Chinatown de San Francisco

Umas das primeiras coisas que se nota em San Francisco é a quantidade de asiáticos na cidade. Muitos são turistas, mas muitos deles são moradores. Essa imigração da Asia começou com os chineses, lá atrás, por volta de 1848 e transformou a Chinatown de San Francisco na Chinatown com mais chineses, fora da Asia. Vamos conhecer?

Chinatown de San Francisco

Um pouco da história da Chinatown de San Francisco

Os primeiros chineses chegaram na área em 1848 atraídos pelos boatos que havia ouro na Sierra Nevada e depois pela construção da primeira estrada de ferro que atravessava o continente, em 1863. Era uma época de muita pobreza na China e muitas oportunidades por aqui. Eles se estabeleceram na parte da cidade, conhecida como Chinatown de San Francisco, por ser a parte plana, onde as pessoas mais pobres moravam. Os ricos da época, moravam no alto das ladeiras, em lugares como Nob Hill ou Russian Hill.

Chinatown de San Francisco

Os chineses foram muito discrimados e acabavam pagando uma taxa de “estrangeiros” porque, diferente de europeus e latinos, não conseguiam disfarçar sua origem. O terremoto de 1906 destruiu o bairro e os chineses só conseguiram continuar ali, depois de prometer à cidade a construção de uma área turística, que trouxesse benefícios para toda a população de San Francisco. Hoje, a densidade da população da Chinatown de San Francisco é 5 vezes maior que a média da cidade, com 15.000 residentes, vivendo em 20 quarteirões!

O que visitar na Chinatown de San Francisco

Portão da Grant Avenue

O portão com os dragões, peixe e leões e a pagoda é a cara do bairro para os turistas, e é o único portão chinês autêntico na América do Norte. Ele tem três entradas: duas para os comuns e uma ( maior) para os nobres. A Grant Avenue é  cheia de restaurantes e lojas, tipicamente vendendo tudo pela metade do preço do resto da cidade. O portão fica na esquina da Bush Street e Grant Avenue.

Chinatown de San Francisco

Old Saint Mary’s Cathedral

Essa igreja, construída em 1854, foi a primeira catedral católica da cidade. Foi destruída no terremoto de 1906 e reconstruída. Um dos relógios da torre, tem a seguinte inscrição “Son, Observe the Time and Fly from Evil/ Filho, observe o tempo e fuja do mal”. Isso porque haviam várias prostitutas no bairro. Fica na 660 California St, esquina com Grant.

Chinatown de San Francisco

Tin How (Tien Hau) Temple

Mais antigo templo budista dos Estados Unidos. O templo fica no 4o andar. Existem outros templos menores na Chinatown de San Francisco, como o Ma-Tsu Temple, que fica no andar térrreo. Visite em silêncio e deixe uma doação de $ 1. 125 Waverly Place/Washington e 30 Beckett Street

Chinatown de San Francisco

Golden Gate Fortune Cookie Factory

Uma portinha minúscula é a entrada da fábrica de biscoitos da sorte. Entre e veja como eles são fabricados, numa grande máquina de onde eles saem fresquinhos e crocantes  e são servidos aos visitantes. O próximo passo é colocar o papelzinho da sorte dentro e depois dobrá-los. A fábrica é pequena, com somente 3 empregados, mas vale a pena conhecer. Não esqueça de deixar $ 0,50 por foto tirada. Endereço:  56 Ross Alley e estão abertos todos os dias das 9am-7pm.

Chinatown de San Francisco

Dica extra para os que amam a China

Se você curte a China, comida chinesa, os chineses e tudo mais, acho que vale a pena conhecer a Stockton Street, que é a rua paralela à Grant Avenue. Isso porque, a vida na Stockton não é a vida pra turista ver, mas sim um autêntico pedaço da China na cidade.

Lá você vai encontrar supermercados e restaurantes de verdade; pense em uma animal estranho que você teria muito nojo de ver/comer. Garanto que vai encontrar por lá.

As compras de sábado à tarde e todos os dias por volta das 17:30 ( tipo uma hora da xepa), são super concorridas.  Mas, vá preparado e não reclame que não avisei sobre a bagunça!

Onde comer

Toda Chinatown tem becos e restaurantes mal encarados, e essa não é diferente. Recomendo somente dois restaurantes aqui para comer sem medo: O China Live e o Great Eastern Restaurant, o restaurante onde o Obama comeu, numa das vezes que esteve na cidade. o China Live fica na 644 Broadway e o Great Eastern Restaurant, fica na 649 Jackson Street. E se você gosta mesmo de comida chinesa, outro restaurante chinês indicadíssimo aqui é o Yank Sing, que fica fora de Chinatown, uns 15 minutos à pé da entrada principal.

Como chegar na Chinatown de San Francisco

O portão da Grant Avenue fica pertinho da Union Square, são somente dois quarteirões. A estação de Bart mais próxima é a Powell Street. Tudo muito central e de fácil acesso. Abaixo, você encontra um mapa com os lugares que visitei.

QUER CONHECER SAN FRANCISCO E ARREDORES COMIGO?

CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS MEUS TOURS EM PORTUGUÊS

2 ideias sobre “Chinatown de San Francisco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *