Muita gente diz que a California é o melhor lugar do EUA pra se morar porque tem de tudo. Tem mar, tem sol, tem neve, tem lagos, tem vinho e tem azeitonas. E agora descobri que também tem queijos em Marin County! O norte de São Francisco além de abrigar as melhores vinícolas do país, abriga também várias fábricas de queijos ( não acho que exista uma palavra em português para “creamery”). As regiões de Sonoma e Marin County são chamadas da Normandia do EUA, em referência a famosa região produtora de queijos da França. Domingo passado visitamos 4 fábricas de queijo na região de Marin, somente uma hora ao norte de São Francisco.
Os chamados queijos artesanais da região são todos diferentes entre si. Isso quer dizer que nenhum queijo terá o mesmo sabor. Cada fazenda tem seu micro-clima, seu pasto e seu rebanho. Cada rebanho produz um leite diferente, e a qualidade do leite faz toda diferença para o sabor do queijo. Cada produtor trabalha o leite de forma diferente, criando uma sabores, texturas e aromas diferentes.
Queijos em Marin County: direção Point Reyes
Saímos de São Francisco em direção a Point Reyes. A primeira parada foi a Cowgirl Creamery, que produz queijos bem famosos por aqui. A Cow Girl existe desde 1977, quando começou produzindo queijo com leite orgânico da região. O local é bem turístico, com um grande balcão onde se pode comprar queijos ou sanduíches pra levar e comer por ali. Point Reyes é uma cidedezinha que fica bem cheia em finais de semana de sol, acho que passear por ali durante a semana é bem melhor.
Nicassion Valley Cheese Company
De lá fomos para a Nicassio Valley Cheese Company, somente 10 minutos de carro por estradas super verdes, cheias de vaquinhas, lagos e montanhas. A Nicassio pertence a uma família suíça, é super pequenininha, e oferece uma boa quantidade de queijos para experimentar, vários deles premiados. Saímos de lá com vários pra levar pra casa, como o Foggy Morning ( branco, delicado),e o Nicassio Reserve ( o próprio queijo suiço).
Marin French Cheese Company
De lá, fomos em direção a Marin French Cheese Company, a mais antiga fábrica de queijos em operação na regiaõ, desde 1865. Super conhecida pelos seus Camembert e Bries, produzidos manualmente. Não preciso dizer que lá fizemos a festa, já que adoramos esses 2 tipos de queijo. Lá também foi o único lugar que encontrei mini garrafas de vinho, o que achei uma ótima idéia, pois vem com a quantidade ideal para acompanhar uma degustação. Atenção, a placa na estrada diz ” The Cheese Factory”. Não sabiamos disso e passamos várias vezes em frente sem encontrar o local.
A última parada foi a Spring Hill Jersey Cheese, conhecida como Petaluma Creamery, que achei sem graça. Não sei se foi porque chegamos no final do domingo, mas achei o lugar bem mal cuidado, apesar da fama e dos queijos premiados do local. As amostras de queijo já tinham terminado e achei que a parada não valeu.
Como programar seu dia
As fábricas de queijo estão divididas em 3 categorias e estão em 2 regiões, Marin e Sonoma. Visitamos as da região de Marin, que ficam muito perto de São Francisco. Acho que as fábricas de Sonoma formam uma super dobradinha com as vinícolas da região. Pretendo explorar essa outra opção em breve e conto aqui.
1 – As abertas ao público podem ser visitadas a qualquer hora, possuem lojas abertas ao público, e é só visitar o site pra consultar os horários.
2- As que precisam ser contactadas para tour, oferecem tour em determinados horários e é necessário fazer reserva, pelo telefone ou pelo site.
3- As fechadas para o público, estão marcadas no mapa, mas são somente lugares de produção, não sendo permitidas visitas.
Veja mais informações nesse link aqui.
Algumas das fábricas de queijo fazem tours ( poucos) em alguns dias da semana. Vou tentar fazer e depois conto como foi.
Nossaaaaa Mari!!! Cada dia me apaixono mais pela california e por SF 😉 post mil
Ótima materia!
SF é um dos meus lugares favoritos dos EUA. Agora com esse incremento vai ficando irresistível e tentador.
Parabéns pelo site e pelas dicas.
Já estou no aguardo da próxima…
Que passeio delicioso! Deve valer muito a pena mesmo! Fica para a próxima ida à Califórnia. beijos