Neste post, vamos fazer um roteiro pelos jardins suspensos e terraços de San Francisco. Em San Francisco existem os rooftop bars, como o que falei nesse post aqui e também os jardins suspensos onde os locais sentam no sol para almoçar ou bater papo, esses são chamados de rooftop gardens.
A maioria dos terraços de San Francisco é bem escondida e são bastante usados na hora do almoço. Fora desse horário, são praticamente jardins particulares, onde você pode descansar, comer seu lanche durante um passeio, pensar na vida e tirar fotos, muitas fotos.
Vamos conhecer?
Onde ficam os jardins suspensos e terraços de San Francisco?
Todos os jardins e terraços de San Francisco que visitei ficam na parte bem turística da cidade, o eixo entre o Embarcadero e Powell Street Station. Para fazer esse passeio, eu saí da estação Embarcadero (Bart ou Muni) e fui seguindo o mapa até a estação Powell (Bart e Muni) onde ficava o último terraço. Fiz todo o caminho à pé e andei por volta de 2,5 km, sempre na parte plana da cidade. Super tranquilo.
100 First Street
Procure uma escadaria na Mission Street entre a 1st e 2nd streets e descubra um jardim super aconchegante, escondido entre os edifícios bem altos da região.
O jardim tem muitos nichos e bancos de madeira que tornam o espaço super aconchegante. Apesar de estar entre prédios altos, o jardim recebe bastante luz do sol e estava uma delícia quando visitei, numa manhã quente de primavera. Ele tem árvores grandes e dá pra escolher entre ficar na sombra ou aproveitar o sol.
No caminho, observe o novo prédio mais alto da cidade, na esquina da Mission com 1st street.
343 Sansome Street
O terraço no 15º andar de um antigo edifício na Sansome Street é o mais elegante que visitei. A placa dourada indicando o jardim dá boas vindas aos visitantes que se misturam com o pessoal que trabalha ali e sobe pra fumar e bater papo no terraço com vista para alguns ícones da cidade, como o Transamerica Pyramid.
Os bancos arredondados ficam ao redor das pequenas oliveiras e o toque moderno é dado por uma escultura de um artista local, Joan Brown.
Não se deixe intimidar pela portaria de mármore preto e branco, suba direto ao 15º andar, somente durante o horário de expediente, das 10 às 5 da tarde.
Crocker Gallery
O terraço da Crocker Gallery é bem grande e tem duas entradas: você pode subir por uma escada no meio do 3º andar da galeria ou pelo hall do Wells Fargo Bank, na esquina da Montgomery e Post Streets; por sinal, essa entrada é bem mais bonita que a da galeria.
A galeria é cheia de restaurantes e comidinhas. Toda 5a feira tem Farmer’s Market! A pedida é comprar alguma coisa super fresquinha e subir ao terraço pra comer com calma. O terraço é grande e cercado de edifícios antigos, super bonitos.
- 50 Post Street, ou esquina da Montgomery e Post Streets
One Kearny
Achei esse terraço super bonito, apesar de super escondido. Para ter acesso à esse jardim, entre pela portaria, na Geary Street. Suba ao jardim aberto ao público das 10 às 5 da tarde. O espaço é pequeno, com bancos de madeira e pequenos jardins muito bem cuidados.
É um prazer ficar por ali, de onde se avistam detalhes dos edifícios, que ficam perdidos quando se anda pela rua.
Sky Terrace no Westfield Mall
O espaço acima do shopping mais conhecido da cidade tem um terraço enorme e vazio. É um lugar ideal pra uma descansada depois de andar pelo centro, cable car e fazer compras. O único defeito é a falta de árvores, mas ele deve ser ótimo em dias de inverno, não acha?
A entrada fica no número 835 da Market Street, entre as lojas Walgreens e a Timberland. Diga ao guarda que você quer ir ao terraço (roof access). Mostre um documento e pegue o primeiro elevador à esquerda, que é o único que vai até lá em cima. De lá, a vista é completamente diferente e até parece que você não está no centro da cidade. Aberto das 9 da manhã à 5 da tarde.
Como ir para os jardins suspensos e terraços de San Francisco?
Desça na estação de Bart do Embarcadero e vá andando (na ordem descrita acima) e pegue o metrô novamente na estação Powell.
Quer conhecer outros segredos de San Francisco? Faça um tour em português comigo. Veja os detalhes aqui.