Sausalito não vive só de ser uma cidadezinha bonita e charmosa, com vista para São Francisco. Além do centrinho onde se concentram os turistas nos restaurantes e lojinhas, Sausalito tem a incrível e super diferente comunidade de casas barco, ou as casas barco de Sausalito, no outro extremo da cidade. Garanto que a dica é ótima.
Estive lá no único dia do ano onde é permitido o acesso à algumas casas barco de Sausalito, mas dá pra visitar o local sempre, desde que você não faça nada que perturbe a vida da comunidade, como fazer barulho ou deixar lixo no chão.
O que são as casas barco de Sausalito?
Na época da 2a guerra mundial, Sausalito abrigava grandes estaleiros, que ficaram com barcos semi-acabados no final da guerra. Veio daí a idéia de transformar esses barco em casas. Claro que os hippies do verão da paz e amor, em 1967, amaram a idéia e a comunidade das casas barco (floating homes, em inglês) acabou crescendo tanto que o governo logo viu que era necessário estabelecer regras, para que aquilo não virasse um favelão à beira-mar.
Hoje são 400 casas barco, que ficam em 5 diferentes piers. Todas as casas tem esgoto ( tipo as fossas no Brasil), luz elétrica e pagam impostos, como as casas em terra firme.
As casas barco de Sausalito flutuam?
As casas são construídas em cima de fundações de concreto e amarradas aos piers. Quando a maré esta alta, as casas flutuam e quando a maré abaixa, algumas casas ficam direto em cima da areia. A diferença da maré alí pode chegar até 1 metro.
Qual o tamanho das casas?
Fiquei super impressionada com o tamanho e as condições das casas. Uma das casas que visitei tinha 300 m² e a grande maioria delas está na faixa de 120 m². A que mais gostei era super bem decorada, toda branca, com sala e cozinha no andar de cima e 2 suites no andar de baixo, sendo que a suite do casal e a sala davam direto na água. Uma delícia de ambiente e vista. Única coisa que me incomodou um pouco foi a proximidade das casas.
Quem mora nas casas barco?
Pessoas absolutamente normais moram nas casas barco de Sausalito. Podia seu eu, como podia ser você. Encontrei profissionais liberais, artistas e empresários. Me chamou atenção o fato de encontrar crianças vendendo limonada em 2 piers. Uma devia ter uns 2 anos e estava acompanhando a mãe, que vendia limonada junto com vestidos e bijuterias feitas por ela.
É mais barato morar numa casa barco?
Morar nas casas barco não é barato. O aluguel custa por volta de $ 4000/mês. A outra família, que me impressionou tinha 3 irmãos, na faixa de 8-11 anos, que montaram um stand super profissional em frente à casa deles. Chamavam as pessoas que passavam pra experimentar a limonada orgânica caseira (sim, porque isso é San Francisco) e ainda tentavam fazer uma venda casada, oferecendo um cookie pra acompanhar a limonada. A irmã mais velha, cuidava da contabilidade e a caixinha estava explodindo de dinheiro. Os meninos contaram que o pai é arquiteto e eles vivem ali desde que nasceram. Me pareceu ser uma comunidade com veia empreendedora. Será?
Como visitar as casas barco de Sausalito?
A entrada na maioria dos piers é livre e os moradores não se importam que as pessoas entrem pra ver as casas, desde que seja sempre à pé. Se você foi até lá de bicicleta, deixe a bicicleta trancada do lado de fora dos decks. Coloque “Waldo Point Harbor“no Google Maps.
Minha sugestão é combinar esse passeio com o passeio de bicicleta pela Golden Gate. Ao invés de voltar logo que chegar em Sausalito, estique um pouquinho até as casas barco. Dá pra combinar também com o passeio de bike para Tiburon.
Para comer em Sausalito:
Seu blog é incrível. Usei muitas informações quando planejava minha viagem. Agora estou contando minha viagem no meu blog e linkei esse seu post maravilhoso.