Los Angeles

Como é o Coast Starlight Train de Los Angeles a San Jose?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Coast Starlight Train é considerada uma das rotas de trem mais bonitas dos Estados Unidos. E não é por acaso: o trem faz a viagem sempre na costa, tendo o oceano de um lado e as montanhas do outro. O preço é bastante acessível, começando nos $97. Mas será que vale a pena fazer esta viagem? Eu fiz esta viagem saindo de Los Angeles até San Jose, já no Vale do Silício.

Preparação da viagem

Eu moro no Vale do Silício e decidi fazer esta viagem de trem porque queria muito ter esta experiência. Sou portuguesa e vivi até ao início do ano na Europa, mas nunca viajei muito de trem por lá. Com os bilhetes de avião ou de ônibus baratos, o trem nunca foi o método de transporte que privilegiei.

No entanto, o Coast Starlight Train era algo que eu tinha muita curiosidade em fazer. Não só pela beleza as paisagens, mas também pela experiência de fazer uma viagem de trem nos Estados Unidos, conhecido pelas suas paisagens tão diversas e distâncias gigantes.

Saí do aeroporto de San Francisco no dia 11 de novembro em direção a Los Angeles. Em Los Angeles fiquei apenas 3 noites: a minha viagem no Coast Starlight Train era no sábado, dia 14.

Comprei o bilhete do Coast Starlight Train diretamente no site da Amtrak e todo o processo foi bem simples. Comprei o bilhete para a Business Class, pois esta classe oferecia internet. Esta foi a principal razão pela qual comprei o bilhete Business, mas…a Internet não funcionou bem durante a viagem toda. Hoje não recomendo este upgrade só por causa da Internet!

As diferenças entre a Business Class e a classe “normal” (Coach) são:

  • a “Internet” (comigo, deve ter funcionado bem durante 1 hora em toda a viagem!)
  • oferta de duas garrafas de água
  • oferta de um vale de $6 para gastar no Dining Car ou no Cafe Car
  • o fato de estar num vagão privado, exclusivo para a Business Class. No entanto, essa vagão é igual à classe Coach…

business class coast starlight train

Estação Central de Los Angeles

Cheguei com 1 hora de antecedência à estação central de Los Angeles. Quem tem bilhete Business Class tem acesso, nesta estação, ao Business Lounge. Aí pode beber um café, comer um croissant e aproveitar a internet enquanto espera pelo trem. No meu caso, quando cheguei, o Lounge estava muito cheio e foi bem difícil encontrar um lugar para sentar.

estação los angeles

O embarque para o trem começa 30-40 minutos antes da hora de partida. Na plataforma do trem terá agentes de Amtrak que ajudam a encontrar a entrada para o seu lugar. No caso da Business Class os lugares não são marcados, então aconselho a chegar com alguma antecedência. Se quiser viajar com a vista do oceano (a mais bonita!), sente-se do lado esquerdo da marcha do trem, no sentido LA-San Francisco.

O interior do trem

Eu tinha o meu lugar na Business Class, mas acabei passando metade da viagem no Sightseeing Car, o famoso vagão com janelas grandes para desfrutar a vista. Este Car é aberto a todos, então tente guardar um lugar desde o início da sua viagem.

Sightseeing car coast starlight train

A vista deste vagão é lindíssima, sobretudo na região de Santa Monica. A água fica ali mesmo ao lado do trem!

Quando o sol se começou a pôr, voltei para o meu lugar na Business Class, com assentos mais confortáveis do que no Sightseeing Car.

Em todos os lugares, tanto no Sightseeing Car como na Business Class, tem tomadas elétricas para poder carregar seus dispositivos eletrónicos.

A comida

Existe um Dinning Car onde pode almoçar e jantar e até tomar o café da manhã (para quem viajava até Seattle, destino final do Coast Starlight Train). É preciso reservar o seu almoço ou jantar.

Umas horas antes da hora, um aviso é dado pela equipe do trem anunciando as horas da refeição. Minutos depois, eles passam em todas os vagões perguntando quem quer reservar uma refeição. Você dá o seu nome e a hora na qual quer comer. Chegada a hora, eles chamam pelo seu nome e você tem que ir até ao Dining Car, vagão que fica bem no final do Business Car.

Eu levei almoço comigo e acabei só comprando o jantar no Dining Car. A refeição é bem básica, nada de especial. Comi purê com frango e um suco de laranja. O valor foi uns $22, já com tip. No Cafe Car, poderá encontrar cafés, bebidas, snacks e sanduíches frios.

Vale a pena a viagem?

Eu gosto muito de viajar de forma lenta e sem o estresse de aeroporto. Gostei muito da viagem, foi bastante calma e a equipe da Amtrak é super gentil e simpática, sempre pronta para ajudar com qualquer pedido.

A viagem vale MUITO pelas paisagens lindíssimas que temos o privilégio de ver. A viagem de Los Angeles até San Jose demorou aproximadamente 10 horas e passamos deste a cidade, à praia e às montanhas…foi lindíssimo e o dia estava absolutamente maravilhoso para ver com atenção toda a paisagem.

Gostei muitíssimo desta viagem!

Artigo escrito pela Krystel Leal, fundadora do Nomadismo Digital Portugal e blogger no Sou Nómada.

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments