Na HW-1

Onde surfar na California – De São Francisco até Carmel HW-1 – Parte I

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Mais um texto e fotos  sensacionais do Leo, o leitor mais colaborativo que já passou por aqui. Adoro!

Onde surfar na California?

“Para quem é surfista, percorrer a Highway 01 passando por San Francisco, Santa Cruz, Santa Barbara, Los Angeles, Huntington Beach, San Diego… por tantos lugares que respiram o surfing way of life californiano, sem se jogar naquelas ondas geladas e perfeitas é uma tortura. Pensando nisso, fiz uma lista de onde você pode pegar onda, de San Francisco a San Diego, todas as praias de ondas boas no litoral californiano.

Vou colocar na ordem em que as ondas aparecem no mapa, contando que você vai sair de San Francisco rumo a San Diego. Para ver a localização exata é só jogar o nome da onda no Google, junto com as palavras surf ou algo assim, ou joga no Google Maps, aí você anota o nome e endereço de alguma loja, restaurante, parque que fique na frente do pico, bota no GPS e um abraço, vai e estaciona na frente do pico.

San Francisco: Ocean Beach

É uma praia bem longa, estilo Barra-Recreio no RJ, e a estrada passa na frente do mar mesmo, então é só olhar aonde tá bom e cair. Direita e esquerda, tem parede e tubo as ondas, muita qualidade. O Gabriel Medina ganhou a única etapa do WCT que teve lá. Ah, a água é muito gelada (como se você fosse pegar uma cerveja no fundo do freezer, é mais ou menos da temperatura daquela água que derreteu lá dentro rs). De vez em quando o pessoal avista uns tubarões por lá, mas não tem ataque registrado. Então coragem e caia no mar, por que tem altas ondas. Se tiver que comprar um long john (roupa de borracha, recomendo o de 5 mm vedado), tem a Mollusk Surf Shop lá (4500 Irving St, San Francisco), bem tradicional a loja, 3 quadras pra dentro da rua principal.

Ocean Beach - San Francisco
Ocean Beach – San Francisco

É incrível pegar onda embaixo da Golden Gate também, no Fort Point (Endereço: Marine Dr, San Francisco, CA 94129), mas tem que ter a ondulação certa, e não é constante (e tem que tomar um certo cuidado com a correnteza, pra ela não te arrastar pro meio da baía). É uma esquerda perfeitinha, meio gorda, cavada só no início, mas extensa, e o visual da Golden Gate em cima vale a caída sem dúvida.

Fort Point - bem embaixo da Golden Gate
Fort Point – bem embaixo da Golden Gate

Entre San Francisco e Half-Moon Bay

Sharp Park; Rockaway; Pacifica/Lindamar; Pedro Point e Montara.

Half-Moon Bay: Mavericks

Se você for big rider e o mar estiver big, esse é o destino. Mavericks é mundialmente conhecida como uma das maiores ondas do planeta, e mexe com a imaginação de qualquer surfista que goste de onda grande. Na cidade também tem as ondas de Princeton Jetty e a praia principal de Half-Moon Bay.

Para chegar em Maverick´s, veja a indicação nesse post aqui: https://hotelcaliforniablog.com/2014/01/29/roteiro-do-leo-pela-highway-1-parte-ii

Maverick's - onde só os fortes sobrevivem
Maverick’s – onde só os fortes sobrevivem

Entre Half-Moon Bay e Santa Cruz

Waddel Creek, Scott Creek, Davenport e Four Mile.

Santa Cruz

Em Santa Cruz, berço do surf na Califórnia e cidade que respira esse esporte: Natural Bridges; Mitchell´s Cove; Steamer Lane (a mais famosa, direita linda, extensa e cavadinha na medida certa, tem o Surfing Museum por lá também que é muito legal); Cowells; The Harbor; 26th Avenue; Pleasure Point (outro lugar que respira surf, casa do Jack O´Neill fundador da O´Neill, bairro muito agradável e cheio de marinas no caminho); e 38th Avenue.

Santa Cruz, assim como Huntington Beach e San Diego, são as cidades onde vale a pena quem pega onda se basear, por que elas são puro surfing lifestyle californiano.

Visual de cima do penhasco de Steamer Lane
Visual de cima do penhasco de Steamer Lane

Entre Santa Cruz e Monterey/Carmel

Moss Landing.

Monterey/Carmel

Boneyard, Lover´s Point, Asilomar, Mole Point e Carmel Beach. Na 17-Mile Drive, estrada turística que corta um condomínio de luxo e passeio obrigatório pra quem passa por Carmel, você vai ver uns dois ou três picos de boa qualidade com gente surfando também.

Pico na 17 Mile Drive em dia de swell. E tem gente que prefere jogar golf...
Pico na 17 Mile Drive em dia de swell. E tem gente que prefere jogar golf…

Amanhã eu publico o resto do roteiro, até San Diego. Thanks Leo

Assinar
Notificar de
guest

5 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Cari
Cari
8 anos atrás

Olá, Maryanne!
Vou a São Francisco em setembro e gostaria de tirar uns dias para percorrer a Highway 1, até chegar a Los Angeles. Pelo que tenho lido, não há outro meio de fazer esse trajeto se não alugando carro. Como estarei sozinha, lhe pergunto sobre sua percepção de segurança na região. Vc acha que dá para dirigir, fazer as paradas ao longo da estrada e dormir nos motéis tranquila, só tomando os cuidados básicos de turista?
Agradeço demais sua atenção!