Dicas Práticas

O coronavírus na Califórnia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Escrevo esse post com objetivo de informar como andam as coisas com o coronavírus na Califórnia. E também para reforçar a informação de que ficar em casa funciona sim. Quanto mais gente puder ficar em casa, melhor será para todos. Vejam o exemplo daqui.

Situação geral nos EUA

Os números aqui nos Estados Unidos são muito altos. Aqui, assim como no Brasil, o presidente demorou a perceber a gravidade do vírus e perdemos preciosas semanas de luta.

Alguns governadores porém conseguiram agir rápido e salvaram seus estados de números piores. Hoje, dia 10 de maio, temos 1.321.323 casos reportados nos Estados Unidos, com 79.058 mortos.

Hoje, dia 15 30 de maio, temos 1.432.045 1.7 milhões de casos nos EUA, com 86.851 103.391 mortes.

Bay Bridge, durante o lockdown em São Francisco – Foto: sfchonicle.com

Existem estados que nunca fizeram o confinamento total. Maior parte são estados rurais, com população bem menor, muito espalhada e com predomínio do uso de carros particulares. Esses estados são Arkansas, Iowa, Nebraska, North and South Dakota, Oklahoma,Utah and Wyoming. Não consegui encontrar nenhuma pesquisa sobre a eficácia do método utilizado por eles.

Mais abaixo eu comento sobre Nova York e Florida, dois estados que também interessam aos brasileiros, que sonham, um dia, visitar os Estados Unidos. Mas, já posso adiantar, que esse dia ainda está bem distante.

O coronavírus na Califórnia

O governador da California, Gavin Newson, vem tendo uma atuação exemplar, apresentando boletins oficiais diários. A região de San Francisco foi a primeira do país a decretar o lockdown, onde somente serviços essenciais ficaram abertos. Isso foi em 16 de março, 8 semanas atrás. O lockdown deve continuar até 31 de maio; entretanto nesse tempo, já conseguimos bastante progresso.

Em resumo do coronavírus na Califórnia: no estado todo tivemos 66.994 casos, com 2,693 mortes, para uma população de quase 40 milhões de pessoas. Aqui na Bay Area (ou grande San Francisco, área que envolve do Vale do Silício até Napa), são 9.776 casos com 346 mortes. Já Los Angeles (cidade) registra até hoje 31.241 casos com 1515 mortes.

ATUALIZAÇÃO – 10/5/20 – Hoje temos 75.434 casos, com 3.111 mortes. Na Bay Area são 10.513 casos com 385 mortes e na área de LA, são 35.427 casos com 1709 mortes.

ATUALIZAÇÃO – 30/5/20 – Hoje temos 107.473 casos, com 4158 mortes. Na Bay Area são 10.513 casos com 385 mortes e na área de LA, são 35.427 casos com 1709 mortes.

Na Bay Area são 13.708 casos com 441 mortes e na área de LA, são 51.578 casos com 2290 mortes.

Estamos na fase 2 do desconfinamento, e algumas áreas já estão entrando na fase 3. A maior novidade da cidade de San Francisco é a obrigatoriedade do uso de máscaras quando estiver a menos de 30 feet de distância de outra pessoa. Isto quer dizer que é praticamente obrigatório usar máscara o tempo todo fora de casa, já que 30 feet equivale ao tamanho de dois cable cars.

Nosso confinamento foi um pouco mais brando que o da Itália, porém as linhas gerais foram as mesmas. Todo comércio e serviços fechados, somente serviços essenciais como supermercados e farmácias funcionando. A grande diferença da Europa, foi que aqui sempre foi permitido e recomendado sair diariamente para fazer exercício fora de casa. A adesão ao lockdown foi de mais de 90%, por isso funcionou tão bem.

Especialistas na área consideram o estado um caso de sucesso, mas alertam para os perigos do desconfinamento, que, caso seja feito de forma errada, colocará em risco tudo o que foi feito até agora.

Como está a situação em Napa

Como precisamos também de notícias boas, é com o maior prazer que venho avisar vocês que as coisas na região da Napa estão mehores.

Os restaurantes em Napa já começaram a abrir, com mesas ao ar livre e regras de distânciamento. As vinícolas devem ser próximas na lista de abertura. Ainda não sabemos quais são as nobas regras, mas aponta-se para a necessidade de fazer reserva sempre e as degustações serem do lado de fora.

Aviso logo que tudo estiver liberado por lá.

Coronavírus na Califórnia: as fases da reabertura

  • Estágio 1: onde continuamos todos dentro de casa, mas atividades ao ar livre, como lojas de jardim e clubes de golfe podem funcionar.
  • Estágio 2: em primeiro lugar, o comércio e atividades consideradas de baixo risco podem reabrir. Isso inclui fábricas e lojas com entregas na calçada. Com a abertura dessas atividades, o governo considera que algumas creches também precisam reabrir. Isso já deveria ter acontecido, mas foi postergado em várias cidades nas áreas de Los Angeles e São Francisco, por ordem das prefeituras.
O Princess Cruises não pode ancorar em Santa Barbara durante o lockdown
  • Estágio 3: em segundo lugar, serão permitidas atividades onde existe contato próximo de pessoas, como cabeleireiros, academias de ginástica, cinemas, teatros e celebrações religiosas poderão reabrir com um monte de regras, ainda não completamente definidas. Também aqui entram esportes ao ar livre, porém sem público.
  • Estágio 4: em terceiro lugar, finalmente aqui entram eventos esportivos e musicais poderão acontecer. Ou, em outras palavras, atividades que envolvem proximidade com número grande de pessoas.

O governador da California não faz previsões de quando isso poderá acontecer.

ATUALIZAÇÃO – Os casos na California continuam em declínio, numa proporção de quase o dobro do resto do país ( 36% de declínio x 11%). Os números de casos aumentaram por ter mais gente testada.

Pós coronavírus na Califórnia: quando vamos reabrir?

Desde o dia 4 de maio entramos na Fase 1, do “desconfinamento”, onde algumas lojas ao ar livre (jardins e móveis) já podem abrir, assim como parques e campos de golfe. É necessário o uso de máscaras e manter os 2 metros de distância.

A partir da próxima semana os seguintes comércios poderão ter autorização oficial do estado para abertura, mas isso não quer dizer que irão realmente abrir. A ordem vale para floristas, concessionárias de carros, lojas de brinquedos, livrarias, roupas e esportes. Mas ainda não será possível entrar dentro das lojas e todas as compras devem ser retiradas na calçada.

O mais engraçado é que o governador já deu OK para que mais medidas sejam relaxadas a partir de próxima semana, mas os prefeitos ainda não se sentem seguros para liberar mais atividades.

ATUALIZAÇÃO EM 10/05/20 – Agora é oficial e a partir de 18/5, 95% das lojas na cidade vão começar a reabrir. A ordem é entregar a mercadoria na calçada ou a domicílio.

Não será permitida a entrada nas lojas e os pagamentos devem ser feitos online ou na calçada. A maneira mais prática será mesmo fazer o pedido online e buscar na calçada, do lado de fora da loja.

Várias outras regras também deverão ser seguidas. Lojas grandes poderão ter no máximo 10 empregados por vez, enquanto lojas menores devem ter número adequado a sua metragem.

Todos os funcionários devem usar máscara, assim como os clientes. A ordem é não atender ninguém sem máscara.

Empregadados terãp que lavar as mãos várias vezes ao dia e os clientes deverão ter acesso ao alcool em gel.

As lojas de shopping continuarão fechadas até a fase 4.

Fábricas, distribuidores e depósitos poderão abrir, desde que não tenham mais que 50 funcionários.

Impacto do coronavírus na economia

Aqui também temos muitos problemas com pessoas de baixa renda, que não podem deixar de trabalhar. O governo federal está tomando providências para ajudá-los.

O impacto na economia foi enorme e grandes empresas como Airbnb, Uber e Lyft já dispensaram 25% dos funcionários, mas governador e prefeitos reafirmam todos os dias que só vão autorizar a reabertura quando os números mostrarem que isso é seguro. O que vai depender do declínio das hospitalizações e da disponibilidade de testes.

San Diego, durante o lockdown

Outras medidas importantes para a reabertura são:

  • A disponibilidade de isolar pessoas com sintomas ou que foram expostas ao vírus, principalmente moradores de rua.
  • Vagas disponíveis em hospitais, com ventiladores para casos mais graves e equipamentos de proteção para trabalhadores.
  • Monitoramento de novos focos com rápida intervenção.
  • Espaço disponível para que todos pratiquem o distanciamento social garantindo seus 2 metros de distância do próximo.

Uso de máscaras

Desde dia 6 de maio é obrigatório o uso de máscaras em toda a área de Los Angeles. Clientes e trabalhadores de lojas sempre que interagirem com outra pessoa.

Em San Francisco e toda Bay Area é solicitado o uso de máscaras nas situações acima e também em qualquer transporte público e hospitais.

coronavirus na California

A ordem é “sempre que estiver fora de casa, perto ou interagindo com outra pessoa” você é obrigado a usar máscara e manter os 2 metros de distância.

Coronavírus em Nova York

O estado de Nova York foi o mais afetado do país, com 340.792 casos e 26.791 mortes. Em 10/5, o estado tem 350.951 casos e 27.755 mortes. Especialistas atribuem o grande número de casos ao clima, uso massivo de transporte público e condições financeiras que impedem o distanciamento social. Os bairros do Brooklin e Queens concentram 60% das mortes, enquanto Manhattan conta com 13% das mortes.

coronavirus em NY

A ordem para lockdown entrou em vigor dia 22 de março, uma semana após a California e a previsão para reabertura é dia 15 de maio. Entretanto é provavel que somente poucas lojas e indústrias reabram nessa data, postergando a abertura para 31 de maio.

Os teatros da Broadway somente deverão reabrir na fase 4, acompanhando o mesmo esquema da California.

ATUALIZAÇÃO EM 10/05/20 – O estado continuará em lockdown até dia 28/5. Está prevista uma lenta reabertura, com início nas construções. Os subúrbios mais afetados devem ser os últimos a reabrir.

Enquanto isso, cidade mais afastadas, com população menor e menos casos, já entraram na fase acima.

Coronavírus na Florida

O estado da Florida tem hoje 40.588 casos com 1720 mortes. Foi um dos últimos a decretar lockdown e tinha previsão de abertura para dia 4 de maio. Esses planos não se concretizaram e, no momento, a reabertura continua indefinida. A Disneyworld fechou no final do mês de março e não tem previsão de abertura.

ATUALIZAÇÃO EM 10/05/20 – Alguns municípios começarão a reabrir na 2a feira, dia 18/5. Não existe nenhuma previsão quanto as praias. Nessa fase, os restaurantes poderão operar com 25% de capacidade, entretanto academias de ginástica e cinemas continuam fechados.

Notas

  • Fonte das informações e fotos: NYTimes, SFChonicle e LATimes.
  • Esse texto será atualizado sempre que houver novas informações relevantes.
Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments