Dicas Práticas

Meu voo SFO-GRU, pela Copa Airlines

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Semana passada viajei para o Brasil testando a rota SFO-GRU pela Copa Airlines. Já tinha voado com a Copa Airlines de San Francisco para a Colômbia e e tinha gostado bastante. O serviço foi atencioso, os voos  pontuais e comida um pouco acima da média.

Como encontrei um voo para São Paulo com o mesmo número de milhas do voo da United que utilizo normalmente (60.000 com programa de milhagem United), resolvi usá-las para experimentar o voo que sai de SFO e faz escala no Panamá, antes de ir pra São Paulo.

Minhas boas impressões foram confirmadas; o serviço da Copa Airlines é bem superior ao das companhias americanas e os voos foram super pontuais. Inclusive, acabei chegando em São Paulo, uma hora antes do previsto. Mas nem tudo foi perfeito assim. Vejam só alguns detalhes que não me agradaram tanto.

Viajar pela Copa Airlines

Comprei minha passagem com milhas e já gostei bastante do serviço quando liguei pra marcar meu assento e informei que tinha direito a Economy Plus na United; ao contrário de outras cias da Star Alliance como Lufthansa e Singapore, que informam que não tem o mesmo serviço ou que não tenho direito, a Copa Airlines me ofereceu o mesmo assento com espaço extra para pernas, sem custo adicional. Ponto pra eles!

Copa Airlines
Bastante espaço para as pernas. Eu tenho 1,68.

A saída de SFO foi pontual, às 11:19pm; eu já tinha jantado em casa antes de ir para o aeroporto, mas fiquei surpresa pois não serviram nada à noite, nem um lanchinho antes de dormir. Foi entrar e o avião inteiro já estava quieto e tentando pegar no sono; o voo é curto, apenas 7 horas e cheguei no Panama morta de sono. O avião foi um 737 e a fileira 5 era mesmo bem espaçosa. Ponto negativo aqui foi que a Copa não tem finger no aeroporto do Panama e o desembarque foi de ônibus, com direito à escada rolante quebrada. As duas coisas são bem irritantes quando se carrega uma malinha de mão tipo chumbo.

Próxima etapa foi bem chatinha. O aeroporto do Panama parece um grande shopping center em época de Natal. Corredores super lotados e cafés e restaurantes com filas por todos os lados. Muitas lojas, mas quem quer fazer compras depois de metade de uma noite mal dormida? Vi que estão construindo um novo terminal que não sei quando será inaugurado, mas posso dizer que já está atrasado. Parece que o aeroporto já opera muito acima da sua capacidade. Fui pra sala Vip e fiquei quietinha até a hora do novo embarque.

Voo para São Paulo

O voo pra São Paulo  saiu super no horário (de novo, parabéns pra eles) e  foi servido almoço com opções de carne e massa. O entretenimento do 737  é bom, com tvs em cada assento, com programação variada. Peguei novamente o lugar com espaço extra para as pernas, mas achei que 2 voos seguidos num 737 ficam um pouco cansativos, por causa da distância percorrida e tempo de voo.

DSC06899_Fotor

Cheguei em São Paulo à 8pm, uma hora antes do previsto, o que nunca tinha acontecido antes. De novo, desembarque fora do finger e ônibus para o terminal.

Fora esses detalhes chatinhos, achei a experiência bastante positiva e uma alternativa de voo boa, principalmente se levar em consideração o preço, por volta de $ 200 menos que das cias americanas ( esse voo não foi oferta da Copa, paguei por ele com minhas milhas). Em termos de tempo de viagem, mesmo com as 3 horas de conexão, tive a impressão de ser o voo mais rápido que já peguei. Em termos de rotas, essa é sem dúvida, a mais lógica e direta de todas. O Panamá fica exatamente na metade do caminho entre  San Francisco e São Paulo.

DSC06901_Fotor

Apesar de todos os pontos positivos, vejo um problema grande pra quem  sai de SFO rumo ao Brasil, que é o horário do voo. Por um lado você ganha um dia a mais na cidade ( os outros voos saem de manhã, pra dar tempo de pegar a conexão noturna para o Brasil );  por  outro, você vai ter que sair do hotel no máximo às 2pm, ficar passeando até umas 8/8:30 da noite e  chegar no aeroporto já  exausto. Eu aprendi a não fazer esse erro, mas se você não se importa, acho que é uma opção a considerar.

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments