Ontem recebi 3 perguntas sobre viajantes aterrorizados com a possibilidade de contrair gripe suína numa viagem pra California. Além de recomendar que vocês vejam as notícias diariamente no Los Angeles Times e no San Francisco Chronicle pra atualizações locais, vou falar do que estou observando por aqui.
Fatos:
Todos os casos que apareceram na California foram de pessoas que estiverem no México recentemente.
Os cientistas não conseguem entender porque a gripe no México é tão forte, e a que aparece aqui nos EUA parece ser bem mais leve.
Até hoje, houve somente 1 morte confirmada no Texas, de um menino que voltou do México no início do mês.
A California teve 14 casos confirmados, mas é normal a preocupação do governador ,pela proximidade com o México e pela quantidade de mexicanos que moram aqui.
Existem 2 drogas no mercado americano que parecem eficazes para o tratamento da gripe ( Tamiflu e Relenza).
Andei de metrô e fui na Universidade em Berkeley ontem e não vi ninguém, absolutamente nenhuma pessoa usando máscara ou qualquer coisa parecida.
Q & A:
Eu cancelaria uma viagem nesse momento? De jeito nenhum, a não ser que fosse pro México.
Tomaria cuidados adicionais no avião? Sim, eu já tomo muito cuidado em viagens de avião, pois já peguei várias gripes em avião. Reforçaria o uso de alcool gel, tomaria um super cuidado pra não colocar minhas mãos nos olhos ou na boca e lavaria minha mão várias vezes durante a viagem.
Usaria máscara no avião? Acho que sim, apesar do mico. Não custa prevenir.
Seguro saúde: Não custa nada ligar pro seguro saúde contratado e ouvir as recomendações deles.
Que cuidados adicionais eu devo tomar em São Francisco? Usar alcool gel, lavar a mão, sempre que possível e acompanhar o noticiário local e ver como as pessoas se comportam nas ruas. Pela quantidade de perguntas e comentários que tenho ouvido, me parece que o pessoal no Brasil está muito mais assustado do que o pesssoal aqui.
Isso é a situação hoje, 4a feira, dia 29 de abril de 2009. Tudo pode mudar. Prometo dar updates diários sobre esse assunto até as coisas se acalmarem.
Iupi! Estamos indo na sexta!!!Muito obrigada por todas as dicas, vamos experimentar boa parte e depois relato…abs.
Bem interessante seu relato, especialmente com a consatação de que não houve mortalidade, ou se houve ela é baixa… Mortalidade, por mortalidade, a chance de voce sofrer de trombose no avião pode ser maior do que a de morrer de gripe suina, pelo menos por enquanto.
Verdadeiro serviço de utilidade pública esse seu post sobre a gripe suína. Muito obrigada. Ficarei acompanhando a evolução da pandemia ( esse é o termo que a imprensa daqui já está utilizando para a tal da gripe) para decidir se vou ou não. A minha viagem está marcada para 04/05. Abçs, keiviany
Obrigado pelas dicas e informações. Tenho viagem marcada para a California (LA e SF) no dia 18 de maio e não estou pretendendo desmarcá-la, salvo se o número de casos explodir. É bom ouvir a versão de quem está aí. Porque aqui no Brasil, realmente, parece as pessoas estão mais assustadas do que aí.
Aproveitando, parabéns pelo blog. Descobri ele há pouco tempo e está sendo de grande utilidade para planejar meus dias aí em San Francisco.