Segunda feira chuvosa, cidade vazia, 8:50 pm. Chegamos no restaurante Gary Danko, onde tinhamos reserva pras 9 horas. Surpresa, salão lotado, um monte de gente esperando no bar. Só um milagre faria nossa mesa estar pronta na hora certa.
-Viu como aqui continua sendo um dos melhores restaurantes de São Francisco, disse o P.
-É mesmo, acho que só isso explica o fato de estar lotado numa 2a feira com chuva. E o mais engraçado, é que não tem um turista aqui dentro, apesar de ser ao lado da Ghirardelli Square, disse eu.
Mesa no Gary Danko
Como previmos, claro que nossa mesa não ficou pronta às 9hs, o que aqui nos Estados Unidos, configura falha gravíssima. Às 9:20, o P. foi falar com a recepcionista que pediu 1000 desculpas, e disse que as pessoas já tinham pago a conta, mas ainda estavam na mesa. Logo depois, veio outra pessoa pedir mais desculpas, e disse que o chef sentia muitíssimo pela demora, e que ele tinha mandado uma porção de caviar ( $ 95) para se desculpar !!!
Mudamos nosso discurso e agradecemos, dizendo que não tinha problema nenhum (na verdade, já passamos por uma situação parecida no restaurante Lumiere, em Vancouver. Nossa reserva atrasou quase 1 hora, e o chef nos mandou tanta coisa pra se desculpar, que já estavamos sem fome quando sentamos na mesa).
Bom, mas 10 minutos esperando no bar e fomos comunicados que nossas taças de champagne também seriam por conta da casa. Só nos restava sentar ( às 9:40), e decidir qual dos menus pediríamos.
Menu no Gary Danko
As opções, absurdamente baratas, para os padrões brasileiros, eram um menu de 3 pratos a $68, menu de 4 pratos a $85 e menu com 5 pratos a $ 102. Mesmo que tenha que se adicionar 9% de taxa e 15% de gorjeta, esse preço é quase inacreditável pro nível do restaurante e a qualidade dos pratos que degustamos.
Como não sou crítica culinária, vou só mostrar as fotos, que não estão grande coisa, pois foram tiradas discretamente com minha Nikonzinha da bolso. Mas acho que dá pra vocês tirarem suas conclusões. Ah, pedimos o menu de 3 pratos, à $ 68.
Comida
Agrado do chef: torradinhas de caviar Osetra do Mar Negro
Daí veio uma amouse bouche ( agrado pra boca literalmente), que era uma sopa de frutos do mar, mas a foto ficou muito feia.
Minha entrada era salada de beterraba com queijo de cabra, maçã caramelizada, nozes pecan e óleo “Zatar”.
Entrada do P. era uma salada de lagosta com abacate, limão, erva-doce ralada e molho de vinagrete de limão meyer e estragão ( a original era bem mais bonita que a foto).
Meu prato principal era Lagosta do Maine com purê de batata, cogumelos negros em forma de corneta, estragão e “edamane” ( não achei a tradução).
Prato principal do P. era codorna recheada com foie-gras e quinoa, inhame e molho de romã. Eu não como codorna nem morta, mas não é que essas eram apetitosas?
Seleção de 4 queijos como sobremesa pra mim. Misturei queijos californianos e franceses.
E pro P., sorvete de macaron com 3 molhos: figo, pistache e frutas vermelhas.
Ainda o prato de docinhos, que não conseguimos comer, e eles gentilmente ofereceram-se pra embrulhar pra trazermos pra casa, onde foram devidamente devorados no dia seguinte.
Por último, a delicadeza de me oferecerem um bolo de cenoura e gengibre pro meu café da manhã.
Valor da conta? $ 136, equivalente à uns R$ 250…. Dá pra acreditar? Tá bom, incluindo a taxa e gorjeta de 20% que o P. deu, a conta foi $ 180, equivalente a R$ 324. Continuo achando um pechincha perto do que vi por ai em janeiro.
Gary Danko Restaurant
800 North Point St
San Francisco, California 94109
(415) 749-2060
Reservas pelo telefone ou pelo site.
Maryanne,
Adorei essa dica e, com certeza vai para minha lista. O atendimento é um item importantíssimo nos meus quesitos para um bom restaurante!
abs.
Oi, só pra dar uma dica: as tais “torradinhas” de caviar q vc menciona, na verdade são blinis, receita russa. Segue link com exemplo: http://www.caviarexpress.com/Caviar-Blinis
Bjs,
PS: ótimas dicas, super obrigada!