Dicas Práticas

Decifrando as contas no EUA

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Eu vejo muita gente com dúvida quanto aos preços, impostos e taxas em restaurantes e lojas e contas no EUA. Isso não é um problema só aqui em São Francisco, mas em todo o Estados Unidos.  Vou tentar dar uma geral no assunto pra facilitar a vida de quem vem pra cá e vai pagar muita coisa com cartão de crédito também.

Taxas nas contas no EUA

Todos os estados americanos, com exceção de 5 ( Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon) cobram  uma taxa ( sales tax) em cima de tudo o que é vendido ( menos no supermercado).  Isso quer dizer que o preço final NUNCA é o  anunciado. As taxas variam muito de estado pra estado, mas a California tem uma das taxas mais  altas , que é  de 8,5%.

Isso significa na prática, que se o produto custa $10 na California, você desembolsa $ 10.85. Mais atenção com valores mais altos, pois um I-Pod touch não vai custar U$ 229, e sim U$ 229 mais 8.5% de taxa ( U$ 19.46), que dá um total de quase U$ 250. O caixa sempre adiciona a taxa  na hora do pagamento.

Gorjeta

Aqui na California e no resto do país, a gorgeta não vem incluida na conta, e espera-se 15%. Mas espera-se mesmo, a gorjeta não é opcional. Faça como no Brasil, você sai sem dar 10% pro garçom? Então aqui também não pode; 15% pra pessoa que te serviu, é isso que paga o salário dela.

A combinação gorjeta + taxa pode causar surpresas bem desagradáveis, pois ao dar uma olhada no menu do restaurante você calcula rapidamente – U$ 22 do prato, U$ 2 da água e  U$8 pro vinho, legal. Quando a conta chega, os U$ 32 viraram U$ 39.52 com o acréscimo dos 15% de gorjeta e 8.5% de taxa.

Pagamento com cartão de crédito

Ao contrário do Brasil onde você não pode alterar o valor do cartão, aqui o recibo do cartão  já inclui a taxa, mas não a gorjeta.  Na hora do pagamento, você deve fazer a conta ( aqui na California é fácil, pois a taxa é 8.5% e a gorjeta é 15%, então é só dobrar a taxa e subtrair um pouquinho), escrever com sua caneta o valor da gorjeta, somar o novo total e só daí assinar.

nf-web

Deu pra entender? Alguém quer saber mais alguma coisa?

Outros posts com dicas pra se virar melhor em São Francisco:

Quando ir

Onde ficar

Bart em São Francisco

Estacionamento em São Francisco

Comida de rua boa

Onde ficar

Assinar
Notificar de
guest

4 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor
Vitor
12 anos atrás

Olá,

CImo funciona a taxa de 15% no valor total do hotel.
Me falaram que se hospedar menos de 30 dias paga uma taxa de 15%.

Obrigado

André
André
15 anos atrás

Que vuco-vuco 😛
E a gente aqui, reclamando com tudo de mão beijada….
Garçom aí não tem salário fixo?