O novo terminal de ônibus de San Francisco foi enfim reinaugurado, após quase um ano fechado para reforço da estrutura. Embora não pareça lugar para turistas, ele abriga um parque maravilhoso na cobertura. Igualmente imperdível para os turistas, é a visita ao último andar do prédio da Salesforce Tower, o Ohana Floor. O Salesforce Transit Center (nome oficial) é a nova moda da cidade.
O Salesforce Transit Center
O novo Centro de Transportes da cidade, o Salesforce Transit Center parece tudo, menos uma grande rodoviária. Tem gente que arrisca dizer que a gigantesca construção de quase 500 metros de comprimento é um museu. Enquanto outros dizem que é um shopping center ou um condomínio. Mas com certeza, nunca alguém adivinhou que trata-se de um centro de transporte super moderno e estiloso.
Em primeiro lugar, o espaço é super aberto e iluminado, e foi projetado para fazer o trânsito fluir da melhor forma possível, porém sem prejudicar a estética.
Está localizado no centro da cidade e a idéia é que sirva todos os moradores e pessoas que entram e saem de San Francisco diariamente, para trabalhar.
Ainda vai abrigar, no futuro, a estação de trem de alta velocidade, projeto que deve ficar pronto em 2025.
São 4 andares divididos em espaço para os ônibus MUNI (1º andar), ônibus que servem a Bay Area e Greyhound (ônibus estaduais e inter-estaduais) e MUNI’s que vão para Treasure Island, que ficam no 3º andar.
O 4º andar guarda a maior surpresa: um parque de quase 500 metros de extensão, que rapidamente virou o mais novo parque de diversões da cidade.
O parque da cobertura – Salesforce Park
Por cima dos ônibus, futuros trens e integrações de sistemas de transporte, construíram um parque super lindo, que todos na cidade já chamam de nossa High Line.
A semelhança com o parque de NY, construído numa antiga ferrovia, é visível. Entretanto, acho que o Salesforce Park tem algumas vantagens práticas sobre seu semelhante em NY.
O parque é composto por uma trilha para caminhadas de 900 metros de comprimento, fontes, uma área para crianças brincarem com muitos brinquedos e um anfiteatro com várias atividades.
Os quase 500 metros, cobrem 4 quarteirões de extensão no centro da cidade, criando pontos de vistas nunca dantes imaginados. Fiquei surpresa sobretudo, com o tamanho e a grandeza dos edifícios, quando vistos dali.
Além disso, são 600 árvores, 16.000 plantas, 13 diferentes áreas com vegetação de diversos lugares do mundo, numa estrutura que custou U$2.159 bilhões! Ou seja, aproximadamente 8 bilhões de reais.
A Salesforce, empresa de tecnologia e dona dos 3 prédios mais altos da cidade, pagará $27 milhões pelo direito de usar o nome por 25 anos.
Juro que eu achava os 3992 painéis de alumínio branco que dão a idéia do prédio ser envolto por renda, muito feio, até ver tudo de perto. A idéia é surpreendentemente original, quando observada de perto.
São diversas atividades para turistas e moradores, que podem ser encontradas aqui.
São não apenas aulas de yoga, tai chi e dança, como também atividades ligadas a arte, com sessões de artesanato e crochê. Muitas distrações para crianças e famílias, além de shows de música, teatro e dança. As atividades não só são abertas ao público, como também são grátis.
Como visitar o Ohana Floor
O último andar da Salesforce Tower,que fica ao lado do Salesforce Transit Center, agora está aberta a visitas. Do alto do 61º andar, a vista da baía de San Francisco é impressionante.
O último andar abre um sábado por mês, para 4 tours de uma hora cada um, que atendem 50 pessoas por vez. Os tours acontecem nos horários das 11 da manhã até 6 da tarde.
Cada pessoa pode fazer a sua reserva e adicionar mais 5 pessoas somente, que não podem ser substituídas. São tolerados até 20 minutos de atraso; depois disso a pessoa perde sua reserva. Veja as perguntas mais frequentes aqui.
Ou seja, não é surpresa que esses tours viraram um sucesso de público, roubando o posto de “tour maisprocuradoedifícildecomprar” de Alcatraz. Enquanto Alcatraz pede 3 meses de antecedência para compra, as visitas ao Ohana Floor estão esgotadas até janeiro 2020.
Se você planeja viajar depois disso ou quiser mais informações, deixe seu e-mail nesse link aqui. Através dele você vai receber informações sobre novos tours e novos horários.
Veja o vídeo abaixo para ter idéia do vistão!
Como chegar no Salesforce Transit Tower
O endereço oficial é 425 Mission Street, mas já que a estrutura é tão extensa, é muito fácil acessar o prédio por qualquer rua, entre a Bale e 2nd Street.
O melhor jeito de chegar lá é à pé, a partir da estação Montegomery do Bart.
Oi, Mary. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie