Hoje eu posso dizer que fiz um programa muuiito americano e fiquei super surpresa porque gostei bastante. Já fazem alguns anos que estou aqui e apesar dos convites recebidos ano após ano, eu nunca tinha ido à uma Graduation Day na Universidade da California, na Universidade em Berkeley.
Não sei explicar bem o motivo, mas o fato é que tenho um pouco de pé atrás com esses programas muito americanos, e participar de uma cerimônia dessas, que é o supra sumo da cultura deles, sempre me incomodou um pouco.
Graduation Day na Universidade da California
O sonho americano, a liberdade, o fato de todos terem as mesmas oportunidades e não cansarem de falar sobre isso, a divisão familiar que ocorre depois da formatura são coisas que não fazem parte de mim. Um pouco por não acreditar 100% nisso, nunca tive vontade de participar da cerimônia que marca o início da vida adulta aqui nos Estados Unidos.
Hoje, por motivos pessoais fui assistir à formatura dos alunos de 2009 da Engenharia da Universidade da California em Berkeley. E não é que eu achei muito legal? A energia dos alunos foi impressionante. A alegria deles era quase palpável na manhã fria e cheia de fog do Greek Theatre, em Berkeley. Os discursos, que eu esperava que fossem chatos e monótonos, foram criativos e cheios de palavras de otimismo e coragem, tão necessárias pra quem se forma nesse ano de crise.
Saí de lá contente por ter tido a chance de emtender um pouco mais sobre esse país que ainda consegue me surpreender. E não é que, às vezes, eles não estão tão errados assim?
POR QUE A GENTE NÃO COMBINOU DE SE ENCONTRAR?! :(… Faz mal não…. “O mundo é plano” e eu chego rapidinho de novo por aí… rsrsrsrsr. Beijão!
Não acredito que perdemos a oportunidade de nos encontrar justamente aqui,Maryanne!!!! O Motivo de minha viagem foi por minha irmã estar lá, recebendo o “canundinho” do mestrado em Environment (Única mulher e brasileira de sua turma de Eng.Civil)!!! Putz… Se tiver ficado a cerimônia toda deve ter visto minha família em peso, dando escândalo, gritando o nome dela na hora que chamaram-na (beeem italianos messmoo!!! kkkkkk)
Fica pra próxima, já que ela foi aceita pro doutorada e fica por aí pelo menos 4 anos e meio… I”ll be back!