O que Fazer?

As casas vitorianas de São Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Entre 1850 e 1900, São Francisco viu a cidade crescer com a descoberta do outro e dinheiro grande chegando com a construção da estrada de ferro transcontinental. Foi a partir dessa época,  surgiram as casas vitorianas de São Francisco.

Os habitantes da cidade que tinham dinheiro se estabeleceram em 2 bairros. Os muito ricos (os barões das estradas de ferro) ficaram em Nob Hill e a classe média alta foi pra Pacific Heights. É aí que pode encontrar muitas das casas vitorianas de São Francisco!

casas vitorianas de São Francisco
Pacific Heights é, até hoje, um dos bairros mais bonitos da cidade

Haas Lilienthal House: as casas vitorianas de São Francisco

Os barões muito ricos, tiveram menos sorte do que a classe média, pois o incêndio, pós-terremoto de 1906, queimou todos os palacetes da região de Nob Hill, deixando intactas as casas em Pacific Heights, do lado oeste da Van Ness Avenue.  Grande maioria dessas casas são vitorianas, e ontem fui até a Haas Lilienthal House, pra conhecer uma delas de perto.

A Haas Lilienthal House  foi transformada em um museu, depois de servir de moradia para a família por quase 100 anos, até os anos 70. Guias voluntários contam a história da casa 3x/semana, num tour que demora mais ou menos 1 hora. É impressionante ver a conservação dos móveis, tapetes, papeis de parede , mármores e madeiras. E também super interessante conhecer a história do período, dentro de uma moradia da época.

A torre de castelo e o 3o andar falsos, são característicos das casas estilo “Queen Anne”

Os detalhes das janelas são lindos:

A janela com vista para o jardim
O papel de parede imitando couro ( fica igual)
A janela com vista para a rua ( que era vazia naquela época)
E os azulejos originais

A casa abre para os tours 4as e  sábados, do meio-dia até 3 da tarde. No domingo, funciona das 11 às 4pm. O endereço é  2007 Franklin Street. Veja como chegar de ônibus ou transporte público aqui.

Assinar
Notificar de
guest

9 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Halline
Halline
11 anos atrás

OLá. Eu, meu esposo e minhas 2 filhas estamos indo para SF início de agosto, onde iremos passar 1 ano. Berkeley é uma cidade legal? Seria uma boa alternativa a SF?

Obrigada

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Puxa, que legal! Se eu soubesse quando fui lá teria feito esse tour. Maryanne, qdo estive lá, estávamos naquela pracinha em frente as casas veio um senhor que passeava com sua cadela se oferecer pra tirar fotos e ficamos conversando um tempo. Perguntei onde ele morava ele disse: “Naquela casa azul ali!” – apontandando pra uma das casas vitorianas, aquela azul clara. Fiquei com uma dó dele…hehehehe

Françoise
Françoise
11 anos atrás

Voltei dia 4 ,e já descobri este programa que não fiz,desculpa prá voltar não falta e agora já decidimos que todos os anos voltaremos a California,hotéis fantásticos,comida excelente e repleta de novidades,além do que preços ,se comparados ao Brasil são excelentes.bjs