O Hotel California está quase fazendo 1 ano e hoje me deu vontade de ler de novo os objetivos desse blog, coisas que pensava em agosto e setembro do ano passado. Fiquei bem contente com o que consegui atingir, e percebi que uma das minhas propostas era falar um pouco da cultura daqui, dos hábitos diferentes dos nossos e da maneira de encarar a vida dos americanos. Resolvi que a partir de agora vou dedicar mais tempo à isso, mas sem esquecer a parte de turismo, pois ainda falta falar de muitos lugares de São Francisco.
Vou começar pelos horários, que parecem muito estranhos pra nós brasileiros. De novo, essa é a minha experiência, o que vejo por aqui. Também é sempre bom lembrar que regras e costumes são mais flexíveis na Costa Leste e Oeste. Em direção ao centro do país, as pessoas são mais resistentes às mudanças e portanto, bem menos flexíveis.
O horário de trabalho é o tradicional 9-5. Teoricamente a hora do almoço existe, nem que seja 45 minutos, isso acontece a partir das 11:30 da manhã.O que acontece é que muita gente come um sanduíche na mesa pra conseguir sair do trabalho às 5. Aqui não existe ( ou é bem raro) aquela loucura brasileira de trabalhar 10/12 horas por dia sem horário nenhum. Isso é visto como desorganização por aqui, e portanto ruim pra sua imagem profissional.
foto: americanflagfactory.com
Os restaurantes abrem pro almoço das 11:30 às 2 ( às vezes até 3) e pro jantar das 5:30 até 10 no máximo; o mais comum é abrir até 9:30pm. Acontece muito de procurarmos lugar pra almoçar no domingo às 3 e não encontrarmos, porque os restaurantes já fecharam pro almoço e ainda não abriram por jantar. Demorei pra me acostumar a jantar cedo, mas depois de anos insistindo em chegar pra jantar às 8:30 e ser a única mesa do restaurante, com todos os garçons me olhando pra ir embora, fui vencida. Agora tento chegar pra jantar em restaurante entre 7:30 e 8. Eu sei que é horrível, mas pior ainda é comer em restaurante vazio.
Então quando vier pra cá, faça planos de começar o dia bem cedo, pois a noite também acaba cedo aqui. Claro que pra quem tem 18 anos, as coisas não são assim, tem um montão de coisas pra fazer até tarde, mas os clubs aqui em São Francisco fecham às 2am, que é o horário limite oficial pra venda de bebidas alcoólicas.
Oi, Maryanne, em relação aos lugares pra visitar e comer, encontrei quase tudo aqui, complementado e várias vezes confirmado pelos guias que comprei. Seu blog tem mta informação.
Oi, Maryanne, parabéns pelo blog. Como todos já falaram, é fantástico! Montei todo o meu roteiro com as suas dicas, então vou conhecer São Francisco by Maryanne. Só viajo no final desse mês, mas já me sinto conhcecendo a cidade 😀
bjs
Mary, de fato esse seu trabalho/hobby de alimentar o blog com tantas informações úteis é o maximo. Conheci San Fran com você.
Estranhei muito as baladas acabarem cedo. Quando estava começando a entrar na onda, vim embora, snif. Mas sempre te acompanho pra matar saudade. Sucesso.
Maryanne,
Parabéns pelo blog. Ele é uma gracinha. Sempre passo por aqui eseus textos só me deixam com mais vontade de voltar para os EUA nas próximas férias 🙂
Bjs
Natalie
Maryanne.
No aniversário de um ano do Hotel California, quero registrar o meu “muito obrigada” pela ajuda do blog na minha viagem aí para região. As informações que vc nos passa não tem preço.
Uma beijoca,
Cristiana.
Parabens pelo niver do blog!