O que Fazer?

Prisão de Alcatraz: Como Visitar a Ilha da Prisão Mais Famosa do Mundo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como muitos turistas em São Francisco, visitar a famosa prisão de Alcatraz pode estar nos seus planos. Eu aconselho muito a visita!

Mesmo que seja um local bem turístico, a verdade é que alguns lugares são chamados de turísticos por uma boa razão. A ilha de Alcatraz é um desses locais que vale bem a pena.

Neste post explico tudo o que precisa de saber para a sua visita à prisão mais famosa do mundo.

O que é a prisão de Alcatraz?

A prisão de Alcatraz foi uma prisão que esteve ativa entre os anos 1934 e 1963. Teve, como “hóspedes”, bandidos famosos como o Al Capone ou Robert Franklin Stroud – apenas para citar dois!

A prisão, localizada na ilha de Alcatraz, é considerada um marco histórico nacional, desde 1986.

A ilha de Alcatraz (nome vem do espanhol alcatraces que significa em português pelicanos) foi descoberta pelo explorador espanhol Juan Manuel de Ayala (depois, claro, dos índios americanos). Inicialmente a ilha era usada como uma fortaleza militar para proteger a baía de São Francisco, hospedando o primeiro farol do oeste americano na década de 1850.

No início do século XX, a ilha de Alcatraz tornou-se uma prisão militar para abrigar presos civis em 1933. O estado federal precisava enviar uma mensagem bem forte na sua luta contra o crime e Alcatraz, com a sua reputação como uma ilha da qual era impossível escapar (graças ao seu isolamento, às correntes na baía e à temperatura da água), eram perfeitos para isso. Foi daí que começou a ser chamada de The Rock.

Guardhouse de 1857, a construção mais antiga da ilha de Alcatraz.
Guardhouse de 1857, a construção mais antiga da ilha de Alcatraz.

Por trinta anos a prisão que recebeu Al Capone, manteve a sua reputação como prisão de alta segurança. Esta prisão foi uma das mais conhecidas e famosas do mundo, por ser considerada também uma das mais seguras.

O lema de Alcatraz era: “Break the rules, and you go to prison. Break the prison’s rules and you go to Alcatraz” (Quebre as regras e você vai para a prisão. Quebre as regras da prisão e você vai para Alcatraz).

"Break the rules, and you go to prison. Break the prison’s rules and you go to Alcatraz” (Quebre as regras e você vai para a prisão. Quebre as regras da prisão e você vai para Alcatraz)
Break the rules, and you go to prison. Break the prison’s rules and you go to Alcatraz” (Quebre as regras e você vai para a prisão. Quebre as regras da prisão e você vai para Alcatraz)

Assim, aqueles que não cumpriam as regras das outras prisões eram enviados para Alcatraz, aqueles que eram violentos ou tinham uma inclinação para escapar também. Havia pouco lazer em Alcatraz, mas os detidos podiam trabalhar. As suas pequenas celas estão perfeitamente preservadas e durante a visita da ilha você pode até mesmo entrar em uma cela de isolamento!

A prisão foi fechada em 1963 – tudo o que aconteceu na ilha não faz muito tempo. Como tudo era transportado por barco, incluído a água potável, os custos operacionais eram enormes.

Em 1969, 78 ameríndios tomaram posse da ilha para reivindicar os seus direitos ao território. Eles escreveram uma declaração chamada “We hold the rock“. Eles propuseram comprar a ilha com pérolas e trapos, como os brancos haviam feito como a ilha Manhattan em Nova Iorque.

Após 19 meses de ocupação com cortes na água, eletricidade, telefone e um incêndio, as forças federais conseguiram desalojar os ameríndios. Os traços deste momento histórico ainda são visíveis na ilha, nomeadamente o grafite que diz “Indians Welcome” localizado bem no porto de chegada da ilha.

Além da visita à prisão, a visita a Alcatraz permite também estar numa ilha bem no centro da Baía de São Francisco e conseguir ver a cidade de uma perspectiva única. Quando com bom tempo e sem nevoeiro, a vista vai da Bay Bridge até à Golden Gate: lindo! O por do sol é especial, visto dali.

Vista da Golden Gate ao pôr-do-sol na Ilha de Alcatraz
A vista da Ilha de Alcatraz é linda, mas não te deixam esquecer que isso era uma penitenciária de segurança máxima.

Como visitar a Prisão de Alcatraz

O embarque para a ilha de Alcatraz é feito no Pier 33, bem fácil de chegar lá. Melhor coisa é ir à pé, ou de bondinho (linha F). Também dá para ir de carro, mas os estacionamentos na região são bem caros.

Na ilha, aconselho muito a usar e usufruir do audio-tour – incluído no ingresso. Já existe a opção “Português” no audio-tour, portanto você não vai ter nenhum problema para entender e acompanhar a história do lugar. Ele guia os visitantes na prisão, contando todas as histórias e com alguns sons e efeitos sonoros bem reais.

O audio-tour é distribuído logo na entrada da prisão. Toda a visita é contada pelas pessoas que viviam em Alcatraz: os guardas, as pessoas que trabalhavam lá, as famílias que viviam na ilha, etc. Sim, as esposas e os filhos dos guardas moravam no local e as crianças iam de barco para a escola em São Francisco! É bem interessante toda esta história real da ilha.

Alguns ex-prisioneiros também fazem comentários no audio-tour. Se você entende inglês, pegue o guia de áudio neste idioma e você terá as vozes “reais” dos narradores.

Vista da Ilha de Alcatraz na Baía de São Francisco.
Vista da Ilha de Alcatraz na Baía de São Francisco.

Ingressos

A forma de comprar os ingressos para o passeio é pela Internet – Alcatraz é uma das atrações principais da cidade e, de outra forma, é bem difícil conseguir ingresso. Durante o verão americano ( junho, julho, agosto) é necessário comprar com 3 meses de antecedência.

Compre sempre por sites oficiais e reconhecidos. Neste caso, compre através dos sites Alcatraz Cruises ou Alcatraz Island Tickets.

Não existe outro jeito de comprar ingressos para Alcatraz. Se estes dois sites oficiais não vendem, é porque você chegou tarde. Você pode tentar perguntar no seu hotel, se eles conhecem algum “jeitinho” de arranjar ingressos para os dias esgotados. Eu não conheço. Ir até lá ou não pra ver se tem alguma desistência vai depender totalmente de você. Eu não posso responder se você encontrará os ingressos ou não.

Com o ingresso comprado, deve, no dia da visita, ir ao balcão do Pier 33 com um documento de identidade com foto. Se tiver o seu passaporte, é suficiente. Você também precisará ter a confirmação da compra do ingresso. Apareça no Pier 33 trinta minutos antes da hora marcada da partida do seu barco.

Alcatraz com o CityPass

Se você adquiriu o CityPass, pode adicionar o passeio a Alcatraz! Neste post eu explico o processo em detalhe:

No fundo, para conseguir adicionar o passeio de Alcatraz ao CityPass, tem que fazer o passeio diurno (não é válido para o passeio noturno). Mas veja no post acima todos os passos e procedimento para adicionar o passeio ao seu passe turístico.

Diferenças entre o passeio de dia e o passeio de noite

Os passeios de Alcatraz acontecem o dia todo. A primeira partida começa por volta das 8:45 da manhã.

Os horários dependem da estação. No inverno, a última partida para Alcatraz é por volta das 13:30. Gradualmente, à medida que nos vamos aproximando do verão, vão aumentando os horários. No verão, as partidas se prolongam até por volta das 3:45 da tarde.

Alguns dias da semana são oferecidos tours noturnos, que valem muito a pena.

Não se preocupe com o retorno. Demora um total de 2 horas (viagem de barco + visita de Alcatraz). Os retornos são planejados para que possamos descobrir a prisão e a ilha sem pressa antes de pegar o barco.

Qualquer que seja a estação e momento do ano, mesmo que você saia no último barco para Alcatraz, você terá tempo para aproveitar a visita antes de voltar para a cidade. Você não passa a noite na prisão de Alcatraz! 🙂

O tempo para visitar a ilha é feito de forma livre. Pode aproveitar o tempo que quiser para visitar Alcatraz.

No entanto, no momento da reserva do seu ingresso, deverá apenas escolher se quer fazer o tour de dia ou o tour de noite.

Ambos são bons, depende do seu objetivo. Eu já fiz os dois e conto nestes dois posts as diferenças entre eles:

Como é a visita?

Depois do passeio de barco, que demora aproximadamente 15 minutos, quando chegar na Ilha de Alcatraz, um funcionário explicará rapidamente a estrutura da ilha e o que ver.

Bem-vindos a Alcatraz! Essa foto foi de noite, de dia a luz é bem mais delicada.

O interessante é que a ilha de Alcatraz não tem apenas a prisão! Existe muitas outras coisas interessantes a visitar e observar.

Aqui está um breve resumo do que esperar ao visitar Alcatraz em São Francisco:

  • visita do interior da prisão de Alcatraz, acompanhado por um audio-tour premiado pela sua qualidade e detalhe (disponível em Português);
  • possibilidade de ver várias celas, algumas com reconstruções e objetos de alguns dos detentos mais famosos da prisão;
  • possibilidade de entrar em algumas celas;
  • visitar a sala privada dos guardas da prisão de Alcatraz;
  • visita do museu de arte de Alcatraz que expõe trabalhos de antigos prisioneiros da prisão;
  • visita livre do resto da ilha com vistas maravilhosas sobre toda a cidade de São Francisco, a entrada da Baia e a Golden Gate.
Vista de São Francisco na Ilha de Alcatraz
Vista da Bay Bridge e de São Francisco na Ilha de Alcatraz

Cuidados e Dicas Práticas

  • Não existe comida nenhuma à venda na ilha. Alguns snacks são vendidos no barco, mas são poucos e caros. Leve a sua água, a sua barrinha ou seu chocolate para não morrer de fome por lá.
  • Leve casacos, e principalmente um casaco que te proteja do vento. A temperatura lá é sempre mais fria que na cidade e venta muitíssimo.
  • Não, a energia da prisão não é ruim, pode ir tranquilo! É também um passeio bom para fazer em família. Eu sou do tipo que não entro em catacumba, e me senti muito bem lá. Acho que o vento e a chuva já levaram embora o que tinha de ruim.
  • Para as pessoas que têm dificuldade em andar muito tempo, você pode pegar o transporte na chegada do barco, que leva as pessoas até à prisão, que fica no topo de uma colina. O carrinho de golf vai também até o cais no final da visita. O carrinho sai apenas duas vezes por hora, e os primeiros que chegam são os primeiros a embarcar.
  • Leve sapatos confortáveis. Andar pela ilha de Alcatraz pode ser desafiante, mas a vista é excelente e vale muito a pena!
  • Nunca é demais repetir que os ingressos tem que ser comprados com bastante antecedência, Em algumas épocas do ano, mais de 3 meses! O que esgota mais rápido é para o tour noturno, durante o verão americano.
  • Não esqueça sua máquina fotográfica, já disse que as vistas são lindas?

Bom passeio! Se tiver alguma dúvida, coloque nos comentários! Se quiser fazer um tour em português em São Francisco, clique aqui para ver todos os meus tours.

Assinar
Notificar de
guest

54 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
4 anos atrás

Esse lugar é bem sinistro, mas valeu muito por conta de toda a história!

Marilene Fonseca
Marilene Fonseca
7 anos atrás

Estou com disponibilidade para visitar Alcatraz no dia 16/outubro. Nos sites disponíveis, só encontro ingressos a partir do dia 25/10….

Vívian
Vívian
8 anos atrás

Olá Maryanne,

Os tours diurnos e noturnos pra Alcatraz já estão esgotados nas datas em que eu estarei em San Francisco, mas o Alcatraz & Angel Island Combination Tour ainda está disponível.
Você sabe como funciona esse tour? Ele inclui as mesmas coisas que o passeio diurno mais a Angel Island ou tem diferença?
Desde já agradeço.

Marisa Barreto
Marisa Barreto
9 anos atrás

Olá, obrigada pelas informações do site, estou usando muito para preparar minha viagem em maio. Alguém saberia me informar se quando adquirimos o City Pass, mesmo assim precisamos agendar horários para visitar alcatraz? Obrigada

Paula
Paula
9 anos atrás

Olá, o único dia que ainda tem disponível para a compra durante minha estadia em sf está com previsão de chuva. O passei para alcatraz pode ser feito com chuva ou isso irá estragar os planos?

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Oi Rosana, tbm vou em setembro e comprei esse de 30 dólares, agora é esperar pra ver se esse é definitivo mesmo rs..

THIAGO LUIZ DA SILVA _
THIAGO LUIZ DA SILVA _
9 anos atrás

Pelo que entendi os ingressos chegam via e mail é isso

THIAGO LUIZ DA SILVA _
THIAGO LUIZ DA SILVA _
9 anos atrás

Boa noite, os ingressos vc comprou e eles te enviaram no hotel? ou pegou lá na hora grato

Rosana
Rosana
9 anos atrás

Comprei, mas não sei se fiz certo. Os tickets são para setembro e saíram por US$ 30 cada (adulto). Depois de comprados percebi que clicando no link “compre aqui” aparece uma página que oferece por US$ 40 (adulto). Fiquei sem entender…

Jucelene
Jucelene
10 anos atrás

Oi quanto tempo antes pode se comprar para Alcatraz? Tentei fazer a compra para Agosto ou Setembro e dá indisponível. Ainda estamos em março.

Obrigado!

Isadora Carvalho
Isadora Carvalho
10 anos atrás

Maryanne,
O passeio é acessível para cadeira de rodas?
Vi no site que existe um transporte para ir do pier até “porta” do prédio, mas não consegui entender muito bem se o tour pode ser feito na cadeira de rodas…
Obrigada!
Beijos

Ana
Ana
10 anos atrás

Maryanne,

O endereço que dou ao site é o da minha estadia em São Francisco, não é?

Obrigada desde já!

luciana
luciana
10 anos atrás

Oi Maryanne

Estou tentando comprar os tickets para fim de dezembro e não está sendo possível, faço todo o procedimento e depois sa erro, pode ser por causa do shutdown? Caso não seja, tu tens alguma dica para que eu consiga efetuar a compra, estou usando os links do blog.

Obrigada,

Luciana

fabio luis
10 anos atrás

oii.
Me chamo Fabio Luis e estarei, juntamente com minha esposas, indo conhecer Sao Francisco e quero comprar ingressos para visita durante o dia a ilha de Alcatraz.
Como e’ minha primeira vez nao sabia que tinha que reservar ingresso com antecedencia.
Voce sabe me informar onde posso comprar ingressos para visita durante o dia a ilha de Alcatraz( 02 adultos dia 30 de julho de 2013)?
Tentei no site de ALCATRAZ e informam que a data esta indisponivel.
Sera que em algum hotel vendem ingressos ainda?
Fico no aguardo de sua resposta.
Agradeco desde ja.
Fabio Luis.

Maira
Maira
10 anos atrás

Maryyyyy… recebi os tickets por email.. mas quando fui comprar no site..comprei 04.. e eles não me pediram o nome das pessoas e veio os 4 no meu nome… será que teremos problemas quanto a isso? Mtoooo Obrigada…Bjos!!

Maira
Maira
10 anos atrás

Mary… eu comprei o ingresso pra setembro pela alcatraz cruises… e não caiu no meu cartão de crédito até agora!! você sabe me dizer se o cartão de crédito é necessário apenas para fazer a reserva e eles só cobram no momento que trocamos os tickets no gate???? Obrigada !!

mariana
mariana
10 anos atrás

Olá, estarei em San FRancisco de 06 a 09 de junho de 2013. Achas que preciso comprar com antecedência os ingressos para Alcatraz? Meu receio é pegar um dia de clima ruim (chuva) e acabar perdendo dinheiro… além disso, estarei comemorando meu aniversário no dia 07, tens alguma sugestão do que pode ser feito ou se há “promoções para aniversariantes”em algum restaurante? Obrigada, adorei seu blog, muito prático!

Edson Oliveira
Edson Oliveira
10 anos atrás

Olá Maryanne,
A boa noticia é que acabei conseguido os tickets para Alcatraz no dia e horário que queria através do próprio website (provavelmente por causa de cancelamentos). Ficam portanto duas lições a compartilhar: comprar ingressos com a máxima antecedência possível ou então ter muita persistência, insistindo no site em caso de retardatários como eu.

Valeu demais pelas dicas e um grande abraço,
Edson

Edson Oliveira
Edson Oliveira
10 anos atrás

Ola Maryanne, Em primeiro lugar parabens pela qualidade de seu blog e muito obrigado por compartilhar tanta informacao util. Eu e minha esposa estamos a caminho de SFO onde pretendemos ficar do dia 31/Mar a 03/Abr. Como bobeamos na compra de ingressos para visitar Alcatraz atraves do site que voce indicou (todas as opcoes ja aparecem esgotadas nos dias que temos disponiveis), voce poderia por favor nos indicar alguma alternativa confiavel para que possamos adquirir tickets, mesmo que seja combinado com algum outro tour (por exemplo city tour). Voce acha que seria ainda possivel comprarmos diretamente no pier 33 ao… Ler Mais »

carolina
carolina
11 anos atrás

oi Maryanne,
Estou indo para SF em abril, e vou ter que levar meu bebe de 3 meses comigo, gostaria de saber se nesse tour de alcatraz pode levar bebes e sua opiniao?
E como e o clima em SF nessa epoca pois estou em duvida em que tipo de roupas levar para ela. e por ultimo se vale a pena alugar um carro ja que estou com um bebe?
Me desculpa pela quantidade de perguntas, e que estou muito apreensiva em viajar com minha bebe tão pequena.
obrigada,
carolina