Orgulho de morar em uma cidade LGBT! Saí do Brasil em 2003 para morar em San Francisco e não dá pra negar que a visão que tenho do mundo hoje é totalmente diferente da que tinha 13 anos atrás. E uma das experiências mais gratificantes de viver fora é conviver com pessoas diferentes de mim em todos os sentidos. Diferentes classes sociais, diferentes raças e diferentes credos. Acho muito triste essa tendência de nos aproximar sempre de iguais; e digo, sem sombra de dúvida, que minha vida hoje é muito mais interessante do que antes. Não dá pra explicar o quanto visões diferentes da sua podem ser enriquecedoras.
Numa semana onde ainda não consigo parar de pensar no que aconteceu em Orlando, deixo com vocês um pouquinho da história do bairro Castro, reduto LGBT, de San Francisco, desde os anos 70. A sigla LGBT refere-se a lésbicas, gays, bisexuais e transexuais.
A história do Castro District começou em 1973, quando Harvey Milk abriu uma loja de fotografia no bairro junto com seu parceiro. Os dois moravam no apartamento em cima da loja e o lugar rapidamente se tornou um ponto de encontro da comunidade LGBT. Suas vitrines eram recheadas de cartazes chamando para passeatas, falando de direitos civis, eventos e protestos.
Milk, primeiro líder público assumidamente gay, foi eleito para cargo público (Board of Supervisors, não sei qual o termo em português) em 1977, posto que ele conseguiu com o apoio dos gays e lesbicas e de trabalhadores em geral. Milk lutou sem parar pelos direitos da comunidade e 3 semanas antes dele morrer em 1978, conseguiu uma vitória super importante, derrotando uma medida sugerida para banir os gays de serem professores na California.
Harvey Milk abriu o caminho para o que hoje muitas pessoas acreditam (e infelizmente várias ainda não), que uma pessoa que assume ser gay pode ( e deve) ter sucesso na vida. Após sua morte, a loja se tornou uma galeria e depois a loja onde se faziam campanhas sobre Direitos Humanos. A loja foi recriada para ser o set de filmagem do filme Milk e se tornou ponto turístico importante no Castro.
Muito triste que coisas como Orlando ainda aconteçam nos dias de hoje. Quanta ignorância e mediocridade. Por essas e outras é que acho impossível não ♥ San Francisco!
Apoia a causa? Quer comprar camisetas ou várias lembranças com a marca LGTB? Visite a HRC Action Center and Store @ 575 Castro Street.