Dicas Práticas

Como andar de BART em São Francisco (tradução: andar de metrô)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como andar de BART em São Francisco? Começo por dizer que se perder em São Francisco é difícil. Como em qualquer cidade na beira do mar, quando você começar a desconfiar que está indo pro lado errado, é só procurar a água e tentar se localizar. O problema em São Francisco são as ladeiras. Em alguns lugares você olha um endereço e pensa  – ah, é pertinho.

Daí começa a andar e percebe que no meio do caminho tem uma ladeirona, no fim da ladeirona tem um morrinho, depois uma cerca, e a rua continua com o número seguinte lá do outro lado do morrinho. É, não é fácil. Por isso é bom saber se virar pra pegar um ônibus ou o metrô quando, sem mais nem menos, um desses obstáculos aparecer na sua frente.

Como andar de BART em São Francisco

Antes de começar a explicar como andar de metrô, preciso fazer uma tradução. Metrô aqui chama-se BART, que quer dizer Bay Area Rapid Transportation. Nem tente perguntar “where’s the metrô?” ou “where’s the subway?” or even maybe “where’s the tub”? Esquece, vão ficar olhando pra você com cara de bunda e você vai ficar cada vez mais irritado pensando – que parte da minha pergunta ele não tá entendendo? Juro, já aconteceu comigo.

bart-logo-web

As estações são marcadas com as placas BART que tem um ba estilizado.

O Bart só cobre uma parte da cidade. Tem basicamente um trilho que passa downtown, com 4 linhas que correm no mesmo trilho. Elas fazem conexão com as linhas de ônibus (aqui o ônibus chama-se MUNI, mas isso é outro post). Peça ao encarregado que fica perto da catraca pra carimbar seu bilhete na saída, se você pretende pegar um ônibus até 90 minutos depois, o que dá direito a $0.25c de desconto na tarifa ( vai de $1.50 pra $1.25).

Linhas

As linhas do Bart que atravessam a  cidade são: 1- Linha Dublin – San Francisco International Airport (azul) 2- Linha Freemont – Daily City ( verde)
3- Linha Pittsburg-Milbrae ( amarela) 4- Linha Richmond – Daily City ( vermelha)

Tarifa

A tarifa no BART é cobrada de uma forma diferente da do metrô de Nova York ou Paris. Aqui se paga pelo trecho usado. Na prática, isso quer dizer que se você andar 3 estações, você paga bem menos do que se andar 7 estações.

Uma vez dentro da estação, verifique nos quadros o custo do trecho que vai usar e compre o bilhete na máquina . Dá pra usar dinheiro ou moeda e a máquina dá troco, sendo que algumas estações já aceitam cartão de crédito. Bilhete comprado, verifique a direção que você precisa ir. Dentro da cidade vai ter só 2 direcões: aeroporto ou East Bay. O destino final dos trens é anunciado no alto falantes e também marcado nas placas luminosas. Pode também perguntar pra quem tiver do seu lado; eu ainda não tinha comentado, mas as pessoas aqui são muito simpáticas.

bart-web2

Guarde o bilhete até a saída , onde o trecho percorrido vai ser registrado. Se seu bilhete não tiver crédito suficiente, a catraca vai travar na saída e vai aparecer um aviso. Olhe pros lados ( ainda do lado de dentro da catraca) e procure uma máquina grande que diz “Addfare” (assim mesmo, tudo junto). Coloque o seu bilhete na máquina e veja quanto precisa pagar pra sair. A pegadinha é que essa máquina não dá troco, então é bom ter bastante moedas no bolso.

Com a tarifa mínima de $ 1.50 você anda entre as estações no centro da cidade, que são todas muito perto. Já o passeio até Berkeley custa $ 3.40. Não existe nenhum tipo de passe pra turistas, e o MUNI pass do qual vou falar amanhã, não funciona pro Bart.

Nos próximos posts vou falar de como pegar o BART pra ir do aeroporto pro centro da cidade e como usar o MUNI.

Assinar
Notificar de
guest

31 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
6 anos atrás

Vi que existe um valor (bem) reduzido para crianças. Minha dúvida é se é possível comprar o passe para criança nas estações, pois li em algum lugar que era preciso um cadastro específico…
Outra coisa: pegar o BART de Emeryville para SF é tranquilo? Tem algum horário que fica inviável? Não me importo tanto com o tempo de deslocamento, mas com a lotação.

Marina
Marina
7 anos atrás

Oi, estou indo morar em fremont, gostaria de saber se tem transporte pro centro de San Francisco e se é muito difícil usar transporte público entre as cidades. Obrigada. Amei o blog. Bj

Júlia Oliveira
Júlia Oliveira
7 anos atrás

Olá,
Estou indo fazer um intercambio em Sao Francisco e ficarei em Foster City e minha escola é no Centro. Gostaria de pedir sua ajuda para entender melhor o percurso que farei e o custo de tal trajeto por dia. Desde ja agradeco e fico aguardando uma resposta.

Barbara
Barbara
8 anos atrás

Olá, é tranquilo pegar esse Bart de mala? Assim não precisaria pegar taxi pra ir do centro de SF pro aeroporto e economizaria um pouco.

Flavia
Flavia
8 anos atrás

Oi Maryanne, vou morar em Mill Valley, e gostaria de saber qual o meio mais rápido de chegar em SF, vc sabe ?

Ricardo Andrdade
Ricardo Andrdade
9 anos atrás

Tenho como ir de Bart do Aeroporto Internacional de S Francisco para a Inion Square?

Shirley
Shirley
9 anos atrás

Ah que bom ter encontrado seu blog!
Estou indo para Berkeley em Fevereiro. Quer dizer entao que posso pegar o
Bart no aeroporto e descer na estaçao downtown de Berkeley?
Parabéns pelo Blog e obrigada pelas dicas! Vou ler mais 🙂

Michelle
Michelle
9 anos atrás

Oi estou em San Fransisco e não sei como comprar o ticket pro bart

Gabriella
Gabriella
9 anos atrás

Olá, tudo bem? Post muito legal!! Em novembro estou indo para SF. Gostaria de saber se é possível chegar em algum outlet de BART. Abs

Patricia
Patricia
9 anos atrás

Obrigada pela resposta e atencao! Abraços!

Patricia
Patricia
9 anos atrás

Olá, tudo bem ? É fácil andar no Bart com malas, pergunto pq em algumas cidades os metros são bem velhos, com escadas comuns e não rolantes e as vezes muitas escadas sem elevador. Irei no final do ano com meu marido e meu filho pequeno e nosso medo é não conseguirmos nos locomover com facilidade com as malas e o bebê. Obrigada e parabéns pelo site !!! Tem ajudado demais! Abs

Lucas Figueiredo
Lucas Figueiredo
10 anos atrás

Maryanne, boa noite.

Estou adorando o blog e vou viajar para a california no começo do ano.

Já comprei um ingresso para o jogo do Golden State Warriors. É possível chegar no estádio de BART? Muito obrigado pela ajuda.

Att,

Lucas

Lia de Souza
Lia de Souza
11 anos atrás

Poxa, pena não poder indicar para amigos por e-mal, só outlook?

Iran Felipe
Iran Felipe
13 anos atrás

Estou indo pra SF e aí pensei hoje, onde é esse metrô
que eu ja lí que tem, é no mesmo buraco q o BART? heheh
aí me deparei com o seu post
e fui totalmente esclarecido ehhe
muito obrigado