Carmel e Monterey

Guia para visitar a 17 Mile Drive

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Não existe viagem a São Francisco sem Carmel, e também não existe viagem a Carmel sem a 17 Mile Drive.

A 17 Mile Drive percorre os lugares mais bonitos da costa da Califórnia, nas cidades de Carmel, Pacific Grove e Monterey. Afinal, a estrada panorâmica é a mais perfeita introdução à HW-1 e a perfeita amostra do trecho mais longo e famoso, que passa por Big Sur e vai até Los Angeles.

Início da viagem na 17 Mile Drive

O primeiro e mais importante ingrediente para essa viagem é um dia de sol. O segundo pode ser uma boa companhia. Eventualmente você pode até gostar de estar lá num dia de fog ou chuva, mas certamente vai gostar muito mais num dia de sol.

A 17 Mile Drive é a linha marrom

Existem 5 entradas para a 17 Mile (ou 27km) Drive, onde cada carro paga $10,50 para usar a estrada. O pagamento é feito porque ela fica dentro do condomínio fechado de Pebble Beach. As entradas mais indicadas são as de Carmel e Pacific Grove, que concentram as áreas mais bonitas e interessantes do passeio.

Entrada na 17 Mile Drive (Carmel Gate)
Entrada em Carmel: pare e pague

Uma vez dentro da estrada, siga sempre as linhas vermelhas pintadas no chão, que vão te ajudar a não se perder pelas muitas ruazinhas chiquérrimas de Pebble Beach, cheias de casas espetaculares.

O caminho e pontos de paragem na 17 Mile Drive

O caminho que você procura é sempre pela costa. Se entrou por Carmel, vire à esquerda e seja feliz. Se entrou por Pacific Grove, vire à direita e enjoy the views. Entretanto, apesar da estrada ter 17 milhas ou 27 km, o passeio pelo mar, não envolve as 17 milhas.

Daí pra frente são 18 pontos, que compensarão cada parada para tirar fotos e apreciar a vista com calma. Todos os pontos de interesse estão sinalizados, além de estarem sempre lotados. Portanto acho difícil perder algum.

Ainda que tempo seja uma coisa muito pessoal, calcula-se que o ideal para visitar a estrada com calma é ter por volta de 2 horas. Lembrem-se que não existem postos de gasolina nem banheiros nesse pedaço, só no Lodge at Pebble Beach e no Fanshell Overlook.

Outra dica é para virar à esquerda assim que sair pelo portão de Pacific Grove. Continue nesse sentido para contornar a praia, pela Sunset Drive e Ocean View Boulevard, até dentro de Monterey, ao lado do Aquário de Monterey. Esse pedaço da estrada é público, mas também é espetacular. Se você escolheu entrar por Pacific Grove, faça esse caminho no sentido contrário até chegar no “gate” de Pacific Grove.

Uma vez dentro dos portões da 17 Mile Drive, deixe todo o stress de lado e descubra o seu ritmo para curtir os pontos, que estão marcados ao longo da estrada.

Tem gente que gosta de sair do carro sempre para tirar fotos, parar e observar em todos. Mas também muita gente gosta só de parar e olhar de dentro do carro. Por fim, tem os que preferem dirigir e curtir ou ainda sair e sentir o vento forte no rosto. Não existe receita, cada um faz do jeito que preferir. Eu gosto de parar e aproveitar meus pontos preferidos. Mas isso não quer dizer que não curto de montão os pontos onde não tiro fotos!

Pebble Beach

17 Mile Drive - Golf em Pebble Beach
17 Mile Drive - Lodge Pebble Beach
Entrada do Lodge, chic!

Entrando por Carmel, minha primeira parada é o The Lodge at Pebble Beach. Estacione o carro no public parking, atravesse o jardim e entre no lobby do hotel, que tem vista panorâmica do campo de golfe com o mar ao fundo. Eu adoro. É provável que queira tomar um drink ou um café no bar. É só sentar e pedir.

Pescadero Point

Pescadero Point na 17 Mile Drive
Pescadero Point

Lone Cypress

Depois um dos pontos obrigatórios na 17 Mile Drive: o Lone Cypress (cipreste solitário), uma árvore com mais de 250 anos, que se tornou o logotipo de Pebble Beach. Infelizmente o Lone Cypress sofreu muito com as chuvas do inverno de 2019 e perdeu quase 1/3 do seu tronco. Mas ainda resiste!

Lone Cypress - 17 Mile Drive
O Lone Cypress, bem à direita na foto

Crocker Groove

Crocker Groove é uma floresta com os maiores e mais antigos ciprestes da região. Bem interessante, mas dá para se observar bem dentro do carro.

Crocker Groove - 17 Mile Drive

Cypress Point Lookout

Em seguida vem o Cypress Point Lookout, e a partir daí, é que eu acho que cada um deve fazer como preferir. Desça do carro, ou curta sem pressa. Eu curti.

Cypress Point Lookout

Fanshell Overlook

Fanshell Overlook

A partir daqui, eu só pararia na Birds Rock, onde você vai ver pelicanos, leões marinhos e focas. Importante: aqui fica o único banheiro público da estrada.

Birds Rock

Birds Rock
Birds Rock

No entanto, isso não quer dizer que acabaram as paisagens mais bonitas. Por certo, vários animais continuam por todos lados, loucos para posar para o seu Instagram. A maioria dos rochedos dessa região são abrigos para uma gigante fauna composta de vários tipos de pássaros, focas, elefantes e leões marinhos.

17 Mile Drive

Relembrando então, se entrar pelo portão de Carmel, você passa pelos pontos mais bonitos no início da 17 Mile Drive, já entrando por Pacific Grove, os pontos mais bonitos ficam no final da estrada. Em qualquer direção, você não vai andar as 17 milhas, que é o comprimento total da estrada e não só a parte ao longo do mar.

Quando ir para a 17 Mile Drive?

A melhor época, como em São Francisco, é na primavera ou no outono, quando o céu fica mais claro. Durante o verão, tem grande chance de fog de manhã, até o meio-dia, ou o dia inteiro.

Para garantir, vá depois das 11 horas da manhã. No inverno, você já sabe; depende da sua intimidade com São Pedro. No entanto, esse inverno de 2019 foi o mais chuvoso em mais de 20 anos. Em conclusão, o risco é bem grande.

Sabia que dá para checar as câmeras do Pebble Beach, nesse link aqui para ver se está com fog ou não. Parece que também é muito comum, o pessoal ligar para o The Inn at Spanish Bay (831-647-7500) para perguntar sobre o fog. Não custa tentar.

Em contrapartida, evite os grandes torneios de golf, que acontecem normalmente em Fevereiro e Junho. Verifique as datas corretas de cada ano no site de Pebble Beach aqui. Nesses dias a estrada fica fechada e somente os participantes dos eventos podem entrar nessa área.

Também não vá durante o The Pebble Beach Food and Wine Festival em abril, e o Concours d’Elegance, que é um show de carros que acontece em agosto, onde eles chegam a fechar a estrada.

Além disso, não esqueça casaco, porque venta bastante, em qualquer época do ano.

Tour no Aquário de Monterey e Carmel - Hotel California Blog
Assinar
Notificar de
guest
49 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Flavia
Flavia
5 anos atrás

Maryanne, adorei seu post !
Poderia me dizer se tem um horário de abertura da 17 Mile Drive? Pois estou pensando em sair de Monterey para a 17 Mile por volta das 6am.
Obrigada.

Andrea Moraes
Andrea Moraes
6 anos atrás

Oi Maryanne,

Eu e meu marido iremos passar 1 semana em SF entre os dias 27/9 e 4/10. Pensamos em fazer um bate-volta SF para Monterey e Carmel. Vale a pena ? E muito cansativo ?

Obrigada.

Denise Badaraco
Denise Badaraco
6 anos atrás

Maryanne, se nāo for muita falta de educaçāo, gostaria de informações sobre valores de teus préstimos. Pode ser direto no meu Mail. Pretendemos ir para a California em julho.

Muito grata,

Denise

Elisabeth de Fatima guimarães
Elisabeth de Fatima guimarães
6 anos atrás

Olá Marynne estou encantada com os roteiros e dicas que vc passa para todos; ficarei muito feliz caso consiga fechar o meu pacote com Los Angeles a San Francisco, passando por Carmel , Monterey, etc, e der um brasileiro por perto é tudo de bom, principalmente para quem só arranha o ingles kkkkkkkkkkkk

Elisabeth de Fátima guimarães
Elisabeth de Fátima guimarães
6 anos atrás

Oi,Maryanne, eu andei um email para voce, mas procurando na internet encontrei este outro blog seu é extamente este roteiro que estou querendo fazer com meu marido 26/04 a 5/52014, voce realiza este roteiro. e qual seria o custo ou quem vc indicaria, saindo de Los angeles para San franscico

Marcia Macedo
Marcia Macedo
6 anos atrás

Oi, Maryanne, Adorei seu blog. Estou indo pra California no inverno – janeiro de 2014 – por conta das férias escolares da minha sobrinha (se dependesse só de mim, viajaria apenas na primavera e no outono, minhas épocas favoritas), e quero fazer o trecho SF-LA pela costa. Sei que você já disse várias vezes que não tem como prever como vai estar o tempo em determinado mês do ano que vem (nem os meteorologistas conseguem, vamos ser honestos), mas queria que você, se puder, me dissesse o que posso esperar, você sabe, no worst case scenario: Janeiro em SF e… Ler Mais »

Luiz Eugenio
Luiz Eugenio
6 anos atrás

Olá Maryanne Pretendo viajar à Caliórnia em 2014, com minha esposa e mais um casal. Como essa viagem aconteceria em 2013 (mas não rolou por conta de trabalho), já havia pesquisado algumas coisas. A viagem tem dois objetivos: agradar as moças com passeios e compras legais e aos homens com todas as possibilidades de surf do Golden State. Como as meninas são friorentas (rs) pensamos em chegar por San Diego e ficar em Oceanside, aproveitando o clima menos frio e as ondas próximas (La Jolla, Swami’s, Encinitas, Carlsbad). Gradualmente rumaremos para o norte, indo até Santa Cruz. Como tenho que… Ler Mais »

Célia Soares
Célia Soares
7 anos atrás

Olá Mary!
Mais uma vez, preciso de sua orientação. Pretendo dormir em Carmel e em Solvang. No meio do caminho, em San Simeon, haveria tempo para visitar o famoso Hearst Castle, e ainda chegar com dia claro em Solvang, por conta do horário de verão?
Grata, abrs

Danilo Zecchin
Danilo Zecchin
7 anos atrás

Olá Maryanne, tudo bem? Vou a San Francisco em junho e estou planejando dar uma passada pela 17 mile drive. Minha idéia é sair de SF..passar por Monterey…passar pela 17mile e depois chegar a Carmel….qual é o endereço da entrada da 17mile que fica mais próximo de Monterey. Abs e obrigado
Danilo

Izabela
Izabela
7 anos atrás

Ah, parabéns pelo ótimo blog, estou fazendo meu roteiro praticamente só com sua ótimas dicas!!

Izabela
Izabela
7 anos atrás

Olá Maryanne, queria saber quanto tempo demora, mais ou menos, pra fazer esse trajeto, parando apenas nos pontos que voce mencionou, pois pretendo fazer esse passeio no mesmo dia em que vou sair de SF logo após o almoço e chegar em Carmel no fim do dia. Será que é tempo suficiente?
Obrigada!! Bjs

Gabriella
Gabriella
7 anos atrás

Pois é, Maryanne. Infelizmente vamos ter que passar por isso. Não podemos mudar os dias da viagem… Já tá tudo reservado!

Gabriella
Gabriella
7 anos atrás

Oi, Maryanne.
Estou indo pela segunda vez à Califórnia, e estou devorando seu blog de novo, pra não deixar nada escapar!
Vou passar pela 17 mile drive justamente durante o Food and Wine Festival! :/ você acha que vai prejudicar demais a nossa passagem por lá? Ou simplesmente a gente não vai nem poder passar pela estrada? Fiquei tensa com essa informação!!!
Um abraço,
Gabriella.

Marisa Monforte
Marisa Monforte
7 anos atrás

Olá Maryanne! Em primeiro lugar quero agradecer por sua disposição em repartir com a gente suas dicas preciosíssimas! Valeu mesmo! Agora, diz uma coisa, esse roteiro tb fica bonito no inverno?

Ana Cristina
Ana Cristina
7 anos atrás

Ola Mary,
Fiquei muito empolgada com o seu blog. Estou programando uma viagem para California em julho de 2013 com meu marido e dois filhos ( 12 e 16 anos) e gostaria de um guia que falasse portugues. Pretendo ficar 3 dias inteiros em SF, depois seguimos para LA e LV.
Teria como vc me passar o seu preco para tour de 1 dia conhecendo os pontos mais importantes de SF? Amei o seu blog….bjs

Carol
Carol
7 anos atrás

Olá Maryanne!! Adorei esses post sobre a 17 Mile Drive… Farei esse trajeto no inicio de abril.
Estou cotando hoteis em San Francisco e tenho quatro opções e gostaria de saber se tem algo a dizer sobre eles. Todos eles são da mesma rede hoteleira, a Americas Best Value, sendo que pesquisei o Golden Gate, Union Square, Civic Center e SOMA.
O site vem me ajudando muito, obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!!
Abs,
Carol

Ralph
Ralph
7 anos atrás

Oi Maryanne, Baseados em suas dicas e as do Rafael fizemos SFO-SOLVANG-LA-LV na semana passada. Recebi a notificação da 17 mile do blog quando tinha acabado de sair dela !! Achamos fantástica !! Ninguém deve deixar de passar por lá !! Estava um lindo dia de Sol. Paramos pouco pois como você mesmo disse acima cada um tem suas preferências. A dica que gostaria de deixar para os futuros viajantes e principalmente românticos é pernoitar em SOLVANG. Uma linda cidadezinha dinamarquesa cravada na Califórnia. Hotéis típicos europeus. Ótimos restaurantes com cervejaria própria. Preços muito bons. Obrigado !! As dicas do… Ler Mais »

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Olá Mary !

Que fotos fantásticas ! Quando que você as tirou (digo, em que mês ? Faz pouco tempo ?)
Quando eu passei pela 17 Mile o tempo estava todo nublado….

Idete
Idete
7 anos atrás

Oi Maryanne, tudo bem?Vamos passar um final de semana em SF , de sexta a domingo em janeiro. Penso em ir a Alcatraz e Golden Gate Park no domingo. Sexta e sábado, pretendo conhecer os “top ten” pontos turisticos , usando os onibus hop on hop off. Que achas? Obrigada!! Beijão!!

Maria Isabel Melaragno
Maria Isabel Melaragno
7 anos atrás

Maryanne
São Francisco nos deixou deliciosas recordações. Foram maravilhosos nossos passeios pela cidade e por Napa Valley. Nada como estar com uma pessoa que conhece tão bem a região. Muito obrigada. Bjs. Bel