O que Fazer?

Guia Completo para Visitar a Chinatown de San Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Umas das primeiras coisas que se nota em San Francisco é a quantidade de asiáticos na cidade. Muitos são turistas, mas muitos deles são moradores. Essa imigração da Asia começou com os chineses, lá atrás, por volta de 1848 e transformou a Chinatown de San Francisco na Chinatown com mais chineses, fora da Asia. Vamos conhecer?

Chinatown de San Francisco - Hotel California Blog

Um pouco da história da Chinatown de San Francisco

Os primeiros chineses chegaram na área em 1848 atraídos pelos boatos que havia ouro na Sierra Nevada e depois pela construção da primeira estrada de ferro que atravessava o continente, em 1863. Era uma época de muita pobreza na China e muitas oportunidades por aqui.

Eles se estabeleceram na parte da cidade, conhecida como Chinatown de San Francisco, por ser a parte plana, onde as pessoas mais pobres moravam. Os ricos da época, moravam no alto das ladeiras, em lugares como Nob Hill ou Russian Hill.

Chinatown de San Francisco - Hotel California Blog

Os chineses foram muito discrimados e acabavam pagando uma taxa de “estrangeiros” porque, diferente de europeus e latinos, não conseguiam disfarçar sua origem. O terremoto de 1906 destruiu o bairro e os chineses só conseguiram continuar ali, depois de prometer à cidade a construção de uma área turística, que trouxesse benefícios para toda a população de San Francisco.

Hoje, a densidade da população da Chinatown de San Francisco é 5 vezes maior que a média da cidade, com 15.000 residentes, vivendo em 20 quarteirões!

O que visitar na Chinatown de San Francisco

Portão da Grant Avenue

O portão com os dragões, peixe e leões e a pagoda é a cara do bairro para os turistas, e é o único portão chinês autêntico na América do Norte. Ele tem três entradas: duas para os comuns e uma (maior) para os nobres. A Grant Avenue é cheia de restaurantes e lojas, tipicamente vendendo tudo pela metade do preço do resto da cidade. O portão fica na esquina da Bush Street e Grant Avenue.

Chinatown de San Francisco - Hotel California Blog

Old Saint Mary’s Cathedral

Essa igreja, construída em 1854, foi a primeira catedral católica da cidade. Foi destruída no terremoto de 1906 e reconstruída. Um dos relógios da torre, tem a seguinte inscrição “Son, Observe the Time and Fly from Evil/ Filho, observe o tempo e fuja do mal”. Isso porque haviam várias prostitutas no bairro. Fica na 660 California St, esquina com Grant.

Old Saint Mary’s Cathedral - Hotel California Blog

Tin How (Tien Hau) Temple

Mais antigo templo budista dos Estados Unidos. O templo fica no 4o andar. Existem outros templos menores na Chinatown de San Francisco, como o Ma-Tsu Temple, que fica no andar térrreo. Visite em silêncio e deixe uma doação de $1.

  • 125 Waverly Place/Washington e 30 Beckett Street
Ma-Tsu Temple - San Francisco - Hotel California Blog

Golden Gate Fortune Cookie Factory

Uma portinha minúscula é a entrada da fábrica de biscoitos da sorte. Entre e veja como eles são fabricados, numa grande máquina de onde eles saem fresquinhos e crocantes  e são servidos aos visitantes. O próximo passo é colocar o papelzinho da sorte dentro e depois dobrá-los.

A fábrica é pequena, com somente 3 empregados, mas vale a pena conhecer. Não esqueça de deixar $0,50 por foto tirada.

Endereço:

  • 56 Ross Alley, San Francisco
  • Estão abertos todos os dias das 9am-7pm.
Golden Gate Fortune Cookie Factory - San Francisco - Hotel California Blog

Dica extra para os que amam a China

Se você curte a China, comida chinesa, os chineses e tudo mais, acho que vale a pena conhecer a Stockton Street, que é a rua paralela à Grant Avenue. Isso porque, a vida na Stockton não é a vida pra turista ver, mas sim um autêntico pedaço da China na cidade.

Lá você vai encontrar supermercados e restaurantes de verdade; pense em uma animal estranho que você teria muito nojo de ver/comer. Garanto que vai encontrar por lá.

As compras de sábado à tarde e todos os dias por volta das 17:30 (tipo uma hora da xepa), são super concorridas. Mas, vá preparado e não reclame que não avisei sobre a bagunça!

Onde comer

Toda Chinatown tem becos e restaurantes mal encarados, e essa não é diferente. Recomendo somente dois restaurantes aqui para comer sem medo:

O China Live fica na 644 Broadway e o Great Eastern Restaurant, fica na 649 Jackson Street. E se você gosta mesmo de comida chinesa, outro restaurante chinês indicadíssimo aqui é o Yank Sing, que fica fora de Chinatown, uns 15 minutos à pé da entrada principal.

Como chegar na Chinatown de San Francisco

O portão da Grant Avenue fica pertinho da Union Square, são somente dois quarteirões. A estação de Bart mais próxima é a Powell Street. Tudo muito central e de fácil acesso. Abaixo, você encontra um mapa com os lugares que visitei.

Tour em San Francisco em Português - Guia Brasileira - Hotel California Blog
Assinar
Notificar de
guest
5 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments