Em São Francisco sempre vale a pena andar mais, pegar ônibus, carro ou o que for, pra encontrar uma vista bonita. Ela é sempre garantida ( desde que você escolha um dia sem fog). Semana passada fui conhecer um segredo da cidade, as escadas de mosaico; encontrei além delas uma surpresa maravilhosa: um vistão de São Francisco, com todo o Pacífico na minha frente.
Mosaic Steps
As escadas de mosaico são um projeto de uma comunidade local, inspirado nas escadas do Rio de Janeiro, quem diria. As escadas já existiam ali, porém eram 163 degraus simples. Até que a comunidade resolveu decorá-los. Foram mais de 300 pessoas envolvidas no projeto que durou um verão e foi completado em 2005.
A escadaria é super bonita. Suba devagar observando cada painel ( são 163). Não encontrei nenhuma informação detalhada sobre cada painel, então cada um imagina o que quiser. Me chamou a atenção a quantidade de referências ao céu e ao sol, justamente nesse bairro da cidade, tão castigado pelo fog. Um céu azul deve fazer falta mesmo.
Os peixes e flores são onipresentes, dá pra entender. O Pacífico fica bem na frente. Suba até o final e continue subindo pra chegar no parque. Do caminho, a vista será essa:
Lá de cima do Grandview Park você tem a melhor vista de 360º da cidade: na frente o bairro Sunset e o Pacífico. Do lado direito, a Golden Gate e a Baía, seguindo a Bay Bridge, a Península e atrás o Twin Peaks. Uma perfeição.
Não é fácil chegar até lá, mesmo de carro é longe. Mas é um programa ótimo pra combinar com o Golden Gate Park. Dos museus do parque até lá, são uns 10 minutos dirigindo.
O ônibus N-OWL ( Muni) vai te deixar na esquina da 16th Avenue com a Moraga Street, donde já dá pra avistar a escada. ( São 25 minutos do Golden Gate Park até lá).
Mosaic Steps – 16th Avenue & Moraga Street – Inner Sunset
Veja também: