O passeio de bicicleta mais famoso por aqui é o que cruza a Golden Gate e vai até Sausalito, voltando de ferry pra Sāo Francisco. Eu conto ele todinho, com detalhes nos posts desse serie aqui. Mas apesar de ser o mais famoso, está longe de ser o único. Essa região cada vez se adapta mais a esse meio de transporte, com novas ciclovias e cada vez mais pontos e lojas para aluguel de bicicletas. Ontem testei o passeio entre Sausalito e Tiburon, as duas cidades mais simpáticas do lado Norte da Baía de São Francisco.
De Sausalito para Tiburon de bike
Aluguei a bicicleta em Sausalito, na loja The Sausalito Bicycle Company, quase no centrinho. Achei o preço pedido pelo aluguel das bicicletas bem razoável, e paguei $25 por 4 horas, que é o tempo necessário pra curtir com calma esse passeio, que é feito numa mistura de ciclovia e ruas, mas é bem seguro; os carros respeitam bastante as bikes e várias vezes pararam pra podermos atravessar as ruas com mais segurança.
Que caminho?
Na saída da loja, a ciclovia funciona ao longo da rua, mas a calçada ali é bem vazia, então pedalamos quase o tempo todo por ela, até a entrada da ciclovia propriamente dita, que fica à direita da entrada da freeway. A partir daí, a pedalada é no plano, no meio da natureza. Aqui uma pausa pra explicar que existem 2 caminhos, um mais curto e outro mais longo. Resolvi fazer o caminho mais longo nessa primeira vez, porque achei que depois de fazer o mais curto, não voltaria pra testar o mais longo. 🙂
Quando a primeira ciclovia termina, chega a parte mais chatinha do percurso, pois é preciso passar por cima da freeway; mas é só chato, foi bem fácil porque todo mundo parou pra deixar a gente passar. Logo você encontra a ciclovia novamente. Primeiro, junto com os carros, mas depois vem um bom pedaço por cima da água e com bonitas vistas da Baia.
Chegando a Tiburon
Chegando em Tiburon, a ciclovia volta a ser junto com os carros, mas aí você já esta no centrinho da cidade, e os carros passam muito devagar por ali. Já dá pra avisar o mar, onde há um grande parque gramado na beira da água, que foi onde sentamos pra descansar e comer nosso sanduíche, que caiu muito muito bem.
Onde comer
Se você nāo levou lanchinho, existem vários cafés e lugares pra comprar alguma coisa. Pode comer apreciando a bonita vista de Sāo Francisco com o vai e vem dos ferries. Nosso passeio todo demorou 4 horas, mas acho que no geral, pedalamos mais devagar que a média das pessoas, fora que eu parava a cada 200 metros pra tirar fotos e documentar o caminho. Acredito que dê pra fazer em 3 horas tranquilamente.
Essa pedalada também pode ser feito de outras formas. Dá pra ser uma extensāo do passeio que sai do Fisherman’s Wharf e atravessa a ponte e desce pra Sausalito. Lá, ao invés de pegar o ferry de volta pra Sāo Francisco, você pedala mais um pouco até Tiburon. Pegando o ferry de volta em Tiburon.
Outra forma, essa recomendada para os mais preguiçosos, que querem curtir bike por aqui, é alugar a bicicleta em Sāo Francisco, pedalar até o Pier 1 ou Pier 39 e pegar o ferry pra Sausalito com a bike a bordo. Chegando em Sausalito, pedala-se até Tiburon, onde você pega o ferry de volta pra Sāo Francisco. Isso vai dar por volta de uma hora de pedalada. Mas você pode sair com ar vitorioso e vai poder sempre contar que pedalou na Baía São Francisco!
Oi, Maryanne! Hj me deparei com essa dica fantástica do passeio de bike. Estamos planejando (nós e mais 3 ou 4 casais) 3 dias em San Fran, seguir pela Big Sur de moto por dois dias, ficar dois dias em LA e depois seguir pela Route 66 e finalizar em Vegas. Seu blog está me ajudando muito a preparar um roteiro de 3 dias para apresentar a cidade aos amigos que estarão aí pela primeira vez. Já estive 4 vezes em San Fran, cidade que amo e não me canso de voltar. Mas não pretendo encarar Alcatraz pela QUINTA vez!… Ler Mais »
Olá Maryanne,
Ficarei um mês em São Francisco estudando inglês e pretendo comprar uma bicicleta para fazer o percurso da residência até a escola. Você me indicaria alguma loja que conseguiria comprar bicicletas com bons preços. Obrigada.
Ahhhh! Cada vez que vejo posts e histórias de pedaladas por aí tenho mais vontade de voltar.
Sausalito foi o único lugar na vida, onde vi guarda multando ciclista.
Adoro que todo mundo tem que andar na linha