Não existe viagem à São Francisco sem Carmel, e também não existe viagem à Carmel sem a 17 Mile Drive, que percorre os lugares mais bonitos da costa da California, nas cidades de Carmel, Pacific Grove e Monterey. Afinal, a estrada panorâmica é a mais perfeita introdução à  HW-1 e a perfeita  amostra do trecho mais longo e famoso, que passa por Big Sur e vai até Los Angeles.

17 Mile Drive
Entrei pela “G”em Carmel, e saí pela “G”em Pacific Grove

O primeiro e mais importante ingrediente para essa viagem é um dia de sol. O segundo pode ser uma boa companhia. Eventualmente você pode até gostar de estar lá num dia de fog ou chuva, mas certamente vai gostar muito mais num dia de sol, como o que peguei essa semana por lá.

Existem 5 entradas para a 17 Mile (ou 27km) Drive, onde cada carro paga $ 10,50 para usar a estrada; o pagamento é feito porque ela fica dentro do condomínio fechado de Pebble Beach.  As entradas mais indicadas são as de Carmel e Pacific Grove, que concentram  as áreas mais bonitas e interessantes do passeio.

17 Mile Drive
Entrada em Carmel; pare e pague

Uma vez dentro da estrada, siga sempre as linhas vermelhas pintadas no chão, que vão te ajudar a não se perder pelas muitas ruazinhas chiquérrimas de Pebble Beach, cheias de casas espetaculares. E, lembre-se que o caminho que você procura é sempre pela costa. Se entrou por Carmel, vire à esquerda e seja feliz. Se entrou por Pacific Grove, vire à direita e enjoy the views. Entretanto, apesar da estrada ter 17 milhas ou 27 km, o passeio pelo mar, não envolve as 17 milhas.

Daí pra frente são 18 pontos, que compensarão cada  parada pra tirar fotos e apreciar a vista com calma. Todos os pontos de interesse estão sinalizados, além de estarem sempre lotados. Portanto acho difícil perder algum.

Ainda que tempo seja uma coisa muito pessoal, calcula-se que o ideal para visitar a estrada com calma é ter por volta de 2 horas. Lembrem-se que não existem postos de gasolina nem banheiros nesse pedaço, só no Lodge at Pebble Beach e no Fanshell Overlook.

Outra dica  é para virar à esquerda assim que sair pelo portão de Pacific Grove. Continue nesse sentido para contornar a praia, pela Sunset Drive e Ocean View Boulevard, até dentro de Monterey, ao lado do Aquário de Monterey. Esse pedaço da estrada é público, mas  também é espetacular. Se você escolheu entrar por Pacific Grove, faça esse caminho no sentido contrário até chegar no “gate” de Pacific Grove.

17 Mile Drive

Uma vez dentro dos portões da 17 Mile Drive, deixe todo o stress de lado e descubra o seu ritmo para curtir os pontos, que estão marcados ao longo da estrada. Tem gente que gosta de sair do carro sempre pra  tirar fotos, parar e observar em todos. Mas também muita  gente gosta só de parar e olhar de dentro do carro. Por fim,tem os que preferem dirigir e curtir ou ainda sair e sentir o vento forte no rosto.  Não existe receita, cada um faz do jeito que preferir. Eu gosto de parar e aproveitar meus pontos preferidos. Mas isso não quer dizer que não curto de montão os pontos onde não tiro fotos. Mesmo porque existe uma quantidade máxima de fotos do mesmo  lugar (principalmente do mar), que uma pessoa pode tirar

17 Mile Drive

17 Mile Drive, em Carmel

Pebble Beach

Entrando por Carmel, minha primeira parada é o  The Lodge at Pebble Beach. Estacione o carro no “public parking”, atravesse o jardim e entre no lobby do hotel, que tem  vista panorâmica do campo de golfe com o mar ao fundo. Eu adoro. É provável que queira tomar um drink ou um café no bar. É só sentar e pedir.

17 Mile Drive
Golfistas felizes em Pebble Beach
17 Mile Drive
Entrada do Lodge, chic!

Pescadero Point

Logo depois vem o Pescadero Point, que eu também acho que merece uma paradinha pra foto e pra ver a vista.

17 Mile Drive
Pescadero Point
17 Mile Drive

Lone Cypress

Logo depois, um dos pontos obrigatórios, o Lone Cypress (cipreste solitário), uma  árvore com mais de 250 anos, que se tornou o logotipo de Pebble Beach. Infelizmente o Lone Cypress sofreu muito com as chuvas do inverno de 2019 e perdeu quase 1/3 do seu tronco. Mas ainda resiste!

17 Mile Drive
O Lone Cypress, bem à direita na foto

Crrocker Groove

Croocker Groove é uma floresta com os maiores e mais antigos ciprestes da região. Bem interessante, mas dá pra se observar bem dentro do carro.

17 Mile Drive

Cypress Point Lookout

Em seguida vem o Cypress Point Lookout, e a partir daí, é que eu acho que cada um deve fazer como preferir. Desça do carro, ou curta sem pressa. Eu curti.

17 Mile Drive

Fanshell Overlook

17 Mile Drive

A partir daqui, eu só pararia na Birds Rock, onde você vai ver pelicanos, leões marinhos e focas. Importante: aqui fica o único banheiro público da estrada.

Birds Rock

17 Mile Drive
Birds Rock

No entanto, isso não quer dizer que acabaram as paisagens mais bonitas. Por certo, vários animais continuam por todos lados, loucos para posar para o seu instagram. A maioria dos rochedos dessa região sao abrigos para uma gigante fauna composta de vários tipos de pássaros, focas, elefantes e leões marinhos.

17 Mile Drive
Em algum lugar da 17 Mile Drive 2
17 Mile Drive

Relembrando então, se entrar pelo portão de Carmel, você passa pelos pontos mais bonitos no início da 17 Mile Drive, já entrando por Pacific Grove, os pontos mais bonitos ficam no final da estrada. Em qualquer direção, você não vai andar as 17 milhas, que é o comprimento total da estrada e não só a parte ao longo do mar.

Quando ir?

A melhor época, como em São Francisco, é na primavera ou no outono, quando o céu fica mais claro. Durante o verão, tem grande chance de fog de manhã, até o meio-dia, ou o dia inteiro. Pra garantir, vá depois das 11 horas da manhã. No inverno, você já sabe; depende da sua intimidade com São Pedro. No entanto, esse inverno de 2019 foi o mais chuvoso em mais de 20 anos. Em conclusão, o risco é bem grande.

Sabia que dá pra checar as câmeras do Pebble Beach, nesse link aqui pra ver se está com fog ou não? Parece que também é muito comum, o pessoal ligar pro  The Inn at Spanish Bay (831-647-7500) pra perguntar sobre o fog. Não custa tentar.

Em contrapartida, evite  os grandes torneios de golf, que acontecem normalmente em Fevereiro e Junho. Verifique as datas corretas de cada ano no site de Pebble Beach aqui. Nesses dias a estrada fica fechada e somente os participantes dos eventos podem entrar nessa área.

Também não vá durante o The Pebble Beach Food and Wine Festival em abril, e Concours d’Elegance , que é um show de carros que acontece em agosto, onde eles chegam a fechar a estrada.

Além disso, não esqueça casaco, porque venta bastante, em qualquer época do ano.

Mais sobre Carmel

La Bicyclete

Cantinetta Luca

Deixe um comentário