Blog

Hoje o Hotel California Blog faz 10 anos!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

2008 parece muito longe, não é? Quantas coisas aconteceram de lá pra cá, quantas vezes você viajou, quantas pessoas mudaram de país, e quantas pessoas mudaram de profissão? Eu fui uma delas, quando passei de publicitária para blogueira, numa época em que a profissão de blogueira nem existia. E aqui estou,10 anos depois. Obrigada a todos que me acompanharam e me ajudaram  a chegar até aqui.

#10anoshotelcaliforniablog

Tudo era muito diferente quando iniciei o blog em 2008, sem nenhum tipo de mídia social. A profissão não existia, ter blog era diversão, não existia compromissso, ninguém ganhava dinheiro; mas todo mundo se divertia, fazia amigos, comentava nos blogs dos amigos virtuais e eventualmente se encontrava no mundo real.

San Francisco e a California pouco existiam no cenário dos viajantes no Brasil e uma das primeiras frases que escrevi no blog foi que meu objetivo era “convencer os brasileiros que vale a pena esticar a viagem até a Costa Oeste”. Hoje, parece bobagem isso, né? Quem nunca ouviu falar de  Big Sur, Napa ou San Francisco? Imagina se atualmente alguém precisa de argumentos para comprar uma passagem pra Costa Oeste dos Estados Unidos?

#10anoshotelcaliforniablog
Exploratorium em 2008 e 2018

Os blogs em 2008

A divulgação por volta dos 2008, era feita boca a boca, ou blog a blog, quando todos os blogs tinham uma lista chamada “blogroll” que incluia os links para os blogs dos amigos. Era assim que gerávamos visitas e nos ajudávamos. E escrevíamos comentários, muitos. Numa época onde ainda não havia muita informação sobre viagens disponível, todo comentário com uma novidade valia ouro. Sei que hoje ainda são muito necessários, naquela época, eram indispensáveis.

#10anoshotelcaliforniablog
O blog em 2008 e em 2018

É gratificante ver todo o material que já publiquei no blog. Em 2008, o Hotel California Blog era o único blog em português, com foco em San Francisco e California. Falei sobre o passeio de bicicleta na Baía e atravessando a Golden Gate numa série de posts publicados em 2009, que o Ricardo Freire lembrou nesse post aqui, publicado quando o Hotel California Blog fez 1 ano. Comecei a ir para Napa e falar sobre os vinhos e a paisagem de lá em 2009. Conheci o Mission District quando era um bairro tipicamente latino e falei dos food trucks em 2011!

Dar palpites e dividir experiências virou mania e em 2012 lancei os tours em português pela região; foi aí que o hobby virou trabalho e o compromisso com a qualidade cresceu, pois a maioria das pessoas interessadas nos meus tours, chega até mim através dos posts publicados no blog.

#10anoshotelcaliforniablog
Bay Bridge em 2008 e 2018

San Francisco em 2008

Quando comecei, a Transamerica Tower era o prédio mais alto da cidade, a Bay Bridge tinha 2 andares,  não existiam ciclovias  na cidade, nem bicicletas de aluguel. George W. Bush era o presidente e Obama ganhava sua primeira eleição, enquanto poucos brasileiros vinham para cá. Eram poucas as opções de voo para o Brasil; agora continuamos sem voos diretos, mas hoje podemos escolher bem mais.  Foram bons anos para mim e para todos os brasileiros que começaram a viajar bastante e descobrir a California.

#10anoshotelcaliforniablog
Skyline de San Francisco em 2008 e 2018

O Google e o SEO

Por volta de 2014, comecei a notar uma mudança no mundo dos blogs. Já não adiantava escrever e publicar posts com frequência, se a ferramenta  SEO (Search Engine Optimization) do Google não “conversasse” com o blog. Nessa época pensei seriamente em parar tudo, pois era hora de assumir um compromisso mensal com outros profissionais que me ajudassem a ser relevante para o Google. Quer dizer, eu teria que trabalhar mais e ainda investir. Depois de ficar muito na dúvida sobre o futuro, percebi que não saberia viver sem o blog e meus tours. Por isso, resolvi tocar a vida e o blog pra frente. Hoje o trabalho é feito de uma forma totalmente diferente, com 2 pessoas me ajudando no trabalho mensal do blog e mais uma me ajudando com os tours.

Ano passado resolvi me aventurar no mundo do cinema e montei em parceria, um canal no You Tube, o Canal California. Mas minha vida de estrela não durou muito e decidi que não nasci pra isso. Em compensação, a vida de blogueira e guia de turismo na região segue muito bem.

Obrigada a todos os meus leitores, clientes e amigos desse mundo virtual e real que estiveram comigo até aqui. Não consigo contar  quantos amigos  fiz ao longo desse tempo e o número de pessoas legais e interessantes que conheci desde que comecei a fazer os tours. Quem sabe nos encontramos por aqui em 2028? Até lá.

Já participou do sorteio dos #10anoshotelcaliforniablog? Tá valendo até hoje à noite. Passa no @hotelcaliforniablog e comente na foto oficial.

 

As etiquetas das malas sairam para @karenpgomes @viajenessa @edmiltonferreira @cha.albarran @biazinhaaraujos @thaisafonzar @lica_chapolin @kaa.jacobs @rubensdefarias

 

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments