Programs (IDP)

Este curso é voltado para estudantes internacionais e destinados para quem tem interesse na área de Administração, Finanças, Gestão de Negócios Internacionais, Marketing e Gerenciamento de Projetos.

Os cursos têm duração de dois meses até um ano. Os programas a partir de 4 meses permitem ao estudante realizar, ao término do programa, um estágio na área.

Este programa é uma excelente oportunidade para fazer uma especialização e ao mesmo tempo ter uma experiência internacional. Principalmente para os que desejam construir uma carreira nos Estados Unidos, é uma forma de entrar em uma empresa americana e tentar uma contratação. Estudantes de diversas partes do mundo vem para este curso.

Certificate and Programs

Se o objetivo for obter um certificado e conviver com americanos a melhor opção são os Certificate and Programs. Estes cursos são mais voltados para quem quer fazer um aperfeiçoamento em uma determinada área.

É bem interessante porque é frequentado por americanos que já estão no mercado de trabalho e compartilham suas experiências. O aluno pode tanto optar por fazer apenas uma disciplina (onde a duração varia de uma a dez aulas), como obter a certificação onde é necessário fazer diversas disciplinas, tanto as obrigatórias como as eletivas, completando o número de horas exigidas para receber o certificado.

Os cursos oferecidos são na área de artes e design, ciências sociais, administração, educação, ciências, matemática e biotecnologia, tecnologia da informação e gerenciamento e comunicação.

Este programa também é oferecido em endereço em downtown San Francisco, facilitando o deslocamento de quem já está hospedado ou morando na cidade.

Gostou deste guia? Ficou com vontade de incluir a Universidade de Berkeley na sua visita? Clique aqui para ver meus tours na região!

Assinar
Notificar de
guest

7 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Natália
Natália
10 anos atrás

Tem três pacotes muito bons feitos por uma empresa nova de Sampa, a Brax360.
Pra quem quer estudar em uma UC é uma boa dica.

Fernanda Bezerra
Fernanda Bezerra
10 anos atrás

Maryanne, estarei indo a Sao Francisco em Janeiro do ano que vem, passarei 13 dias.. Ano passado ja fiz o trajeto Las Vegas/ Sao Francisco, visitei Mammoth Lake, Yosemite, Newport Beach e outras cidades no caminho.. Dessa vez eu e meu noivo estamos querendo passar uns 3/4 dias em Sao Francisco, depois vem nosso dilema: – Napa Valley: vale a pena dormir? – Castello di Amorosa eh realmente legal? – Meu noivo adora cervejarias, vc conhece Lagunita, Anderson Valey? – E Mendocino? Tem o que conhecer??? Ja ouviu falar no passeio de trem que serve carangueijo e vinho em janeiro?… Ler Mais »

Mabili
Mabili
10 anos atrás

Maaaari! Sabe esses moletons de Universidade, é fácil conseguir? Queria taanto um de Berkeley! Eu faço coleção deles! Bjoo

Ana
Ana
10 anos atrás

Mary, a visita ao campus é aberta ao público ou precisa agendar, ou pagar algum valor? obrigada! bjs