Los Angeles

Palm Springs e Joshua Tree National Park

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Semana passada fomos para o Sudeste da California assistir o campeonato de tênis em Indian Wells, cidade que fica ao lado de Palm Springs. Aproveitamos e fomos conhecer o Joshua Tree National Park, um dos incríveis parques nacionais americanos. Esse fica no deserto, no sudeste da California, em direção aos estados de Nevada e Arizona. Vou contar tudinho nesse post aqui.

joshua tree

O deserto na California

Por incrível que pareça, a California não vive só da beleza da Golden Gate, dos vinhos de Napa e das praias de Los Angeles. O interior do estado abriga uma área grande de deserto, com 5 parques nacionais dentro deles; o Death Valley National Park, o lugar mais quente do mundo ( 54C, medidos em 1913), Anza-Borrego, o maior parque nacional do estado, que é lotado de flores silvestres, o Mojave National Preserve, cheio de dunas e vulcões sem atividade, o Red Rock Canyon  State Park e o Joshua Tree National Park, com seus pedregulhos e plantas que te fazem imaginar se a Lua está mesmo tão distante da gente.

joshua tree national park

A maior cidade na região é Palm Springs fica uns 45 minutos do Joshua Tree National Park; um oásis ( literalmente), cheia de clubes de golf com grama verdísssima, quadras de tênis, piscinas e muita gente com muito dinheiro, que escolhe a região para se aposentar e viver tomando sol, na beira das piscinas. O Coachella Valley, onde todos os anos acontece o  Coachella Valley Music and Arts Festival, fica à meia hora de distância de Palm Springs.

palm springs

Apesar dessa rota estar fora do radar dos estrangeiros, é bastante visitada pelos americanos e como todo bom parque nacional, super bem sinalizada e fácil de visitar.

Palm Springs

Palm Springs junto com Palm Desert, Rancho Mirage e Indian Wells são os lugares com hotéis, restaurantes e alguma vida noturna. Não espere encontrar muita atividade por lá fora dos grandes eventos como o festival de música ou o campeonato de tênis.  O deserto é um lugar para descansar, passear e recuperar energia. São varios resorts sofisticados, com piscina e esportes. Usamos a cidade de base pra explorar a região e visitar o Joshua Tree National Park. Ficamos num hotel pra lá de ruim, por isso, indico somente as redes mais conhecidas como Marriot e Hilton. Não arrisque.

palm springs

Joshua Tree National Park

São 45 minutos de carro de Palm Springs até a entrada do parque, com uma vegetação de cair o queixo. Nos primeiros 10 minutos dentro do carro paramos tanto pra tirar foto que me perguntei se chegaríamos ao parque no mesmo dia. Além das montanhas de pedras e montanhas nevadas, passamos por uma serra, cidadezinhas perdidas e paisagens cada vez mais intrigantes, com casas de barro coloridas, cercas e muita terra. Claro que a nossa idéia de chegar no parque cedo para evitar o sol forte não funcionou. Adivinhem que horas chegamos na entrada do parque? Acertou se pensou meio-dia em ponto. 🙂

palm springs 3

Recomendo muito que você pare no Visitor Center pra pegar um mapa ( não existe recepção de celular dentro do parque, portanto não tem waze ou google maps) e entender o que quer ver e quanto tempo vai precisar. Os atendentes tem uma super boa vontade e as filas andam rápido. Também aproveite para pagar a entrada do parque ( $25) para que não precise ficar na fila no portão de entrada mais a frente e reforçar seu estoque de bebida, sanduíche e barrinhas de energia. A temperatura média no dia que estive lá era de uns 30C com 16% de umidade. É brutal!

joshua tree np

joshua tree

Vegetação no Joshua Tree National Park

O parque fica numa área onde o Mojave Desert e a parte baixa do deserto do Colorado se encontram o que resulta numa flora diferente, com a Joshua Trees, que dão nome ao parque. Essa árvore incrível, é chamada de árvore da vida. Ela precisa se auto destruir para sobreviver, abriga e dá comida aos passáros  e repteis e passáros,ao mesmo tempo e depois de morta; e ainda vive por 150 anos. Se você avistar as Joshua Trees, é porque está no Mojave Desert. Vi muitas delas na área que visitei, aliás estavam por todos os lados.

joshua tree

Além das árvores, vi muitas flores, e entendi o que é o deserto numa das placas que vi pelo caminho. Numa tradução livre, o texto dizia que “desertos não são desertos, mas são sim, cheios de vida. Insetos, anfíbios, passáros,repteis e mamíferos; algas, fungos, cactus, flores, arbustos e árvores; todos adaptados pra conservar água e lidar com os extremos de temperatura, escapar dos predadores e sobreviver ao sol, vento e chuvas torrenciais. A inteligência das plantas e animais em desenvolver formas de conservar água e sobreviver, vai te surpreender. Para viver no deserto, sobrevivência é uma arte.”

joshua tree

Ao ver a beleza, variedade e força da vida naquele ambiente super inóspito, entendi de onde vem toda aquela força e entendi que o deserto é um dos lugares mais vivos do planeta. Uma sensação incrível!

joshua tree

O que fazer no Joshua Tree National Park

Existem várias trilhas marcadas no mapa, com as indicações de distância e dificuldade. É só parar o carro onde quiser e sair caminhando. Saímos algumas vezes, mas é super cansativo. Da primeira vez, demos uma volta grande de quase 1 hora, pulando pedras, subindo e descendo morrinhos de areia a pedra. Quando voltamos pro carro é que sentimos o calor e o cansaço. Esse é um dos perigos, porque apesar da temperatura alta, a umidade é muito baixa, então você não sua e não percebe que está ficando desidratado. Aliás, vi vários carrinhos de bebê nas trilhas e não posso imaginar loucura maior.

joshua tree

joshua tree

Além de andar por lá, dá pra acampar, escalar pedras e fazer hiking. Tudo vai depender sa dua forma física e do tempo que tem. Existem algumas pedras com formatos mais interessantes, que estão todas marcadas no mapa que recebe na entrada.  Verifique o site do parque antes de ir, existem 12 trilhas que podem ser encontradas aqui e até trilhas de um dia inteiro.

Nós passamos umas 3 horas no parque e achei que valeu muito. Como minha primeira experiência no deserto, fiquei muito, muito impressionada com a vegetação e tudo o que vi e aprendi por ali. Recomendo muito, afinal são 2 horas e meia de LA até lá.

Quando ir?

Por razões óbvias, qualquer estação fora do inverno é melhor para ir até lá. As épocas mais cheias são entre Outubro e Maio. A temperatura naprimavera varia entre 29C e 10C. Nem me passaria pela cabeça visitar o local no verão, onde a temperatura chega fácil nos 40C.

Onde comer

Saímos do parque morrendo de fome e de sede e encontramos um ótimo restaurante local, ao lado do Visitor Center. O Country Kitchen Home Cooki’n servi aum cardápio tipicamente americano, com a dona e sua família servindo as mesas, com preços honestos e comida ótima. Comi um omelete e p Paulo um hamburger todo incrementado e até tomei um milk shake. Tudo isso por $ 35. Super dica!

joshua tree

joshua tree

Programe sua viagem

Como chegar:

mapa

6554 Park Boulevard, Joshua Tree, CA 92252.

Horário: Aberto todos os dias do ano das 8 às 5 da tarde

Preço: $ 25 por carro

Não esqueça de levar muita água, petiscos, protetor solar e chapéu. Se organize antes de entrar, porque não tem serviço de celular dentro do parque.

Ainda tivemos a maior sorte, porque era noite de lua cheia e a lua cheia no deserto é uma coisa de louco!  #semfiltro

lua deserto 1

lua deserto 2

Assinar
Notificar de
guest

20 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Dantas
Vinicius Dantas
6 anos atrás

Gostaria de saber o nome do Hotel que vocês ficaram em Palm Springs e não recomendam. Não queria parar lá durante minha viagem…. Obrigado.

Dalila Barakat
7 anos atrás

Ahh que sds da California. Estive aí quando criança e nunca mais voltei, preciso urgente! Até porque não cheguei a conhecer o deserto, acredita?
Bom saber que tem um blog repleto de dicas da região.
Abs.

Mari Vidigal
7 anos atrás

Que delícia de primeira experiência no deserto, o próximo tem que ser o Death Valley, hein? Nós amamos o Joshua Tree, e passamos um frio tão grande que o Gu (teimoso!) treme só de lembrar. Você não chegou a subir no teleférico de Palm Springs? É lindo! E falando em lindo, que lua!!!
Beijos

Margareth
Margareth
7 anos atrás

Tenho que confessar que quando vi que é o lugar mais quente do mundo, é porque quem fez esse levantamento não esteve em Bangu, no Rio. hahahaha
Uma dúvida, eu não dirigo….é possível chegar lá de ônibus?

Klecia
7 anos atrás

A California é um espetáculo! Cada cenário mais lindo que o outro, tudo surpreende! Não vejo a hora de conhecer essa região!

Roberta Landeweerd
7 anos atrás

Que coisa absurdamente linda!!! E vem cá, parece viagem minha (talvez seja), mas o Joshua Tree do U2 tem alguma relação com o nome desse parque ou nem? /perdida

Patricia
7 anos atrás

Que lugar lindo!! Já anotei a dica para quando for para esses lados.
As fotos estão ótimas!

Viajante Comum
Viajante Comum
7 anos atrás

Um roteiro saindo do básico! Muito legal mesmo! As trilhas também me deixaram com uma vontadeeeee! Lindas fotos é excelente post!

Luan Perez
7 anos atrás

Passeio diferente do padrão, mas eu particularmente gosto muito desse tipo de passeio.
As fotos ficam excelentes e o lugar é muito bonito. Ótimo artigo! Abraço!

Viajante Móvel
7 anos atrás

Adorei o post e as fotos, pena que no parque não pega Internet. Não dá nem pra fazer uma Live. rsrsrs

Keul Fortes
7 anos atrás

Que show de post! Simplesmente maravilhoso. As fotos me deixaram com vontade de conhecer. Um passeio totalmente diferente. Parabéns pelo post!

Márcia Silveira Pessoa
7 anos atrás

Essas paisagens da Califórnia são um espetáculo a parte! Mesmo com essa cara meio árida, tudo é lindo. Essa foto da lua cheia matou a pau. Adorei!