As praias em San Francisco são bem diferentes das conhecidas praias da California que aparecem em filmes. Os famosos piers, surf e calor são típicos do sul da California (de Santa Barbara para o sul) e não daqui. Mas isso não significa que não sejam especiais; só são muito diferentes das nossas. Por isso, valem a visita para conhecer um jeito diferente de curtir praia, né?
As praias em San Francisco
Apesar de não constarem nos principais programas pra fazer na cidade, as praias em San Francisco são interessantes para nós brasileiros, que temos um nível de exigência alto nesse sentido.
Enquanto no Brasil temos areia branca e fina, mar calmo e quente e facilidade de tomar cerveja e comer biscoito de polvilho, aqui a areia é escura e grossa, a água m-u-i-t-o- gelada (12°C) e não se vende nada na praia.
Ainda assim, a praia fica cheia em dias de sol, as crianças entram na água (ou tentam) e o pessoal se diverte muito. Enfim, que vivam as diferenças, não é mesmo?
As 3 praias em San Francisco mais conhecidas e mais frequentadas são:
- o Crissy Field, que fica dentro da Baía,
- a Baker Beach, que fica no canal da Golden Gate,
- e a Ocean Beach, que é a única praia de mar aberto.
Então, vamos conhecer cada uma?
Crissy Field Beach
A praia do Crissy Field fica bem pertinho da Marina e do Palace of Fine Arts, e está no caminho de quem faz a volta de bicicleta pela ponte até Sausalito. Portanto, uma opção de parada no caminho. É uma praia pequena, com vista para a ponte, do lado de dentro da Baía.
A quantidade de cachorros e crianças felizes nessa praia sempre me chamou atenção. Os cachorros correm soltos ali, geralmente brincando de buscar coisas que seus donos jogam na água. Eles entram no mar gelado, encontram o objeto perdido, voltam felizes para a areia, se sacodem e molham todos em volta.
Mesmo assim, ninguém reclama! Sempre tive a impressão de que essa praia foi feita para cachorros e crianças brincarem.
Embora a praia não pareça ótima, é a única praia da cidade onde eventualmente dá pra entrar na água, porque as correntes não são tão fortes. Além de ser também um camarote perfeito para assistir aos malabarismos dos windsurfistas e as regatas oficiais.
Baker Beach
Baker Beach é a praia que fica do lado de fora da ponte, no canal de entrada da Baía de San Francisco. É uma praia, que fica completamente lotada nos finais de semana de sol. Ali ao lado fica também a única praia de nudistas da cidade.
Não é de se admirar que seja praticamente impossível estacionar ali em dias de sol. Talvez seja por isso que tenho visto mais e mais turistas irem até lá com as bicicletas e patinetes, alugados pelos aplicativos.
A água ali é gelada e a corrente é muito forte. Assim, caso queira saber como é a experiência de congelar na água de alguma praia do Pacífico, nem pense em fazer isso em Baker Beach. Pegue sua toalha, cadeira de praia e um livro e fique olhando os locais curtirem um dia de sol.
Ocean Beach
A Ocean Beach é a maior praia da cidade e muito popular entre surfistas. Apesar das ondas parecerem pequenas, essa praia é famosa pelas piores correntes da região e muitos acidentes sérios, que resultam em afogamentos e histórias bem trágicas. Não é raro ler sobre várias pessoas da mesma família que se afogaram ali na tentativa de salvar algum parente.
Embora o mar seja ultra perigoso, essa é a praia que gosto de ir quando bate aquela saudade de mar e areia. Como eu não tenho a menor intenção de mergulhar, acho a Ocean Beach gostosa para caminhar e sentir a água salgada nos pés. Já os locais, adoram fazer fogueiras à noite; um hábito que nós brasileiros, não temos.
E aí, se animou? É provável que você não ache as praias de San Francisco as mais bonitas que já viu… mas certamente vai ter o que contar sobre elas.