A internet é maravilhosa em vários sentidos, mas é sabido que muitas vezes ela acaba com pequenos negócios locais, que não aguentam a concorrência. Na Bay Area, isso aconteceu bastante com as pequenas livrarias, que pouco a pouco foram sumindo do mapa. Em Berkeley, onde moro, não existe mais nenhuma. Em São Francisco, a City Lights Books conseguiu continuar firme e forte, 62 anos depois da sua fundação.
Vale a visita!
City Lights Bookstore
Fundada em 1953 pelo poeta Lawrence Ferlinghetti, que fundou a livraria e a editora City Books, com o objetivo de publicar poesias dos autores Beat, que na época não encontravam onde publicar seus poemas.
Em 1956, um livro super polêmico sobre sexo e drogas, ganhou notoriedade em todo o país, transformando a livraria oficialmente no berço da cultura Beat (simplificando muito, os Beats foram o início dos hippies).
Em 2001 a livraria foi reconhecida pelo seu importante papel na cena literária e cultural dos Estados Unidos, por sempre garantir a palavra à todas as raças e religiões.
Livros de ficção de todos os continentes, biografias, literatura européia, literatura inglesa, história da arte, todos os tipos de livros sobre São Francisco e a California. Tá tudo lá e muito, muito mais.
Ir até lá, entrar, passear pelos corredores, ler os bilhetes pregados nas paredes, sentir o cheiro dos livros, ler cada cartaz com frases de filosofia tão simples e ao mesmo tempo tão complexas, sentir a paixão pela literatura em cada cantinho é uma viagem e tanto.
A City Lights Books fica em North Beach, ao lado de um montão de coisas legais. Dá pra combinar uma ida até lá com passeios por North Beach, restaurantes e até missa.
Eles ficam abertos todos os dias, das 10 da manhã até meia-noite.
As palavras de sabedoria estão até do lado da fora. Não dá pra perder.
City Lights Bookstore: 261 Columbus Avenue – North Beach
Veja também em North Beach…
- Mirante em North Beach
- Rua bem charmosa
- Igreja de São Francisco de Assis
- Cafe Zoetrope
- Sentinel Building